A história das marcas de automóveis é tão interessante quanto a história de cada pessoa. Observá-la, estudá-la também é fascinante. E não foi à toa. Afinal, está diretamente relacionado à história do desenvolvimento de toda a humanidade. Seus fracassos e sucessos refletem vários estágios e aspectos da existência da sociedade humana, o avanço da ciência e suas descobertas. Último século e meio – desde o início da indústria automotiva, as pessoas avançam em ritmo acelerado, apesar das constantes crises econômicas que culminaram em duas terríveis guerras mundiais. Apesar de toda a dor e devastação que trouxeram, eles forçaram o progresso a avançar dramaticamente, afetando o desenvolvimento da indústria automotiva.
Quais carros que começam com a letra J?
Neste grupo encontram-se vários grupos de particular importância para a história da indústria automóvel, que deram um contributo inesquecível, tanto entre os que há muito deixaram de operar como entre os que hoje funcionam. Estes são o JAC chinês e o Jaguar britânico, bem como o Jeep americano da divisão FCA US LLC.
Em um esforço para aprender mais sobre tudo relacionado a um carro, muitas vezes você se depara com o fato de que é difícil encontrar as informações necessárias, às vezes até mesmo impossível. Pedaços de informação, recortes de jornais, fotografias ou pôsteres antigos às vezes são tudo o que pode ser encontrado, especialmente sobre as primeiras montadoras do final do século 19 e início do século 20. Mas o que podemos dizer sobre um passado tão distante, se mesmo a informação moderna é difícil de entender sem ordenação. Isso se deve ao fato de que em busca das soluções mais econômicas, há uma constante fusão, revenda e renomeação de marcas. Algumas empresas estão sendo fechadas, enquanto outras estão sendo formadas a partir delas. Tudo isso complica a busca, tendo uma visão real do movimento geral da indústria automotiva.
A disponibilização de informações completas e sistematizadas sobre cada marca, grande ou pequena empresa, que deu sua contribuição para a história da indústria automotiva, vai economizar tempo nas pesquisas, abrindo amplas oportunidades para o alcance de diferentes objetivos. O profundo conhecimento nesta área permitirá que você crie a estratégia certa para o desenvolvimento do seu próprio empreendimento, eliminando os erros do passado. Os amantes poderão aprender mais sobre a história da marca. Isso é importante para colecionadores e profissionais. Mas quem vai comprar um carro precisa principalmente dessas informações e se depara com a escolha de qual marca dar preferência.
Tudo isso convenientemente acessível ao organizar as informações em ordem alfabética, onde cada marca é representada no grupo da letra com a qual seu nome começa. E você pode notar imediatamente que algumas cartas são mais atraentes para fundadores de empresas e representam um grande número de empresas. Outros são menos comuns em nomes. Isso inclui a letra “J”, que aparece mais em abreviações ou monogramas que formam emblemas ou logotipos de marcas automotivas.
1. JAC
Em setembro de 1999, foi formada a fabricante de automóveis chinesa JAC – Anhui Jianghuai Automobile Co., Ltd, com sede em Hefei, República Popular da China. A empresa estatal foi formada com base na Fábrica de Automóveis Hefei Jianghuai de 1964. A empresa fabrica automóveis e ônibus. A marca existe até hoje, tornando-se uma produção de alta tecnologia, que é uma das cinco maiores empresas automotivas do país. Em 2014, foi iniciada a construção de uma linha de produção na Índia. Desde 2019, em conjunto com a Volkswagen, está sendo preparada uma fábrica para a produção de veículos elétricos.
2. Jaguar
A marca britânica Jaguar Land Rover, fundada em 1922 por William Lyons e William Walmsley, como a Swallow Sidecar Company em Coventry, no Reino Unido, deixou sua marca significativa na história da indústria automotiva. Carruagens motorizadas foram produzidas. Após a Segunda Guerra Mundial, o nome foi alterado para Jaguar. Em 1966, ela se fundiu com a British Motor Corporation e, em seguida, com a Leyland Motor Corporation. Em 1984, a marca Jaguar foi separada da fusão e adquirida pela Ford em 1990. A marca foi vendida para a Tata Motors em 2008. Antes de seu fechamento em 2012, a empresa fornecia transporte para o gabinete do primeiro-ministro e para a rainha Elizabeth II e o príncipe Charles.
3. JBA
A marca de automóveis britânica JBA Motors foi oficialmente registrada em Norfolk, Inglaterra em 1979 com o nome de JBA Engineering. A abreviatura do nome era composta pelas primeiras letras dos sobrenomes dos fundadores – Kenneth Glyn Jones, John Barlow e David George Ashley. A empresa foi estabelecida para reconstruir veículos premium britânicos pré-Segunda Guerra Mundial, como o 1982 JBA Falcon Roadster, o JBA Javelin de 1985, o JBA Sports SR de 1991 e o JBA Falcon TSR de 1994. Em 2006, a marca foi colocada à venda.
4. Jeep
Hoje, a marca Jeep é fabricada pela empresa ítalo-americana Fiat Chrysler Automobiles. Fundada em 1941 em Toledo, Ohio, EUA, para atender aos pedidos de defesa para a produção de veículos militares, a empresa começou com a produção do carro de engenharia de Karl Probst, o Bantam BRC 40, montado em 1940 nas instalações da American Bantam. Os modelos melhorados foram então transferidos para Willys-Overland e Ford Motor Co. Desde 1957, o nome tornou-se marca oficial. Até aquele momento, os carros saíam com o emblema Willys. Hoje a marca produz SUVs – completos e crossover.
5. Jensen
Jensen Motors Ltd. É fabricante de carros esportivos desde 1934 em West Bromwich, Reino Unido. Entre os produtos mais famosos da marca está o Jensen FF, que se tornou o primeiro carro de passageiros de produção a ser equipado com tração integral permanente e ABS sem ser um SUV. Em 1959, a marca é controlada pelo Grupo Norcros. Jensen deixa de existir em 1976. Mas parte do empreendimento continuou operando até 1990, lançando o Interceptor. Em 1998, a marca renasce com o modelo conversível S-V8 montado na fábrica da Reddish. Em 2002, a produção é encerrada. Em 2010, a Jensen International Automotive (JIA) é fundada com a tarefa de reanimar o Jensen Interceptor, restaurando completamente os já lançados.
6. Javan Sports Cars
A história da marca britânica Javan Sports Cars Limited começa em 2002 como Two-Thirds Limited, com sede em Clifton, Bristol, Reino Unido. Em 2005 a marca foi renomeada. A partir deste ano, carros e kits começaram a aparecer sob o Javan TM. O primeiro foi o Javan R 1, um speedster de corrida de capota aberta que era uma versão redesenhada do carro produzido pela Strathcarron Sports Cars. O produto foi lançado no valor de 4 exemplares. Em 2012, é anunciado um novo modelo, que entra em desenvolvimento. Um ano depois, a marca muda-se para St Columb Major, na Cornualha.
7. Jeststream
2008 viu a chegada de um novo fabricante de carros esportivos, Jeststream, na Britannia, fundado por John Donnelly e com sede em Redruth, Cornwall, Inglaterra. Ele se anuncia imediatamente com o lançamento do Jetstream SC250 para estradas e trilhos, que foi projetado em 2006. Distingue-se por sua aparência de “brinquedo”, sob a qual a usina de 250 cv está “escondida”. É um carro aberto de dois lugares com tração traseira. Em 2008, o protótipo foi apresentado pela empresa no Autosport International Show na NEC, em Birmingham.
8. Jiotto
Jiotto Design era uma marca japonesa de design de carros esportivos. Fundada em 1988 sob a direção de Minoru Hayashi em Maihara, Japão, a empresa durou até 1998. A marca é famosa pelo desenvolvimento de seu vice-presidente e designer-chefe, Kunihisa Ito, um modelo esportivo chamado Jiotto Caspita (Mk I) chamado ” F1 na estrada “. A ideia de criar tal carro pertenceu ao presidente da Wacoal Corp – Yoshikata Tsukamoto e ao presidente da DOME – Minoru Hayashi, que criaram uma joint venture – Jiotto Inc para implementar sua ideia.
9. Joest Racing
Joest Racing é uma equipe esportiva de corrida da Alemanha, fundada em 1978 por Reinhold Jost, um piloto de testes aposentado. A sede da marca estava localizada em Wald-Michelbach (Alemanha). A equipe possuía fábrica própria, onde realizava reparos e modificações nos carros. A sua fábrica em 1981 criou o carro de corrida Joest 935/78, denominado Moby Dick, que participou nas 24 Horas de Le Mans. O modelo foi criado com base no Porsche 936 e foi produzido até 1983.
10. Jetta
Fundada em 2019 pelo Grupo Volkswagen e Grupo FAW em Changchun, Jilin, China a montadora Jetta. Sua tarefa é produzir novos modelos de carros de classe econômica que sejam acessíveis, mas seguros e de alta qualidade com um design lacônico típico dos modelos Volkswagen. A marca também aplicará novas abordagens na comercialização de seus produtos – showrooms digitais, shopping centers próprios e entrega móvel no transporte de cargas. A produção ocorrerá na fábrica da controladora em Chengdu. Em termos de primeiros lançamentos – o sedan VA3, o SUV compacto VS5 e o SUV VS7.
11. JAWA
A maior parte da marca checoslovaca JAWA é conhecida por suas motocicletas elegantes e práticas. Fundada por František Janeček em 1929 em Praga, Tchecoslováquia, hoje com sede em Tynec nad Sazavou, República Tcheca, a marca se tornou um renomado fabricante de motocicletas com exportações para mais de 120 países. A marca era formada pelas primeiras letras Janeček e Wanderer – marca comprada pelo fundador. Em 1934, a empresa cria seu primeiro carro baseado no DKW, o JAWA 700. Em 1937, uma modificação do JAWA 600 Minor é criada. Os carros foram produzidos durante a Segunda Guerra Mundial. A montagem dos kits preparados continuou por algum tempo no período do pós-guerra.
12. Jiangling (JMC)
A marca automotiva chinesa Jiangling Motors, cujos carros são da marca JMC, foi fundada em 1968 e está operando atualmente. Sua sede está hoje localizada em Nanchang, Jiangxi, China. Hoje, a marca é membro de uma joint venture com a Ford Motor Company desde 1997. Além disso, ele participa da produção conjunta de automóveis de passageiros com a Changan, Jiangling Motor Holding, que passa sob o Landwind TM. Em 2010, a empresa desenvolveu e produziu seu próprio JMC Yusheng SUV.
Perguntas frequentes
Que carros caros começam com a letra J?
Entre os veículos J mais caros está o vencedor de 1956 do Jaguar D-Type, leiloado em Montera por quase US $ 22 milhões. Entre outras marcas, o Jeep Hurricane Concept 2005 se destaca com uma estimativa de US $ 2 milhões. Vale a pena considerar que o conceito de 'mais caro' precisa ser considerado no contexto do seu tempo de lançamento, em comparação com a estrutura de preços daquele período e a percepção do consumidor sobre o próprio conceito de 'caro'.