Ao longo de um século e meio de existência de um automóvel, um grande número de empresas, designers e empresas participaram na sua criação, desenvolvimento e promoção, que deram origem a um número ainda maior de marcas e marcas. Para quem se interessa pela história do desenvolvimento da indústria automotiva, é especialmente importante receber informações detalhadas e precisas sobre esse assunto, o que é muito difícil de fazer. Principalmente quando as perguntas dizem respeito às origens, informações sobre aqueles que estiveram na base da indústria automotiva. E ainda hoje, quando as empresas modernas estão constantemente em busca de condições economicamente vantajosas para sua existência, se fundindo ou se fundindo, caiam sob o controle de outras, é muito difícil acompanhar essa informação.
Quais carros que começam com a letra I?
A letra I é rica em nomes de marcas de automóveis que a utilizam no início do nome. São Infiniti e Isuzu, Ilinga e Itala, além de muitos outros, que podem ser encontrados com mais detalhes na página de recursos automotivos dedicada a esta carta. Você pode encontrar aqueles que não existem mais e aqueles que estão construindo carros novos hoje. Além disso, muitas marcas de automóveis começam com esta letra, cujos fabricantes têm um nome que não começa com “I”. Por exemplo, I Series da BMW ou I-Miev da Mitsubishi, I-Pace da Jaguar e iXX da Hyundai.
Recursos especiais são de grande ajuda para obter informações organizadas, organizadas em uma ordem alfabética conveniente por nome de marca. Com a ajuda deles, você pode selecionar qualquer uma ou a letra necessária do alfabeto e encontrar todos os nomes que começam com ela, por exemplo, com a letra “I” ou qualquer outra. E aqui está já para destacar a marca necessária para conhecer a sua história, rumos na produção automóvel, principais modelos e suas características, situação com a atividade atual e muito mais. A economia de tempo, a comodidade do processo seletivo abrem grandes oportunidades para colecionadores e comerciantes, engenheiros e aqueles que se deparam com a escolha e compra de um carro para suas próprias necessidades.
1. Infiniti
A marca de automóveis Infiniti, propriedade da japonesa Nissan Motor, foi fundada em 1989 em Yokohama, Japão. Hoje, a rede de representantes oficiais da marca cobre os EUA, Canadá, México, países do Oriente Médio, República da Coréia e Taiwan. Desde 2006, a marca é vendida na Rússia, Cazaquistão e Ucrânia. A empresa monta carros premium no Japão, América do Norte e China. Hoje, a base para sedans, coupés e crossovers desta marca é o modelo Nissan FM. Mas o QX80 SUV é montado na plataforma Nissan F-Alpha, o Q30 hatchback e o crossover QX30 “serviram” ao Mercedes-Benz A-class.
2. Isuzu Motors
A Isuzu Motors Ltd é considerada a primeira empresa automotiva japonesa registrada em Tóquio, Japão, fundada em 1916. O nome da marca foi dado pelo rio Isudzugava. Ao longo de todo o período de sua existência até os dias atuais, a marca de hoje produziu caminhões, SUVs, ônibus e motores de automóveis. A montagem dos veículos é realizada no Japão e no exterior. A empresa trabalha em estreita colaboração com fabricantes russos. Em particular, a Simbirsk Automobile Plant produz ônibus com chassis Isuzu.
3. Iveco
Em 1975, Giovanni Agnelli fundou a empresa Iveco em Torino, Itália, que foi formada após a conclusão de um acordo entre a FIAT e a Klockner-Humboldt-Deutz sobre a transferência de sua divisão Magirus-Deutz para esta última. A preocupação incluía Magirus-Deutz, FIAT com suas filiais italianas OM, Lancia e a francesa FIAT France SA. O processo de aquisição de empresas automotivas de diversos países decorreu ativamente até 1992, o que contribuiu para a aquisição das tecnologias mais recentes da época para a produção dos melhores caminhões do mundo.
4. IDA-Opel
Em 1977, a empresa automobilística IDA-Opel foi estabelecida na Iugoslávia, com sede em Kikinda, Sérvia, com base em uma fundição de ferro fundada em 1908. O estabelecimento da empresa foi facilitado pela conclusão de um acordo de joint venture com a Adam Opel AG (Opel). Antes do fechamento da empresa em 1992, a marca produzia componentes para carros alemães, montava carros prontos. Até 1992, a fábrica produzia 38.700 carros – Opel Kikinda, Opel Omega A, Opel Vectra A, Opel Kadett, Opel Rekord, Opel Ascona, Opel Senator, Opel Corsa. Após 1992, a empresa foi reorganizada.
5. IKA
Industrias Kaiser Argentina S.A. (IKA) é uma fabricante de automóveis com sede em Santa Isabel, Córdoba, Argentina, fundada em 1956. A marca era subsidiária da Kaiser-Frazer Corp. dos Estados Unidos, cujos fundadores – Henry John Kaiser e Joseph Washington Fraser partiram para a Argentina devido à pressão dos Três Grandes de Detroit. Uma solução eficaz foi encontrar interesse no empreendimento para o próprio presidente da Argentina. Como resultado, a empresa passou a fazer parte da aliança IAME. Este último serviu de base para a formação do IKA. O modelo de carro de passageiros mais popular da marca foi o Torino TS, assim como o argentino Kaiser Carabela. Com existência até 1970, a empresa foi fechada.
6. IKCO
A fabricante de automóveis iraniana IKCO, também conhecida como Iran Khodro e Iran National, foi fundada em 1962. Era negócio da família dos irmãos Ahmad e Mahmoud Khayyam. O escritório central da marca estava localizado no Irã, Teerã. A marca desenvolve e produz seus próprios carros de passageiros Iran Khodro Samand, Runna, Dena, Arisun e outros, bem como várias linhas de modelos Peugeot montadas sob licença. Além disso, a empresa se dedica à produção de ônibus e caminhões com base em uma licença da Mercedes-Benz.
7. Ilinga
Entre as montadoras australianas, também se pode encontrar menção à marca “um carro” – a empresa Ilingai, fundada em 1974 por Tony Farrell e Daryl Davies especificamente para desenvolver carros esportivos-conceito na categoria Lux. Tendo realizado seu projeto AF-2, seu protótipo foi exibido pelos fundadores no Salão Automóvel de Melbourne em 1975. Com 15 encomendas de seu modelo, a marca conseguiu criar apenas 2 carros. Possuindo soluções adicionais originais, o carro foi realizado apenas na versão de carroceria de duas portas. A verdadeira sabotagem de concorrentes e empresas fornecedoras de componentes, somada à crise do petróleo, impossibilitaram a continuidade do projeto e o fechamento da empresa um ano depois.
8. Imperia Automobiles
A marca belga Imperia Automobiles foi fundada em 1906 em Nessonvaux, Liège. O empreendimento existiu até 1948. Os primeiros carros foram projetados pelo engenheiro Paul Henze. Mudando-se para Nessonvaux em 1907, Trooz mudou-se para a fábrica Pieper. Em 1910, fundiu-se com a Springuel. Desde 1916, sob licença da Abadals, começou a produção dos modelos Imperia-Abadals. Até 1921, foram produzidos 3 modelos. Em seguida veio Couchard com um teto solar. De 1934 a 1948, a marca produziu Adlers, que tinha tração dianteira. A carroceria foi desenvolvida e criada pela própria empresa.
9. Imperial
A Chrysler criou a divisão Imperial em Auburn Hills, Michigan, EUA em 1955, que produziu o carro de mesmo nome até 1975. Imperial substituiu a Chrysler Imperial. Os modelos se diferenciam pelo alto preço, perfeição de um conjunto completo e prestígio. Em 1957, a marca criou um carro que teve controle de cruzeiro pela primeira vez no mundo. Em 1961, teve início o desenvolvimento e o lançamento do modelo, que se tornou o último para Virgil Exner como estilista. O modelo se destacou pela extravagância, “barbatanas” nas costas. A geração 1964-1966 foi projetada pelo ex-funcionário da Lincoln, Elwood Engel, tornando o alcance muito semelhante ao do Lincoln Continental. O declínio do interesse pela marca levou ao fechamento da produção em 1975.
10. Irizar
Entre as marcas automotivas produtoras de ônibus, a espanhola Irizar se destaca por sua longa trajetória. A empresa foi fundada em 1889 em Ormeistegi, Espanha. Entre os modelos mais recentes, destacam-se as séries Century 1991 e Irizar PB 2002, que chamaram a atenção no Salão Automóvel de Hanover do mesmo ano. Hoje está em produção a terceira geração do Century, um tipo modular com vários tamanhos de carroceria, que são fabricados para chassis como Scania, Mercedes-Benz, MAN, Volvo, IVECO, DAF.
11. International Harverter
Em 1902, McCormick Cyrus conseguiu dar um novo começo ao seu empreendimento, fundando a marca através da fusão de sua McCormick Harvesting Machine Company e Deering Harvester Company, chamando-a de IH – International Harverter. Ele patenteou o debulhador em 1834 e abriu sua própria unidade de produção em Chicago em 1847. O primeiro veículo da marca foi o Caminhão de tração para as necessidades dos moradores, ao mesmo tempo em que começou a produção de caminhões leves, SUVs e pickups necessários para os moradores. Essas orientações foram mantidas até o fechamento da marca em 1985. A empresa tinha instalações em Lyubertsy, Rússia, até a nacionalização em 1924. Em 1984 a empresa foi adquirida pela Tenneco, encerrando a produção.
12. Intermeccanica
Em 1959, a fabricante automotiva Intermeccanica foi fundada em Torino, Itália. Seu criador foi Frank Reisner. Inicialmente, a empresa lida com carros tuning, além de kits para Renault, Simca, Peugeot e DKW de alta velocidade. Em 1960, foi lançado o Fórmula Júnior – um carro de corrida monoposto. Desenvolvimentos subsequentes levaram à criação da Intermeccanica-Puch (IMP). Os modelos da marca incluem o Apollo GT e o protótipo Veltro. De 1966 a 1972, o carro esportivo Italia GT foi produzido. Seguido pela Murena GT, Indra e Squire. A marca muda-se para os Estados Unidos em 1975 e para Vancouver, no Canadá, em 1982, onde desenvolve o Roadster RS. Desde 2015, a marca tornou-se subsidiária da ElectraMeccanica e desenvolve veículos elétricos.
13. Invicta
A fabricante britânica de carros esportivos Invicta foi fundada em 1925 em Cobham, Surrey, Inglaterra, por dois entusiastas – Sir Noel Maclean e Oliver Lyle. No ano de fundação, a marca lançou seu primeiro carro com motor de 6 cilindros. Em 1928, um modelo de sucesso de um carro esportivo foi produzido. Após o lançamento de vários modelos de sucesso, o Invicta S apareceu em 1931, após o que em 1933 a marca mudou-se para Chelsea, Londres, Inglaterra. Em 1946, a marca mudou-se para Virginia Water, Surrey, Inglaterra, onde permaneceu após sua abolição em 1950. É aqui que entra o icônico modelo Black Prince. Frazer Nash compra a empresa. Na década de 2000, a marca foi revivida pelo britânico Michael Bristow, apresentando a Invicta S1.
14. Isdera GmbH
A Ingenieurbüro für Styling Design und Racing (Isdera GmbH) é uma montadora alemã fundada em Hildesheim, Alemanha, em 1969, por Eberhard Schultz. Ele montou sua própria empresa para trabalhar em uma série fechada da Mercedes-Benz do conceito de luxo C111. Em 1969, o Erator GTE foi desenvolvido com base no Ford GT40. Em 1978, o carro-conceito Mercedes-Benz Studie CW 311 foi desenvolvido em cooperação com a B&B Automobiltechnik.Em 1983 a marca foi registrada e recebeu seu emblema. O modelo 2016 da Autobahnkurier AK116i se tornou o carro-chefe dos produtos da empresa. Todos os carros são montados à mão.
15. Iso
Desde 1938, uma marca de automóveis foi criada na Itália com a missão de criar carros esportivos com o objetivo de fechar o nicho existente no mercado interno do país e ganhar a confiança e potenciais clientes. A sua gama inclui sedans grand tourer e de passageiros de estrada da categoria da classe económica. A marca encerrou suas operações em 1974, após a crise de combustível de 1973. Mas já no século 21 – em 2017, foi revivido para criar carros esportivos modernos e de emissão zero, cujos projetos já foram apresentados ao público.
16. Isotta Fraschini
A italiana Isotta Fraschini fabricava carros executivos e caminhões. Fundada por Cesare Isotta, e pelos irmãos Fraschini em 1900 em Milão, como Societa Milanese d’Automobili Isotta Fraschini & Cia. A empresa começou com a importação e montagem de carros franceses. Em 1903, foi lançado o biplace Tipo 1902. Em 1904, surgiu o Isotta-Fraschini Tipo D. A partir de 1906, começa a produção de caminhões, entre os quais se destaca o GM3. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa mudou para produtos de defesa, o que levou ao seu colapso em 1949. A empresa foi nacionalizada com o nome de Isotta-Fraschini Motori.
17. Itala
De 1904 a 1934, os carros foram fabricados pela Itala, com sede em Torino. A empresa foi fundada por Matteo Ceirano. A empresa lançou três modelos em sua primeira existência – Itala 18, 24 e 50. Em 1905, teve início a produção de equipamentos de corrida de sucesso. Após a Primeira Guerra Mundial, a produção do pré-guerra Tipo 50 25/35 hp foi iniciada. e Avalve. Em 1924 é produzido o Tipo 61. Em 1925 surge o avançado Itala 11. Em 1929 a marca é adquirida pela Officine Metallurgiche di Tortona, fabricante de camiões. Em 1935, a Fiat compra tudo.
18. IZh
A história da marca IZh começa no Império Russo em junho de 1807, quando o imperador russo Alexandre I fundou o escritório da futura fábrica de armas Izhevsk, erguida no rio Izh. A fábrica estava destinada a se tornar não apenas uma lenda do armamento russo, mas também uma fabricante das mais famosas motocicletas e carros já existentes na URSS. Tendo se tornado a fábrica Izhmash na época soviética, a fábrica produziu seu primeiro carro de passageiros, o Moskvich-408, em 1966 após a conclusão da construção dos novos edifícios da fábrica. Os componentes vieram da AZLK. No contexto da produção de ‘Moskvich-412’, teve início a produção do primeiro e único Izh-2125 (Izh-Kombi).
19. Innocenti
Em 1947, uma empresa de scooters e veículos leves foi fundada em Milão, Itália, pelo ex-ferreiro Ferdinando Innocenti. O empresário ganhou fama graças à patente para a conexão de andaimes, que ainda hoje são utilizadas. O sucesso da empresa foi proporcionado por lambretta scooters e um carro Mini compacto. A fabricação automotiva foi uma das três linhas de negócios da marca. Foi baseado em modelos licenciados da British Motor Corporation. Seu Innocenti A40 baseado no Austin A40 provou ser um sucesso. A marca produziu sua própria marca de automóveis em 1961 – Innocenti 950 Spider. A produção de automóveis foi encerrada em 1975.
20. Icona
A marca italiana de automóveis Icona Design Group foi fundada em 1986 em Torino, Itália. A tarefa da marca era criar um design moderno que contemplasse as formas do futuro, proporcionando uma oportunidade de evolução e de abertura de novas tendências. Seus veículos completos apresentavam acabamentos, painéis, iluminação e acessórios futuristas. A marca desenvolveu e apresentou na Auto Shanghai 2013 um protótipo do futuro supercarro Icona Vulcano. O modelo era movido por um motor V12.
21. Innotech
A marca de automóveis tcheca Innotech foi fundada por Zdenek Mrkvica em 1990, quando, junto com Václavem Králem, a ideia foi desenvolvida para o MTX Tatra V8 speedster com carroceria aberta. A empresa está envolvida em design e engenharia em Petra em Trkhov-Štepanov. Pelo design criado, a marca recebeu em 1993 o Prêmio Nacional de Design do Centro de Design da República Tcheca. No desenvolvimento do Innotech Mysterro, foram utilizadas tecnologias americanas, que garantiram a simplicidade e o baixo custo de manutenção do modelo. O carro era o único modelo da marca.
22. Ikarus
Ikarus é uma marca de ônibus mundialmente famosa produzida pela marca húngara de mesmo nome, fundada em 1895 por Imre Uri como uma forja e oficina de carruagens em Budapeste, Hungria. Já na década de 20 do século 20, a marca passou a produzir carrocerias. Em 1933, os filhos dos fundadores assumiram a administração e renomearam a empresa para Uri Brothers LLP. Em 1939, o milésimo ônibus sai dos estoques da fábrica. Em 1948 – a união com a sociedade nacionalizada Ícaro, fundada em 1916, criou em 1949 a fábrica de ônibus de mesmo nome. A marca durou até 2003.
23. Intrall
A empresa automotiva russo-britânica Intrall foi fundada em 2003 com sede na Polônia. Tendo comprado energia da Daewoo Motor Poland em Lublin, a marca foi renomeada para Intrall Poland. Produziu modelos FSC Lublin e Honker sob a marca Intrall. Em 2006, os direitos sobre os caminhões tchecos de Praga foram obtidos, com base nos quais um veículo completamente novo foi criado – a van comercial de carga Intrall Lubo. Em 2007, devido a uma mudança na legislação na Polônia, a produção foi interrompida. Em seguida, o tribunal fechou no mesmo ano.
24. Iroquois
Nas origens da criação da indústria automotiva americana estava uma pequena empresa chamada Iroquois Motor Car Company, fundada por John S. Leggett em Syracuse, Nova York. Posteriormente, a empresa mudou-se para Seneca Falls, em Nova York. Nos primeiros anos de existência, a marca especializou-se na produção de carrocerias para chassis diversos. Inclusive para carros turísticos de pequeno deslocamento. Ao mesmo tempo, foi criado o único carro particular, chamado Iroquois, que era uma unidade com motor a gasolina e pertence à categoria de carros leves de turismo. Em 1907, o fundador vendeu a marca, que foi encerrada pelo novo proprietário.
Perguntas frequentes
O supercarro começa com I?
A letra 'I' em nomes de marcas é encontrada em muitos fabricantes de supercarros que possuem uma marca que corresponde ao nome do fabricante. Estas são séries da Imperial e Impul, IMSA e Infiniti, Innotech. Também i8 é um modelo de carro elétrico da BMW ou IS300H F Lexus carro esportivo. Uma resposta mais detalhada à pergunta pode ser obtida visitando o recurso na página com a letra necessária.
Qual é o carro com o logotipo I?
É difícil responder corretamente a uma pergunta tão imprecisa. Não há esclarecimento - a letra I deve ser a única letra do emblema, pode ser combinada com outros elementos ou apenas fazer parte integrante do logotipo. Pode ser encontrada nos emblemas dos carros da International Harverter e Innocenti, Invicta, Isotta-Fraschini, ônibus da Irizar, etc.
Que carros caros começam com a letra I?
O grupo de marcas cujo nome começa com 'I' contém muitos carros caros. Estes são Imperial, Infiniti M e Q70, Isotta Fraschini Tipo 8A e Monterosa. Para obter mais detalhes, consulte a descrição das marcas no recurso, onde os nomes das marcas são classificados em ordem alfabética.