O carro é uma das conquistas mais importantes da humanidade. A história da indústria automobilística, iniciada em meados do século XVIII, passou por várias fases turbulentas do seu desenvolvimento, que foram determinadas pela forma de realizar o movimento, obtendo a energia necessária. Ao mesmo tempo, períodos posteriores no desenvolvimento do carro também foram determinados por tendências relacionadas a tamanho, estilo e propósito. Ao mesmo tempo, além das conveniências criadas para uma pessoa, os veículos também possuem muitos valores positivos e importantes para o desenvolvimento da sociedade. Entre eles – economia de tempo para movimentação, reduzindo os custos físicos de transporte de mercadorias.
Quais carros que começam com a letra H?
Existem significativamente menos marcas e empresas automotivas que começam com a letra H do que outras. No entanto, também existem muitas marcas significativas na história da humanidade que deixaram sua marca. Entre eles estão Honda e Horch, Hyundai e Hennessey. Você pode saber mais sobre cada uma delas, conhecer muitas outras visitando um recurso dedicado à história da indústria automotiva, onde estão publicadas informações detalhadas sobre as marcas cujo nome começa com esta carta.
E se o slogan que surgiu no início do século: “Um carro não é um luxo, mas um meio de transporte”, era o objetivo a que todos se almejavam, hoje já foi concretizado. Agora, cada um pode fazer a escolha do seu veículo com base não só nas tarefas que precisam de ser resolvidas com a sua ajuda, mas também no montante do seu rendimento. Porém, para que tudo cumpra estes requisitos, é importante encontrar as informações mais completas e corretas sobre fabricantes e marcas de automóveis para poder comparar características, qualidade, popularidade. O conhecimento permitirá que você escolha uma opção, tanto um carro novo quanto no mercado secundário. A possibilidade de encontrar informações detalhadas, sistematizadas em ordem alfabética, tornará a escolha de um modelo de marca, começando pela letra “H”, ou qualquer outro rápido, conveniente e, o mais importante, eficaz.
1. Hafei
O fabricante chinês de subcompactos Hafei (Harbin HF Automobile Industry Group Company Ltd.), fundado em 1994 em Harbin, foi estabelecido como uma divisão da National Aircraft Corporation of China. O primeiro carro foi o subcompacto Daewoo Tico. Em 1996, a minivan Hafei Zhongyi foi lançada – um trabalho conjunto com a Pininfarina. Em 2003, a marca foi eleita a empresa de crescimento mais rápido. Em 2008, a marca foi renomeada para Hafei Motor. Em 2008, o número de carros produzidos foi de 2 milhões.
2. Heynsdyk
Entre as montadoras pouco conhecidas que deram sua contribuição para a indústria automotiva está uma empresa da Holanda chamada Heynsdyk ou Heijnsdijk Sportscars Ltd. Foi fundada em 2006 por Ronald Heijnsdijk e está localizada em Eindhoven, Holanda. Hoje a marca é subsidiária da Normfinish, que produz veículos completos baseados no Porsche 944. O mesmo tipo de produção é o principal da Heynsdyk, que fabrica carros esportivos. Ela realizou o desenvolvimento e lançamento em 2009 de um carro esportivo – Heynsdyk 2500SF.
3. Hispano-Suiza
A marca automotiva espanhola Hispano-Suiza fabricava carros de luxo caros. Fundada em 1904 por Mark Birkigt, Juan Castro e Damián Mateu em Barcelona, Espanha. A empresa baseava-se na falida empresa de ônibus elétricos La Cuadra, onde Birkigt trabalhava como engenheiro. Foi comprada por Juan Castro e renomeada J. Castro Fabrica Hispano-Suiza de Automoviles. Mas, um ano depois, foi comprado por Damián Mateu e Francisco Seyo, e denominado La Hispano-Suiza Fabrica de Automoviles S.A. Em 1906, a empresa produz 300 exemplares do Hispano-Suiza 20HP. Hispano-Suiza H6 torna-se um dos modelos famosos. Mas em 1936 ele mudou para ordens aéreas.
4. Holden
A marca automotiva de Holden foi amplamente reconhecida na Austrália, onde foi fundada em 1856 por Edward Vivall Holden em Melbourne, Adelaide. O fundador se mudou da Inglaterra para a Austrália do Sul, fundando a J.A Holden and Co. Quando o filho do fundador Edward Vivall Holden entrou no negócio em 1905, iniciou-se a produção de autopeças. Em 1919, a empresa tornou-se parte da Holden’s Motor Body Builders Ltd (HMBB), começando a instalar carrocerias no chassi da Chevrolet. Em 1931, a empresa tornou-se parte da General Motors, tornando-se General Motors-Holden’s Ltd.
5. Hommell
Entre os fabricantes franceses, a marca de automóveis Hommell se destacou por suas ideias. A empresa foi fundada em Lohéac, Ille-et-Vilaine, França em 1990 por Michel Hommell, um ex-piloto de carros de corrida e proprietário de sua própria revista Échappement, que cobria tópicos automotivos. Michel decidiu realizar seu sonho criando um coupé esportivo de dois lugares, um protótipo do qual foi exibido no Salão de Paris em 1990, e em 1994 no Salão Automóvel de Genebra a versão de produção foi apresentada. Em 1998, uma versão aberta foi criada – o modelo Barquette e Berlinette RS. Em 2001, a Berlinette RS2 foi lançada. Mas já em 2003 a marca foi fechada.
6. Honda
A segunda maior fabricante de automóveis do mundo é a marca japonesa Honda Motor Co., Ltd. Foi fundada em 1948 pelo engenheiro e inventor japonês Soitiro Hondai juntamente com o banqueiro Takeo Fujisawa. Em 1959, a marca adquiriu o título de maior fabricante de motocicletas. Expandindo a produção para a produção de automóveis (a primeira picape Honda T360 foi lançada no 63º ano), a empresa ficou em segundo lugar em 2001 em Takeo Fujisawa. Hoje, a marca é sediada em Past, Tokyo e tem várias divisões e uma subsidiária da Acura para a produção de veículos premium de luxo.
7. Hongqi
A mais antiga fabricante de automóveis chinesa Hongqi foi fundada em 1958 e hoje pertence à FAW Car Company, do FAW Group. A marca está sediada em Changchun, Jilin, China. Seu foco principal era a produção de carros da categoria Lux, originalmente desenvolvidos e produzidos para o aparelho estatal, desativado em 1981. Mas, na década de 90, o empreendimento foi restaurado. O mais famoso é o modelo governamental Hongqi CA72. Em um período posterior, a marca produziu táxis, sedãs executivos a preços acessíveis.
8. Hooper
Hooper é originalmente um fabricante britânico de passeios de luxo e carruagens sob medida para a família real e os poderosos. Fundado em 1805 como Adams e Hooper em 1930, recebeu um pedido real personalizado para produção. As suas carruagens distinguem-se por uma elegância e decoração únicas, beirando a uma obra de arte. Na década de 1920, a marca mudou para a produção de carrocerias de luxo – o chassi Tourer 1920 Rolls-Royce 40/50 Silver Ghost, a Limousine de 1929 com chassi Rolls-Royce Phantom I. Após a guerra, a produção de sedans de luxo no O estilo Imperatriz começou. Particularmente famosa é a limusine de 7 lugares do Príncipe Regente do Iraque. Em 1959, a marca mudou de nome e marca.
9. Horch
Horch foi fundado por August Horch em 1904. O escritório da empresa estava localizado em Zwickau, Saxônia, Alemanha. Produtos – automóveis de passageiros de classe média e premium. A marca é baseada em Horch & Cie. Motorwagen Werke 1899. Em 1904, a empresa foi renomeada para August Horch & Cie. Motorwagenwerke AG. Em 1932 entrou na Auto Union. O primeiro carro da marca, desenvolvido antes da criação da empresa, foi o modelo Horch 4-15 PS. Quase todos os anos antes da perda da independência, uma nova linha era produzida, entre as quais a Horch 853A de 1938 era especialmente famosa.
10. Hotchkiss et Cie
Em 1875, o designer-inventor americano Benjamin Hotchkiss fundou um empreendimento chamado Hotchkiss et Cie em Vivier, França, depois mudou-se para Saint-Denis. Inicialmente, foi realizada a produção de peças de defesa de artilharia, armas pequenas e tanques. Os carros tornaram-se uma alternativa às ordens de defesa. Já em 1900, foi inaugurada uma oficina de produção de autopeças. O primeiro carro, Hotchkiss 17CV, foi produzido em 1903. Desde 1926, o luxuoso AM4 foi lançado e em 1929 – o AM73, e depois o AM80. Após a Segunda Guerra Mundial, Hotchkiss 686 foi produzido em 1946. Em 1948 – Hotchkiss-Artois. A marca foi absorvida em 1966.
11. Howell Automotive
Em 1990, a Howell Automotive foi fundada em Keyser, WV, EUA. Em 2000, de acordo com a Mopar Muscle Magazine, ela foi reconhecida como a melhor afinadora de carros do mundo. Ganhou fama graças à modificação do Dodge Neon SRT-4. Ele se tornou a base para o desenvolvimento e criação de um modelo de duas cores do supercarro Howell Neon SRT-4. Em 2005, a marca venceu a competição Super Four Challenge FWD Class organizada pela Car & Drive Magazine. De 2007 a 2011 foi dono de homenagens do governador por garantir a entrada da região no mercado internacional.
12. HRG
HRG Engineering Company foi fundada em 1936 em Tolworth, Surrey, Inglaterra por três amigos – Edward Halford, Guy Robins e Henry Ronald Godfrey. O nome da marca foi formado a partir das primeiras letras dos sobrenomes dos fundadores. Há 21 anos, desde a sua fundação, a marca especializou-se na produção de automóveis de passageiros, criando o seu primeiro protótipo em 1935. O primeiro HRG de produção pesava menos de 450 kg e era várias vezes mais barato do que o então popular Aston Martin. O 1947 HRG Aerodynamic era particularmente popular.
13. HSV
A empresa australiana Holden em 1987 foi pioneira na criação da divisão Holden Special Vehicles (HSV) em Clayton, Victoria, Austrália, da qual Tom Walkinshaw foi o fundador. Sua tarefa era assumir o desenvolvimento, modificação e fabricação de carros de alto desempenho. Entre suas modificações, destacam-se os modelos Commodore, Caprice, Statesman e Ute – carros comerciais e diversas variantes das linhas de modelos comuns à General Motors. A divisão foi fechada em 2020.
14. Hudson
Entre 1909 e 1954, a marca de automóveis Hudson Motor Car Company existiu em Detroit, Michigan, EUA. O nome da empresa deriva de Joseph L. Hudson, que financiou sua criação. Entre os fundadores estava Roy D. Chapin, Sr. O primeiro carro – o Twenty foi fabricado no ano de fundação, tornando-se o mais barato dos EUA. Além da ampla produção em massa de carros acessíveis, a marca também é conhecida por desenvolver inovações para automóveis, além de motor de 6 cilindros. Em 1919, a marca criou uma produção conjunta com a Essex, com a qual termina em 1932.
15. Hulme Supercars
O empresário neozelandês Jock Fremantle e o designer Tony Parker fundaram a empresa automotiva Hulme Supercars Limited em 2003 na Nova Zelândia. Isso permitiu que Tony Parker realizasse seu hobby em carros reais. A empresa estabelecida foi dedicada ao único campeão mundial de Fórmula 1 da Nova Zelândia, Denny Hulme. A marca ganhou destaque ao projetar e construir dois carros esportivos, o carro de corrida Hulme F1 e o modelo de motor central Hulme CanAm para estrada.
16. Hyundai
A indústria automobilística coreana está na liderança hoje. Entre as principais marcas sul-coreanas, a Hyundai Motor Company é a terceira do mundo. A marca foi fundada em 1967 por Chon Zhu-yon. A marca recebeu permissão do governo para fabricar seus próprios carros em 1972 entre 4 empresas. O primeiro foi o subcompacto Hyundai Pony. Na década de 80, a empresa produzia 50 mil peças por ano. O modelo mais popular, o sedã Sonata, foi lançado em 1988. Em 1996, o primeiro modelo de cupê esportivo apareceu. Em 1998, a marca adquiriu a conhecida marca Kia Motors.
17. Hino
O maior fabricante japonês de ônibus e caminhões a diesel, Hino Motors, Ltd de Hino-shi, Tóquio, Japão, foi fundada em 1942 como uma subsidiária do Grupo Toyota. O início foi estabelecido pela Tokyo Gas Industry em 1913, que se tornou parte de uma divisão combinada com Kyodo Kokusan K.K. em 1937, mudando seu nome para Diesel Motor Industry Co., Ltd e, em seguida, para Isuzu Motors Limited. Em 1942, a Hino Heavy Industry Co., Ltd foi desmembrada, produzindo motores a diesel para navios. Após a guerra, a marca mudou-se para carros e ônibus, mudando seu nome para Hino Industry, e em 1948 para Hino Diesel Industry Co., Ltd. Em 1961, teve início a produção da licenciada Contessa 900.
18. Haval
A marca de automóveis chinesa Great Wall Motors criou uma divisão chamada Haval em 2013 para fabricar crossovers e SUVs. O nome foi criado com base no ditado inglês I Have All. Desta forma, a marca demonstrou a quem se destina seus produtos. Enquanto lançava carros caros e confortáveis, a empresa contava com uma categoria de compradores abastados. Cada modelo tinha um rico equipamento. Em 2005, o crossover Haval H3 foi lançado, tornando-se o primeiro SUV de fabricação chinesa. Em 2011, apareceu o Haval H6. Hoje Haval é vendido em todo o mundo.
19. Hindustan Motors
Entre os mais antigos fabricantes de automóveis indianos, a marca fundada por B.M. Birla em 1942, Hindustan Motors de Calcutá, Bengala Ocidental, Índia. A marca faz parte do conglomerado Birla Technical Services. A marca liderou a indústria automobilística do país por muito tempo, até perder o campeonato para Maruti Udyog. Ela ganhou fama por suas linhas de modelo Ambassador e Landmaster. Este último foi baseado no Morris Oxford da terceira série, lançado em 1956. Em 2017, a empresa vendeu a marca Ambassador para a Peugeot SA.
20. Hongyan
Hongyan é a marca de automóveis sob a qual SAIC Iveco Hongyan Commercial Vehicle Co Ltd. É uma joint venture chinesa de Chongqing, China, fundada em 2003 a partir da Sichuan Automotive Manufacturing Plant. A marca é um amálgama de três fabricantes: SAIC, Iveco e Chongqing Hongyan. Os caminhões pesados que fabrica são baseados nos modelos Iveco, acordo com o qual foi firmado no ano de fundação da marca. As linhas de modelos de caminhões da marca são representadas pela Genlyon (baseada em Iveco Stralis AS), Kingkan, Genpaw e Gentruck.
21. Higer
Fabricante de ônibus urbanos e turísticos – a empresa chinesa HIGER Bus foi fundada em 1998 na cidade de Suzhou como Suzhou King Long. Seu fundador foi a King Long United Automobile. Hoje HIGER Bus é o fabricante líder em seu país e ocupa o segundo lugar no mundo. A empresa trabalha em estreita colaboração com a Scania, marca sueca, que garante o controle de qualidade dos produtos que saem. A marca já desenvolveu e produziu mais de 50 séries de veículos de passageiros, criando cerca de 30 modelos exclusivos. Em 2006, um projeto conjunto Scania-Higer foi executado.
22. Haima
Em 1992, a Hainan Mazda Motor foi fundada em Haikou, Hainan, China, que é uma formação conjunta do governo provincial de Hainan e da marca de automóveis Mazda. Sua tarefa era desenvolver peças para a Mazda vendidas no mercado chinês. Em 2006, a Mazda vendeu sua participação para o Grupo FAW, tornando a marca uma subsidiária deste último. Apesar da conclusão do contrato com a empresa japonesa, a transferência de tecnologia continua, mas sem direito de uso da marca. O próprio nome da marca é o resultado da fusão de duas partes do nome – a província e a marca automotiva.
23. Hawtai
A empresa automotiva chinesa Hawtai Motor Group, localizada em Pequim, na China, foi fundada em 2002 e se especializou principalmente em veículos todo-o-terreno. A parceria com a Hyundai deu à marca acesso à sua tecnologia. Desde 2011, a empresa pertence a Zhang Xiugen. A empresa possui um departamento de desenvolvimento e produção de motores diesel próprios. Em 2010, a linha de produção inclui automóveis de produção totalmente própria do desenvolvimento à produção.
24. Hillman
Conhecida no início do século 20, a marca automotiva britânica Hillman pertence à Hillman-Coatalen Company 1907, fundada por William Hillman e Louis Coatalen em Ryton-on-Dunsmore, Inglaterra. A empresa foi renomeada para Hillman Motor Car Company 3 anos depois. Em 1928, a marca é adquirida pela Humber, que usa a marca para sua Humber Limited, de menor porte, que está em produção desde 1931. No entanto, a marca Hillman permaneceu em uso até 1937, enquanto os veículos grandes da marca anterior eram vendidos. Após várias revendas do novo proprietário, Hillman será usado pelo último comprador da Chrysler até 1967.
25. Hupp Motor Car Company
Em 1909, Bobby Hupp e Charles Hastings fundaram a Hupp Motor Car Company em Detroit, Michigan, Estados Unidos. O primeiro carro foi o subcompacto Hupp 20. No final de 1909, a marca estava produzindo 500 carros. Mas no próximo ano, a produção aumentará 10 vezes. Em 1911, um Hupmobile aberto todo em aço foi produzido. Em 1912, o runabout RCH foi produzido, e em 1913, o Model 32 Touring Car. Em 1933, o modelo K “Cyclefender” e em 1934 o Modelo J Aero-Dynamic mudaram de posição um pouco. Mas, lançado em 1941, Graham Hollywood será o último.
Perguntas frequentes
Que carro começa com H?
Muitas marcas de automóveis começam com a letra H na história da autoconstrução, entre as quais são bem conhecidas de todos, como Honda ou Horch. E também menos famoso - Hennessey ou Hulme da Nova Zelândia. Esta carta representa marcas de carros, caminhões, esportes, categorias de orçamento e luxo.
Que carros caros começam com a letra H?
No grupo dos carros mais caros entre as marcas com a letra H, a Honda lidera com a categoria Lux. Um modelo particularmente caro é o 2003 Honda HSC Concept. Os luxuosos chineses Hongqi são muito conceituados no mercado internacional. Mas também as antiguidades podem ser atribuídas ao grupo dos mais caros - carros do início de meados do século 20, tipo coleção, que muitas vezes custam mais do que os modelos modernos. Por exemplo, o Horch 855 Special Roadster é de 1935, o que é quase impagável.