Os fundadores abordam a escolha de nomes para suas empresas e marcas de maneiras completamente diferentes. Alguns contam com recursos e características importantes do produto. Outros usam algo pessoal que desejam refletir em todos os lugares, até mesmo em suas atividades profissionais. Mas tudo isso deixa sua marca na forma como se forma o sistema de organização das informações sobre uma determinada marca ou empresa automobilística que deixou sua marca na história da indústria automotiva. Graças a esse sistema, torna-se não apenas conveniente e rápido encontrar as informações que você precisa, mas também salvá-las e aplicá-las de maneira eficaz. A necessidade de tais ações é determinada por muitos fatores. Em primeiro lugar, o fato de que a modernidade é caracterizada por altas velocidades em todas as áreas da vida humana. Isso, por sua vez, requer acesso rápido e conveniente a qualquer informação, que é fornecida apenas se houver ordem.
Quais carros que começam com a letra F?
A letra F é mais “bem-sucedida” do que as letras com que os nomes das marcas de automóveis começam. Nesta categoria, há tanto empresas que acabaram de ser criadas, como muitas que não existem mais. As empresas que estiveram na origem da engenharia mecânica também estão representadas com esta carta. Entre eles estão Fabcar e Fioravanti, Ford e Fiat, ambos amplamente conhecidos e conhecidos apenas por um círculo restrito de especialistas.
Como resultado, consegue-se uma resposta rápida aos problemas emergentes, acelera-se a procura de soluções, o que abre novas oportunidades e perspetivas. Com acesso às informações coletadas, armazenadas e dispostas de forma conveniente para uso, qualquer pessoa interessada na história da indústria automotiva poderá utilizar essas informações de forma rápida e eficiente. Nesse caso, é muito fácil encontrar os nomes das marcas de carros que começam com a letra F, usar as informações recebidas para analisar o mercado de carros, aplicar as informações na hora de escolher um carro e responder a qualquer pergunta relacionada às marcas que começam com essa letra . Tudo isso permitirá que você faça a escolha certa na hora de comprar um carro, evite erros ao planejar pesquisas de marketing e dê o único passo certo em suas ações relacionadas a carros cujo nome começa com a letra F.
1. FRP
A marca de automóveis de Nova York FRP esteve na origem da formação da indústria automotiva americana. Fundada em 1912 por Finley Robertson em Nova York, a empresa é conhecida por produzir alguns FRPs Série B exclusivos baseados no Mercer Type 35 Raceabout de alto desempenho que Robertson projetou diretamente. Sua produção foi iniciada em 1914, mas um ano depois a empresa foi fechada.
2. Facel
A marca automotiva francesa Facel – Forges et Ateliers de Construction d’Eure et Loire foi fundada em 1938 por Jean Danino para fabricar matrizes para aviação e equipamentos pesados. As primeiras carrocerias foram feitas para os modelos Panhard, Simca e Ford. Desde 1954 foi iniciada a produção própria de automóveis. O primeiro modelo chamava-se Vega. Em 1958, foi lançada uma versão atualizada do Facel-Vega HK 500. Em 1961, foi lançado o Vega II. O final dos anos 50 foi marcado pelo lançamento do sedã Excellence de quatro portas. Em 1959, a marca lançou o cupê e conversível Facellia. Em 1964, a marca foi liquidada.
3. Faraday Future
Uma jovem empresa americana de alta tecnologia, a Faraday Future foi fundada em 2014 pelo empresário chinês Jia Yueting em Los Angeles, Califórnia, no Harbor Gateway. Está focada na produção de veículos elétricos, motores elétricos, como evidencia seu nome – em homenagem à lei fundamental de indução eletromagnética de Faraday. O primeiro projeto foi um carro totalmente elétrico, cujo lançamento em série estava previsto para 2017. Em 2016, começaram os testes de modelos não tripulados e, um ano depois, o crossover serial FF91 foi introduzido. Dificuldades financeiras suspenderam temporariamente o desenvolvimento da produção.
4. Faralli & Mazzanti
A Faralli & Mazzanti, também conhecida como Mazzanti Automobili, é uma fabricante italiana de automóveis. A empresa foi fundada em 2002 por Luca Mazzanti e Walter Faralli. Seus produtos eram de alto desempenho. Os modelos da marca, apesar de sua categoria de supercarros, eram montados apenas à mão. O sortimento incluiu várias marcas absolutamente novas e restauradas, o que contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de design. Este grupo foi representado pela famosa modelo F&M Antas. Em 2011, foi apresentado o projeto Evantra. Para sua produção, a empresa foi reorganizada.
5. Farbio Sports Cars
Em 2004, Leeds, em West Yorkshire, Christopher George Marsh fundou uma empresa de manufatura, que iniciou a produção automotiva em 2007. Os carros produzidos foram da marca Farbio. Antes de sua liquidação em 2013, a empresa desenvolveu e produziu um único modelo – o Farbio GTS 400. O carro esportivo tinha características de alto desempenho. Em conexão com o fechamento da marca, o modelo foi vendido e posteriormente vendido como Ginetta F 400.
6. Farman Aviation Works
Com base na empresa francesa de fabricação de aeronaves – Farman Aviation Works, foi criada uma empresa para a construção de carros. Seus fundadores são os irmãos Farman. O primeiro carro foi o Farman 12 CV, criado em 1902. O período de produção de automóveis acabou por ser curto. O último modelo Farman HF 2 foi lançado em 1929 e foi produzido por dois anos, até o encerramento da produção. No total, a marca lançou cinco modelos, com um total de cerca de 500 carros. O modelo Farman A 6, lançado em 1919, recebeu fama particular.
7. Farboud
A Farboud foi fundada em 1999, apresentando imediatamente seu próprio modelo de carro chamado Farboud GT. O carro foi apresentado no Centro Nacional de Exposições de Birmingham em 2001. O próximo modelo foi uma modificação deste carro sob a marca Farboud GTS. Em versões subsequentes, foram feitas alterações cosméticas em vários elementos estruturais – portas, janelas, interior. Acompanhando os tempos, os designers desenvolveram um modelo de biocombustível, que possibilitou redesenhar radicalmente a marca. O carro foi nomeado Farbio, cujas ações foram vendidas para uma empresa que mudou seu nome para Arash Motor Co. Mais tarde, o modelo recebeu um novo nome Ginetta F400.
8. Ferrari
A Ferrari NV é uma das mais famosas empresas automobilísticas italianas. Foi fundada em 1947 pelo designer, empresário e piloto italiano Enzo Ferrari. Sua principal atividade era a produção de carros de corrida, concluída em 1947. Desde então, a empresa se especializou em modelos esportivos aprovados para uso em estradas comuns. Os modelos foram produzidos sob a marca Ferrari S.p.A. Desde 1969, parte da empresa é propriedade da Fiat SpA. Nos anos seguintes, a marca foi reorganizada, continuando sua participação no mercado automotivo internacional.
9. Fiat Automobiles
Desde 1899, a empresa italiana Fiat começou a desempenhar seu papel de liderança na indústria automotiva global. Fundada por um grupo de investidores que incluía Giovanni Agnelli. Foi nas fábricas da Fiat que se instalou a primeira linha de montagem de automóveis na Europa. Já na década de 20, a gama de produtos da marca começou a se expandir com sucesso – desde a produção de tratores, carros, veículos blindados, bem como equipamentos e armas militares e de aviação. No final da década de 1950, a empresa prestou grande assistência na produção do VAZ-2101 na URSS. Desde 1969, a marca controla a produção com a Lancia. No período posterior de sua existência, a marca se concentra na produção de veículos comerciais, ganhando o controle sobre a Chrysler. Hoje é o maior fabricante europeu.
10. Fisker Automotivo
Um dos primeiros fabricantes americanos de tais veículos foi a Fisker Automotive. A empresa foi fundada por Henrik Fisker juntamente com Bernhard Keller e Quantum Technologies. Seus produtos são premium – Aston Martin DB9 e V8 Vantage, Artega GT e BMW Z8. Um dos destaques da marca foi a tentativa de reviver a arte de construir carros personalizados. Em 2009, surgiu um projeto de carro híbrido plug-in. Os processos judiciais em andamento levaram à paralisação da produção. Desde 2014, a marca mudou de nome e passou para outro proprietário.
11. Flajole-Kehrig
A empresa automobilística americana Flajole-Kehrig deixou um legado significativo na forma do protótipo esportivo de dois lugares Nash NXI. Fundada em 1939 por Bill Flajole e John Kreig como uma oficina de design e construção, 16 anos depois criará um modelo lendário que servirá de protótipo para o famoso Flajole Forerunner de 1955. Seu Nash NXI foi um marco na história automotiva moderna. É interessante que a criação de um carro tão eminente tenha sido predeterminada pelo aparecimento do Fiat 500 Topolino.
12. Ford Motor Company
Quarta montadora do mundo, a americana Ford Motor Company, hoje ocupa a 27ª posição na lista das maiores corporações do mundo segundo a Global 500. Fundada em 1903 pelo famoso fabricante de automóveis, designer e empresário Henry Ford, a marca ficou famosa após o lançamento do primeiro Ford Modelo T universalmente reconhecido. Na década de 1920, a empresa forneceu a produção licenciada dos primeiros carros soviéticos, chamados GAZ. Nos anos 30, a marca atendia ordens militares. Em 2006, a marca foi reestruturada.
13. Frazer Nash
Um dos construtores de carros esportivos mais antigos da Grã-Bretanha, a Frazer Nash Limited foi fundada em 1922 por Archibald Fraser Nash em Kingstone upon Thames, Surrey. Tudo começou com as bicicletas em 1909, mas o automóvel tornou-se um negócio mais atrativo e lucrativo. A empresa criou um novo corpo, adquiriu componentes GN adicionais. Em 1924, um Nash completo foi lançado. Em 1938, uma segunda palavra hifenizada aparece no nome da marca. Durante o período de 1924 a 1939, a marca produziu 350 modelos. Desde 1934, a marca passou a se chamar AFN Ltda, dando continuidade à produção de carros.
14. Freightliner Trucks
Entre os fabricantes americanos, a Freightliner Trucks é a maior fabricante de caminhões pesados e tratores. Fundada em 1942, hoje a empresa faz parte da conhecida corporação Daimler AG – Daimler Trucks Group. A marca está sediada em Portland, Oregon. Ela é conhecida por seus poderosos modelos Century Class, FLB, Argos, M2 Business Class e outros, especialmente populares nos EUA e além. Seus carros se tornaram amplamente conhecidos graças aos filmes – O Exterminador do Futuro, Resident Evil, Irmão-2.
15. FAW
A mais antiga marca de automóveis chinesa foi fundada em 1953 em cooperação com os EUA. Desde o início de sua criação, a marca produziu um caminhão modelo Jiefang, que era uma cópia completa do ZIS-150 soviético. Desde 1958, começou a produção do Jiefang CA-30 (ZIL-157). Em 1959, a marca iniciou a produção de uma limusine do governo – Hongqi. Em 1989, começou a produção do sedã Audi-100. Os primeiros carros saíram sob a marca antiga. Posteriormente, a marca torna-se a base para a unificação de empresas do tipo automotivo em um único cluster. Hoje possui um grande número de filiais, distribuidores e escritórios em 80 países ao redor do mundo.
16. Foton Motor Co.
A fabricante de automóveis chinesa Foton Motor, cujo nome completo é Beiqi Foton Motor Co., Ltd, foi fundada em 1996. Seu processo de formação incluiu a fusão de mais de 100 marcas chinesas de 13 regiões. Os empreendimentos apresentavam diversos perfis de produção intimamente relacionados à indústria automobilística. Como resultado dessa fusão, a empresa resultante começou a produzir carros e caminhões, utilitários esportivos e microônibus, ônibus urbanos e equipamentos agrícolas, sistemas de propulsão e muito mais. Ao assinar um acordo com a Daimler em 2003, a empresa expandiu significativamente suas capacidades.
17. FSO
FSO é uma marca de carros polonesa que foi fundada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Sua abreviatura significa Fabryka Samochodów Osobowych S.A. Um dos primeiros carros desta marca foi uma cópia do Pobeda soviético – GAZ-M-20, produzido de 1951 a 1973. Em 1957, a tração dianteira Syrena apareceu. Depois de adquirir uma licença desde 1967, o modelo Polski Fiat 125p foi produzido. Em 2004, a empresa volta a receber sua própria marca, e em 2005 a UkrAVTO adquire o controle sobre ela. Desde 2008, um hatchback foi lançado.
18. Force Motors
O fabricante indiano de caminhões, ônibus e equipamentos agrícolas foi fundado com base em duas empresas – Firodia Tempo Ltd e Bajaj Tempo Ltd em 1958. A empresa está localizada em Pune, Maharashtra, Índia. A marca representa as montadoras do país, como Trax e Traveler. Devido ao seu baixo preço e desempenho de alta potência, esses modelos estão em alta demanda na Índia. Uma característica da marca é o foco no uso de seus próprios componentes – motor, chassi, caixas de câmbio e assim por diante.
19. Foden Trucks
Uma montadora britânica com uma rica história profissional que remonta a 1856 em Sandbach, East Cheshire, Inglaterra. A marca iniciou a sua atividade profissional com a produção de máquinas e locomotivas agrícolas. O ano de 1901 foi marcado pelo surgimento do primeiro caminhão de três toneladas. O design de sucesso tornou-se a base dos modelos da marca para as três décadas seguintes. Na década de 30 do século passado, vários modelos de ônibus foram produzidos, inclusive os de dois andares. Na década de 50, a produção de ônibus continuou, e surgiram também dois modelos de caminhões, FE e FG. Mudanças em 1964 na legislação do Reino Unido permitiram a produção de caminhões articulados. A empresa fechou em 2006.
20. Franklin Automobile Company
Desde 1902, os EUA têm a Franklin Automobile Company em Syracuse, Nova York, fundada por Herbert H. Franklin como uma empresa de fundição. Após adquirir produtos da HH Franklin Manufacturing Company, o fundador da marca começou a modificar os carros adquiridos para garantir sua facilidade e capacidade de resposta no controle, o que distinguiu favoravelmente esses modelos de outros exemplares da categoria de luxo. A partir do 28º ano, decidiu-se produzir carros mais pesados com estrutura de aço estampado. Em 1934, a marca foi declarada falida.
21. Fenix Automotive
Lee Noble fundou seu próprio negócio de carros esportivos em Leicestershire, Reino Unido, em 2009. O seu fundamento foi a necessidade de implementar os desenvolvimentos acumulados ao longo dos últimos 10 anos após o fundador ter encerrado a sua anterior empresa. O primeiro projeto foi originalmente desenvolvido sem nome. O público o conheceu apenas em 2009. A opção de design incluiu o uso de uma usina V8 do Corvette ZR1. A informação mais recente sobre este carro foi colocada na imprensa em 2010 como preparação para o início da produção. Em 2012, a marca foi fechada.
Perguntas frequentes
Que supercarro começa com F?
Entre os fabricantes de supercarros nesta categoria de montadoras, os modelos da britânica Fenix Automotive são especialmente populares. Seu declarado Fenix Supercar prometia ser um dos líderes, mas a série não se concretizou. Um grupo de modelos modernos também é muito famoso aqui - Ford GT, Ferrari 488 Pista 2019, Ford Mustang Foxbody 1990, Ferrari F40 1988 Supercar. Informações mais detalhadas sobre esse tipo de carro podem ser obtidas em um recurso especial.
Qual é o carro com o logotipo F?
Entre as montadoras na categoria de nomes que começam com F, essa letra é usada como logotipo independente pela empresa indiana Force Motors, que produz SUVs, caminhões e ônibus. Para informações mais detalhadas sobre empresas que usam a letra F, separada de outros elementos, como logotipo, consulte um recurso especial.
Quais carros caros começam com a letra F?
Da categoria de carros caros deste grupo, destacam-se Faralli & Mazzanti Vulca S 2009 e Ferrari 458 Italia Mansory Siracusa 2011. Ocupam, respectivamente, 98 e 94 lugares no ranking dos 100 carros mais caros do mundo. Em ordem crescente estão Ferrari 599 GTO 2010, Ferrari 599XX 6 litros V12 RWD 2009, Ferrari 599 GTO Novitec Rosso 2011, Ford GT40 1967, Ferrari F50 1995, Ferrari Enzo 2002. O mais caro neste grupo é o 30º - 1986 Ferrari 288 GTO Evolução.