Diante de todo mundo que está “maduro” para dar um dos passos importantes em sua vida – comprar um carro, há muitos problemas que precisam ser resolvidos antes da compra em si. E o mais importante deles é obter uma resposta à questão – qual marca é melhor comprar, se é nova ou secundária, para lazer, trabalho ou manutenção de imagem. Naturalmente, essa escolha também é influenciada pelo tamanho do orçamento alocado. Mas para fazer essa escolha de maneira correta e lucrativa, informações detalhadas e precisas sobre a marca, sua história e as características de seus produtos sempre ajudarão. E se houver uma oportunidade de encontrá-lo, apresentado de forma conveniente e acessível, organizado em ordem alfabética, então isso não só irá reduzir o tempo gasto na busca do material necessário, mas também tornar a compra especialmente bem-sucedida e lucrativa, sem extras custos.
Quais carros que começam com a letra D?
Curiosamente, existem cartas para as quais muito poucos nomes de empresas são representados na história da produção automotiva. Existem aqueles que são os mais “preferidos” de quem fundou uma empresa automóvel. A letra “D” está na posição intermediária. E neste grupo existem muitas marcas, entre as quais existem mestres – Daewoo, Daihatsu, Daimler, Dodge, e empresas não muito conhecidas – Darl Mat, Darracqs, Donnet-Zedel e outras.
Além disso, a formação dessas informações é uma das formas de preservar marcos importantes na história do desenvolvimento da indústria automotiva global e de toda a humanidade. Estar em um relacionamento direto – uma pessoa e a tecnologia criada por ela têm uma influência importante uma sobre a outra. Tendo a oportunidade de traçar essa conexão em detalhes, para determinar a velocidade e o grau de desenvolvimento de uma das partes, pode-se prever o que espera cada uma das partes no futuro. Essas informações são muito úteis para profissionais e entusiastas de automóveis, cientistas e comerciantes, colecionadores e aqueles que estão se preparando para se tornar um motorista. Mas não só isso determina a importância da sistematização de informações sobre a história do automóvel. Parece que passou apenas um século e meio desde o surgimento do primeiro carro, e quanto já se perdeu em tão pouco tempo no contexto de todo o período da existência humana, e quase irrevogavelmente. Quantas ideias engenhosas e inovadores naquela época foram “perdidos” na selva da história, quantas soluções tecnológicas e de design originais promissoras permaneceram não reconhecidas e não realizadas, permanecendo injustamente esquecidas ou simplesmente perdidas no tempo, uma vez que não há nenhuma evidência delas, exceto para rumores não verificados ou referências indistintas.
Graças à sistematização e ao trabalho árduo de coleta dessas informações, o protótipo do carro Da Vinci, criado em 1925 na fábrica da Louis Chevrolet, e informações interessantes sobre as voltas e reviravoltas da moderna marca romena Dacia e seus carros, Daewoo ou Daihatsu , Daimler ou Dodge e muitos outros. Basta levantar corretamente a questão das marcas mundiais de automóveis com o nome “D”, especificando sua relevância ou a peculiaridade dos modelos que produzem.
1. Dacia
Em 1966 surge na Roménia a marca automóvel Dacia, que durante muitos anos será a cara da indústria automóvel neste país. Para a sua criação, a assistência técnica foi prestada pela Renault. Ela foi licenciada para o Renault R12, com lançamento previsto para 1969 na França. Em 1968, foi montado o primeiro Renault R8, denominado Dacia 1100. Em 1999, a Renault passou a ser titular de pleno direito da marca, passando a ser subsidiária. Hoje, a marca tem sede em Mioveni, maior exportador do país. Desde 2021, faz parte do empreendimento Renault Dacia-Lada.
2. Daewoo
A maior montadora sul-coreana é a Daewoo, fundada por Kim Ujun em 1967 como Daewoo Industrial em Seul, República da Coréia. Suas atividades abrangiam várias áreas – eletrônicos, eletrodomésticos, armas e carros. A marca era a segunda depois da Hyundai em número de divisões, das quais eram mais de 20. Entre os carros populares da marca – Daewoo Nexia. Em 1998, a crise asiática também afetou a empresa, que foi dissolvida em 1999. Mas algumas de suas subdivisões ainda estão funcionando hoje.
3. Daihatsu
A empresa japonesa Daihatsu, que remonta a 1907, é conhecida por seus poderosos motores a gás. Foi fundada este ano pelos professores da Universidade de Osaka Yoshinki e Turumi como Hatsudoki Seizo Co., Ltd e está sediada em Osaka. Em 1951, a marca foi renomeada para Daihatsu Motor Co., Ltd. Em 1967, ele celebra um acordo com a Toyota Motor Corporation e, em 1968, vende para ela o controle acionário. Propriedade da Toyota desde 2016. Os modelos populares são Daihatsu YRV e Sirion (2005).
4. Daimler
Em 1885, Gottlieb Daimler lançou as bases para a criação da empresa automotiva alemã Daimler AG no século 20, com sede em Stuttgart, Alemanha. 1926 assistiu à primeira fusão da marca na Daimler-Benz AG, com o fabricante automóvel Benz & Cie. Os carros da marca eram muito populares entre as famílias monárquicas do mundo até 1950. Em 1998, a Chrysler adquire a empresa e forma a DaimlerChrysler AG. Em maio de 2007, a empresa vende a maior parte de suas ações para a Cerberus Capital Management, que renomeia a empresa como Daimler AG.
5. Dauer
A marca de automóveis alemã Dauer Sportwagen GmbH foi fundada pelo piloto de carros de corrida Jochen Dauer em Nuremberg em 1987 como Jochen Dauer Racing. Depois de completar as corridas de protótipo esportivo, Dauer Racing GmbH começa a montar a produção dos modelos de estrada Dauer 962 Le Mans. Mas mesmo aqui surgem dificuldades, o que levou à criação da Dauer Sportwagen GmbH nas ruínas da Dauer Racing. Adquirindo parte da Bugatti Automobili SpA em 1995, a empresa concluiu o redesenho do EB110, criando o SS EB110. Hoje a marca está empenhada em alterações do Porsche 962, mas não é muito ativa.
6. David Brown Automotive
Empresa britânica de fabricação de automóveis – David Brown Automotive foi fundada em 2013 em Coventry, tendo se mudado para Silverstone, Inglaterra em 2017. A marca pertence a David Brown, um empresário que era dono da Aston Martin Lagonda Ltd e da Vosper Thornycroft, uma empresa de construção naval. O primeiro modelo apareceu em 2014. Ela foi exibida na Top Marques em Mônaco. O segundo modelo, Mini Remastered, foi lançado em 2017. O Speedback GT estava em exibição no Salão Internacional do Automóvel de Genebra deste ano. O Speedback Silverstone Edition foi lançado em 2018.
7. De Dion-Bouton
De Dion-Bouton é uma famosa marca de automóveis de Paris, França. Fundada em 1883 por Jules-Albert de Dion, Georges Bouton e Charlemagne-Arman Trepard para a montagem de vagões a vapor, produziu o primeiro La Marquise. Em 1890, o escritório de design da empresa patenteou um motor a gasolina e, em 1893, um novo design para um eixo de automóvel. Com 400 carros lançados até 1900, a marca adquire o status de maior montadora do mundo. O primeiro carro com motor monocilíndrico foi lançado em 1913. Durante a Primeira Guerra Mundial, os canhões automáticos foram produzidos. O último modelo de carro de passageiros foi lançado em 1932. Os veículos de carga foram produzidos até 1952.
8. De Tomaso
A montadora italiana De Tomaso Automobili SpA, fundada por Alejandro de Tomaso em 1959 em Modena, Itália, é especializada em carros esportivos. Os primeiros eram protótipos e modelos de corrida, que incluíam variantes da Fórmula 1 encomendadas por Frank Williams. A produção em massa de seus próprios carros esportivos começou em 1963. O fundador assume a marca Maserati em 1976. Os modelos mais famosos são De Tomaso Vallelunga, De Tomaso Pantera, De Tomaso Guara e De Tomaso Deauville Concept (2011). Em 2012, a marca foi descontinuada.
9. Devel Motors
A marca de carros de Dubai, Emirados Árabes Unidos – Devel Motors (Definindo Extreme Vehicles Car Industry LLC) tornou-se conhecida como uma empresa de “um carro”. Fundado pelos irmãos Al-Attar em 2013, criou o hipercarro Develop Sixteen com um motor de 5.007 CV. e 4771 Nm de torque, a velocidade máxima do carro é de 515 km / he chega a 100 km / h em 1,8 s. A empresa continua desenvolvendo e modificando outros modelos, oferecendo opções para estradas convencionais. Tem perspectivas significativas de desenvolvimento, tornando-se pioneira em uma nova era de automóveis.
10. Devin Enterprises
Fundada por Bill Devin em 1955, a empresa americana Devin Enterprises tornou-se mundialmente conhecida pelo desenvolvimento de carrocerias a partir de um polímero inovador à base de fibra de vidro. Ao mesmo tempo, a empresa fabricava e comercializava veículos completos. O famoso modelo da marca foi o Devin Panhard baseado no chassi Panhard, no qual a carroceria, criada por Devin, foi “vestida”. 1957 Devin MG com motor Chevrolet V8. Especialmente populares foram Alfas, MG, Triumphs e Healys com retrabalho da marca. Os modelos produzidos antes de 1964 incluíam Devin SS, Devin D e Devin C. Em 2011, a marca foi adquirida pela Devin Sports Cars LLC de Glendale California EUA.
11. Devon Motorworks
Em 2008, Scott Devon em Los Angeles, CA, Estados Unidos, fundou a Devon Motorworks para projetar e fabricar veículos premium. A missão da marca era criar beleza reconhecível para a tecnologia. O primeiro carro, o supercarro Devon GTX, entrou em produção em 2010. Mas a crise parou a produção. A marca tornou-se a única participante da licitação da plataforma Chrysler Dodge Viper. Mas o negócio não se concretizou. Em 2013 foi encerrada, tendo conseguido construir apenas 2 viaturas.
12. Diatto
Uma empresa italiana de Torino, Itália, fundada em 1835 por Guglielmo Diatto com o nome de Diatto, foi criada para fabricar carruagens para clientes ricos. Apenas os netos, Vittorio e Pietro Guglielmo, mudaram de direção em 1905 para um automóvel, batizando a joint venture de Diatto-Clément sob licença de Clément-Bayard. Em 1909, a empresa já produzia seus próprios carros e carros de corrida, vendendo-os para todo o mundo. Os carros Diatto foram inovadores – com freios nas 4 rodas e caixa de câmbio de 4 marchas. A marca fechou em 1929.
13. Dinan Cars
Dinan Cars é uma empresa de manufatura Steven Dinan fundada em 1979 para projetar e fabricar peças BMW no Alabama, EUA. Em 1982, a empresa foi registrada como Bavarian Performance, Inc. em Morgan Hill, Califórnia. Após 6 anos, a empresa foi renomeada para Dinan Engineering, Inc. Em 1991, foram construídos 50 exemplares do Dinan 8. Até 2006, a marca criou peças para o Mini Cooper, e até 2013 – motores de corrida BMW. Este ano, a empresa foi adquirida pela Driven Performance Brands e, em 2015, o fundador deixou a empresa.
14. Dino Ferrari
A marca Dino foi fundada pela empresa italiana Dino no início dos anos 60 do século passado para criar várias séries de carros esportivos e de corrida. Eles se distinguiam pela localização central do motor. A marca foi batizada em homenagem ao filho do fundador. Foram criados 7 modelos principais, entre os quais – Dino 156 F2, Dino 166 F2 / 246 Tasmania e Dino 308/208 GT4. O último modelo foi produzido até 1980. Foi lançado 840 exemplares. Em 2015, foi anunciada a preparação de um novo modelo. Foi um esforço para criar carros esportivos acessíveis.
15. DKW
Dampf Kraft Wagen ou DKW é uma marca alemã de motocicletas e automóveis fundada em 1916 em Chemnitz. É uma subsidiária da Auto Union. Na origem estava Jørgen Skafte Rasmussen, proprietário da Ernst and Rasmussen, que se dedicava à criação e comercialização de vários tipos de máquinas e equipamentos, incluindo motores a vapor. Em 1913, a empresa foi dividida. Em 1916, Rasmussen desenvolve a criação de carros a vapor. Desde 1922, houve uma venda bem-sucedida de motocicletas, incluindo a DKW RT 125, usada pela Wehrmacht. O primeiro DKW F1 Rennwagen aparece em 1928. A produção termina em 1966.
16. Dodge
A marca de carros americana Dodge hoje pertence à linha de carros da marca Chrysler. Sob ela, a marca produziu uma série de carros, picapes, SUVs e veículos comerciais. Foi fundada em 1900 pelos irmãos Dodge como uma produção de componentes para transporte. Em 1914, os irmãos tentaram produzir carros – Dodge Brothers. No ano, foram produzidos 249 carros. Depois que os irmãos morreram, a marca foi vendida para a Chrysler em 1928. Até 2009, a Chrysler apoiou o desenvolvimento e produção de carros sob o TM Dodge, mas após a aquisição da marca pela italiana FIAT, a marca foi encerrada em 2010.
17. Delage
Delage é uma empresa francesa de fabricação de automóveis fundada em 1905 em Levallois-Perret, França, pelo empresário francês Louis Delage. A empresa tinha como foco a produção de carros de corrida e veículos executivos. Em 1918, a empresa lançou o modelo Delage CO, seguido por Delage DI, Delage CO2, Delage 2 LCV com um intervalo de 1-2 anos. O modelo Delage D8-120 Aerosport Coupe, 1925, que se juntou às fileiras dos famosos carros clássicos europeus, torna-se especialmente famoso. Em 1935, a empresa foi adquirida à força pela marca Delahaye.
18. Delahaye
Delahaye é uma marca francesa que comprou a Delage e foi formada em 1894 por Emilem Delaye em Tour, França. A empresa produziu suas primeiras máquinas acionadas por correia. O fundador foi dono da empresa até 1901, quando vendeu sua participação por motivos de saúde. A marca perdurou até 1954, saturando o mercado com seus modelos – de Delahaye 134, 1933 a Delahaye 235, lançado em 1951 e produzido até a fusão com a Hotchkiss et Cie em 1954. Nessa época, uma nova marca foi criada – Hotchkiss-Delahaye.
19. Delaunay-Belleville
Desde 1903, uma empresa chamada Delaunay-Belleville, com sede em Louis Delaunay, França, surgiu entre as montadoras francesas. Foi formada a partir da caldeira de 1850 criada por Delaunay por Julien Belleville. O primeiro carro de luxo apareceu no Salão Automóvel de Paris de 1904. Em 1905, houve a entrega de 2 máquinas para Nicolau II. Essas máquinas eram propriedade dos reis da Grécia George I e da Espanha Alfonso XIII. Na Primeira Guerra Mundial, o tanque Renault FT-17 foi produzido. Desde 1946, o minicarro Rovin foi produzido, a produção foi financiada por Raoul Pegulu, Marquês de Roven, com cuja morte em 1950 a empresa foi encerrada.
20. DeLorean Motor Company
John Delorean, um engenheiro com formação, fundou sua própria empresa automotiva em 1975 em Detroit, Michigan. Uma fábrica foi construída na Dinamarca, Irlanda do Norte. O lançamento do único modelo, o DeLorean DMC-12, deu-se, desde então, em 1982, a julgamento seguido de um caso forjado de tráfico de drogas do fundador, que culminou na saída total de recursos de todos os investidores . O empreendimento foi encerrado no final deste ano. Em 1995, o ex-mecânico Stephen Wine fundou sua DeLorean Motor Company, adquirindo todos os ativos e direitos do logotipo da DMC em Houston, Texas.
21. Denzel
A marca de automóveis austríaca Denzel, ideia de Wolfgang Denzel, foi fundada em 1948. Foi o primeiro competidor da Porsche em Viena, Áustria. A empresa desenvolveu o modelo Denzel 1300S, que foi produzido na quantidade de 300 peças. Sua produção foi realizada até 1959. O modelo se tornou amplamente conhecido por sua rápida vitória no Rally Alpino de 1954. Apenas roadters abertos saíram dos estoques da fábrica da marca. Eles se distinguiam por seu próprio design de transmissão exclusivo. Hoje é a empresa – Wolfgang Denzel AG, que vende carros.
22. Derby ou Vernon-Derby
O nome Derby foi dado em 1921 a uma divisão, Établissements Bertrand Montet de Courbevoie, fundada em 1912. Desde 1927, na Inglaterra, os carros da marca são vendidos sob o nome Vernon-Derby TM. Foi em 1921 que começou a produção de automóveis – o primeiro carro D 2 e o automóvel ligeiro de passageiros – Voiturettes, apresentados também com variantes de tração dianteira, cuja produção se prolongou até 1933. Em 130, o famoso piloto Douglas Hawkes tornou-se o chefe da empresa. A marca deixou de existir em 1936.
23. DeSoto
Sob a marca DeSoto, a marca americana Chrysler Corporation produzia carros de gama média. Foi fundada em 1928 para competir nessa faixa de preço com a General Motors, Studebaker e Willys-Knight. O principal diferencial visual da marca foi a imagem estilizada do conquistador Hernando de Soto escolhida como emblema. O primeiro modelo sai em 1929. Em 1934, a série Airstream da série Airflow aparece com uma forma de corpo aerodinâmica original. Em 1942, surge o modelo mais popular com faróis retráteis. Em 1960, a marca foi fechada.
24. Detroit Electric
A fabricante americana de veículos elétricos Detroit Electric foi fundada em 1907 em Detroit Michigan como um desdobramento da Anderson Electric Car Company, que tem sido chamada de Anderson Carriage Company desde 1884. A Anderson Electric Car Company teve Henry Ford e Thomas Edison entre seus influenciadores. Os primeiros carros eram equipados com baterias de chumbo-ácido com possibilidade de substituição por baterias de ferro-níquel. Em 1920, o nome da marca mudou para The Detroit Electric Car Company. A marca foi encerrada em 1939. Hoje, Zap (EUA) e Youngman (China) ressuscitaram a marca com o primeiro ZAP Xebra.
25. Dome
Representante da indústria japonesa de carros esportivos – Dome Co. Ltd foi fundada em 1975 por Minor Hayasi, que criou seu primeiro carro Karasu este ano baseado no Honda S600 cupê. A instalação estava localizada em Maybara, Japão. O portfólio de produção da marca inclui carros de corrida monoposto e protótipos esportivos. Em 1975, Takaragayke Hayasi criou a marca Dome com base na produção de seu pai. O primeiro carro-conceito de estrada Dome Zero verá a luz do dia em 1978. Um protótipo de corrida para a Fórmula 1, o Dome F105, está sendo construído. A marca foi encerrada em 1986. Em 1988, foi feita uma tentativa de reviver.
26. Donkervoort Automobielen BV
A fabricante holandesa de carros esportivos Donkervoort Automobielen BV está sediada em Lelistad, Holanda. Foi fundada por Joop Donkervoort em 1978 em Tienhoven. A produção é baseada na criação de carros com design no estilo do Lotus 7. Em 1996, a marca fechou uma conversa com a Audi para fornecimento de usinas. A produção foi focada na criação de modelos abertos que não contassem com auxílio eletrônico, em linha com o lema da empresa – Sem compromisso. Em 2007, o primeiro modelo de produção Donkervoort D8 GT foi lançado em uma versão fechada.
27. Doran Enterprises
A marca americana Doran Enterprises é um grupo de empresas que cobre várias áreas de produção e esportes foi fundado em 1993. Trata-se de uma equipe esportiva de corrida – Doran Racing, e uma empresa de produção de componentes e carros de corrida, restauração de carros antigos – Doran Designs. A marca tem sede em Lebanon, Ohio. A produção produziu um grande número de séries de carros de corrida. Entre os modelos de sucesso da marca está o protótipo DORAN JE4 Daytona.
28. DP Motorsport
Entre as empresas de tuning e design, a casa de design alemã DP Motorsport é mundialmente conhecida por sua especialização em designs exclusivos da Porsche. Criada por Ekkehard Zimmermann em 1973, a marca conseguiu se destacar criando formas e designs exclusivos para modelos Porsche como P 962, 935 DP II e III, Speedy Irishman, 911 Sleeper 3.2. O destaque foi o dp44 Cargo. Todo o trabalho da marca, incluindo o chassi de 30 carros de corrida Fórmula-V e Super-V, desenhado por Zimmermann pessoalmente, é caracterizado por uma elegância particular e apelo incomparável.
29. Drekar ASV
O auto tuning americano é representado por uma ampla gama de marcas, entre as quais a Drekar ASV (American Specialty Vehicles) é especialmente famosa. A empresa foi fundada pelos irmãos Jan e Kurt Osteen há mais de 85 anos. A empresa ficou famosa por seus protótipos e veículos exclusivos para fins especiais, incluindo o Drekar Firebird Trans Am Z15, bem como ambulâncias. Hoje, a marca é líder nessa área em todo o sudoeste dos Estados Unidos. A marca está sediada em Arkansas, EUA.
30. Dual-Ghia
Autobrand Dual-Ghia é uma TM americana de um carro bastante raro, já que a marca existiu por apenas 2 anos. Fundada em 1956 em Detroit, Michigan, Dual-Motors Corporation e Carrozzeria Ghia, a empresa se concentrou na produção pontual de carros esportivos premium. Os modelos da marca – Firearrow I, II, III, IV foram construídos com base no Dodge. A bomba de fogo também foi desenvolvida e preparada para produção. Em 1958, a produção sob esta marca foi concluída.
31. Duesenberg
Em 1913, uma empresa automobilística chamada Auburn, Indiana foi formada em Auburn, Indiana. Fundada pelos irmãos Frederick e August Düssenberg, a empresa deveria ajudar a concretizar a ideia de oferecer carros de luxo caros ao mercado automotivo, cuja tarefa era manter a imagem do dono. Teve sucesso e a marca entrou para a história automotiva como fabricante de veículos de uso geral caros e de alta qualidade e modelos de corrida de sucesso. A marca foi descontinuada em 1937.
32. Du Pont Motors
A Du Pont Motors é uma empresa manufatureira americana fundada por E. Paul du Pont para fabricar motores para navios. Após o fim da Primeira Guerra Mundial em 1919, foi reorientado para a indústria automotiva em Wilmington, Delaware. O primeiro carro, o Modelo A, foi visto no Salão Internacional do Commodore Hotel na cidade de Nova York em 1919. Em 1928, o Modelo G. viu a luz. Até 1931, a marca montava e vendia 625 carros. O luxo dos acabamentos e o manuseio confortável dos modelos, sua alta qualidade e estilo colocam os carros Du Pont no mesmo nível dos produtos de elite da época da Packard, Cadillac, Stutz e Duesenberg. Em 1932, a marca foi fundida com a Indian Motorcycle Company sob a propriedade conjunta da E. Paul du Pont.
33. Datsun
A marca japonesa de automóveis Datsun foi fundada em 1911, mudando seu nome original em 1934 para Nissan, e está localizada em Yokohama, Japão. Após a renomeação, a marca manteve a marca registrada, mantendo a produção de modelos com a marca Datsun. Em 1914, o primeiro DAT-Car foi lançado. O monograma do título era composto pelos nomes dos investidores. Em 1918, a empresa foi renomeada Kwaishinsha Motor Car Co., Ltd., e em 1925, DAT Jidosha & Co., Ltd. Tendo se tornado uma subsidiária da Tobata Casting Co., Ltd em 1931, a marca recebeu um nome diferente – DAT Jidosha Seizo Co., Ltd, que deu origem ao nome das máquinas Datson, e depois – Datsun. Para reforçar o nome central da Nissan, a marca foi abandonada. Mas em 2012, a marca foi revivida, fechando-a novamente em 2020.
34. DS
O fabricante de automóveis DS, fundado pelo grupo de empresas PSA Peugeot Citroën, foi anunciado pela primeira vez em 2009 como uma submarca premium. A sede da empresa está localizada em Paris, França. O nome dado à marca é uma abreviatura de Different Spirit ou Distinctive Series, ao mesmo tempo uma referência ao modelo histórico Citroën DS, bem como um jogo de palavras – uma variante da déesse francesa. Em 2010, o primeiro carro foi lançado – o hatchback DS3. É uma variante combinada dos dois modelos Citroën C3 Pluriel e Citroën DS Inside. Desde 2012 na China e desde 2014 em todos os lugares, a Citroën retirou o DS de sua linha, tornando a DS Automobiles independente.
35. DAF Trucks
A DAF Trucks da Holanda, com sede em Eindhoven, começou sua história em 1928. Hubert Van Dorn fundou a Commanditaire Vennootschap Hub van Doorne’s Machinefabriek. Expandindo a produção em 1932, ele mudou o nome da marca para Van Doorne’s Aanhangwagen Fabriek, DAF. Desde 1949, a empresa fabrica caminhões, reboques, ônibus, mudando seu nome para Automobiel Fabriek de Van Doorne. O primeiro produto foi o DAF A30. A marca fabrica seus próprios motores desde 1956. Hoje a marca possui milhares de concessionárias em todo o mundo.
36. DINA S.A.
é uma fábrica de caminhões e ônibus em Ciudad Sahagún, Hidalgo, México. Foi fundada em 1951 e hoje faz parte do grupo Grupo Empresarial G, tendo ingressado em 1989. A empresa é conhecida por diversos acordos com diversas marcas globais – Fiat, Renault, Flxible, Cummins, Perkins, Chrysler, Caterpillar, Scania, MCI, Škoda, Spicer, Eaton e Dana, que garantiram suas vantagens tecnológicas e sucesso comercial. Hoje, os produtos da marca – ônibus para diversos fins são amplamente utilizados nos países da América Latina.
37. Dongfeng
Uma das maiores corporações chinesas é a Dongfeng Motor Corporation ou DFM de Wuhan, China. Foi fundada em 1969 por ordem pessoal de Mao Zedong. A produção inclui – veículos leves, todos os tipos de veículos comerciais, especialmente ônibus, componentes e equipamentos. Hoje, a marca, junto com Chang’an Motors, FAW Group e SAIC Motor, lidera a lista das melhores montadoras do país. Possui várias joint ventures com marcas estrangeiras líderes – Volvo, Renault.
38. Drako Motors
A empresa americana Drako Motors, Inc foi fundada em 2013 por Dean Drako e Shiv Sikand em San Jose, Califórnia, Estados Unidos. Seu histórico inclui o DriveOS e o sedã esportivo de luxo Drako GTE apresentado no The Quail Motorsport em 2019. Em 2921, a marca anunciou o Drako Dragon, que apresenta maior torque, inversores com upgrades e nova tecnologia de bateria. A suspensão e o sistema de refrigeração foram redesenhados.
39. Dayun
A marca de automóveis do Grupo Dayun de Yuncheng, Shanxi, China, foi fundada em 1987. Como um dos maiores conglomerados chineses, a marca inclui várias subsidiárias – Dayun Light Truck, Dayun Motor, Dayun Motorcycle, Dayang Motorcycle, Weichai Engine, Dayun Real Estate Development, Luoyang Dayun. Cada uma delas realiza a produção de um determinado tipo de transporte e equipamentos, fornecendo-os ao mercado interno e externo com uma única marca Dayun. Assim, a Dayun Light Truck, fundada em 2009 em Chengdu, Sichuan, China, produz caminhões leves. Dayun Motor – fabrica caminhões pesados.
40. Dartz
Dartz Motorz - uma produção de veículos blindados da Letônia é uma subsidiária da Dartz Grupa OÜ da Estônia, é uma seguidora da fábrica Russo-Balt em Riga, Letônia. Seu proprietário, Leonard F. Yankelovich, queria devolver o nome histórico, mas o nome já havia sido comprado antes. Pela primeira vez, eles começaram a falar sobre a empresa em 2009, após a apresentação do modelo Prombron. Foi criado em 9 variantes – Iron Diamond, Iron Xtal, Monaco Red Diamond Edition, Black Dragon, Black Russian, Gold Russian, Aladeen, White Horse e Monako. O T-98 Kombat foi lançado em 2010. Em 2014 – Black Shark e Black Snake. As opções são sedan ou vagão padrão ou distância entre eixos curta / longa.
41. DAB
A marca de automóveis DAB ou Danish Automobile Building foi fundada desde 1912 em Silkeborg, na Dinamarca, pelo alemão J.W.Darr. Os caminhões foram os primeiros produtos. No futuro, a empresa instalará carrocerias de ônibus em chassis de caminhões. Durante as duas guerras mundiais, a marca mudou totalmente para ônibus, tornando-se a maior fabricante do mundo. A colaboração com a British Leyland Motors em 1953 permitiu o uso de componentes da marca. Leyland tornou-se acionista majoritário na década de 1970, renomeando a empresa para Leyland-DAB. Em 1990, a United Bus adquiriu as ações da marca. Em 1997, a marca foi renomeada para Scania A / B, Silkeborg. Em 2002, o nome DAB deixou de existir.
42. Dadi Auto
Dadi Automobile Group Co., Ltd era uma empresa de manufatura chinesa fundada em 1988 no Baoding Dadi Auto Group em Baoding, China. A principal empresa produzia veículos de defesa. Em 1988, depois de ser renomeada para Dadi Auto, a marca construiu sua picape civil. A primeira linha foi Great Wall Motor e Zhongxing. Na década de 2000, a marca mudou seu foco para a produção de veículos comerciais. Em 2011, a empresa foi comprada pela CHTC e, em 2012, foi incorporada à Hengtian (CHTC) Dadi Automobile Co., Ltd.
43. Dallara
Um dos fabricantes de chassis de corrida e carros de Fórmula 3 é a marca Dallara Automobili da Competizione, fundada por Gian Paolo Dallara em 1972 perto de Parma, na Itália. Os carros de Dallara fizeram sua estreia na corrida de Fórmula 3 italiana em 1978. Em 1988, a empresa lançou os carros de Fórmula 1, que eram usados pela equipe da Scuderia Italia. Em 2009, a marca começou a desenvolver um carro para a Campos Meta disputar os campeonatos de 2010. Mas a produção foi suspensa devido a uma reorganização da equipe, e o subsequente Hispania F110 ficou aquém das expectativas.
44. Daniels Motor Company
A marca automobilística americana pioneira Daniels Motor Company foi fundada em 1915 em Reading, Pensilvânia, EUA. Foi organizado por George E. Daniels e Neff E. Parish. A empresa foi criada para a fabricação de carros apenas para pedidos individuais. Cada carro era uma obra de arte. Em 1916, foram fabricados 142 carros Daniels A. Em 1917, foi desenvolvido um cupê Daniels B de três lugares. Na década de 1920, uma nova fábrica foi inaugurada. A crise financeira que se seguiu em 1923 levou ao declínio e ao fechamento da marca em 1924.
45. Dare (UK) Limited
Montadora britânica – Dare (UK) Limited, fundada pelos irmãos Ivor e Trevor Vallett e filho deste último Mark em novembro de 1990 em Colchester, Reino Unido. Os fundadores detêm os direitos de fabricação do Ginetta, dois modelos – Ginetta G 4 e G 12. A própria marca foi criada para a fabricação de carros esportivos por encomenda da japonesa Ginetta Cars, que deixou de existir em 1992. Os modelos Ginetta G 4 e G 12 ainda estão em produção e à venda. Os modelos D3 e TG Sport tornaram-se produtos de marcas independentes.
Perguntas frequentes
Que carros caros começam com a letra D?
A marca mais cara para a época era a marca Duesenberg, cujos carros, produzidos antes da Segunda Guerra Mundial, eram mais prestigiosos do que os modelos da Rolls-Royce. Ainda hoje, as unidades restantes em movimento estão avaliadas em milhões de dólares, excedendo o valor de muitos dos modelos supercaros mais recentes. Por exemplo, o speedster Duesenberg SSJ foi vendido por um recorde de US $ 22 milhões em 2018.
O que é o veículo do tipo D?
De acordo com a classificação europeia, o tipo D inclui os automóveis de passageiros, que são os terceiros na categoria de dimensões. Eles são popularmente chamados de 'carros grandes'. Definido pelo sistema Euro NCAP como um carro familiar grande e na classe norte-americana como um carro de tamanho médio. Este tipo também inclui carros executivos compactos.