O grau de desenvolvimento da humanidade é determinado pelo grau de complexidade que o rodeia com os produtos que fabrica. A história do desenvolvimento da indústria automotiva, neste caso, é uma das formas mais eficazes de se obter o resultado desejado, de poder avaliar o passado, a indústria automobilística de hoje, de analisar seu possível futuro e as reais perspectivas de produção e o próprio carro. Além disso, esse rumo da história não só elevará o nível intelectual dos interessados, mas também será necessário para quem escolheu a indústria automotiva e o próprio carro como sentido de vida, além de seu principal hobby.
Quais carros que começam com a letra А?
A questão é tão vasta que é quase impossível dar uma resposta curta a ela. Nossa lista acima vai ajudar um pouco. Mas mesmo assim não está 100% completo. São dezenas de marcas – Audi e Alfa Romeo, Aston Martin e Apollo. Quais são as interessantes – as mais antigas ou as mais importantes, as marcas modernas ou as principais? Mas nosso trabalho nos permitirá ampliar um pouco nossos horizontes neste assunto. Aconselhamos você a se familiarizar com ele.
A indústria automotiva tem mais de 120 anos. E esta é uma figura grande o suficiente para que não haja mais testemunhas vivas de seu nascimento. Ao compilar uma lista de marcas em ordem alfabética, já tive que lidar com nomes sobre os quais já havia informações perdidas, não havia evidências da aparência e características de muitos modelos de automóveis. E quantos mais produtores esquecidos existem, principalmente aqueles que estouraram nesta área, criando algo original e não puderam mais continuar suas atividades por vários motivos. Uma lista em ordem alfabética não só tornará mais fácil você se familiarizar e pesquisar uma marca de seu interesse, mas também permitirá que você preserve na história algumas das informações interessantes e importantes sobre o carro e a pessoa que o criou.
1. Audi
A mais famosa montadora alemã – Audi AG, fundada em 1909 por August Horch, hoje se dedica ao design, produção e venda de automóveis. Sua sede está localizada em Ingolstadt, Alemanha. Em 1966, para expandir suas capacidades, passou a fazer parte do Grupo Volkswagen, passando a ser sua subsidiária. Por sua vez, tendo alcançado posições de liderança globais na venda de seus produtos, a marca formou duas subsidiárias próprias – Lamborghini e Audi Sport GmbH. Ambos são famosos em todo o mundo. Primeiros supercarros de luxo e caros, carros esportivos e SUVs. Audi é a marca de tecnologia de luxo mais vendida atualmente.
2. Alfa Romeo
A Alfa Romeo Automobiles SpA, fundada em 1910 em Milão com o nome A.L.F.A., é muito popular entre as marcas italianas mais famosas. Seus primeiros carros de corrida em 1911 assumiram a liderança na competição. O nome da marca vem do completo – Anonima Lombarda Fabbrica Automobili, que compôs a abreviatura e o nome que a rodeia desde 1915, Nicola Romeo. Transferido para o Istituto per la Ricostruzione Industriale em 19932, permaneceu como propriedade estatal até 1986, quando foi vendido para a Fiat. Após 21 anos, a marca passou a ser Alfa Romeo Automobiles SpA, subsidiária da atual Fiat Chrysler Automobiles Itália.
3. Acura
A marca japonesa Acura, fundada pela Honda Motor Company em março de 1986, tornou-se a marca de modelos de luxo para a indústria automobilística japonesa. Sediada em Minato, Tóquio, Japão, a marca usa bases de manufatura nos Estados Unidos e Canadá. A técnica da marca distingue-se não só pelo luxo e design original, mas também pelo seu alto desempenho. As tecnologias de produção da empresa são inovadoras e inovadoras. Isso permitiu, quase imediatamente após a inauguração, organizar o lançamento da capitânia Legend, que imediatamente se tornou líder em sua categoria. Sua aparência levou as principais marcas japonesas Toyota e Nissan a criar modelos de luxo competitivos – Lexus e Infiniti.
4. Aston Martin
A categoria de carros de luxo também inclui os produtos da marca britânica Aston Martin, que iniciou suas atividades em 1913. Fundada por Lionel Martin e Robert Bamford, a marca focava em carros esportivos de luxo e modelos urbanos de luxo. Tendo uma história de desenvolvimento bastante complicada, passando pela falência nos anos 70 do século passado e experimentando longos períodos de sucesso e operação estável – de 1947 a 1972, quando a empresa era propriedade de David Brown, a marca repetiu sua ascensão e sob o controle da maior montadora americana Ford Motor Company de 1994 a 2007.
5. Alpine
French Alpine, fundada pelo piloto Jean Rédélé em 1955. Utilizando um carro Renault 4CVs de modernização própria, Rédélé vence várias corridas e parte-se da ideia de criar um modelo próprio de carro de corrida, que implementa com a ajuda da sua marca. Hoje, a Alpine é fabricante de carros de corrida e esportivos, tendo ingressado na Renault em 1976. A marca mantém sua sede em Dieppe, na França. Com a morte do fundador em 2007, a produção parou. Mas em 2016, a marca Monte Carlo apresentou seu novo modelo de conceito coupé Vision. Em apoio ao ressurgimento da marca, a Renault renomeou sua equipe de Fórmula 1 para Alpine.
6. Ariel
Ariel é um fabricante de automóveis britânico com uma longa história. Fundada em 1991 por Simon Saunders, a marca está localizada em Crewkerne, Somerset, Reino Unido. Não confundir com a Ariel Motorcycles de 1870, que fabrica motocicletas desde 1902. Hoje esta pequena empresa é composta por 7 pessoas e realiza a produção em pequena escala de carros esportivos. Sua capacidade é de 100 veículos por ano. Em 2001, a marca foi renomeada como Ariel Motors. Na produção da marca, destaca-se um carro especialmente leve, caracterizado por alto desempenho e possuindo um motor e caixa de câmbio do Honda Civic Type R – um modelo esportivo de segunda geração.
7. Abarth
Outra montadora italiana, a Abarth, se destaca pela produção de veículos de corrida de alta velocidade e off-road. Fundada pelo austro-italiano Carlo Abarth, piloto e designer, a empresa começou a produzir seus primeiros produtos em 1949. Os silenciadores e o sistema de escapamento foram os primeiros a sair. O carro esporte, cuja base era a Fiat, apareceu em 1956. Modernizando os equipamentos da Fiat após um acordo com ela, a marca criou pequenas versões urbanas, cujo líder era o modelo Abarth 850TC, nos anos 60, com chassi Fiat 600. O último carro saiu em 1971. Em 2007, a Fiat decidiu reviver a marca.
8. Audi Sport
1983 foi o ano do surgimento de uma nova marca para a produção de carros de alto desempenho e componentes para eles – Audi Sport GmbH, originalmente chamada de quattro GmbH. A empresa está sediada em Neckarsulm, Alemanha. Como divisão da Audi, que faz parte do Grupo Volkswagen, a marca, além de fabricar equipamentos, realiza ajustes individualizados de acordo com as necessidades do futuro proprietário. O primeiro nome foi dado à marca em homenagem ao Audi quattro de estrada e rally com tração nas quatro rodas, que foi demonstrado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra de 1980.
9. ABT Sportsline
A Alemanha é o país-mãe de muitas marcas de automóveis mundialmente conhecidas, tendo uma influência particular no desenvolvimento da indústria automotiva global. ABT Sportsline – cujo perfil é o automobilismo e tuning de automóveis das subsidiárias da Volkswagen AG – Audi, Seat, Škoda e Volkswagen. Está sediada em Kempten im Allgäu, Alemanha, e possui sua própria equipe de corrida. A sua produção prevê a modernização de marcas individuais de automóveis, unidades de suspensão desportiva, afinação de eletrónica, formas aerodinâmicas e elementos externos da carroçaria. A história da família remonta a 1896, quando a marca se chamava Auto-Abt e era uma forja. A empresa reorientou-se para o tipo de produção atual em 1991, mudando seu nome para Abt Sportsline GmbH.
10. Alpina
A empresa alemã Alpina Burkard Bovensiepen GmbH & Co. A KG, fundada em 1956, dedica-se à produção de carros modificados com chassis BMW. A marca foi fundada pelo fabricante alemão Burkard Bovensiepen, que deu continuidade ao negócio familiar de produção de tecnologia familiar, que entrou em colapso nos anos 60, mas a reviveu e imediatamente a reorientou para o setor automotivo. Seu escritório está localizado em Buchloe, Alemanha. Inicialmente, a empresa apoiou a BMW encomendando o retrabalho do carburador e do bloco de cilindros da oficina de Kaufboyerne. Com o desenvolvimento, a empresa mudou-se para Buchloe, e em 1983 passou a produzir carros com a marca Alpina.
11. Arash
Em 1999, o britânico Arash Farboud fundou a Farboud Limited, que após 7 anos rebatizou a Arash Motor Company. Com sede em Suffolk, Inglaterra, Reino Unido, a marca lançou uma nova era de carros esportivos britânicos com o Farboud GT. O modelo incorporou tudo o mais incomum – um design vanguardista, invulgarmente atraente, aerodinâmica ideal, uma velocidade máxima de 327 km / h. Visando o desenvolvimento e produção de modelos exclusivos em termos de design, potência e conforto, a empresa durante 5 anos – de 2006 a 2011, esteve envolvida no lançamento de Farboud GT e Farboud GTS constantemente modernizados. O resultado desse trabalho foi o único Arash AF-10. A marca continua a criar exclusividades hoje.
12. Artega
Empresa alemã de fabricação de automóveis – Klaus Dieter Frers foi ideia do designer alemão Klaus Dieter Frers, fundada em 2006 e existiu por apenas 6 anos. A razão da sua inclusão nesta lista é a imensa quantidade de know-how e tecnologias avançadas na área da construção automóvel. Todas as ideias após a falência da marca em 2012 foram compradas pela Volkswagen, com o sucesso que as aplica até hoje. O escritório da marca estava localizado em Delbrück, Alemanha. Mas em tão pouco tempo, a empresa conseguiu projetar e lançar um modelo – o Artega GT com 300 cv. e um motor de 6 cilindros. Também foram criados 2 modelos de starter, um dos quais com motor híbrido.
13. Ascari
A Grã-Bretanha é o berço da fabricante de carros esportivos Ascari Cars Ltd. Fundada em 1995 pelo holandês Klaas Zwart, a marca era sediada em Banberry, no Reino Unido, e foi batizada em homenagem ao primeiro bicampeão mundial de Fórmula 1, Alberto Ascari. O principal perfil de produção da marca são os carros esportivos e supercarros. Durante a sua existência – extinta em 2010, a marca desenvolveu e lançou na série 5 modelos de carros de estrada e 4 versões de corrida Ascari. Hoje, a marca continua a ser dona do autódromo – Race Resort Ascari – 5.425 metros de pura adrenalina com superfícies modernas e um entorno natural único.
14. Arrival
A marca Arrival foi fundada pelo russo Denis Sverdlov em Londres, Reino Unido em 2015. Como ex-diretor do Yota Group, provedor russo de serviços de comunicações móveis, conseguiu investir no desenvolvimento de seu hobby inicial e depois na sua atividade principal após deixar o cargo de diretor. A marca está agora focada na produção de veículos comerciais leves, tornando-se uma das principais áreas de eletrificação de vans comerciais, ônibus, inclusive urbanos, para uso nas cidades mais movimentadas, possuindo características de design que garantem a distância dos passageiros em condições do coronavírus. A instalação está localizada em Banbury, Oxfordshire, com uma nova fábrica em Bicester. Uma segunda sede é aberta na North American em Charlotte, NC, EUA.
15. Arrinera
A marca polonesa de automóveis Arrinera, fundada por Łukasz Tomkiewicz, foi fundada em 2008. A sua sede está localizada na capital do país – Varsóvia. A principal atividade é a produção de supercarros, um representante proeminente dos quais é o modelo 2008 Arrinera Hussarya. Em 2015, uma versão final foi apresentada no Poznan Motor Show. Ao mesmo tempo, foi anunciado que no outono de 2015 a corrida Arrinera Racing verá a luz, e em 2016 será lançada a versão civil. No entanto, a constante mudança de termos, a presença de semelhanças com os modelos Lamborghini Murcelago e Lamborghini Reventon levantou dúvidas entre os investidores. A marca foi encerrada em 2016.
16. Arcfox
A marca chinesa de carros elétricos e crossovers – Arcfox está localizada na capital da China – Pequim. É subsidiária do Grupo BAIC, que em 2017 criou uma nova marca para o desenvolvimento de veículos elétricos. O primeiro representante dos produtos da marca foi um microcarro de classe premium – Lite. Mas já trazidos em 2019 no Salão Automóvel de Genebra, os modelos eram radicalmente diferentes do Lite. O segundo modelo foi o supercarro GT. A ênfase estava no design original, que deveria demonstrar as capacidades dos designers da marca. Foi apresentado na exposição em ambos os níveis de acabamento.
17. Aixam
Em Aix-les-Bains, Savoie, França, em 1983, um grupo industrial automotivo, Aixam-MEGA, começou a operar para a produção de automóveis de passageiros e veículos comerciais. Hoje, a produção visa abastecer um segmento subdesenvolvido do mercado com carros subcompletos, ATVs leves para áreas rurais, que são especialmente procurados em condições urbanas e não requerem carteira de motorista para controle. Desde 2003, a produção tem sido complementada com a produção de veículos elétricos, e já em 2007 o volume de vendas atingiu 155 mil veículos. Mas depois de 2 anos, a produção diminuiu ligeiramente e atingiu apenas 12.000 unidades.
18. Apollo Automobil
Roland Gumpert, ex-diretor da Audi Sport, fundou a marca Apollo Automobil GmbH em 2004, que foi originalmente chamada de Gumpert Sportwagenmanufaktur GmbH. Com sede em Denkendorf, Baviera, Alemanha, concentra-se na produção de modelos de carros esportivos. A sua inauguração ficou a dever-se ao preparo de Roland Gumpert para o lançamento de uma nova geração de carros desportivos que pudessem ser utilizados não só nas pistas, mas também na cidade. Em 2008, a Apollo Sport foi destaque no Top Gear britânico e se tornou a líder na pista. Mas em 2013, a marca faliu. Após 3 anos, os direitos foram adquiridos pelo consórcio Ideal Team Venture de Hong Kong, dando um novo nome à marca – Apollo Automobil GmbH.
19. Autobacs
Em 1947, Toshio Sumino de Toyosu, Koto, Tóquio, Japão fundou a Autobacs Seven Co., Ltd., que se concentrava na produção de peças e acessórios automotivos. Com o passar dos anos, a marca expandiu suas capacidades. A empresa adquiriu o nome atual em 1980, abrindo filiais na Ásia e várias lojas na França. Em 2001, a Autobacs tornou-se proprietária da Tommykaira, um laboratório de afinação de carros esportivos, criando uma divisão da ASL (Autobacs Sportscar Laboratory), criando o Garaiya RS-01, um carro esportivo do engenheiro da Tommykaira Kikuo Kaira. Foi imediatamente anunciado a possibilidade de fazer configurações individuais para cada cliente.
20. Aspark
A marca japonesa Aspark foi fundada por Masanori Yoshida no outono de 2005 em Osaka, Japão. Hoje é uma empresa asiática líder em serviços de engenharia nos setores automotivo, eletrônico e industrial. Na sua base está o supercarro de luxo totalmente elétrico – Aspark, que lançou as bases para a produção em massa de carros desta categoria, cujo centro de desenvolvimento está localizado no Japão e o centro de desenvolvimento e produção de Owl – Torino, Itália. Atualmente, a marca possui 25 escritórios em vários países do mundo – neste caso, no Japão, Indonésia, Tailândia e Suíça.
21. AC Cars
AC Cars Ltd é a primeira empresa britânica criada exclusivamente para o desenvolvimento e produção de automóveis desportivos. Fundado por John Weller e John Portwine em 1902. O primeiro modelo esportivo, o Weller Four Seat Touring, saiu em 1903, e o modelo de passageiro, AC Sociable, em 1907. Em 1911 a marca foi rebatizada de Autocarriers LTD, mas em 1922 seu nome original foi devolvido. De 1919 a 1925, a marca participou com seus carros em quase todas as corridas e campeonatos. Na década de 60 do século passado, a empresa criou o AC Cobra, único em suas características. Depois de desenvolver muitos modelos esportivos originais em 2008, a marca foi descontinuada.
22. Alvis
De 1919 a 1967 em Coventry, Inglaterra, Reino Unido, Alvis Car and Engineering Company Ltd. Fundada por Thomas George John, ela produzia carros civis e de corrida, veículos blindados de combate e motores de aeronaves. Após adquirir a marca em 1965 pela Rover, a marca continuou a fabricar veículos blindados de transporte de pessoal. Em seguida, a empresa passou a fazer parte da British Leyland e, em 1982, foi adquirida pela United Scientific Holdings, que imediatamente após a compra mudou seu nome para Alvis plc. A Alvis Car and Engineering Company Ltd deixou de existir.
23. Atalanta Motors
A moderna Atalanta Motors – Inglaterra, Reino Unido, tornou-se outra, perto de uma tentativa mais bem-sucedida de reviver a Atalanta dos anos 30 do século passado. Este último é conhecido pelo lançamento dos 21 carros originais, que receberam grande apreciação dos motoristas do pré-guerra. Mas depois da guerra, a marca, incapaz de continuar a produção, foi abolida. Foram várias as tentativas de restauração da empresa, mas a ideia de revitalização só pôde ser concretizada por Martyn Corfield em 2011, que o anunciou em 2012 com o lançamento do modelo Sports Tourer em design retro. O segundo ele apresentou no Concours of Elegance 2014 no Hampton Court Palace outro.
24. Abadal
O nome da marca automotiva espanhola Abadal foi dado em homenagem a Francisco Abadal, que tinha o apelido de Paco – seu fundador. Paco era piloto de corrida em Hispano-Suiza, Barcelona. Seu desejo de criar carros levou à fundação de sua própria empresa em 1912. No entanto, o proprietário tinha conhecimento e habilidades suficientes para produzir um carro de luxo com o mesmo nome. Esta situação levou a uma mudança na direção da atividade. A Abadal firmou um acordo com a Imperia, fabricante automotivo belga, pelo direito de vender seu produto na Espanha sob sua própria marca. Em 1923, Francisco Abadal recebeu uma oferta lucrativa da General Motors para representá-los na Espanha, o que levou à paralisação da sua própria produção. Em 1930, a marca foi totalmente encerrada.
25. Abbott-Detroit
A montadora americana Abbott-Detroit de Detroit, Michigan, Estados Unidos, fundada por Carlo Abarth em 1909, durou apenas 10 anos. Produzido antes de 1919, o carro pertencia à categoria de “luxo” e era potente e prático. Estava equipado com um dos melhores motores Continental da época. A produção, que começou em Detroit, foi transferida para Cleveland, Ohio, encurtando o nome para uma única palavra – Abbott. Tendo ampliado sua capacidade de produção com a mudança, a marca conseguiu implantar modificações no modelo fabricado, criando 7 modificações até 1912 inclusive.
26. Alta
A montadora de automóveis Alta, marca grega de Atenas, foi fundada em 1962 e se desfez em 1978. A produção foi focada em caminhões leves, automóveis lacados e motocicletas. A principal diferença entre os produtos automotivos era a base de três rodas. Foi usada uma usina Sachs de 50 cc. O primeiro caminhão do modelo de produção – A700 com motor BMW e carga útil de 800 kg foi lançado em 1967. Ele se tornou o mais bem sucedido desse grupo de caminhões no país. No ano seguinte, foi lançado o automóvel de passageiros Alta A200 com motor Heinkel de 200 cm3. Mas seu sucesso foi mediano. A expansão da produção mudou para Elevsin. Mas após o fechamento do Alta A200 em 1974, surgiram problemas financeiros que levaram ao fechamento da marca após 4 anos.
27. AMC
AMC é um acrônimo para uma empresa americana de fabricação de automóveis fundada por George W. Mason em 1954 e sediada em Southfield, Michigan, Estados Unidos. A marca American Motors Corporation foi formada a partir da maior fusão da história dos EUA da Nash-Kelvinator Corporation e da Hudson Motor Car Company, iniciada por George W. Mason. A fabricação de carros pequenos criou competição para os monstros da indústria automobilística – Ford, General Motors e Chrysler. Nas décadas de 60 e 70, foram produzidos os modelos esportivos Javelin e AMX e, após a compra do Kaiser Jeep, iniciou-se a produção dos SUVs. Desde 1980, começa a cooperação com a Renault. Mas em 1987 as ações da empresa serão vendidas para a Chrysler.
28. ARO
Os veículos off-road romenos ARO (Auto Romania) de Câmpulung-Muscel foram lançados em 1957. A marca existiu por quase meio século – até 2003. O apogeu da empresa caiu no período soviético, e o declínio – por um tempo como parte da UE. Os modelos com instalações Daihatsu tiveram grande procura na Espanha e foram produzidos em Portugal como Hisparo e Portaro. A ARO-Ciemme na Itália equipou o equipamento com motores Volkswagen e o produziu sob a marca ACM. Após o fechamento da produção na Romênia em 2003, a ARO foi reintegrada na República Tcheca, como um pequeno lote. A produção começou nas instalações de produção da Auto Max Czech (AMC).
29. Askam
A Turkish Askam, uma subsidiária da iftçiler Holding, fabrica caminhões e veículos comerciais em Istambul, Turquia, desde 1962 até 2015. O empreendimento foi criado com a participação conjunta da Chrysler. Inicialmente, a empresa se chamava Chrysler Sanayi. Mas em 1964 foi substituído por Askam e começou a produção de caminhões – Fargo Trucks, DeSoto e Dodge sob licença. Em 1978, os parceiros turcos compraram a participação da Chrysler. Desde o início dos anos 90, teve início a produção de caminhões subcompactos japoneses licenciados. 2002 foi o ano do rebranding. A empresa foi renomeada como Askam Kamyon Imalat ve Ticaret AŞ. Mas em 2015, a produção foi interrompida.
30. Auburn
Auburn é uma das mais antigas montadoras americanas de Auburn, Indiana, Estados Unidos, fundada pelos irmãos Frank e Morris Eckhart em 1900. Ela se separou da então famosa empresa de carruagens puxadas por cavalos, a Eckhart Carriage Company. Eckhart Jr. comprou a produção de dois proprietários de pequenas oficinas em Indiana e começou a realizar sua ideia com um carro de turismo. Após a guerra em 1919, a marca foi comprada por um grupo de investidores de Chicago com Ralph Austin Bard. E em 1924 foi comprado por Errett Lobban Cord, criando um carro de luxo – L-29. O famoso Duesenberg Model J, Auburn Speedster [en] 1935-1937 e Cord 810/812 foram criados. A Grande Depressão levou ao fechamento da empresa em 1937.
31. Austin Motor
O britânico Herbert Austin fundou a Austin Motor Company em 1905. Lançando carros sob a marca Austin em Longbridge, Inglaterra, Reino Unido, a marca sobreviveu por conta própria até 1952. Seu primeiro produto foi o Austin 18 / 24HP [5] Endcliffe, lançado na primavera de 1906. Os produtos foram comprados por príncipes russos, bispos do Vaticano, nobres da Grã-Bretanha e líderes da Espanha. A marca oferecida no sortimento de categorias de carros – limusines de passageiros, cupês, ambulâncias, veículos utilitários comerciais. Em 1952, foi formada a holding British Motor Corporation.
32. Autobianchi
A marca italiana de automóveis Autobianchi foi fundada em 1955 por três marcas líderes – Bianchi, Pirelli e Fiat. Foi criado para a produção de carros do tipo família – carros subcompactos como o Autobianchi A111 sedã, que tiveram grande demanda, superando os volumes de vendas até mesmo do então popular Fiat neste grupo. Os mais famosos foram o Autobianchi A112 1969 e o Autobianchi Y10 com sistema FIRE. A integração da marca em 1989 com Lancia cessou o desenvolvimento de novos modelos sob esta marca, e com a retirada do Y10 da produção em 1995, a Autobianchi deixou de existir.
33. Axon
Representante das montadoras britânicas – Axon Automotive, de Northampton, Northamptonshire com foco na produção de automóveis e componentes. Em 2008, tendo formado sua sede em Wellingborough, Reino Unido, apresentou seu primeiro hatchback no Sexy Green Car Show. Incluindo o seu próprio design e desenvolvimento no domínio das tecnologias de materiais, a marca tinha amplas perspectivas de desenvolvimento. A empresa desenvolveu compósitos estruturais leves para a indústria automotiva, tinha uma equipe de funcionários experientes para projetar, analisar e implementar suas próprias inovações na produção. Mas em 2020, ela anunciou que seria fechado.
34. Aeolus
Aeolus (Dongfeng Fengshen) é uma marca de automóveis chinesa da Dongfeng Passenger Vehicle Company, parte do Dongfeng Motor Group. A empresa iniciou a sua actividade em 2009 com a designação Fengshen, posteriormente recebendo a designação oficial inglesa – Aeolus. A versão chinesa do nome é uma homenagem ao modelo de carro da Yunbao Automobile. Tendo se tornado a parceira oficial da joint Yunbao nos anos 90, a marca Nissan deu início ao lançamento – Yunbao Fengshen 7200. Em 2009, a empresa lançou o primeiro sedã de quatro portas – Fengshen S30, classe A. Em 2011, um cinco portas versão intermediária – Fengshen H30 foi lançado. Em 2012, a marca se expandiu para fora da China, vendendo na Venezuela.
35. Aiways Automobiles Company Ltd
Fu Qiang (Samuel), ex-chefe de vendas da Volvo Cars, China, e Gary Gu fundaram a marca de automóveis Aiways em Xangai em 2017. A sede principal da marca está localizada em Xangai, na China, centro europeu e de pesquisa da empresa – em Munique, Alemanha. O primeiro modelo do empreendimento saiu em 2018 e foi batizado de Aiways U5. Foi certificado para os requisitos do mercado da UE. Em 2019, ela se tornou proprietária de 50% das ações da Jiangling Holdings. Isso abriu as portas para a marca fabricar veículos elétricos e expandir a capacidade por meio do uso da fábrica de Jiangling. Os primeiros modelos à venda na UE foram enviados de trem em 2020, o que reduziu o tempo de entrega de 6 semanas para 16 dias.
36. Almac
A Nova Zelândia também contribuiu para a história da indústria automotiva global. Sua marca é a Almac cars, fabricante de componentes automotivos fundada em 1984 em Upper Hutt. Faz parte da Almac Reinforced Plastics Ltd, fundada por Alex McDonald em 1971. Depois de se mudar para a Nova Zelândia, o fundador começou em 1976 a desenvolver um carro esporte semelhante ao Lotus Elite 1974 no chassi da Volkswagen. Este foi o único modelo. Foi vendido como um carro de corrida Phil Derby. Foi a vez do Almac 427, uma réplica do Shelby Cobra 427, que vendeu 17 unidades em 1984. Seu corpo era feito de fibra de vidro. Mas até agora, a marca não conseguiu criar um único carro próprio.
37. Alternative Cars
Outra montadora da Nova Zelândia é a Alternative Cars Limited, fundada por Russell Hooper em 1984 como Kit Kars Limited. Inicialmente, ela estava envolvida no fornecimento de suprimentos médicos. E só em 1996 recebeu o nome conhecido até hoje, iniciando a produção de componentes para automóveis. Os primeiros carros da marca foram baseados na carroceria de fibra de vidro do modelo MG TF dos anos 50. Nessa época, a oficina mudou da garagem de sua casa para a oficina em Auckland. Lançado em 1996, o T Mark 5 foi enviado para o mercado australiano. Em 2000, surgiram os desenvolvimentos com volante à esquerda. A TG cobriu os mercados dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália hoje.
38. AM General
AM General é um representante dos fabricantes de veículos pesados e modelos de contrato dos EUA de South Bend, Indiana. Seus modelos mais famosos são o Hummer civil e o Humvee do exército, montados na fábrica de Mishawaka, Indiana. A marca iniciou sua história com a roda padrão de 19003, que, após muitas fusões e mudanças de propriedade em 1970, se tornou a aquisição da American Motors Corporation (AMC). Em 1971, a marca adquiriu o nome – AM General, como subsidiária. De 1972 a 1979, a empresa produziu ônibus urbanos. No momento em que foram fechadas, 2 linhas de trólebus conseguiram deixar os estoques. Em 1992, o HMMWV entrou no mercado civil. Em 2002, o Hummer H2 apareceu.
39. Amuza
Uma marca australiana de limusines, Amuza, foi fundada em 1997 por Ventura. O fabricante tem sede em Perth. O seu carro mais famoso é o Grand Chauffeur, apresentado em 2003 em Tóquio. Sua implementação é realizada em vários países – Japão, Australië e Cingapura. Toda a linha de limusines da marca utiliza a base de modelos americanos – Ford Falcon, Fairmont, Futura. A marca ofereceu recentemente um novo carro esportivo para eliminar os entusiastas de carros – um protótipo para uma futura linha de produção em massa. O próximo da fila é o projeto do veículo anfíbio, que está nos desenhos.
40. Anteros Coachworks
Desde 2005, uma empresa privada de carros esportivos foi estabelecida em San Jose, Califórnia, Estados Unidos. Seu fundador foi o designer Roger Hector. Em 2006, ele desenvolveu o carro esportivo de luxo, o Anteros, baseado no C6 Corvette, com uma potência de 500 cv. e turboalimentado. Ele foi produzido em uma edição limitada e montado à mão para uma alta qualidade de construção. Sua construção tem sido aplicada em fibra de carbono, couro e madeira na decoração. O salão teve um design individual. O modelo ofereceu uma oportunidade para o cliente solicitar uma configuração individual e foi produzido até 2009.
41. Apex Motors
Apex Motors é uma empresa automobilística conjunta de Hong Kong e britânica. Foi fundado em 2016 pelos irmãos Jason e Gary Leung com base no Elemental RP-1. A produção foi sediada em Hong Kong, e o AP-1, um carro esportivo de pista aberta, foi lançado, que tinha um motor de 2,3 litros da Ford com 400 cv. Na primavera de 2020, a marca colocou à disposição do grande público um novo modelo, apresentando o conceito de veículo elétrico – o Apex AP-0, que será um verdadeiro competidor do Tesla. Sua produção em massa está prevista para 2022 e ocorrerá na Inglaterra.
42. Aptera Motors
Uma startup americana chamada Accelerated Composites, agora Aptera Motors Inc. foi fundada em 2005 para produzir carros de alto desempenho. Em 2011 foi extinto. Mas em 2019, seus primeiros fundadores Chris Anthony e Steve Fambro renasceram com uma ligeira mudança de nome, tornando-se Aptera Motors Corp. A instalação está localizada em San Diego, Califórnia. Aptera Motors Corp. era uma variante de três lugares de um carro de dois lugares chamado Aptera 2 Series. Em 2019, ele passou por uma atualização para uma versão movida a energia solar. Em 2020, um novo protótipo do Aptera EV foi apresentado.
43. Arash Motor Company
Newmarket, Suffolk, Inglaterra é a sede da empresa britânica de fabricação de automóveis Arash Motor Company. Fundada por Arash Farboud como Farboud Limited em 1999 para fabricar super e hipercarros, ela mudou de nome 7 anos depois. Hoje a marca é conhecida por 4 modelos – AF-LM, dedicado a Le Mans; supercarros Farboud GTS e AF-8 e AF-10 – o primeiro hipercarro. Atualmente, apenas AF-8 e AF-10 são produzidos. O novo modelo é anunciado para o final de 2021. Em termos de volume de produção, a marca está focada em volumes ultrapequenos. Hoje, esse número é de 2 a 3 carros por ano. Com isso, não há metas de aumento de vendas, que hoje são inferiores a 80 unidades por ano.
44. Arcimoto
Arcimoto é uma nova empresa automotiva americana focada em veículos elétricos modernos, com sede em Eugene, Oregon. Fundada em 2007 por Mark Frohnmayer, ela agora fabrica e comercializa o Fun Utility Vehicle (FUV), um veículo elétrico duplo para duas pessoas. Além disso, a empresa vende veículos especiais – vans “Rapid Responder” para uso emergencial e Deliverator para entregas complexas de última milha. No verão de 2020, a marca iniciou uma parceria com Sandy Munro para otimizar o processo de fabricação e design.
45. AC Schnitzer
Como uma divisão separada da marca Schnitzer Motorsport, AC Schnitzer, com sede em Aahen, está envolvida no ajuste de automóveis de reposição. A empresa concentra-se na marca de automóveis BMW. Conforme a marca se desenvolve, ela expande suas capacidades. Algum tempo atrás, ele assumiu o cargo e a Land Rover. A empresa fabrica peças sob encomenda, levando em consideração a necessidade de aumentar a produtividade do aparelho. AC Schnitzer oferece opções de chassis customizados, rodas customizadas, melhorias de desempenho. O interior e o exterior estão sendo redesenhados.
46. Allard Motor Company
Um pequeno fabricante britânico de automóveis, Allard Motor Company, com sede em Londres, foi fundada pelo piloto Sydney Allard em 1945. O principal objetivo da marca Allard era encontrar uma solução de design para a colocação de grandes motores americanos no V8 em carrocerias de modelos britânicos, que, por sua vez, são leves. Como resultado, os carros de sua montagem tornaram-se especialmente eficientes, mas rudes em suas formas e designs. Como ele era um piloto, seu objetivo era fornecer velocidade, não beleza. A marca deixou de existir em 1958.
47. Arden
Um dos representantes da engenharia alemã é um engenheiro mecânico – Jochen Arden, que fundou um salão de carros tuning em 1972 com seu próprio nome. O motivo da criação da empresa foi a necessidade de implementar e legalizar suas próprias ideias para redesenhar o Jaguar XJ V12. O modelo resultante – Arden AJ1 diferia radicalmente do original tanto em sua forma, design, e tinha melhores características, aumento de produtividade. O sucesso levou à implementação contínua das conversões da marca Jaguar, que começaram massivamente em 1986. Além disso, a marca tentou sua sorte na Bentley, Land Rover, Mini.
48. Auto Union
De 1932 a 1969, a empresa automotiva alemã Auto Union, com sede em Zwickau, na Alemanha, desenvolveu suas atividades. Seus fundadores são Audi, DKW, Horch e Wanderer, o que se reflete no logotipo – 4 anéis cruzados. Cada um dos fundadores contribuiu com suas próprias características para a preocupação. Horch – carros premium, DKW – um grupo de veículos socialmente acessíveis, Audi e Wanderer – classe média. No entanto, o foco principal deste grupo foi o desenvolvimento e produção de carros de corrida sob uma única marca. O rebranding ocorrido em 1969 levou à extinção da empresa. Seu principal sucessor foi a Audi AG.
49. AAC
Auto Avio Costruzioni (AAC) é o nome original da mundialmente famosa marca italiana de automóveis Ferrari de Modena, fundada por Enzo Ferrari em 1929. Foi criado para modificar e melhorar vários elementos dos automóveis da Alfa Romeo. Durante este período, Enzo Ferrari esteve envolvido em corridas e liderou a equipe Alfa e competiu em competições de nível europeu. O primeiro e único carro lançado com a marca foi o Auto Avio Costruzioni Tipo 815. Enzo Ferrari, os engenheiros Alberto Massimini e Vittorio Bellentani participaram pessoalmente de sua criação. Ele desenvolveu uma velocidade de até 175 km / he tinha uma potência de 72 cv. Em 1947, a marca recebeu o nome de seu fundador – Ferrari. Em 1957, a UA foi oficialmente abolida.
50. Adrenaline Motorsport
Fundada em 2005 por Daniel Jefferson Muir, Tom Richard Taylor, Neil Yates e Martyn Sutherland, a Adrenaline Motorsport tornou-se a base para as marcas Adrenaline, Minari e Toniq. Originalmente localizada em St Columb Major em der Grafschaft Cornwall, a sede mudou-se para Bodmin em 2008. Antes disso, em 2006, Murtaya foi lançado baseado no Subaru Impreza 93-2000 com tração nas quatro rodas. O nome era composto por 3 sobrenomes dos fundadores. 45 carros foram produzidos de 2007 a 2009. Mas as dificuldades financeiras que surgiram levaram à mudança da empresa para Lutterworth em Leicestershire e à subsequente falência em 2010. O volume total de produção foi de 57 carros de rally.
51. A.D. (Projeto Avançado Tramontana)
Fabricante de automóveis espanhol – A.D. (Advanced Design Tramontana) produz carros esportivos. Fundada por Joseph Rubau, que convidou o designer Pere Giry, o fisiculturista Xavi Lopez e o engenheiro Jordi Baltasar, A.D. focada na produção de supercarros. A principal característica dos seus desenvolvimentos é a utilização de tecnologias modernas na produção de automóveis de acordo com as tradições dos anos 30 do século passado, criando virtualmente obras de arte sob a forma de modernos automóveis de alta velocidade. A marca é caracterizada pela criação de carros únicos, desenvolvendo designs de acordo com parâmetros individuais.
52. Aeon Sportscars Limited
A montadora britânica Aeon Sportscars Limited iniciou suas operações em 2000 em Marden, no condado de Kent. Keith Wood e John Timothy Hewat tornaram-se seus diretores. Desde 2003, a marca começou a produzir componentes automotivos e o GT 3 Coupé original. Distingue-se pelas portas em forma de asa de gaivota, o assento dianteiro de três lugares, onde o assento do motorista fica no meio. O GT 3 Spyder foi lançado em 2004. Em 2009, o modelo Epona foi apresentado na mostra. Desde 2011, um carro esportivo leve Exceed Autocraft está em desenvolvimento, que é planejado em duas versões – um cupê e um roadster.
53. Alba Engineering
O fabricante italiano de automóveis Alba Engineering, fundado em 1983 por Giorgio Stirano, foi estabelecido para projetar e fabricar carros de corrida. O motivo da criação foi a necessidade de carros que pudessem ser usados nas competições de juniores do campeonato mundial C2 em corridas de enduro. Ao longo de dois anos, a marca criou uma técnica de corrida que não só atendeu aos requisitos definidos, mas conduziu constantemente os pilotos à vitória. Resultados particularmente bem-sucedidos foram na classe AR2. Um dos modelos mais eficientes foi o Alba AR5, apresentado no Daytona Finale 3 Horas.
54. Amilcar
A marca francesa Amilcar foi fundada por Joseph Lamy e Émile Akar em 1921. Envolvida no lançamento de veículos de passageiros, ela se concentrou em seu tipo esportivo. Com sede inicialmente em Paris, na rue Shmen-Ver, a empresa passou por limitações de espaço, o que levou a uma mudança para uma oficina em Saint-Denis. O primeiro produto de engenharia, o carrinho de criança CC para duas pessoas, foi apresentado no Salão do Automóvel de Moscou no outono de 1921. O modelo de maior sucesso foi o 1926 Amilcar CGSS. Em 1928, a marca demonstrou uma geração completamente nova de veículos com vários tipos de modificações. Ao mesmo tempo, iniciou-se a produção de caminhões. A marca foi descontinuada em 1939.
55. ARK Performance
ARK Performance é uma marca automotiva americana localizada em Ontário, Califórnia, EUA. O foco principal é o auto-tuning, desenvolvimento de componentes de classe mundial para carros. A marca está ativamente envolvida na co-produção. Em estreita parceria com a coreana Hyundai, diversos veículos de projeto foram criados, como o Alpine Edition Veloster, o AR550 Hyundai Genesis, o Legato Concept e o Danza. Dando continuidade ao seu desenvolvimento, hoje a empresa está considerando a conclusão de novos acordos para o redesenho e desenvolvimento conjunto do design de novos modelos com as marcas líderes mundiais na produção de carros premium.
56. American Specialty Cars (ASC)
A montadora americana American Specialty Cars (ASC) foi fundada em 1965 por Heinz Prechter em Los Angeles, Califórnia. Era originalmente chamada de American Sunroof Company. Após 2 anos, a marca adquiriu grandes instalações em Detroit. As primeiras entregas foram feitas para a Ford Motor Company. S 1968 Mercury Cougar XR-7. A principal atividade era o desenvolvimento de telhados conversíveis. Este processo envolveu a criação de vários de seus próprios modelos modificados, incluindo o cupê ASC McLaren Capri e o conversível para duas pessoas, o ASC McLaren Mustang de dois lugares. A marca foi encerrada em 2017.
57. ASL
A divisão de produção de automóveis da Autobacs – ASL (Autobacs Sports Car Laboratory) foi formada com base na falida aquisição da produção de veículos especiais – Tommykaira. Em 2001, passou a deter o nome atual. O primeiro pequeno carro esportivo ASL Garaiya foi construído com base no Tommykaira ZZ. Sua modificação em 2003 foi apresentada no Japão na classe da série de corrida GT300. Hoje, o Garaiya RS01 está em desenvolvimento, posicionado como uma adição maior e mais rápida ao ZZ. A produção está funcionando e trabalhando em várias séries de carros ao mesmo tempo.
58. ASMA Design
No campo dos cosméticos auto-tuning e aftermarket, destaca-se a marca alemã ASMA Design, localizada em Lauda-Königshofen, Alemanha. Mas em sua base também há uma criação própria – o carro ASMA CLS Shark, que impressionou a todos no IAA 2005, realizado em Frankfurt, na Alemanha. Os modelos subsequentes também foram realizados no projeto original e apresentaram melhor desempenho. Entre eles – Asma Design SLR Perfectus, 2009, bem como modelos modificados das marcas líderes mundiais – Mercedes-Benz, Porsche, por exemplo, uma versão exclusiva do Asma Design Porsche Cayenne Turbo “Gigante”.
59. ATS
A fabricante italiana de veículos de turismo e esporte – ATS (Automobili Turismo e Sport) foi fundada em 1961 e tem sede em Bolonha, Itália. Os fundadores foram Girolamo Gardini, Giotto Bizzarini, Carlo Kitty, Fausto Galassí, Enzo Selmi – todos da alta direção da marca Ferrari que saíram de sua composição. A presença no grupo do designer-chefe da empresa permitiu acreditar que ele poderia existir como montadora por conta própria. O primeiro carro para a Fórmula 1 saiu – ATS Tipo 100 em 1963. Foram lançadas 2 opções não muito bem sucedidas. No mesmo ano, o A.TS 2500GT com uma posição de motor central é apresentado. A marca é encerrada em 1964.
60. Autech
Marca japonesa Autech Japan Co., Ltd. Foi criada em 1986 pela marca Nissan como uma subsidiária para ajuste e conversão de modelos de automóveis emitidos pela corporação. O escritório da nova empresa estava localizado em Chigasaki-shi, Japão. Toda a produção foi financiada pela empresa-mãe, o que permitiu a comercialização dos produtos Autech apenas através da sua rede. Em 1987, a marca iniciou uma produção conjunta de carros esportivos de luxo com a italiana Zagato. O motor e o chassis foram desenvolvidos pela Autech. 1989 viu a luz do Autech Zagato Stelvio AZ1. A empresa, após receber permissão para expandir, abriu um escritório na ASEAN em Bangkok, Tailândia.
Que logotipo de carro é a letra A?
Se você olhar a lista de marcas no 'A' acima, poderá encontrar mais de 60 nomes. E está longe de estar completo. Inclui apenas empresas que desempenharam um papel importante na indústria automotiva. São eles Ariel e Audi Sport, Aspark e Alfa Romeo. Mais pode ser obtido olhando a lista acima de marcas começando com A.
Que SUV começa com A?
Somente em 2010-2020, mais de 35 modelos de SUVs de 10 marcas conhecidas estão sendo produzidos em massa e em pequena escala no mundo todo. O mais 'prolífico' nessa direção foi a Audi, que conta com 17 modelos e modificações. Entre eles, o mais recente - RS Q3 Sportback, Q4 e-tron. Aston Martin, ArcFox, AM General, Alpina com 4 ofertas, Alfa Romeo, Acura oferecendo 3 crossover compactos de luxo e outros também não estão muito atrás.
Que carros caros começam com um?
Hoje, entre os carros mais caros com um nome começando com a letra A, podemos citar: Coruja Aspark com valor declarado de $ 3.560.000, dois modelos - Aston Martin Valkyrie com preço de $ 3.200.000 e One-77 - por $ 1.400.000. Considerando a questão em um contexto histórico, muitos mais modelos serão adicionados a este grupo. No entanto, os diferentes valores do dólar em diferentes períodos de tempo dificultarão a avaliação de seu valor real.