Os fabricantes de automóveis costumam se inspirar em imagens de animais e pássaros ao projetar logotipos. Na seleção abaixo, consideraremos exemplos de logotipos que contêm um pássaro. Mas, primeiro, um pouco sobre o simbolismo dessa imagem. Um pássaro no logotipo de um carro pode representar:
- Liberdade. E isso é muito prático, porque ter seu próprio carro de alta qualidade torna a pessoa mais livre e independente, abre mais oportunidades para ela.
- Paz. Parece que essa mensagem não tem nada a ver com a indústria automotiva, pois está mais associada à esfera humanitária. Mas para viajar com segurança na estrada, você precisa conhecer as regras e respeitar os outros usuários da estrada. E já a partir desta posição, a mensagem de paz torna-se bastante compreensível.
- Felicidade e vida. Um campo associativo tão amplo é muito apropriado no tema automotivo. Não é à toa que costumam dizer: movimento é vida! Um bom carro pode oferecer mais oportunidades para esse movimento – bem como abrir novos caminhos para a felicidade e a aventura.
Assim, o logotipo do pássaro no carro parece convincente e apropriado. E cada empresa já escolhe em que formato estilizar essa imagem.
Rossion
Muitos acreditam ser um fabricante americano de supercarros. Mas com esta marca nem tudo é tão simples. Na verdade, as origens da empresa estão na Inglaterra. Acontece que os americanos têm uma atitude bastante fria em relação aos carros europeus. Além disso, existem muitos de seus fabricantes lá. É por esta razão que a empresa britânica Noble Automotive começou a vender os seus automóveis como se fosse “pela porta das traseiras”. Os papéis foram assinados com a 1G Racing para obter o direito de produzir o cupê com motor central Noble M12 nos Estados Unidos. Pelo acordo, os americanos montam e vendem o carro com um nome diferente – Rossion Q1.
Para ambas as empresas, essa cooperação foi benéfica. Uma empresa dos Estados Unidos se apoderou facilmente da documentação técnica do carro e do chassi acabado, e também obteve economia com taxas alfandegárias. Os britânicos, por sua vez, atraíram investimentos adicionais, que tornaram possível trabalhar em uma nova ideia – o modelo Noble M15.
O emblema da Rossion tem a forma de um escudo. O logotipo usa o preto como base para a composição, assim como a cor metálica, que retrata os principais elementos do logotipo dentro dele.
O elemento central do logotipo é um pássaro pousando. Ela já está firme nas patas, mas ao mesmo tempo mantém as asas abertas. Esse posicionamento é muito simbólico e pode refletir como a empresa se vê no mercado – com prioridade na praticidade, mas com grandes aspirações.
Acima do pássaro está o nome da marca em itálico. A letra “s” duplicada é estilizada de uma forma muito interessante. O elemento inferior da primeira letra “s” é alongado horizontalmente e serve de base para a primeira parte da palavra. E na segunda letra “s” a parte superior é alongada, como se cobrisse a segunda parte da palavra. Isso pode até certo ponto indicar solidez e confiabilidade.
Arash
Esta empresa britânica é especializada na produção de carros esportivos. O fundador da empresa é Arash Farboud. Ele fundou sua ideia em 1999 e inicialmente deu à empresa o nome de “Farboud Limited”. Em 2006, houve mudanças na denominação, e a empresa passou a ter o nome atual.
O emblema é feito em preto e amarelo. Um pássaro poderoso com cauda aberta parece confiante. No contexto do significado semântico do logotipo, isso pode ser interpretado como as grandes ambições da empresa, sua confiança e capacidade de produzir carros que realmente atendam às necessidades e demandas do público-alvo.
Na verdade, o significado do logotipo e o trabalho da empresa estão em harmonia. Os modelos de automóveis Farboud GT e Farboud GTS, produzidos em 2006-2011, receberam muitas críticas positivas. Os carros produzidos pela empresa participaram de corridas, de acordo com os resultados das quais os tecnólogos puderam entender o que neles precisa ser melhorado e modernizado. Como resultado, seus desenvolvimentos foram implementados no modelo de carro Arash AF-10.
Hoje, a empresa continua a trabalhar ativamente e a produzir carros de alta qualidade para os quais seus clientes são solicitados.
Simca
Este fabricante francês de automóveis tem uma história bastante sólida. A empresa foi fundada por um gigante da indústria como a Fiat. Aconteceu no outono de 1934. De julho de 1935 a maio de 1963, a empresa foi dirigida pelo italiano Henri Theodore Pigozzi.
O logotipo da empresa é dividido horizontalmente em 2 partes. A grande seção inferior contém o nome da marca em um tipo claro de alcatra sobre um fundo vermelho. Acima, sobre um fundo azul, um pássaro é retratado em posição horizontal. Sua aparência se parece um pouco com imagens de pássaros de pinturas rupestres antigas, bem como imagens semelhantes em utensílios domésticos que às vezes são encontrados durante escavações arqueológicas.
A propósito, o significado deste símbolo pode ser bastante multidimensional. Este não é um pássaro típico, mas estilizado, que também se assemelha vagamente a um peixe na água (se você considerar que está representado em um fundo azul). No contexto da temática automotiva, tal composição pode ser interpretada como a versatilidade e funcionalidade de um carro, em que o motorista se sente “como um pássaro no céu” ou “como um peixe na água”. Embora a empresa já tenha deixado de existir há muito, este logotipo é um exemplo interessante da identidade visual da marca.
Bizzarrini SpA
Este fabricante italiano de automóveis ficou famoso nos anos 60 do século passado. A empresa foi fundada por Giotto Bizziarrini, que já ocupou cargos de engenharia responsável na Ferrari, Alfa Romeo e Iso.
Apesar do fracasso em 1969, uma série de bons carros esportivos e de corrida foram produzidos durante a existência da empresa.
O logotipo, que combina as cores vermelho e metálico, também traz um pássaro. O próprio logotipo parece uma roda com pontas. A estilização do pássaro parece muito interessante. As asas abertas, os ângulos agudos e os contornos nítidos parecem confiantes e até um pouco desafiadores, visto que esta ave é retratada em um fundo vermelho. Isso não é estranho, porque um engenheiro tão experiente Bizziarrini confiava no seu conhecimento, que ele colocou na base da produção. É uma pena que a empresa existe há tão pouco tempo.
Packard
Esses carros americanos são sinônimos de luxo e alta qualidade. A empresa está sediada em Detroit (Michigan). A história da empresa é bastante sólida. A empresa produziu os primeiros carros em 1899. O último carro foi produzido em 1956 em Detroit. Era o famoso carro-conceito Packard Predictor.
Como emblema, a empresa escolheu a figura de um cisne gracioso com asas levantadas. O pássaro parece muito bonito e elegante. O chic externo deste cisne transmite perfeitamente o segmento de mercado em que a montadora atuou. Basta olhar para o seu design e logo fica claro que a empresa produzia carros no segmento de luxo.
No contexto da coleção de hoje, este logotipo será sem dúvida um dos mais elegantes.
Duesenberg Motors
A empresa americana produzia carros de corrida e carros de luxo. A empresa foi fundada pelos irmãos Frederick e August Dusenberg em Minnesota em 1913. Apesar dos sucessos anteriores, a empresa teve que fechar em 1937. O motivo foi o impacto na produção de processos macroeconômicos. A Grande Depressão da época atingiu fortemente o segmento de bens de luxo, e a empresa não resistiu.
O logotipo da empresa é elegante e bonito. Parece muito impressionante. Podemos dizer que mesmo “fora do tempo”. Uma bela águia-real de asas abertas indica uma grande escala da empresa, bem como sua ambição na direção de produção escolhida. A tonalidade dourada é combinada com sucesso com o azul escuro, que é escolhido para denotar o nome do fabricante.
Para resumir, é importante notar que apesar do fato de algumas das empresas listadas terem deixado de existir há muito, a sua contribuição não passou despercebida na indústria automotiva. E os logotipos dessas empresas permitem, em certa medida, compreender o campo semântico em que trabalharam e que procuraram transmitir ao seu público.