Os fabricantes de automóveis costumam ser inspirados por temas de animais quando se trata de design de logotipo. Não há nada de estranho nisso, já que as imagens de animais, poderosas em significado, parecem relevantes e convincentes. Uma das imagens mais populares usadas em logotipos de automóveis é o leão. Se, em geral, falamos sobre aqueles significados universais que ele carrega em si, então eles são os seguintes:
- Coragem. E para os fabricantes de automóveis, é muito importante divulgar que eles têm a coragem de estar sempre atualizados e dotar seus carros de tudo o que é necessário para o conforto dos motoristas.
- Poder. Neste contexto, pode ser uma posição forte no mercado, a presença de modernas instalações de produção.
- Liderança. Qualquer grande empresa automotiva se esforça para ser líder de nicho e ser respeitada pelos clientes.
Se falamos de um leão na cultura mundial, a imagem deste animal está associada ao poder real, influência e poder.
Peugeot
Este logotipo é provavelmente o mais reconhecível entre os emblemas de marcas de automóveis com a imagem de um leão. A empresa fabricante está localizada na França e tenta dar aos carros fabricados as vantagens que se enquadram na expressão “qualidade europeia”. Inicialmente, no logotipo da Peugeot, o leão era representado caminhando ao longo de uma flecha. Ele carregava um amplo campo de significados associados a velocidade, flexibilidade e força.
Pela primeira vez, um leão apareceu no logotipo da Peugeot em 1847. Naquela época, a empresa produzia produtos siderúrgicos. Imagens de um leão foram usadas para transmitir as características dos produtos, muitos deles com dentes afiados.
A pose do leão no logotipo da Peugeot indica prontidão para o ataque. Ao mesmo tempo, ele se apóia com força e firmeza nas patas traseiras. Por um lado, isso pode simbolizar uma posição forte no mercado e, por outro, uma vontade de enfrentar os desafios da época e produzir carros de altíssima qualidade para nossos clientes.
Holden
A empresa foi fundada em 1858, por isso sua história é surpreendente. É verdade que é uma pena que a marca tenha deixado de existir recentemente. Por algum tempo a empresa trabalhou de forma independente, depois fazia parte da General Motors, e agora está totalmente extinta.
A empresa australiana foi batizada em homenagem ao fundador – esse era seu sobrenome. O primeiro logo ficou com a imagem de um cavalo, pois a empresa produzia equipamentos para carroças e cavalos. Até mesmo a entrada do prédio da empresa já foi decorada com uma estátua em tamanho real de um belo cavalo, encomendada por James Alexander Holden para mostrar aos clientes de forma ainda mais convincente o que seu negócio está fazendo.
À medida que a empresa reorientava sua gama de carrocerias ao longo dos anos, um leão apareceu em seu logotipo. O logotipo redondo da Holden mostra um leão segurando uma roda com a pata. Parece lindo e simbólico. É uma pena que tal gigante da manufatura tenha deixado de existir. No entanto, a história sólida e o logotipo poderoso lembram aos motoristas que essa marca existia.
Próton
O logotipo foi usado no carro Proton Waja em 2000. Curiosamente, muitos ainda estão debatendo qual cabeça está representada neste logotipo – a de um leão ou de um tigre. Mas, em qualquer caso, parece poderoso e impressionante. A cabeça do animal está representada no escudo em azul escuro e o nome da empresa está escrito em letras maiúsculas na parte superior do logotipo.
O leão que ruge, que transmite a ideia da potência dessas máquinas, é adequado no seu posicionamento – não é à toa que a logomarca Proton é utilizada não só no mercado interno, mas também para exportação. O rugido do leão pode ser simbolicamente comparado ao som que faz um carro correndo na estrada.
A interessante estilização da cabeça do leão também merece atenção especial. Parece minimalista, mas convincente.
Se tocarmos na história da empresa, ela começou a produzir seus carros em 1985. Mas, apesar de uma “idade” tão jovem, este fabricante de automóveis da Malásia se sente confiante no mercado. Portanto, há motivos para supor que ele tem um bom futuro.
Roeve
O nome desta marca tem uma história interessante. A SAIC queria comprar a marca Rover da BMW, mas não teve sucesso, pois a Ford se tornou a compradora naquele momento. Há uma versão em que este nome foi formado pela combinação de duas palavras chinesas, que na tradução significam a frase “poder magnífico”. É importante notar que esta marca é apropriada para um carro. Essa é exatamente a faixa de valores que os motoristas apreciam em bons carros. No entanto, a nomenclatura não é tão simples quanto parece à primeira vista.
Alguns especialistas acreditam que o nome usou uma técnica de transliteração para a palavra “Rover” – o nome da marca que a empresa queria adquirir. Mas representantes da empresa negam e argumentam que a base geralmente é a palavra alemã Löwe, que se traduz como “leão”. Foi assim que tudo ficou confuso.
O emblema Roeve usa tons de preto, vermelho e dourado. 2 leões, que estão na letra maiúscula do título, estão segurando uma vara. Uma fonte vintage interessante foi usada para a carta em si. Parece poderoso e artístico.
MAN
Esta empresa fabrica ônibus e caminhões. É propriedade de uma subsidiária da Volkswagen AG. A última empresa desta lista também se especializou na produção de grandes máquinas para uso comercial.
Também há uma história interessante com o logotipo. O leão surgiu do logótipo da empresa Büssing AG, que foi comprada pela MAN há várias décadas (nomeadamente, em 1971). O logotipo lembra o brasão de Braunschweig.
Se analisarmos o logotipo da MAN, então, na própria imagem do leão, há muito que vale a pena considerar em mais detalhes. Ele se apoia firmemente nas patas dianteiras retas e nas patas traseiras ligeiramente para trás. A pose do leão é calma, mas sua boca está aberta. Aqui novamente – uma associação com o rugido de um carro potente na estrada. Ao mesmo tempo, a posição confiante do leão pode indicar que a empresa está indo bem no segmento de mercado que escolheu.
Büssing AG
Na verdade, esse empreendimento já foi discutido acima. Não é por acaso que os leões nos logotipos Büssing AG e MAN são tão semelhantes entre si. A fabricante alemã de caminhões e ônibus tem uma história sólida. A empresa foi fundada em 1903. Seu fundador é Heinrich Bussing, e ele fundou sua empresa na cidade de Braunschweig.
A empresa rapidamente conquistou uma posição forte em seu nicho, tornando-se uma das fabricantes de caminhões mais influentes do mercado europeu. Sucessos particulares começaram na década de 1930. Após a aquisição da MAN, o leão adorna não só o logotipo da Büssing AG, mas também o emblema da subsidiária.
INKAS Armored Vehicle Manufacturing
A empresa é especializada em veículos blindados. Sua linha de produtos é muito ampla. Ambos são SUVs premium e veículos para fins especiais. Além disso, a empresa ainda fabrica veículos blindados de transporte de pessoal.
Apesar de um nicho tão difícil e da escala de produção, a empresa foi fundada há relativamente pouco tempo – em 1996.
O leão parece especialmente apropriado no logotipo da INKAS. Isso ajuda a enfatizar que as máquinas produzidas são realmente duráveis, seguras e resistentes a todos os tipos de ameaças. Não é à toa que um leão é retratado com asas e uma espada no emblema da marca. E o próprio logotipo parece um brasão, o que o torna mais sólido. Essa composição visual parece impressionante e é bastante consistente com o setor em que a empresa atua.
Resumindo essa seleção, podemos resumir o seguinte: em cada um dos emblemas apresentados, o leão é estilizado à sua maneira. Em algum lugar ele parece um super-herói, como no último logotipo; em algum lugar semelhante a um tigre, como no logotipo da Proton. Mas, ao mesmo tempo, em todos os lugares o leão parece adequado e único, expressando os significados inerentes à identidade visual da empresa.