Significado e história
O logotipo da empresa traz a palavra “Logitech”. Este nome foi cunhado por Pierluigi Zappacosta e Daniel Borel, modificando ligeiramente a palavra francesa “logiciel”.
1981 – 1985
O logotipo de estreia não era tão criativo quanto as versões subsequentes. Mas ele transmitiu com precisão a natureza das atividades da empresa e foi tematicamente relacionado a ela. Sua principal característica era a geometria e a precisão das figuras. A inscrição, por exemplo, tinha a forma de um cabo de computador – um cabo de conexão largo e achatado com listras finas. Cada fio é embalado em uma trilha separada, razão pela qual um padrão de logotipo listrado apareceu. Na frente da marca havia um ícone em miniatura com duas letras “L”, uma das quais estava virada de cabeça para baixo.
1985 – 1988
Em seguida, os designers simplificaram o logotipo. Eles reduziram a espessura dos caracteres, deixando linhas finas, converteram as letras em maiúsculas e separaram o nome com cores. A metade esquerda (LOGI) é mais larga e mais escura que a metade direita (TECH). Na frente deles, os desenvolvedores colocaram uma forma geométrica complexa: um quadrado com um círculo dentro, que foi dividido em quatro partes iguais. O lado superior direito estava completamente preto. Em geral, os autores escolheram um monocromático clássico para este logotipo.
1988 – 1997
O novo emblema apareceu no final dos anos 1980. Ele foi desenvolvido pelo designer britânico Timothy Wilkinson, que estava na equipe da agência de design de marca sapo no Vale do Silício. O artista desenhou um sinal gráfico em uma prancheta simples.
Um cursor vermelho foi representado no canto. Timothy admitiu que anteriormente estava ocupado por um “+”, porque não sabia como o ponteiro do mouse se parecia. À esquerda estava um rosto surreal de olhos abertos. Abaixo está o nome escrito à mão da Logitech. A fonte foi inspirada na revista Emigré.
1997 – 2012
Em 1997, Wilkinson redesenhou o logotipo. O rosto humano se transformou em um mouse de computador, e o olho se tornou um ponto onde dois mundos estão conectados: o virtual e o real. O logotipo parece a impressão de uma mão humana sobre um mouse de computador.
2012 – 2015
Esta versão do logotipo não é nova, foi usada junto com o emblema de 1997, mas em documentos. A única diferença entre este logotipo e o antigo é a mudança da fonte das letras. A fonte ficou mais fina e refinada. Esta inscrição estava localizada à direita do símbolo da marca.
2015 – presente
A empresa decidiu mudar a marca em 2013. Ela confiou o redesenho aos especialistas do DesignStudio, com sede em Londres. Os desenvolvedores romperam todos os laços com a antiga identidade, tornando a composição mais clara e lógica, ao remover o símbolo da marca. A fonte se tornou moderna e um pouco futurística. Junto com o nome completo da marca, apareceu uma forma abreviada de mencionar “logi”.
Fonte e cores do logotipo
O novo logotipo reflete a herança de 30 anos da marca, mas desta vez sem o mouse e o olhar surreal. A maior parte do espaço é ocupada pela palavra “Logitech”. A fonte usada para a inscrição é Brown Pro. Foi criado pela tipógrafa Aurèle Sack. Se você olhar de perto, poderá ver elementos da fonte modernista Futura em que Paul Renner trabalhou.
Todos os caracteres da palavra são minúsculos, sem serifa. A letra “g” parece incomum – como um círculo (topo) com uma linha semicircular invertida (parte inferior). Outro sinal abstrato, composto por duas formas geométricas, está à direita da Logitech.