Significado e história
A palavra “Kodak”, que formava a base do logotipo moderno, foi registrada como marca em 1888. Não significa nada: é um conjunto aleatório de símbolos. Eastman queria que a marca começasse e terminasse com “K” e encontrou a combinação perfeita de letras sonoras. Desde o início do século XX. a inscrição no emblema foi reproduzida de maneiras diferentes, mas o estilo geral não mudou.
1889 – 1907
A lendária empresa fez sua estreia com um logotipo informativo e publicitário que continha breves informações sobre ela. Essa técnica era bastante adequada para uma marca não divulgada e pouco conhecida, então a Kodak foi exatamente assim. Ele coletou em um único espaço todos os dados importantes sobre si mesmo.
No centro, em um retângulo vertical em preto, está escrito “THE EASTMAN DRY PLATE AND FILM CO” em letras brancas. No lado esquerdo está a frase “BRANCH OFFICE 155 OXFORD ST. LONDRES “. A cidade e o estado de ROCHESTER N.Y. estão marcados à direita. Além do texto, o emblema contém elementos de design: folhas decorativas, listras divisórias, traços e uma moldura em forma de ornamento floral.
1907 – 1935
O designer do primeiro logotipo da Kodak foi o próprio George Eastman, e a autora da ideia foi sua mãe, que sugeriu o uso de um conjunto de anagramas. Com base neste conceito, o proprietário da empresa focou-se no “E”, “K” e “C”. As letras estão dentro de um círculo branco com contorno preto.
1935 – 1960
Em 1935, dois novos emblemas apareceram ao mesmo tempo. A primeira é a palavra vermelha “Kodak” com grandes serifas quadradas. A segunda é a mesma inscrição, mas no centro de um retângulo laranja claro com uma borda preta. Foi a estreia da paleta corporativa, que se enraizou nos logotipos subsequentes.
1960 – 1971
Na década de 1960. o foco mudou para o triângulo de curvatura de canto. A forma geométrica imita uma folha dobrada de papel fotográfico. O nome abreviado da marca está localizado no canto inferior direito.
1971 – 1987
O artista-designer C. Peter Oestrich livrou-se do triângulo e colocou as letras amarelas “Kodak” dentro do quadrado. Ele também adicionou outro elemento interessante – um sinal gráfico estilizado em forma de “K”. A composição no fundo lembra o obturador de uma câmera.
1984 – 2006
O emblema de 1984 é “Kodak” em um fundo branco. A palavra é descrita em uma fonte simples sem serifa.
1987 – 2006
Três anos após o redesenho, a empresa devolveu o icônico logotipo de 1971. Apenas o estilo das letras mudou: agora as letras não têm serifas.
2006 – presente
O quadrado amarelo desapareceu novamente. A fonte arredondada com “d” e “a” dá ao nome uma aparência incomum. Esta versão do logotipo foi desenhada pela agência de marketing britânica Ogilvy & Mather. Acredita-se que a renovação do sinal gráfico esteja associada ao aumento da concorrência no mercado e da pressão dos fabricantes de câmeras digitais. A Kodak, portanto, tentou salvar a situação para atrair a atenção para si mesma.
2016 – presente
Em 2012, a empresa faliu, mas um ano depois voltou a funcionar. Depois disso, foi decidido mudar a marca. O resultado foi um redesenho do logotipo clássico de 1971. O estúdio Work-Order, com sede em Nova York, manteve as proporções originais. Tudo o que ela fez foi escrever a palavra “Kodak” em maiúsculas. Os símbolos estão localizados verticalmente ao longo do lado direito do quadrado. Conforme concebidos pelos designers, eles devem se parecer com os orifícios ao longo das bordas de filmes fotográficos perfurados.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo moderno demonstra claramente que a história de seu desenvolvimento é uma busca pela perfeição. Portanto, os desenvolvedores frequentemente recorriam ao método de combinação: pegavam peças dos mesmos anos e as combinavam com novas. O resultado dessa busca criativa foi um sinal visual simples, cuja base foi lançada em 1971. Foi a sua forma que os designers utilizaram para a versão atual, acrescentando o nome de uma forma modernizada. A palavra “Kodak” não está posicionada horizontalmente, como costumava ser, mas verticalmente com uma grande quebra de letra. A moldura larga, o ponteiro afiado e o elemento figurado “asas de borboleta” permanecem os mesmos.
A fonte atualmente apresentada no logotipo é projetada por Allen Hori, da Identity Design. Ele pegou a versão anterior do nome e a modernizou: tornou as letras mais finas e graciosas, acrescentou leveza a elas, cortou as partes salientes na parte inferior do “d” e do “a”. A paleta característica da Kodak é estável, com tons quentes de vermelhos e amarelos desde 1935.