Jacksonville Jaguars é uma franquia de futebol profissional com sede em Jacksonville, Flórida. Os Jaguars competem na Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) como um clube membro da divisão sul da American Football Conference (AFC).
A data oficial de origem deste clube é 1995, quando ingressou na NFL como uma equipe de expansão. Mas o relatório não oficial menciona 1989. Grupo de propriedade em potencial “Touchdown Jacksonville!” foi organizado naquele ano. Esse grupo incluía inicialmente o governador Jeb Bush, Tom Petway e Wayne Weaver.
A organização tirou US $ 60 milhões do orçamento local para a construção do estádio e solicitou a franquia da NFL imediatamente. Eles tiveram que esperar alguns anos – até 1991, quando a NFL anunciou planos de adicionar duas equipes de expansão. Várias grandes cidades eram elegíveis para eles e Jacksonville estava entre elas. Mas suas chances eram insignificantemente pequenas devido ao estádio desatualizado e à pequena população.
A lista de candidatos diminuiu para cinco no verão de 1992. Depois, houve muitos anos de pausa, que permitiram à organização reconstruir o estádio local, onde a equipe do Jacksonville Jaguars apareceu em 1995. O empresário americano Wayne Weaver tornou-se seu único proprietário e ele liderou até 29 de novembro de 2011.
Em seguida, o empresário anunciou que venderia a equipe e o empresário paquistanês Shahid Khan concordou em comprar o clube. A venda foi finalizada em 2012 e ele é dono do clube desde então. Em 2015, a Forbes estimou o valor da equipe em US $ 1,48 bilhão. No entanto, a equipe foi comprada por Shahid Khan por US $ 770 milhões, com a condição de manter a equipe em Jacksonville, Flórida.
O apelido Jacksonville Jaguars foi escolhido 2 anos antes da aparição do clube em Jacksonville e 4 anos antes do jogo de estréia. Houve um concurso entre os fãs de futebol americano. Das três opções – onças-pintadas, tubarões, arraias – eles escolheram a primeira, pois havia uma onça-pintada morando no zoológico local. Essa onça era o orgulho de uma cidade porque ele era o mais antigo da América do Norte.
Significado e História
O que é Jacksonville Jaguars?
O Jacksonville Jaguars é um dos poucos times da National Football League que nunca teve a chance de jogar o Super Bowl. Ela existe desde 1993, está envolvida na AFC South e tem várias vitórias em campeonatos de divisão pelas costas. Seu estádio era originalmente o TIAA Bank Field.
O logotipo do Jacksonville Jaguars apresenta nada menos que um jaguar. Esta é uma decisão esperada porque até as cores oficiais do time combinam com a sua cor. É verdade que também houve surpresas: os jogadores nunca usaram seu primeiro emblema devido a alegações da montadora. A Ford Motor Company acusou o clube de Jacksonville de violação de direitos autorais. Seus proprietários achavam que a imagem de um predador saltitante era suspeitamente semelhante ao logotipo de sua marca Jaguar. Para evitar litígios, a equipe foi forçada a redesenhar o logotipo.
Cores oficiais da equipe – preto, dourado, branco e verde-azulado. Combinam com as cores naturais da onça que foi escolhida para ser o símbolo principal. Como resultado, o logotipo do Jacksonville Jaguars não mudou por anos; ele só havia se transformado em estágios marcantes do desenvolvimento da franquia.
1993 – 1994 (não utilizado)
Esse design do logotipo dos Jacksonville Jaguars não foi usado, embora tenha sido inicialmente recomendado. Descobriu-se que o logotipo da Jaguars proposto apresentava muita semelhança com o logotipo da montadora. Embora nenhum processo tenha sido levado a julgamento, advogados da equipe e da montadora negociaram um acordo amigável. Portanto, eles mudaram o logotipo. Um design autêntico apresenta um jaguar de corpo inteiro pulando. O corpo do animal é distintamente esticado, seus dentes estão à mostra e suas garras são prolongadas. Tudo isso fala pelo ataque ativo. O esquema de cores deste logotipo é amarelo e preto.
1995 – 2012
A Ford Motor Company, então controladora da montadora Jaguar, não levou esse caso a tribunal, porque a Jacksonville Jaguars projetou o novo logotipo – rosnando a cabeça da onça-pintada. As orelhas do animal estão perto da cabeça, o nariz está enrugado e os dentes brancos estão à mostra.
Essa imagem formidável é complementada com uma língua azul-petróleo, que foi o toque da esposa de Wayne Weaver. Wayne Weaver também afirmou que a língua verde-azulada veio de “alimentar os Panteras aos nossos Jaguares” – um golpe óbvio em seus irmãos em expansão. Cores incomuns tornam o logotipo do Jacksonville Jaguars realmente cativante. Outros tons são comuns para um padrão natural de um animal selvagem.
2013 – presente
Em 1995, devido a um conflito que surgiu, o Jacksonville Jaguars escolheu um novo emblema – talvez um pouco menos dinâmico do que o anterior, mas igualmente “perigoso”. A cabeça do jaguar rosnando tornou-se a base da imagem da equipe. A princípio, o desenho parecia impreciso: os artistas violavam as proporções, fazendo com que o animal parecesse irreal. Em 2013, a marca foi ligeiramente transformada, e para melhor. Isso teve pouco impacto no estilo, mas permitiu que os designers corrigissem erros do passado e dessem ao jaguar um visual moderno.
Outro design do logotipo foi criado depois que o novo proprietário da franquia, Shahid Khan, iniciou a mudança de design. Eles tornaram o jaguar feroz ao máximo para que o logotipo fosse original, excelente e atraente. Além disso, a imagem tinha que ser o mais realista possível. Isso está incorporado no logotipo redesenhado do Jacksonville Jaguars.
Eles tornaram a cabeça do animal moderna e amplificaram as poderosas características do gato. Por design, a boca do jaguar está aberta: o predador está rugindo. Suas orelhas não se parecem mais com um triângulo. Eles são naturalmente puxados para trás, como se um gato selvagem estivesse ouvindo os arredores antes de atacar.
Os olhos do Jaguar são muito mais realistas, suas manchas são adaptadas às manchas reais do animal e sua mandíbula é mais caída. Os designers removeram as linhas nítidas do logotipo do Jacksonville Jaguars; as cores são as mesmas, exceto pelo azul-petróleo: a língua, os olhos e o nariz agora são azul-petróleo.
Fonte e cores do logotipo
O conteúdo do logotipo do Jacksonville Jaguars não mudou desde 1995. O principal símbolo do clube de futebol é a cabeça de um jaguar, que parece muito zangado. Ele pressiona as orelhas e mostra dentes afiados com longas presas. Na versão mais recente, os artistas prestaram atenção aos detalhes, imitaram a cor real e tentaram transmitir as expressões faciais de forma realista. Além disso, eles usaram gradiente e sombras projetadas para criar um efeito 3D. O redesenho foi encomendado por Shahid Khan, o novo proprietário da franquia. Ele tomou essa decisão e aprovou pessoalmente o novo emblema.
Os desenvolvedores não escreveram o nome do clube de futebol no logotipo. Eles decidiram que um jaguar seria suficiente para entender a quem esta marca pertence. Isso permitiu que prestassem atenção à imagem gráfica e ao seu esquema de cores.
A metade superior da cabeça é colorida em dois tons de laranja, enquanto a metade inferior é completamente branca, exceto por manchas pretas. O preto também destaca detalhes e contornos. Uma solução interessante é usar a cor azul-petróleo para a língua, nariz e olhos. Parece que o jaguar comeu seu principal inimigo – a pantera. A ideia original pertence à esposa Wayne Weaver.
Qual é o logotipo do Jacksonville Jaguars?
A cabeça de jaguar rosnando é o logotipo mais adequado para um clube de futebol de Jacksonville. O predador é representado em uma cor branca e dourada, apenas as manchas e contornos são pretos, e os olhos, nariz e língua são turquesa. Os artistas detalharam o desenho, adicionando sombras para aumentar o volume.
Por que o logotipo do Jacksonville Jaguars tem uma língua azul?
De acordo com J. Wayne Weaver, o líder do primeiro grupo de proprietários do Jacksonville Jaguars, sua esposa propôs fazer o idioma turquesa. Supostamente, isso é uma dica de que o jaguar comeu a pantera do time rival - Carolina Panthers.