iPhone é uma linha de smartphones monobloco da Apple Inc. Eles operam na plataforma iOS e já incluíram várias gerações, onde os novos modelos são mais perfeitos que os anteriores. Seu desenvolvedor e inspiração conceitual é Steve Jobs, que anunciou o dispositivo na Macworld Expo 9. O evento foi realizado em São Francisco, no Moscone Center. A marca foi introduzida pela primeira vez no inverno de 2007. Sua produção de estréia apareceu no verão do mesmo ano.
Significado e história
O trabalho no protótipo do que se tornaria o iPhone começou em 2004. Especialmente para este projeto, a Apple recrutou um grupo de profissionais altamente qualificados. 1000 pessoas foram convidadas para isso. A equipe foi liderada por três engenheiros: Tony Fadell para software, Sir Jonathan Ive para design e Scott Forstall para programador. Eles colaboraram no Project Purple.
No início, a tarefa era criar um tablet inovador, mas depois o CEO Steve Jobs mudou as prioridades em favor de um telefone móvel multifuncional. Como resultado, ele apareceu durante uma colaboração secreta com a Cingular Wireless, renomeada para AT&T Mobility. Desde então, a empresa lança um aparelho no mercado todos os anos, o que o torna mais perfeito que o anterior: os smartphones têm uma configuração aprimorada com um preenchimento modificado. Uma das séries mais recentes é o iPhone 12, que inclui vários modelos com processador A14 Bionic e conectividade 5G.
O nome da marca subjacente à identidade foi criado pelo próprio Jobs. De acordo com seu conceito, a palavra iPhone é formada a partir de conceitos como “internet” (Internet), “inspirar” (inspirar), “informar” (informar), “individual” (pessoal) e “instruir” (treinar). Eles são indicados pelo “i” curto, que também é encontrado nos nomes de outros produtos da Apple: iMac, iPod, iPad. A segunda parte é “telefone”. É retirado da palavra inglesa “telephone”. Esta etiqueta está em todos os smartphones da marca. Existem três opções de emblemas.
2007 – 2013
Nos primeiros modelos havia uma marcação feita em negrito. O único “i” era originalmente minúsculo e o “P” era capitalizado para enfatizar a prioridade e a funcionalidade. As letras são uniformes, lisas, sem serifas. Eles são caracterizados por uma forma aerodinâmica que combina com os movimentos suaves do dedo na tela sensível ao toque. Portanto, não há linhas quebradas e ângulos retos em nenhum sinal (e mesmo que sejam visíveis, diferem em um grau de inclinação menos acentuado). Basicamente, o logotipo é textual, mas à esquerda dele há uma maçã mordida – uma designação individual da Apple. Assim, o fabricante ressalta que este produto pertence a ele.
2012 – 2016
O emblema foi modernizado em paralelo com a melhoria da funcionalidade e preenchimento dos dispositivos. Adquiriu leveza, simplicidade visual, sofisticação e graça. E tudo isso – apesar do laconicismo do logotipo, que reflete a importância fundamental do conteúdo interno, não da aparência. Como resultado, em 2012, a inscrição recebeu formas sutis. A fonte ainda é minúscula, com exceção do “P”, que sempre foi capitalizado. As letras são suaves, com transições uniformes de altura, como se fosse realmente a trajetória do movimento do dedo no display. Graças aos caracteres estreitos, o espaço entre as letras foi ligeiramente aumentado, o que aumentou a legibilidade das inscrições.
2016–presente
O logotipo atual contém a mesma palavra, mas com acento: as letras estão em negrito. Eles não são tão largos quanto na primeira versão, mas não são tão estreitos quanto na segunda. Essa fonte é chamada SF Pro Semibold. É moderadamente refinado, mas mais pronunciado. Agora o topo do “h” está alinhado em altura com o “P”, enquanto antes sua perna era mais alta. A letra “i”, embora minúscula, também os atinge. Isso é feito por um ponto redondo, movido um pouco mais longe da faixa vertical no início da criação do logotipo.
Fonte e cores do logotipo
A principal tarefa da marca de identidade visual do iPhone é demonstrar a facilidade de uso de um smartphone. Portanto, a fonte não é decorada de forma alguma – consiste em linhas simples simples sem contornos, molduras e listras duplas. Ao fazer isso, ele desempenha uma tarefa-chave, transmitindo com precisão a funcionalidade e a finalidade dos dispositivos móveis de nova geração.
Para o emblema de texto, foi escolhida uma fonte grotesca da família San Francisco Pro. É um desenvolvimento individual da Apple. A paleta oficial do logotipo é monocromática e consiste em uma combinação de preto (inscrição) com qualquer cor de fundo. Geralmente é branco, mas tudo depende da tonalidade do modelo do smartphone.