Intel é uma empresa internacional americana especializada na produção de chips semicondutores, placas-mãe, chips gráficos, drives flash e microprocessadores para diversos sistemas eletrônicos. É a maior empresa do mundo e está classificada em 45º lugar na Fortune 500 entre as empresas mais lucrativas dos Estados Unidos (em 2020). Seus fundadores são Gordon Moore e Robert Noyce, os inventores dos semicondutores. Em 1968, eles abriram suas próprias instalações em Mountain View, Califórnia, que mais tarde foram transferidas para Santa Clara, no Vale do Silício.
Significado e história
A Intel foi fundada por Gordon E. Moore (um químico, um cientista conhecido pela lei de mesmo nome que ele descobriu) e Robert Noyce (um físico que co-desenvolveu um circuito integrado). Eles deixaram a Fairchild Semiconductor para iniciar sua própria empresa. Arthur Rock, que mais tarde se tornou um investidor e presidente do conselho de administração, ajudou-os a encontrar dinheiro para o capital inicial. Desde o início, outro especialista cooperou com eles – Andy Grove, um engenheiro químico que ocupou a presidência da corporação em 1980-1990.
Até 1981, a parte esmagadora do negócio era a produção de SRAM e DRAM de seu próprio projeto. Então, após o surgimento dos primeiros computadores pessoais, os empresários mudaram o sortimento básico, focando nos chips microprocessadores para PCs. Essa se tornou a principal ocupação da Intel.
Inicialmente, a nova organização foi denominada NM Electronics – após as primeiras letras dos nomes de seus fundadores (Noyce, Moore), indicando o campo básico de atividade que representavam. Mais tarde, os proprietários decidiram esclarecer a especialização de sua ideia e rebatizaram-na de Intel. A chave para este nome é a frase INTegrated ELectronics. As primeiras sílabas foram retiradas das palavras, resultando em um nome sonoro, simples e preciso.
No entanto, descobriu-se que essa marca já existe e pertence à rede de hotéis Intelco, então eles tiveram que adquirir os direitos da marca. Posteriormente, esse formulário se tornou a base para o logotipo pessoal da empresa. Ela passou por várias transformações para atender às exigências da época. Existem três variantes do logotipo no total.
1968 – 2006
O emblema de estreia trazia o nome de uma empresa estilizado em letras minúsculas. A fonte era clara, estrita, uniforme, sem serifa. Seu principal destaque é o drop-e. A letra realmente caiu – foi além da borda inferior da palavra “intel” e estava localizada abaixo de “t” e “l”. O sinal tinha uma linha comum com eles, como se fosse sua continuação. Essa ênfase teve o intuito de chamar a atenção para a palavra “eletrônica”, que se entende por “e”. Outra característica do logotipo é um grande quadrado em vez de um ponto acima do “i”. O emblema foi feito em azul.
2006 – 2020
No final de 2005, a empresa optou pela mudança de sua simbologia corporativa, apresentando uma versão atualizada em 3 de janeiro de 2006. Seu autor é o estúdio FutureBrand. Foi inspirado no antigo logo com pequenos ajustes. Em primeiro lugar, os desenvolvedores substituíram a fonte por Neo Sans Intel da categoria Neo Sans por Monotype. Em seguida, a fonte recebeu algumas correções adicionais (em 2014): como resultado, surgiu a versão Intel Clear, criada por Red Peak Branding e Dalton Maag.
Além disso, um elemento gráfico foi introduzido – o chamado vórtice. Ele circundava a inscrição “Intel” e consistia em duas faixas de espessura irregular: de um lado eram mais largas do que do outro. Externamente, as linhas pareciam arcos laterais. O “e” minúsculo foi elevado ao nível do resto das letras e separado delas. Em “t”, os desenvolvedores removeram a metade esquerda da barra transversal e em “i” e “l” eles cortaram e arredondaram a parte inferior das pernas.
2020 – presente
O logotipo real estreou com o lançamento de Tiger Lake. É uma estilização de dois primeiros emblemas e combina seus elementos. Os designers trouxeram de volta o design e a fonte do Intel One 1968, mas mantiveram o “e” junto com o resto dos personagens. Eles também repintaram o nome de preto, mantendo o azul apenas no quadrado ao lado do “i”.
Fonte e cores do logotipo
A evolução da identidade da Intel está associada à sua modernização, onde a ênfase básica está em uma inscrição distinta, mesmo em produtos em miniatura. O estilo de design está na verdade mudando das opções antigas, que são a inspiração para as novas.
Em vários momentos, o texto nos logotipos foi feito com as fontes Intel One, Neo Sans Intel e Intel Clear. É uma fonte elegante e personalizada com letras sans serif largas. A cor corporativa dos emblemas é azul. Recentemente, o preto foi adicionado a ele.