A IBM é a maior empresa de software e hardware do mundo. Ela também é especialista em consultoria e serviços de TI. O serviço foi fundado em 1889 e assumiu sua direção atual em 1911. Seu fundador é Flint Charles, que montou uma firma individual em Endicott Village, no estado de Nova York.
Significado e história
O que é IBM?
A IBM é uma empresa americana que é uma das maiores fabricantes mundiais de software e hardware. Ela também está envolvida em serviços de consultoria e serviços de TI. A época de sua fundação é 1911. Fundador – Charles Ranlett Flint.
Desde a sua criação, a empresa digital teve vários nomes até receber o atual – International Business Machines. Foi isso que formou a base da identidade corporativa e foi reproduzido no logotipo. Existem oito modificações no total.
1889 – 1914
O emblema de estreia é formado a partir do monograma, que é constituído pelas letras maiúsculas do então nome da empresa – International Time Recording Company. Cada placa tem uma disposição única: “ITR” em uma linha e “Co” em baixo, formando uma plataforma original. “T” é ampliado e parece muito maior do que os caracteres adjacentes. “C” é estendido em largura e serve de suporte para ele.
1890 – 1914
Quase em paralelo com o primeiro logotipo, um segundo apareceu quando a empresa foi renomeada para Computing Scale Company. A gerência ponderou brevemente sobre o estilo e os gráficos, usando uma técnica de monogramas com uma combinação de letras maiúsculas do nome da empresa. Mas CSCo é jogado com um design diferente – simplificado, na forma de cachos. A letra “C” ficou grande: ela contém “S” (centro) e “Co” (lado direito). A abreviatura é decorada com ornamentos originais.
1910 – 1924
Durante a aquisição do novo status, a empresa passou por um grande rebranding, que se refletiu no nome e na marca. O resultado foi uma estrutura chamada Computing-Tabulating-Recording Company e um emblema baseado no monograma CTRCo. Eles também receberam um arranjo específico: em primeiro plano há um grande “T”, atrás dele está um “R”, à esquerda está “C” e à direita está “Co” E a perna “T” passa pela curva “R”, e o logotipo em si parece uma impressão.
1924 – 1946
Em 1924, a era da International Business Machines começou. No início, a abreviatura não foi usada: os desenvolvedores usaram o nome completo da empresa como base, digitando as palavras na forma de um globo com um amplo equador circundando-o. Diz “Negócios” na parte superior, “Máquinas” na parte inferior e “Internacional” no meio, simbolizando a cobertura universal de países com novas tecnologias.
1946 – 1956
Esse período trouxe uma mudança fundamental na estratégia da empresa, tornando-a um gigante promissor. Naturalmente, o próximo rebranding afetou a identidade visual. Os designers sugeriram deixar os ornamentos floridos para se concentrar na capacidade de fabricação, simplicidade e acessibilidade. O resultado dessa abordagem é um logotipo completamente novo, consistindo em uma versão abreviada de International Business Machines. As grandes letras azuis são separadas umas das outras e complementadas por pequenas serifas.
1956 – 1967
A versão desse período tem quase tudo em comum com o logotipo anterior, com algumas exceções. Assim, os designers aumentaram as serifas, tornando-as mais expressivas, aumentaram os espaços entre as letras em “B” e aumentaram a nitidez da parte central do “M”. A cor e o estilo permaneceram os mesmos.
1967 – 1972
1967 desempenhou um papel colossal na história do logotipo da IBM. Foi então que o designer Paul Rand aplicou uma abordagem “linear” a ela, ou seja, alinhou as letras em listras de igual largura. No início, eram treze. Por que exatamente tantos? Tal como pretendia o autor, tal largura é ideal para entender que se trata de fios improvisados. E o tamanho das letras continha exatamente esse número de linhas.
1972 – presente
Em 1972, uma pequena reformulação foi realizada: o desenvolvedor principal substituiu treze listras por oito. Supõe-se que eles representem o sistema de 8 bits. Mas o próprio autor afirma: as linhas simplesmente transmitem velocidade e dinâmica no emblema.
2018 – presente
Simultaneamente com a versão listrada em azul e branco, está em uso a versão estritamente cinza e branca. A abreviatura do nome da empresa está entre um retângulo de chumbo. Essa interpretação visual reflete a estabilidade e responsabilidade que a corporação oferece aos seus clientes.
Fonte e cores do logotipo
Até 1947, o estilo dos monogramas monogramas com cachos e padrões graciosos prevalecia no logotipo corporativo. Então apareceu uma versão estrita, que ainda é usada hoje. A única coisa que os une é a abreviatura. Todos os logotipos são baseados no princípio de nomes de empresas abreviados. As versões modernas são práticas, sólidas e precisas em geometria.
Em 1947 eles usaram a fonte Beton. Em 1956, Paul Rand substituiu-o pelo City. Ele também ajustou a forma das letras maiúsculas aumentando as serifas. O esquema de cores do logotipo sempre foi simples: no início prevalecia o preto e o branco, agora o azul e o branco.
Qual é o significado do logotipo da IBM?
O logotipo deste serviço denota o mais alto profissionalismo, potência, confiabilidade e excelência. São veiculados em nome da empresa, executados em letras maiúsculas, as quais são forradas a listras azuis e brancas. A fonte está em negrito com grandes serifas.
Por que há 8 barras no logotipo da IBM?
O logotipo da IBM usa oito listras emparelhadas porque formam vários sinais de igual para indicar a disponibilidade do produto. É também um mecanismo de dinâmica oculto e um design computadorizado, como se tivesse sido criado por software e não à mão.
Como o logotipo da IBM foi criado?
O logotipo da IBM foi criado à mão, não usando sistemas de computador, embora essa tenha sido a ideia por trás do designer Paul Rand. Ele vinculou visualmente a tecnologia digital ao design do logotipo do fabricante do firmware.
Quem fez o logotipo do IMB?
O logotipo de estreia do City Medium, que se tornou o protótipo da versão moderna, foi criado pelo designer gráfico Paul Rand (em 1956). Ele também desenvolveu a icônica placa listrada, que apareceu em 1972 e não mudou desde então.