A Honeywell International não se limita a uma área de atividade. Ela fabrica uma vasta gama de produtos – de termostatos a dispositivos de código de barras. Divisões separadas estão envolvidas no desenvolvimento de tecnologias de construção e industriais. Além disso, a empresa fabrica materiais de última geração e até opera fábricas aeroespaciais. Portanto, não é surpreendente que a mesma empresa possa produzir simultaneamente trituradores de papel, geradores domésticos, aviões e foguetes.
Significado e história
A evolução do logos traça a história da Honeywell. E foi muito turbulento, porque essa corporação mudou repetidamente de nome e absorveu outras empresas para obter sua tecnologia. Sua marca nominativa sempre refletiu o nome real – seja Honeywell Heating Specialty Company ou Minneapolis-Honeywell. Cada variante tinha uma fonte diferente, incluindo emblemas com um único “H” em um quadrilátero. As cores também variavam, mas a maior parte da escrita era preta ou vermelha.
1924 – 1937
Até 1927, havia duas empresas separadas: a Honeywell Heating Specialty Company, formada em 1906, e a Minneapolis Heat Regulator Company, que foi fundada em 1885 com um nome diferente. Ambos estavam engajados na produção de termostatos e automáticas para fogões a carvão, então eles entraram na luta pela liderança. Devido a conflitos de interesse, eles tiveram que se fundir na Minneapolis-Honeywell Regulator Company. A fusão ocorreu em 1927, e antes disso a empresa do inventor Mark Honeywell usava o logotipo com as palavras “HONEYWELL HEATING SPECIALTY COMPANY”. A fonte do inglês antigo com formas texturais complexas estava de acordo com o espírito da época.
1937 – 1942
Em 1937, 10 anos após a fusão de duas empresas concorrentes, a empresa recém-formada contava com cerca de 30 mil funcionários. Seu emblema trazia o nome abreviado: “MINNEAPOLIS-HONEYWELL”. O hífen entre as palavras parecia um ponto em negrito. O tipo de letra estava longe dos clássicos medievais. Desta vez, os designers preferiram uma antiqua com linhas finas e retas.
1942 – 1948
Um dos primeiros logotipos continha as palavras “MINNEAPOLIS-HONEYWELL CONTROLS”. A última palavra era uma indicação do tipo de produto que a empresa estava fabricando: termostatos de controle para sistemas de aquecimento. As serifas desapareceram e as letras adquiriram uma forma mais nítida.
1948 – 1958
O próximo emblema também mencionava o principal produto do fabricante: “SISTEMAS DE CONTROLE”. A frase foi encontrada sob a palavra “Honeywell”, onde apenas o primeiro “H” foi capitalizado. Pela primeira vez, os designers usaram letras minúsculas no nome de uma empresa. Bem no topo, entre o “H” e o “ll”, as letras pequenas diziam “MINNEAPOLIS”. O texto cinza claro estava dentro de um retângulo preto.
1958 – 1965
Em 1958, um logotipo combinado apareceu, consistindo em uma inscrição preta “HONEYWELL” e um retângulo laranja com uma grande letra branca “H” e uma pequena palavra “HONEYWELL”.
1965 – 1980
Na segunda metade do século 20, a empresa adotou uma marca nominativa com um “HONEYWELL” branco dentro de um retângulo cor de vinho. A fonte ficou estilizada pela primeira vez: não era um grotesco comum, mas uma versão com letras desproporcionais.
1980 – 1991
Os designers removeram a inscrição do retângulo e o repintaram de preto. Eles também mudaram a fonte para tornar as linhas simétricas.
1991 – presente
Antecipando-se ao novo milênio, a empresa modificou ligeiramente o logotipo. Como resultado, as letras ficaram vermelhas e o estilo geral não mudou.
Fonte e cores do logotipo
Uma empresa internacional sempre teve uma marca nominativa – agora e há um século. A única exceção era o emblema quadrado laranja com a letra “H” dentro. Este era precisamente o segredo da popularidade da Honeywell: a empresa fez do seu nome um centro de identidade visual e fez com que todos o reconhecessem.
Experimentos sem fim com o design das letras terminaram com os designers optando pela Helvetica. Pelo menos essa fonte específica está listada no guia de branding. Mas se você prestar atenção aos detalhes, pequenas diferenças se tornam perceptíveis. Outra fonte semelhante é Britannic Bold.
Ao escolher uma cor, a empresa escolheu o caminho mais fácil: seus logotipos são pretos ou vermelhos. A versão atual usa uma sombra brilhante chamada Honeywell Red (# EE3124) para a palavra e Brilliant White (#FFFFFF) para o fundo.