A GE sempre esteve à frente de seu tempo: lançou astronautas em órbita, ergueu aviões para o céu, esteve nas origens da televisão, da radiodifusão e da energia nuclear. Além disso, a General Electric foi a primeira no mundo a produzir torradeiras, máquinas de lavar, geladeiras e outros aparelhos elétricos de sucesso comercial. Seu criador, Thomas Edison, possui mais de mil patentes de invenções, incluindo uma usina elétrica, uma bateria alcalina, uma lâmpada e um fonógrafo. GE herdou sua paixão por inovação. Ela desenvolveu muitas coisinhas úteis e equipamentos complexos praticamente do zero, incluindo lasers, radares, máquinas de raio-X, despertadores e motores a jato. Sem ele, o mundo moderno seria completamente diferente.
Significado e história
A empresa pioneira surgiu em 1892, quando Thomas Edison fundiu sua empresa com a Thomson-Houston Electric Company. Na verdade, foi ele quem criou a marca General Electric, porque suas invenções anteciparam as necessidades do mundo. Agora é um conglomerado diversificado que produz uma ampla gama de equipamentos – de ogivas nucleares, locomotivas e reatores nucleares a máquinas de lavar louça e aparelhos de ar condicionado.
Mas na história da GE, nem tudo é tão simples. A reputação da empresa já foi manchada por controvérsias sobre quem desenhou seu famoso logotipo com monograma. Tudo ficaria bem, mas os oponentes se acusavam de mentir e publicaram suas histórias sobre a origem do emblema redondo. Tantas teorias foram apresentadas que o advogado Neil Reynolds aconselhou a General Electric a impedir a disseminação de rumores indesejados e a não tomar qualquer posição. Além disso, ele recomendou que nenhuma pesquisa fosse realizada porque o monograma já estava em uso muito antes de se tornar uma marca registrada.
A controvérsia sobre a origem do símbolo GE surgiu quando Arthur L. Rich anunciou que ele havia inventado o emblema das letras. Segundo ele, trabalhava no departamento de catálogo e por tédio costumava escrever as iniciais da empresa, circulá-las e decorar o anel com enfeites. Rich se gabou de que seu monograma formava a base da identidade da empresa e foi apresentado pela primeira vez em 1899 na capa de um dos catálogos.
As pessoas acreditaram nesta história. Foi publicado inúmeras vezes nas principais revistas sem questionamento, até que o editor crítico da Schenectady GE News escreveu uma réplica. Em 1977, foi publicado um artigo cujo autor argumentou que não havia evidências de que Arthur L. Rich estava envolvido na criação do logotipo da GE. Segundo o jornalista, Bruce Barton, da agência de publicidade George Batten Company, foi muito mais responsável por isso, ao refinar o conceito do monograma nos materiais de marketing.
E em 1944 J. A. McManus (também um ex-funcionário da GE) afirmou que o logotipo foi supostamente criado pelo desenhista Sven Stalberg. Por sua vez, Stalberg argumentou que não criou um símbolo do zero, mas usou um design pronto. McManus também considerou esta versão. Segundo ele, ele encontrou um desenho antigo de um leque, que mostrava um hub com o mesmo monograma de hoje. O desenho foi de Charles Kelley, um subordinado de Stalberg.
Havia mais duas versões da origem do logotipo. Um certo R. T. Kahn relatou que foi inventado para uma competição da General Electric. Também houve rumores de que J. Ellis Glen era o autor do design. Supostamente, B. A. Garrett encomendou a ele um emblema com as iniciais da empresa dentro do ringue, e Glen adicionou apenas cachos por conta própria.
Independentemente de quem criou o monograma, ele continua sendo o símbolo principal da GE e está associado a qualidades como honestidade e confiança. Além disso, todas as suas alterações foram menores: os desenvolvedores corrigiram apenas ligeiramente as linhas, observando a estrutura clássica.
1892 – 1900
Registros históricos mostram que o logotipo da General Electric Company apareceu pela primeira vez em 1898. Os designers o usaram para decorar o cabo do ventilador de teto. O emblema continha as letras “G” e “E”, que eram excepcionalmente estilizadas. “G” parecia uma letra minúscula e consistia em dois elementos espirais conectados entre si. E o “E” era capitalizado e parecia uma mola desenrolada. Quem e quando foi criado este emblema é desconhecido.
1900 – 1909
O monograma ficou mais fino e mudou ligeiramente de forma. A espiral inferior da letra “G” tornou-se um loop padrão, como a letra minúscula “g”. Em vez disso, um elemento em espiral apareceu na parte inferior do “E”. O logotipo estava rodeado por um anel de redemoinho.
1909 – 1969
Após o retrabalho, as letras ficaram mais ousadas. O monograma e a moldura decorativa foram pintados de branco e o círculo de fundo foi pintado de preto.
1969 – 1987
No final dos anos 1960. os designers engrossaram e aumentaram as letras e, ao mesmo tempo, alargaram ligeiramente as linhas do anel.
1987 – 1998
Em 1987, a GE abordou a Landor Associates para fazer pequenos ajustes no logotipo. Os especialistas reduziram o monograma e transformaram os elementos decorativos de ondulação em gotas.
1998 – presente
Após outra modificação, a forma das letras mudou ligeiramente. Algumas linhas são ligeiramente mais grossas, enquanto outras são ligeiramente mais estreitas. Esta versão ainda é usada em paridade com a próxima.
2004 – presente
O novo CEO decidiu adicionar algo diferente à identidade da empresa e pediu ajuda a Wolff Olins. Os funcionários do estúdio sugeriram uma versão aprimorada do logotipo da GE: um monograma branco em um círculo azul.
Fonte e cores do logotipo
Existem duas teorias sobre o significado do emblema. Algumas pessoas pensam que são apenas as iniciais da empresa no estilo Art Nouveau que era popular na virada dos séculos XIX e XX. O design daquela época era caracterizado por linhas fluidas que se assemelhavam a ornamentos florais. Sua influência é perceptível nas letras em redemoinho e nos elementos salientes no interior do anel. De acordo com outra versão, o monograma foi baseado no formato do queimador do forno fabricado pela GE.
A fonte do logotipo é estilizada: as letras são desenhadas à mão e decoradas com cachos decorativos. Numerosas curvas tornam a imagem móvel e semelhante ao estilo Art Nouveau. Além da versão padrão em preto e branco, há um sinal com um círculo azul. Esta cor foi escolhida pelo seu simbolismo: está associada à excelência, confiança e honestidade.