Fitbit é uma empresa norte-americana que fabrica pulseiras de fitness, pedômetros, smartwatches, rastreadores e dispositivos sem fio vestíveis. Eles permitem que você acompanhe o número de batimentos cardíacos, controle a profundidade do sono e monitore a atividade física. Ou seja, são aparelhos digitais modernos que melhoram a qualidade de vida. O sortimento do fabricante está correlacionado aos produtos da Xiaomi e da Apple, com os quais está entre os cinco primeiros. A época e o local da fundação da empresa é a primavera de 2007, Delaware. Agora, sua sede foi transferida para San Francisco, Califórnia.
Significado e história
Os fundadores da empresa são os empresários James Park e Eric Friedman, que atuam como CEO e CTO. Eles primeiro a chamaram de Healthy Metrics Research, Inc., mais tarde dando o nome atual. A gama de produtos também mudou: se até 2016 o fabricante se especializou em eletrônicos de consumo, depois mudou para dispositivos digitais progressivos para manter a saúde.
Gradualmente, a empresa começou a produzir seus produtos em colaboração com marcas conhecidas. Além disso, toda a história da Fitbit é uma série de aquisições de empresas especializadas que ela comprou. A startup tem vários negócios, o primeiro e mais importante deles ocorreu em 2015. Mas agora a própria empresa está em um estado de aquisição: o Google pretende comprá-la por US $ 2,1 bilhões, conforme anunciado em 2019. Supõe-se que a marca passará para ele no final de 2020.
Naturalmente, os marcos principais da história da marca refletem-se em seu simbolismo. A primeira vez que isso aconteceu foi em 2015. Outra reformulação já é esperada – após a suposta transição sob a liderança do Google. Nesse ínterim, hoje a marca tem dois logotipos. O segundo, embora tenha sido redesenhado, ainda manteve a composição e o clima originais.
2007 – 2016
O emblema de estreia consiste em duas partes – gráfico e texto. O primeiro é um losango formado por treze pontos do mesmo tamanho, mas de cores diferentes. É predominantemente preto e turquesa, formando uma seta que aponta à direita do nome da empresa.
As letras são em caracteres finos e arredondados com espaçamento amplo. Os caracteres estão em minúsculas e têm alta legibilidade. Além disso, tanto “t” quanto “f” são completamente idênticos: eles se parecem com a mesma letra na posição vertical e na posição invertida. Únicos são os pontos acima do “i” – azul turquesa, ecoando em cores com o elemento gráfico.
2016 – presente
Após mudar para dispositivos de monitoramento digital de saúde, a empresa mudou sua imagem e adotou um novo logotipo. É baseado na versão anterior e não tem diferenças marcantes, porque os ajustes feitos são realmente mínimos. Os designers mudaram a cor dos pontos pretos à esquerda e os ampliaram, e as letras foram totalmente pintadas em escuro. Eles também ajustaram a fonte tornando as linhas mais grossas e encurtando a perna “t” para que não pareça um “f” invertido. Também mudou a cor: em vez de preto, agora usa turquesa escuro.
Fonte e cores do logotipo
A transformação dos símbolos individuais das marcas está associada às fases de transição da empresa, que em 2015 decidiu atualizar o sortido, o que posteriormente o fez. A versão original do logotipo foi construída com uma combinação de diferentes componentes e tons: turquesa claro foi combinado com preto e geométrico com aerodinâmico. Na versão atual, alguns desses recursos desapareceram – por exemplo, agora não há preto, apenas turquesa.
Os desenvolvedores ofereceram uma fonte especial para Fitbit – um espectro individual. Chama-se Sevilha e é usado em todas as letras, não apenas no emblema. Pertence à categoria Sans Serif porque é liso e picado. Além disso, as letras têm uma forma aerodinâmica.
A paleta de cores é pastel – não há cores brilhantes nela. Os tons silenciados parecem contidos e estritos. O esquema inclui dois tons de turquesa: Azul Tiffany (# 00B0B9) e Azul Maastricht (# 002A3A), que, dependendo do ambiente, às vezes são percebidos como azul.