O texto do nome da marca e o símbolo de três travessões compõem o conhecido logotipo da Ericsson, fabricante sueca de aparelhos de telecomunicações. Seu epítome de design monocromático de praticidade, autoridade, poder e segurança do produto.
Ericsson é uma empresa escandinava de dispositivos de telecomunicações. Também se dedica à prestação de serviços de hardware e software. Localizada em Estocolmo (Suécia). Surgiu em 1876. Fundada pelos cônjuges Ericsson – Lars Magnus e Hilda.
Significado e história
A marca da empresa foi homologada em 1894 – depois de oficialmente registrada. Ao longo de sua existência, passou por várias reformulações.
1876 - 1883
Nos anos que se seguiram à sua fundação, a empresa utilizou um selo oval, que continha informações importantes: nome, localização e endereço.
1883 – 1918
Em seguida, havia um logotipo redondo em forma de sol com raios triangulares. As linhas finas localizadas dentro dela indicam o escopo da empresa. As cores principais são bege e vermelho.
1918 – 1942
Naquele ano, os designers colocaram um telefone retrô no centro do círculo e o cercaram com uma faixa azul escura com o nome da empresa.
1942 – 1982
O emblema é monocromático. Letras grandes “LM” (abreviação de Lars Magnus) foram usadas como fundo, e o sobrenome do fundador (Ericsson) foi colocado no topo, que é escrito diagonalmente em itálico.
1982 – 2009
A partir desse ano, o logotipo adquiriu um estilo moderno: o nome da empresa está em caixa alta com três linhas perpendiculares.
2009 – 2018
As três linhas diagonais foram movidas sobre a palavra “Ericsson”.
2018 – presente
Após anos de monotonia, a empresa decidiu mudar o logotipo para um mais moderno. Este evento é datado de 1982. Até então, existiam opções na forma de selo, crachá, iniciais e a assinatura do fundador. A versão atual é, na verdade, a estreia da verdadeira identidade visual da marca. A administração confiou o trabalho no logotipo a Terry Moore da AID e também atraiu o Stockholm Design Lab.
Decidiu-se usar a palavra “Ericsson” e a letra “E” como base. Para fazer isso, os desenvolvedores escolheram uma fonte sans-serif e estilizaram a letra maiúscula. Eles cortaram a perna de conexão, deixando apenas três linhas salientes. Os designers então os giraram em um ângulo de 18.435 graus para facilitar a pixelização do logotipo. As pessoas chamam esses golpes de “três salsichas”.
Fonte e cores do logotipo
A versão moderna é uma palavra escrita em letras maiúsculas sans serif e um símbolo gráfico na forma de três linhas curtas largas. O design monocromático incorpora praticidade, autoridade, potência e segurança.
Vários tipos de fontes foram usados no logotipo em momentos diferentes. Um dos mais conhecidos é Frutiger Black sans serif apresentado por Adrian Frutiger. A empresa recebeu a fonte personalizada do Stockholm Design Lab. Chama-se Ericsson Hilda e é baseado em caracteres latinos, gregos e cirílicos. A reformulação do estilo ganhou dois prêmios Red Dot.
A paleta de cores é monótona e consiste em uma combinação de azul centáurea e branco: letras azuis em um fundo branco ou vice-versa.