Electrolux é marca registrada do maior fabricante de eletrodomésticos. Surgiu em 1919 na cidade de Estocolmo (Suécia). É o resultado da fusão de duas empresas especializadas – Lux AB e Svenska Elektron AB.
Significado e história
Na primeira metade da existência da marca, seus logotipos se assemelhavam a um nome escrito à mão. A fonte estava em itálico. Mas os símbolos gráficos apareceram muitos anos depois – em 1962. Todas as opções subsequentes foram construídas com pequenas alterações.
1919 – 1920
O primeiro emblema de uma empresa de engenharia elétrica foi uma letra manuscrita. O texto era coerente, ou seja, foi feito de uma só tacada, sem quebrar a linha – cada letra estava intimamente ligada à anterior e à seguinte. Apesar de se tratar de uma fonte manuscrita, não havia itálico: todos os caracteres eram retos, sem inclinação. Em geral, eles eram individuais, semelhantes a fios. O fundo do nome era a cor branca usual.
1920 – 1922
Após a reorganização, a empresa passou por uma reformulação. Basicamente, consistiu na transição do texto manuscrito para o texto impresso, pois ainda havia apenas uma inscrição no emblema – a palavra “Electrolux”. Ele foi digitado em caracteres geométricos em negrito sem serifa. Os caracteres estavam em maiúsculas, iam exatamente em uma linha e foram colocados em um retângulo vermelho horizontal.
1922 – 1924
Em 1922, ocorreu um retorno ao antigo design do logotipo. O título foi novamente escrito à mão, mas agora em itálico – inclinado para a direita. Além disso, as letras eram decoradas com elementos ornamentados – linhas curvas e alongadas. Por exemplo, eles apareceram em “E”, “t”, “x”. Essa adição tornou o emblema excepcionalmente delicado e leve. A inscrição usava uma combinação de letras minúsculas e uma maiúscula (a primeira, de acordo com a gramática). A palavra tinha a cor amarela, o fundo era azul.
1924 – 1926
Este ano, o emblema recebeu um elemento gráfico pela primeira vez. Era um círculo com três listras pares. Nele estava o nome da companhia elétrica, convertido para maiúsculas. As letras eram finas, grotescas. O anel cobria apenas uma parte deles, e o resto foi colocado à esquerda (“ele”) e à direita (“lux”). Acontece que a contagem do diâmetro do círculo começou em “c” e terminou em “o”. A inscrição era ligeiramente levantada nas bordas, de modo que se assemelhava a uma forma de semi-arco.
1926 – 1928
Novamente, foi feita uma tentativa de mudar para o texto em itálico, mas não com um manuscrito, mas com uma inscrição impressa. A palavra “Electrolux” tornou-se primeiro em negrito e recebeu as serifas clássicas. O retângulo alongado vermelho da década de 1920 foi devolvido como plano de fundo.
1928 – 1934
Em 1960, os designers propuseram uma nova visão para o logotipo. Eles adicionaram um padrão de globo com uma linha preta fina na borda, seguido por outro, um largo branco. No centro havia um arco cobrindo a palavra “Electro”. Abaixo, após a transferência da linha superior, estava a segunda parte do nome, feita com letra minúscula – “lux”. Um semicírculo serviu de pano de fundo para ele, de onde raios nítidos irradiavam em diferentes direções. O “E” era tão largo que abrangia duas fileiras ao mesmo tempo. A parte superior do ícone continha um mapa do planeta, desenhado por paralelos e meridianos, e o inferior era preto.
1934 – 1939
Em 1934, os designers usaram gráficos completos – uma imagem estilizada do potencial comprador, que carregava um aspirador de pó dessa marca nas mãos. A figura foi desenhada de lado, mostrando que a pessoa está caminhando para a direita. Tinha o nome “Electrolux” em itálico, ao estilo do logótipo de estreia, mas com inscrição mais legível. Todos os elementos eram prateados, contornados e contornados por uma faixa fina formando um círculo azul.
1939 – 1941
Os desenvolvedores retiraram o logotipo do comprador e ampliaram as molduras circulares, formando um retângulo com parte superior e inferior convexas. Nele, o nome da empresa era lido com clareza, digitado em caracteres impressos com serifas. As letras e a moldura eram brancas e o fundo azul.
1941 – 1947
A tentativa de estilizar o logotipo resultou em uma caligrafia com efeito de espelho. Este último deve-se ao facto de, ao contrário do emblema anterior, as cores do fundo e da inscrição terem mudado de lugar: as letras tornaram-se azuis, o fundo – luz. Embora a opção oposta também tenha aparecido. Além disso, os designers escolheram a fonte usada em 1922 para o nome da marca. Mesmo assim, eles cortaram as linhas abertas para obter uma versão prática do logotipo.
1947 – 1954
Em 1947, os experimentos começaram com identidade escrita à mão. No início, os designers se concentraram nos itálicos corporativos caligráficos – com letras claramente enfatizadas. Quase todos os símbolos não estavam conectados e separados uns dos outros. As únicas exceções foram as sílabas “lec” e “lux”, que apresentavam ligamento entre letras. O “t” e o “l” tinham pontas pontiagudas.
1954 – 1957
A caligrafia recebeu arredondamento: cada letra tornou-se aerodinâmica, com uma conexão igualmente curva na parte inferior, lembrando uma caligrafia caligráfica. Embora os sinais fossem escritos à mão, eles ficavam de pé. Além disso, os desenvolvedores fizeram um “E” marcado: no texto, eles usaram uma letra maiúscula em vez de uma letra minúscula.
1957 – 1962
Os criadores do emblema endireitaram o grupo entre letras, então era como uma única linha na qual os caracteres escritos foram localizados. Além disso, eles retornaram o itálico ao logotipo, colocando uma inscrição vermelha em um oval alongado horizontal amarelo.
1962 – 1990
Este emblema é baseado em uma combinação de gráficos e letras. Foi então que a empresa ganhou uma marca que lembra vagamente um triângulo lateral com cantos abertos. Seus dois lados são semilunos, um é reto. A figura escura está localizada em um círculo branco, que por sua vez é colocado em um quadrado preto. Abaixo está o nome da empresa de engenharia elétrica, escrito em letras pequenas.
1990 – 2015
O fabricante de eletrodomésticos ganhou uma nova marca naquele ano. Os designers usaram a versão antiga como base, trocando os elementos e redimensionando-os de forma diferente. Desde então, a forma geométrica tornou-se menor e surgiu antes da palavra “Electrolux”. A fonte foi ampliada e serifas adicionadas.
2015 – presente
Após uma reformulação em 2015, a empresa passou a usar um logotipo mais moderno: conciso, simples e de fácil leitura. Foi trabalhado por especialistas do escritório do Profeta em Londres. Eles removeram o slogan “Pensando em você” e mudaram a cor.
Fonte e cores do logotipo
A Electrolux teve muitos emblemas em sua história. No início, eles consistiam exclusivamente de texto. Em seguida, um ícone gráfico foi adicionado, mas não durou muito, pois a empresa decidiu enfatizar a simplicidade e disponibilidade de seus produtos aos clientes. Para isso, ela escolheu um logotipo com um nome. Ele está localizado em uma linha e em letras maiúsculas individuais. “E” é arredondado na parte inferior esquerda e “t” tem um terço da parte inferior da perna e metade do segmento superior cortado. À esquerda está um ícone em miniatura – o símbolo técnico do fabricante.
A identidade corporativa da marca é a geometria clara, que está presente em todas as versões do logotipo. As mudanças dizem respeito principalmente à parte verbal. A palavra foi escrita pela primeira vez na fonte Pantone Combination System e, em seguida, foi substituída pela Electrolux Sans personalizada. A marca agora vem em três sabores: regular, leve e ousado. As cores predominantes são o branco e o preto (no início) e também o branco e o azul (agora).