O provedor de serviços sem fio e o provedor de EE pertencem à holding internacional britânica BT Group plc. Até 2012, a operadora de telefonia móvel se chamava Everything Everywhere, mas depois lançou uma rede de fibra óptica ultrarrápida sob a marca EE e ganhou um nome semelhante. É a primeira empresa no Reino Unido a fornecer acesso 4G aos residentes locais.
Significado e história
EE teve dois predecessores: Orange UK e T-Mobile UK. Eles se uniram em 2010 para compartilhar a rede de celular 2G. Essas marcas desapareceram vários anos após o rebranding, ocorrido em 2012. Além disso, durante a reestruturação, a operadora mudou não só o nome, mas também o logotipo: a inscrição ascética “tudo em todo lugar” foi substituída por duas letras estilizadas.
Em 2015, as empresas de telecomunicações Deutsche Telekom e Orange SA venderam sua joint venture para a holding BT Group. No entanto, a transição não afetou de forma alguma a identificação da EE: a empresa manteve seu estilo visual na forma em que existe hoje.
2010 – 2012
O provedor de serviços sem fio e com fio, que surgiu da fusão de marcas concorrentes, usou um logotipo cinza com “tudo em todos os lugares” nos primeiros dois anos. As palavras consistiam em letras cursivas minúsculas e eram organizadas em uma escada: a primeira no topo, e a segunda um pouco abaixo e à direita. As letras minimalistas estavam em um fundo branco e vazio. Os designers decidiram fazer sem acentos de cores brilhantes e detalhes adicionais que poderiam desviar a atenção do nome.
2012 – presente
A operadora de rede foi nomeada EE em 2012, marcando o maior rebranding corporativo no Reino Unido. A renomeação ocorreu após o lançamento de um novo serviço, o que permitiu à empresa conquistar o status de primeiro provedor de internet 4G do país.
Ao mesmo tempo, apareceu um logotipo sem marca nominativa. A consultoria Wolff Olins foi responsável pela mudança de identidade corporativa. Os designers representaram “EE” com pontos, colocando as letras em dois círculos turquesa.
Fonte e cores do logotipo
O emblema da operadora móvel EE é, de fato, muitos círculos pequenos e grandes. Ambas as letras são compostas por 16 pontos brancos conectados uns aos outros. O primeiro símbolo está no topo em um grande círculo, e o segundo está na mesma figura, mas abaixo. Tal como concebida pelos autores, esta composição gráfica deve indicar intencionalidade e perspectivas de abertura. As formas simples dos elementos são projetadas para o espaço digital. Para mostrar a nova identidade da empresa, os desenvolvedores animaram os pontos nos comerciais.
Quando os designers da Wolff Olins criaram o logotipo, eles foram guiados apenas por sua imaginação, gosto artístico e as demandas da liderança da EE. Naquela época, não existia uma única fonte que pudesse ser comparada a uma inscrição feita de pequenos círculos. Mais tarde, uma família de fontes proprietária chamada EE Nobblee apareceu em sua base.
Os dois grandes círculos de fundo são tingidos de azul-petróleo escuro (# 17a09f), muito semelhantes a Java (# 259797). Essa é uma ótima base para o “EE” branco: as letras se destacam com o contraste e são imediatamente marcantes. Esta técnica gráfica ajudou a enfatizar o nome da empresa, que, combinado com os pontos, torna a identidade corporativa brilhante e reconhecível.