O logotipo do Dreamcast é uma visualização do console de jogos da Sega. Apresentado em forma de espiral, revela a essência da decifração do nome – Fonte de Energia. Sua cor laranja nos países asiáticos simboliza a felicidade. Na América – o vermelho é um símbolo da paixão pelo jogo. Azul está na Europa.
Dreamcast é a quinta geração de consoles de jogos Sega. Ele apareceu em 1998 com base na marca Sega Saturn. Saiu do mercado em 2001, quando a empresa abandonou o negócio de plataformas.
Significado e história
O que é Dreamcast?
É uma marca de console de videogame desenvolvida pela empresa japonesa Sega. Seu lançamento começou no Japão, onde apareceu pela primeira vez em 1998. Nos EUA, Europa e Austrália, foi apresentado um ano depois. Agora não é mais compatível (desde 2001).
Esta marca de jogos durou apenas dois anos, tornando-se o último console doméstico da SEGA. Mas ela permaneceu famosa graças ao logotipo original – simples e claro ao mesmo tempo. Hoje é considerada uma das amostras de referência. Antes de a marca Dreamcast ser aprovada, o set-top box foi lançado com uma marca diferente.
1997 – 1998
A versão de estreia que marcou o início da consola chamava-se Katana. O projeto foi um projeto de teste porque testou as especificações finais antes do lançamento final do console. Como um marco muito importante, recebeu um nome próprio, que se refletiu no logotipo. A inscrição é feita na diagonal, com letras decrescentes em perspectiva. Ou seja, quanto mais longe, menos e vice-versa. O estilo do texto é manuscrito, semiconectado, porque nem todas as letras estão conectadas.
1998 – 2007
O logotipo apresenta uma espiral no sentido anti-horário. É complementado por letras pretas ‘Dreamcast’. A palavra está em estrito tipo sans serif. Além disso, o mundo conhece pelo menos três versões do emblema, diferindo na paleta.
Em regiões com sistema de TV analógica NTSC, o vórtice estava laranja, assim como o indicador de energia no console. O fabricante escolheu esta cor específica porque ela é considerada de sorte no Japão. Mas a América, que também tem o padrão NTSC, foi uma exceção. Nos Estados Unidos, ao contrário dos países asiáticos, a versão com espiral vermelha, apresentada em 1999, é mais conhecida.
E na Europa, onde o sistema PAL é adotado, uma versão azul do logotipo é usada desde 1999. A empresa comprometeu-se a evitar litígios com a desenvolvedora de videogames alemã Tivola Publishing, Inc. O fato é que sua marca registrada também tinha um vórtice laranja, recepção que surgiu muito antes de o Dreamcast ser fundado.
Fonte e cores do logotipo
A versão original estava em itálico de um golpe. O emblema subsequente consistia em um texto com uma fonte individual. Fontes reminiscentes de Basilea, Segan, Alexon Light e Zine Serif Display foram usadas como base.
A cor do logotipo também é complexa: devido a diferenças de direitos autorais, ele existia em várias versões ao mesmo tempo. O ícone laranja tem sido usado no mercado japonês porque a cor é considerada incrivelmente sortuda e positiva. No território dos países europeus, o emblema era conhecido sob a cor azul para evitar desentendimentos com a marca alemã Tivola Publishing, que também possui uma espiral laranja. Na América, a marca era conhecida pelo logotipo vermelho. Mas a inscrição sempre permaneceu preta.
O que significa o logotipo da Sega Dreamcast?
O logotipo da Sega Dreamcast significa Fonte de alimentação, por isso tem uma forma espiral. No início, os loops eram laranja, o que estava em harmonia com o conceito básico da marca.
Por que o logotipo Dreamcast é azul na Europa?
A versão europeia do logotipo Dreamcast é azul para evitar problemas de direitos autorais. Acontece que a Tivola (uma editora alemã de videogames) tem o mesmo redemoinho laranja em seu nome que usa desde 1995.
O que aconteceu Dreamcast?
A Sega encerrou o suporte para o console Dreamcast, abandonando o segmento. Este evento ocorreu na primavera de 2001 após uma mudança de liderança, que considerou desnecessária a fabricação de consoles de videogame devido ao acirramento da competição.
Quem comprou o Dreamcast?
A marca Dreamcast não foi vendida a ninguém: ainda pertence à Sega. Ela simplesmente parou de apoiar o console e reduziu completamente sua produção.