A Dollar General Corporation é a maior varejista atacadista dos Estados Unidos. Ele foi nomeado Varejista do Ano duas vezes seguidas (em 2020 e 2021), foi nomeado para a lista das Empresas Mais Admiradas do Mundo de 2020 e entrou no top 100 da Fortune 500. Seus principais clientes são residentes rurais com um orçamento limitado. Mas para os cidadãos ricos, agora estão abrindo lojas no formato Popshelf, onde todas as mercadorias custam não até 1, mas até 5 dólares.
Significado e história
O que é Dollar General Corporation?
A Dollar General é uma cadeia de lojas que vende produtos em geral. A base de seu conceito são os preços reduzidos, que, via de regra, não excedem um dólar (por um quarto do sortimento). Recentemente, ela possui de 17.000 a 18.000 locais em 46 estados dos EUA: pontos de venda aparecem e desaparecem.
Embora a história dos logotipos da Dollar General Corporation remonte a 1955, a empresa na verdade começou muito antes: em 1939, quando James Turner e seu filho Cal abriram a J.L. Turner e Filho. Eles estavam envolvidos no comércio atacadista, vendendo artigos de retrosaria baratos, mas gradualmente mudaram para o varejo. Empresários experientes descobriram onde os agricultores recebiam cheques e começaram a ir até lá para atrair novos clientes. James deu aos fazendeiros a luva esquerda e se ofereceu para pegar a direita na loja.
Uma abordagem de marketing fora do padrão provou ser eficaz, então, com o tempo, a única localização da J.L. Turner and Son expandiu-se para uma cadeia de lojas de departamento. Mas o maior avanço na história corporativa veio em 1955, quando um dos pontos de venda em Springfield se tornou a Dollar General Corporation. Ela introduziu a moda das calças masculinas de veludo cotelê rosa, porque as pessoas não se importavam com o que comprar – o mais importante, a um preço baixo. E então lojas com o conceito de “tudo é menos de US$ 1” começaram a aparecer em diferentes cidades dos Estados Unidos.
Seus logotipos eram frequentemente alterados, mas quase sempre eram letras simples em uma base amarela, preta, cinza ou branca. A única exceção é a primeira marca, onde os artistas retrataram uma nota e moedas. As versões restantes são feitas em estilo minimalista: seu principal elemento é o nome da marca, que mudou apenas uma vez – em 1995.
1955 – 1966
Em meados da década de 1950. A primeira Dollar General Corporation foi aberta. Seu conceito foi refletido no logotipo, que mostrava a frente da nota com um retrato de George Washington no centro, duas unidades nos cantos inferiores, o número de série “H8 G 4429I” e assinaturas. O topo estava coberto com cinco moedas dispostas em uma linha horizontal. A palavra “DÓLAR” estava escrita neles em grandes letras pretas, e a frase “LOJAS GERAIS” foi colocada na parte inferior (na nota). O nome da empresa usava uma fonte sans-serif em negrito com a mesma espessura dos traços primários e secundários.
1966 – 1967
Em 1966, dois anos após Cal Turner se tornar o único proprietário da rede de lojas, o logotipo foi atualizado. Os desenhos conceituais se foram, substituídos por uma marca de palavra branca dentro de uma caixa preta. A base foi alongada horizontalmente. A inscrição ocupava uma linha, então os designers tiveram que fazer um espaçamento estreito entre as letras. Ao mesmo tempo, os espaços entre as palavras eram amplos o suficiente para não prejudicar a legibilidade do texto. O estilo da fonte não mudou muito: os desenvolvedores mantiveram o negrito sem serifa, mas o tornaram mais compacto. É um cruzamento entre Neusa Bold de The Northern Block e Warsaw Gothic Woodtype de Cannot Into Space Fonts.
1967 – 1972
Um ano antes de a Dollar General Corporation se tornar pública, ela ajustou seu logotipo novamente. Os designers expandiram a base e repintaram a inscrição em cinza escuro. Eles também atualizaram um pouco a fonte: achatando a diagonal inferior do “R”, adicionando um traço vertical na parte inferior do “G” e encurtando o traço horizontal do meio do “E”. O análogo mais próximo entre sans serifs modernos é o Strongbox JNL Regular de Jeff Levine Fonts, mas difere na forma de alguns glifos.
1972 – 1984
Houve um período na história da rede de lojas em que a base do logotipo desapareceu, devido ao qual o fundo ficou branco. Isso possibilitou deixar as letras pretas, aumentar o espaçamento entre elas e dividir a inscrição para que a palavra “DÓLAR” ficasse na primeira linha. Para isso, foi utilizada uma fonte geométrica com lacunas intraletras quadrangulares em “D”, “O” e “R”. Era semelhante ao Pistoleer Condensed Condensed from Iconian Fonts, mas não completamente: havia serifas triangulares no canto superior direito do “D” e do “R”. Além disso, a serifa era o único elemento que permitia distinguir “D” de “O”. A frase “GENERAL STORES”, localizada na parte inferior, também foi escrita de forma grotesca, mas o estilo das letras era diferente.
1984 – 1995
Em 1984, os designers reagruparam partes do logotipo. Assim, a palavra “DOLLAR” estava à esquerda, e a segunda metade do nome foi dividida em duas linhas e deslocada para a direita. Além disso, as permutações não afetaram a fonte nem a cor da inscrição. Mas o nome da marca agora tem uma base na forma de um retângulo amarelo com cantos arredondados e um fino contorno preto.
1995 – 2009
Em 1995, o nome da empresa foi encurtado para Dollar General Corporation, então os designers removeram a palavra “STORES” do logotipo. A frase restante levava uma linha, o que tornava as letras mais compactas. “GENERAL” usou a mesma fonte geométrica maciça de “DOLLAR”. O fundo amarelo tomou a forma de um retângulo alongado verticalmente e perdeu sua moldura preta. Esta marca gráfica ainda pode ser vista em algumas lojas, mas já não é considerada oficial.
2009 – presente
Após dois anos como empresa privada, a Dollar General Corporation voltou a abrir seu capital. A mudança em sua estrutura legal foi marcada por um rebranding, em que a corporação recebeu um novo logotipo. Seus criadores substituíram a sans serif visualmente pesada por uma fonte mais legível, mas mantiveram a serif no canto superior esquerdo do “D” e a tornaram retangular. A forma da base também mudou: agora a forma amarela parece um retângulo com cantos arredondados e centro côncavo. Na verdade, parece uma gravata borboleta.
Uma das cadeias de varejo mais lucrativas da América do Norte usa marcas de palavras há muitos anos que não são complementadas por nenhum símbolo. O líder da indústria ostenta seu nome, decorando todos os banners e letreiros com ele. Esta estética única torna-o identificável, e a versão moderna apresenta um contraste memorável: um fundo amarelo com letras pretas.
Fonte e cores do logotipo
O tipo de letra simples, reto e em negrito do logotipo da Dollar General Corporation é chamado FS Lola Bold. Foi criado pelo tipógrafo Philip Garnham, que optou por combinar arestas vivas e cantos com curvas suaves. Esta fonte tem muito em comum com a Caravel Bold da Indian Type Foundry. As principais diferenças são a serifa retangular no “D” e a perna virada para cima do “R”.
A cor preta do lettering não é tão pronunciada quanto parece: tem o tom de Eerie Black (#1C1B1B). Mas a base é brilhante o suficiente para se destacar porque usa uma rica rosa amarela (#FFF000).