O Detroit Lions é um time de futebol profissional que joga na divisão Norte da National Football Conference. A equipe é membro da NFL desde 1930. Foi fundada em 1929 em Portsmouth, Ohio. Inicialmente, a franquia recebeu o nome de Portsmouth Spartans. Ingressou oficialmente na Liga Nacional de Futebol em 12 de julho de 1930. Apesar do sucesso óbvio na NFL, os espartanos de Portsmouth não conseguiram sobreviver durante a Grande Depressão, cujos efeitos devastadores foram mais desastrosos para cidades pequenas como Portsmouth.
A baixa receita e outras dificuldades financeiras forçaram os proprietários a vender a franquia para um grupo de investidores liderados por George A. Richards, diretor executivo da estação de rádio de Detroit. Eles pagaram US $ 795.208 para cobrir as dívidas da equipe e a taxa de franquia de US $ 15.000 da NFL. Depois de comprar a equipe em 1934, George A. Richards a mudou para Detroit, Michigan. A equipe terminou sua temporada inaugural em segundo lugar na divisão ocidental. Em 1940, a franquia foi vendida ao executivo da loja de departamentos de Chicago Fred Mandel por US $ 225.000. Oito anos depois, em 1958, o clube foi para Edwin J. Anderson e Lyle Fife, que o possuíam até 1964. No final de novembro de 1963, William Clay Ford Jr., ex-vice-presidente da Ford Motor Company, tornou-se o único proprietário do Lions ao comprar ações de controle das ações da equipe por US $ 4,5 milhões. Em 2014, o controle acionário do Detroit Lions passou para Martha Firestone Ford.
A história do nome da equipe é bastante interessante, já que poucos membros da NFL mudaram de nome. Originalmente, chamava-se Portsmouth Spartans para homenagear sua cidade natal. Após a mudança para Detroit, George A. Richards renomeou o time de Detroit Lions em um aceno para a franquia de beisebol Detroit Tigers. O novo proprietário explicou que o clube seria o rei da liga, pois o leão é o rei da selva. Os Leões cumpriram essa promessa vencendo seu primeiro campeonato da NFL em 1935.
Significado e História
O que é Detroit Lions?
O Detroit Lions é o ex-Portsmouth Spartans que começou a jogar na NFL em 1930. O time mudou-se para outra cidade quatro anos depois de estrear e recebeu um novo nome ao mesmo tempo. Ela ganhou vários campeonatos da liga, mas nunca ganhou um Super Bowl há muito tempo.
O Detroit Lions está entre os muitos times da NFL que compartilham o nome, o mascote e a imagem do logotipo central. Nem sempre foi assim: até certo momento, era chamado de Portsmouth Spartans. Mas, mesmo assim, o emblema refletia totalmente o apelido do clube, uma vez que continha a inscrição correspondente, feita em negrito com serifas retangulares. Em seguida, a equipe foi renomeada para Detroit Lions e, depois disso, eles receberam uma série de logotipos temáticos com leões. O primeiro era colorido e caricatural; o segundo era branco com contorno azul; todos os seguintes eram azuis. Todos os logotipos do Detroit Lions apresentam a imagem de um leão, que tem um duplo significado. Em primeiro lugar, é uma espécie de elogio ao time de beisebol do Detroit Tigers. Em segundo lugar, os proprietários esperam que o monarca da selva se torne o rei nos campos de jogo da NFL.
1929 – 1933
Como o nome inicial da equipe era Portsmouth Spartans, o logotipo incluía duas marcas de palavra. A parte superior do logotipo foi apresentada com a inscrição bege “PORTSMOUTH” em letras maiúsculas enfeitadas com uma borda preta. Os “espartanos” em preto com a borda bege-dourada foram colocados abaixo. Também foi escrito em letras maiúsculas, mas elas foram ligeiramente expandidas para adquirir uma forma retangular exata.
1952 – 1960
O primeiro logotipo do Leão incluía um leão, é claro, e um jogador de futebol segurando uma bola. Ambos demonstraram determinação, aspiração e prontidão imediata para a ação. A fera abriu a boca para rugir. Sua barriga estava pressionada no chão como se estivesse se preparando para pular. O jogador de futebol também estava inclinado para a frente enquanto esperava o sinal atacar. Ele estava vestindo uma camiseta vermelha, calça azul e um capacete. Ambas as figuras foram delineadas em preto.
1961 – 1969
Em 1961, o logotipo se tornou muito mais simples, tanto no design quanto no esquema de cores. O novo logotipo apresentava um leão branco minimalista com um fino contorno azul e duas listras largas (azul e cinza) ao fundo. Na verdade, a paleta de cores do logotipo fornecido foi alterada drasticamente, passando para um espectro branco-azul. A barriga do leão ainda estava pressionada no chão. Essa pose simbolizava sua singularidade de propósito e prontidão para uma explosão de energia. Além disso, o animal selvagem foi desenhado magro e apto para evidenciar a perfeita forma física dos jogadores. O leão foi retratado em comprimento total com a cauda dobrada para frente, o que também é uma alegoria de orientação em direção à meta.
1970 – 2002
O logotipo desta época era único, já que, em 1970, o icônico leão saltador apareceu no logotipo da equipe pela primeira vez. A equipe criativa redesenhou radicalmente o logotipo anterior. O animal foi retratado em um salto: suas patas traseiras estavam no chão, enquanto as patas dianteiras estavam no ar. Sua postura causou uma impressão dinâmica. Ao mesmo tempo, o leão não tinha feições faciais, apenas focinho sem olhos, boca e nariz que capturavam esquematicamente. A figura tinha um contorno branco e mais um contorno azul.
2003 – 2008
Esse logotipo foi aprimorado em 2003, mas sofreu pequenas alterações. Ainda apresentava um leão feroz, saltando com uma crina exuberante. Como antes, o focinho da fera não tinha forma óbvia: apenas boca e nariz esquemáticos difíceis de adivinhar. A postura do leão enfatizou o lado agressivo do jogo, o poder e o desejo de ofender. A besta lembrava muito o leão heráldico desenfreado, como representado no perfil ereto com as patas dianteiras levantadas. A única diferença da versão anterior era um contorno preto grosso em vez de azul.
2009 – 2016
Em 2009, o leão azul saltitante adquiriu uma forma mais proeminente. Agora patas, crina, rosto e torso eram claramente vistos. Os designers tentaram fazer com que parecesse muito mais realista. Além disso, o leão tinha presas que pareciam ferramentas extremamente eficazes para ameaçar os inimigos. Os elementos olho, juba e cauda também foram desenhados. Um personagem feroz era contornado em branco e depois em preto.
2017 – presente
Após várias tentativas de melhorar o logotipo, os designers finalmente conseguiram o que queriam. A versão atual, adotada em 2017, já percorreu um longo caminho na evolução. Desde 1970, mudou várias vezes. Os artistas experimentaram a cor do traço, a forma do leão e a localização de caminhos internos. Como resultado, apresentaram a versão final, que satisfez totalmente os dirigentes do clube. O logotipo do Detroit Lions em comparação com o anterior tem uma aparência mais nítida. Fios na juba esvoaçante e no olho do animal são visíveis. As patas traseiras são menores do que as anteriores, que permaneceram maciças. É uma alusão perfeita ao rei da selva – ágil, feroz e forte. O contorno preto é atenuado para uma cor cinza claro.
Fonte e cores do logotipo
O gráfico oficial do Detroit Lions apresenta uma silhueta de leão azul delineada em duas listras, branco e cinza claro. O animal fica em pé sobre as patas traseiras e mantém as patas dianteiras levantadas. Há uma referência aqui aos leões heráldicos tradicionais que adornam os braços de muitos estados e cidades dos Estados Unidos. Os artistas retrataram a juba esquematicamente, mas de forma bastante reconhecível. Além disso, eles detalhavam ligeiramente as pernas e a cabeça – tanto quanto o estilo escolhido permitir.
Como não há inscrições, não há dúvida sobre a fonte: os criadores do logotipo prestaram a maior atenção ao desenho. Nos últimos 50 anos, mudou pouco, exceto por uma ligeira transformação dos contornos e uma atualização da paleta. A silhueta do leão sempre foi azul, mas no início, um tom mais escuro foi usado. Agora o azul está próximo do azul. A cor do contorno também mudou: na versão atual, é cinza claro, quase prateado.
Os Leões mudaram seu logotipo?
O Detroit Lions muda seu logotipo com frequência. A última vez que isso aconteceu foi em 2017: os designers mudaram um pouco a forma do leão e delinearam sua silhueta com uma linha prateada.
Quando os Leões mudaram seu logotipo?
O clube de futebol atualiza regularmente seu logotipo. Por exemplo, em 1961 estilizou um leão para se parecer com um desenho egípcio, em 1970 apresentou a primeira versão da silhueta azul, em 2003 acrescentou um contorno preto, em 2009 destacou os principais detalhes e em 2017 repintou o exterior linha em prata. ...
O logotipo do Detroit Lions é protegido por direitos autorais?
Sim, o logotipo do Detroit Lions, assim como os gráficos do restante da Liga Nacional de Futebol, é protegido por direitos autorais.
Qual é o logotipo do Detroit Lions?
O logotipo desta equipe apresenta a silhueta azul de um leão saltador. Não é detalhado, mas os artistas usaram pinceladas brancas para modelá-lo. O animal é contornado com uma faixa prateada.