Cisco (mais precisamente, Cisco Systems, Inc.) é um gigante de TI que cria, produz e distribui software e hardware, dispositivos de telecomunicações, equipamentos de rede e também fornece serviços de alta tecnologia. Ele possui várias subsidiárias por meio das quais desenvolve atividades adicionais. A empresa foi fundada no final de 1984 pelos cientistas da computação Leonard Bosack e Sandy Lerner da Universidade de Stanford. Ele está localizado em San Jose, Califórnia, no Vale do Silício central. No início de 2021, a organização foi relançada em Delaware.
Significado e história
O que é Cisco?
É um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos de informática e telecomunicações. Seus produtos são projetados principalmente para empresas que oferecem serviços de comunicação a seus clientes. A Cisco foi fundada em 1984.
A empresa de TI surgiu graças aos esforços de Sandy Lerner e Leonard Bosack, que não eram apenas cientistas, mas também cônjuges. Sandy era chefe do departamento de hardware de computador da Escola de Pós-Graduação em Negócios da Universidade de Stanford, e Leonard era responsável pelo PC no departamento de ciência da computação da mesma universidade. Eles desenvolveram em conjunto a tecnologia de rede local (LAN), fundando a Cisco com base nisso.
Porém, em 1986, foram obrigados a deixar a universidade, pois a administração decidiu ajuizar ações criminais contra cientistas por apropriação de programas, equipamentos e outras propriedades intelectuais, que de fato não existiam. Só que Lerner e Bosack usaram suas instalações para criar seus produtos de TI. Um ano após a demissão, a Universidade de Stanford deu a eles o software de um roteador multiprotocolo e 2 placas de computador. Além dos dois cientistas, a equipe inicial também incluiu o programador Greg Satz, o gerente de vendas Richard Troiano e o CEO Bill Graves.
Em nome da empresa, seus fundadores refletiram seu amor por São Francisco, usando a Golden Gate Bridge Tower e uma versão ligeiramente nova do nome da cidade para o logotipo. Essa ideia foi proposta por John Morgridge (segundo chefe da empresa). O conceito do logotipo é conectar objetos distantes com a ajuda de inovações tecnológicas. No total, a corporação possui quatro logotipos em seu arsenal.
1984 – 1990
O simbolismo de estreia transmite com precisão a imagem das torres de observação da icônica ponte. Eles são representados como gráficos digitais e consistem em linhas finas de comprimentos diferentes, unidas na parte superior e inferior por listras sólidas: de um lado eles têm uma forma curva, do outro – retos. Os topos das estruturas vermelhas não são pontiagudos e parecem plataformas em miniatura. Não há texto no emblema – ele foi usado apenas em placas de identificação.
1990 – 1996
Como resultado da revisão da identidade, o emblema ganhou uma cor e um estilo diferentes. A ponte adquiriu características abstratas e é composta por listras brancas de diferentes alturas. Não possui elementos de conexão – apenas um fundo azul na forma de um retângulo. Na parte inferior, há uma etiqueta ciscoSystems de cor vermelha. Letras alongadas e elegantes da categoria Sans Serif.
1996 – 2006
Após a reformulação empreendida, o logotipo parece mais limpo. Isso foi facilitado pelo reagrupamento dos elementos. As listras verticais tornaram-se uniformes, claras e reduzidas em número. Eles agora são menores do que antes devido ao aumento da largura, mas ocupam o mesmo espaço de ponta a ponta do retângulo azul. Os designers moveram a inscrição para cima, tornando as letras grandes. Na palavra “Cisco” eles substituíram o “C” maiúsculo por uma letra maiúscula, já que antes estava em minúsculas.
2006 – presente
Para obter uma forma clara das bandas de recepção do sinal da Internet e ao mesmo tempo preservar a aparência da ponte lendária, os desenvolvedores alongaram as duas linhas mais altas. Além disso, eles os espaçaram amplamente, de modo que muito espaço livre foi formado entre eles. O nome da empresa está na parte inferior e em letras minúsculas. Os designers removeram o retângulo horizontal, oferecendo três opções de cores para o logotipo: preto, azul claro e azul escuro com texto em vermelho. Os autores desta versão são Joe “Phenom” Finocchiaro e Jerry “The King” Kuyper.
Fonte e cores do logotipo
Desde o início, os fundadores da empresa de TI focaram na visualização simples e compreensível. Eles escolheram um marco da Califórnia – a Golden Gate Bridge, localizada na cidade de San Francisco. A ênfase principal em todos os momentos foi feita pelos autores na combinação da ponte com o diagrama de recepção de sinal da conexão à Internet, a fim de demonstrar a utilidade, utilidade e praticidade de seus produtos.
A versão moderna do logotipo usa uma fonte geométrica chamada Futura Bold. É elegante, grotesco, com cortes suaves nas pontas. Foi criado pelo designer Paul Renner e publicado pela primeira vez pela Linotype.
O esquema de cores do emblema atual ecoa todas as modificações anteriores, porque existe em três versões. Um logotipo é totalmente preto, o segundo é totalmente azul, o terceiro é composto por listras azuis e letras vermelhas. O fundo é uma cor branca neutra.
O que o logotipo da Cisco simboliza?
Por outro lado, o logotipo tem o formato de uma onda de rádio e representa o negócio principal da Cisco. Mas, na verdade, esse padrão simboliza a Golden Gate Bridge de São Francisco, que estava originalmente representada no logotipo da empresa.
Quem fez o logotipo da Cisco?
A ideia do logotipo original foi sugerida por um dos líderes da Cisco - John Morgridge. Uma nova versão, lançada em 2006, foi criada por Jerry “The King” Kuyper e Joe Phenom Finocchiaro.
O logotipo da Cisco Webex foi alterado?
No verão de 2021, a marca Cisco Webex recebeu um novo logotipo e, com ele, o nome Webex da Cisco. Agora seu principal símbolo visual é a dupla hélice azul-esverdeada W, que simboliza mãos unidas.
Cisco é uma marca?
Sim, a Cisco é uma marca desenvolvida com seu próprio nome, logotipo e sistema de ícones, todos protegidos por direitos autorais.