A empresa de telecomunicações CenturyLink é conhecida por fornecer acesso de banda larga em uma infraestrutura global de fibra óptica. Mas é chamado de forma diferente – Lumen Technologies. A marca CenturyLink foi mantida apenas para uma categoria específica de clientes, nomeadamente residências e pequenas empresas que utilizam redes de cobre. Os representantes de negócios corporativos, por sua vez, recebem uma ampla gama de serviços digitais, incluindo consultoria de TI, produtos de voz, segurança na web, gerenciamento de armazenamento em nuvem, IoT e muito mais.
Significado e história
A renomeação de CenturyLink para Lumen Technologies não é a única mudança global na história da operadora gigante. Esta empresa já se reposicionou diversas vezes, mudando seu nome, conceito e identidade visual. Seu predecessor mais antigo foi a Oak Ridge Telephone Company, pioneira na telefonia. Foi comprado pela família Williams em 1930, quando os assinantes tiveram que regar o terreno para melhorar a qualidade da conexão.
Em 1946, Clarke Williams decidiu automatizar o sistema e já havia comprado tudo o que precisava, mas o banqueiro que prometeu fazer o empréstimo morreu repentinamente. A quantia necessária foi fornecida por um conhecido de Joe Sydney Carter. Inspirado por seu sucesso, o empresário começou a comprar outras companhias telefônicas em diferentes estados. Quando eram 15, ele os uniu à holding Central Telephone and Electronics.
A empresa de telecomunicações faz experiências constantes com nomes e logotipos. Além disso, neste último caso, ela seguiu o caminho da simplificação, abandonando símbolos gráficos complexos. Lumen Technologies (anteriormente CenturyLink) escolheu uma marca minimalista com um pequeno traço azul como o único elemento marcante.
1968 – 1971
A Central Telephone and Electronics foi formada em 1968, três anos após a morte de George Lee, que era o sogro de Clarke Williams e o ajudava a administrar seu negócio. Tendo perdido um gerente insubstituível, o dono das redes telefônicas decidiu combiná-las em uma estrutura para simplificar o controle sobre todas as linhas de acesso. A sede mudou para a cidade de Monroe.
1971 – 1999
Em 1971, a holding Central Telephone and Electronics tornou-se a corporação Century Telephone Enterprises. Ela imediatamente começou a comprar empresas independentes menores e foi uma das primeiras nos Estados Unidos a entrar no mercado de celulares. Seu logotipo era um reflexo da alta tecnologia. O elemento gráfico parecia um diamante e consistia em grupos de diferentes tamanhos, que poderiam ser interpretados como um símbolo de uma conexão ou um sinal transmitido.
À direita estavam as duas primeiras palavras do nome da empresa, escritas uma abaixo da outra. Fontes diferentes foram usadas para eles: negrito e com uma espessura de linha contrastante e estreito com letras estendidas para cima. Eles estavam unidos pela cor preta, formato quadrado e falta de serifas.
1999 – 2010
Em 1998, a empresa começou os preparativos para um rebranding para fundir os serviços Century Cellunet, PTI Communications, Century Long Distance e Century Telephone sob o nome CenturyTel. A nova marca foi homologada em 1999 e paralelamente passou a utilizar o logótipo com a inscrição oblíqua azul “CENTURYTEL” no fundo de um anel vermelho. Apesar de todas as letras da palavra estarem em maiúscula, o primeiro “C” e o oitavo “T” destacaram-se visivelmente na altura. Os dois arcos vermelhos acima e abaixo representam uma órbita de rotação abstrata.
2010 – presente
Após a fusão com a operadora de telefonia Embarq Corporation, a empresa foi renomeada para CenturyLink. Em 2010, o novo nome tornou-se oficial. Como parte da reestruturação, um emblema redondo verde apareceu. Consistia em doze pequenos triângulos verdes, alinhados em um anel e pontiagudos com ângulos agudos para dentro. A inscrição em preto “CenturyLink” ocupou o lugar à direita. Os designers o dividiram visualmente ao meio, destacando a segunda parte em negrito. Esta versão do logotipo, junto com o nome da marca, ainda é usada para alguns dos serviços da corporação.
2020 – presente
Em 2020, a empresa de telecomunicações recebeu um novo nome – Lumen Technologies. É refletido na palavra signo moderno, que contém uma pequena inscrição “LUMEN”. O design segue a tradição de 1971-1999, quando o logotipo apresentava uma fonte quadrada. Apenas a letra maiúscula “E”, dividida em duas partes, se destaca visualmente. Consiste em uma faixa azul (parte superior) e uma linha preta curva em ângulos retos (parte inferior).
Fonte e cores do logotipo
Uma das fontes no logotipo da Century Telephone Enterprises era muito semelhante a Salzburg Serial Regular, uma moderna geometria sem serifa da SoftMaker. Em 1999-2010, o itálico negrito gótico com extensões nas extremidades foi usado para a inscrição. Em seguida, a fonte mudou: a primeira parte do emblema CenturyLink parecia Urbano Regular, e a segunda fonte parecia Urbano Bold.
O último logotipo com a palavra “LUMEN” é o mais incomum. Os designers escolheram uma fonte quadrada com cantos arredondados e sem serifa. Ao fazer isso, eles tornaram a letra “E” estilizada repintando o traço superior em um azul brilhante para contrastar com as linhas pretas.