Nos anos 1970. houve uma revolução no setor de videogames, graças à qual nasceu um novo nicho de indústria. Naquela época, os fabricantes de consoles estavam apenas começando a surgir, e entre eles estava o Atari. Entrou no mercado em 1972, mas até 1984 atuou na fabricação de caça-níqueis. A empresa lançou seu primeiro decodificador em 1977, estabelecendo um terreno fértil para a próxima geração de entretenimento interativo. Seu fliperama mais famoso foi o PONG, um simulador de tênis de mesa que se tornou o primeiro videogame de sucesso comercial do mundo.
Significado e história
O que é Atari?
Atari é uma marca lendária para o desenvolvimento e lançamento de jogos de computador que teve um grande impacto em toda a indústria de jogos. Foi fundada em 1972 e até 1984 era líder no mercado de videojogos, tendo então devido à crise foi dividida em várias empresas.
Durante 50 anos, a marca conseguiu mudar muitos nomes e donos. Era conhecido pela primeira vez como Atari Inc. e era propriedade de seus criadores – Ted Dabney e Nolan Bushnell. Foi comprado pela Warner Communications em 1977. Em 1984, quando a indústria de jogos de computador começou a declinar drasticamente, a maior parte da divisão passou a ser propriedade do empresário polonês-americano Jack Tramiel e recebeu o nome de Atari Corporation. Os ativos restantes foram renomeados para Atari Games, Inc., mas a Warner Communications não podia mais usar o logotipo da marca registrada como existia originalmente.
Em 1998, a Hasbro Interactive comprou o negócio de consoles e máquinas de fliperama e mudou o nome para Atari Interactive. Então, a marca de entretenimento interativo, junto com a Hasbro, tornou-se parte da Infogrames Entertainment. A nova empresa controladora adquiriu todas as ações remanescentes da Atari Inc. e em 2009 mudou o seu próprio nome para Atari, SA.
Portanto, havia muitas divisões da Atari no mundo que eventualmente se fundiram. Além disso, a única coisa que conecta uma empresa moderna com sua antecessora (antes da separação) é o nome e o logotipo. A marca está em uso desde 1972 e mudou várias vezes ao longo de 50 anos, mas todas as modificações foram muito semelhantes. Os proprietários mantiveram a imagem tradicional da marca, porque o emblema icônico era familiar a diferentes gerações de jogadores: ele adornava todas as máquinas caça-níqueis e consoles, sem exceção. É verdade que os desenvolvedores fizeram pequenas alterações para que cada modelo tivesse seu próprio símbolo.
1972 – 2002
O icônico logotipo da Atari é creditado ao designer gráfico interno George Opperman, que uma vez fundou a Opperman-Harrington Inc. Os primeiros proprietários de marcas registradas, Ted Dabney e Nolan Bushnell, o contrataram para projetar as máquinas de fliperama.
Bushnell também esteve envolvido com o diretor de criação George Faraco na criação do logotipo. O cofundador da empresa deu a George Opperman uma tarefa clara, mas desafiadora. Ele queria obter um símbolo reconhecível, consistindo de várias linhas em negrito, de forma que o desenho pudesse ser reproduzido em qualquer mídia e reconhecido mesmo a grande distância.
O designer forneceu várias versões conceituais que correspondiam aos desejos. Nolan Bushnell escolheu um deles: uma figura abstrata negra de três fragmentos. Havia uma ampla linha vertical no centro da imagem. À esquerda estava um arco que parecia um gráfico de uma função crescente, e à direita uma faixa espelhada na forma de uma função decrescente. Um espaço vazio ao lado do símbolo foi ocupado pela inscrição preta “ATARI”. O próprio Opperman projetou a fonte arredondando os cantos superiores de “A” e “R”. Ao mesmo tempo, a letra “R” se destacou muito, pois sua parte superior estava aberta.
Este logotipo estreou na publicidade e na slot machine Space Race em 1973. Tanto quanto sabemos, sofreu pequenas alterações após a venda, mas chegou a 2002 quase na sua forma original.
A Warner Communications, que assumiu a marca Atari em 1977, estava planejando um redesenho global e até fez uma pesquisa com os jogadores para ver se eles gostavam da versão nova ou antiga do logotipo. No final das contas, os fãs de videogame apoiaram o ícone clássico, que acabou sendo mais reconhecível do que o famoso Mickey Mouse. Portanto, a divisão manteve seu símbolo nativo de US $ 3.000, e os executivos da Warner Communications gastaram US $ 100.000 completamente inúteis.
2002 – 2003
Em 2002, os desenvolvedores mudaram a aparência do logotipo colocando-o em um retângulo vermelho. O padrão de três linhas multidirecionais foi reduzido e integrado na palavra “ATARI”: substituiu a letra “A” do meio. As letras agora são brancas para se destacarem melhor contra o fundo brilhante. Quanto à fonte, suas proporções foram ligeiramente ajustadas, com os designers arredondando os cantos superiores em “T” para simetria.
2003 – 2010
O vermelho escuro usado anteriormente foi clareado e ganhou um matiz rico. A forma do gráfico do Atari mudou ligeiramente: os desenvolvedores alargaram as bordas inferiores das linhas, de modo que os arcos laterais parecem duas pontas, e a faixa vertical central parece a parte superior de um trombone. Esta versão do logotipo apareceu pela primeira vez na capa do videogame Putt-Putt: Pep’s Birthday Surprise.
2010 – presente
Em 2010, a empresa voltou ao design clássico. A fonte e o padrão de três linhas agora têm a mesma aparência do início dos anos 1970. A legenda é reduzida e posicionada abaixo da imagem, com ambos os elementos colocados em um retângulo vermelho com cantos arredondados. A versão alternativa contém um pequeno emblema vermelho (à esquerda) e o nome da marca (à direita) em um fundo branco.
A marca Atari simboliza videogames retrô e permanece relevante até agora, quase meio século desde seu início. Em termos de lenda, ele só pode ser comparado a um swoosh da Nike, mas faz muito mais sentido do que um simples tique.
Segundo o próprio George Opperman, ao criar o logotipo, ele pensou no videogame PONG. O designer se inspirou na dinâmica do fliperama: ele imaginou que uma bola em movimento, batendo na linha central pelos dois lados, poderia dobrá-la. Opperman incorporou essa ideia em um padrão geométrico, conforme relatado em uma entrevista de 1983.
O autor admitiu que ponderou por muito tempo a melhor forma de estilizar a letra “A”, que é um ícone da marca Atari. E então ele quis assistir PONG jogar, e tudo se encaixou. A propósito, muitos veem uma rede de pingue-pongue (faixa vertical) e duas rivais (arcos nas laterais) no logotipo. Com um pouco menos de frequência, um desenho abstrato é associado ao Monte Fuji, um personagem japonês ou símbolos religiosos. Mas, na verdade, ele não tem nada a ver com eles.
Nolan Bushnell, por sua vez, chamou todas as teorias de “besteira”. Ao comentar uma entrevista com George Opperman, o fundador da Atari dissipou as dúvidas sobre o design e disse que o logotipo não tem nenhum significado oculto. Para ele, trata-se apenas de um padrão de três linhas em negrito sem qualquer conceito. Em qualquer caso, o símbolo icônico foi preservado e se tornou uma “estrela-guia” na história dos videogames.
Fonte e cores do logotipo
As letras originais foram projetadas pelo mesmo designer que criou o símbolo do Atari. Ele fez os cantos das letras parcialmente arredondados e representou o “R” maiúsculo com uma única linha curva. No final da década de 1990, a fonte SF Atarian System foi criada com base na marca nominativa. Seu editor é ShyFoundry. A cor tradicional do logotipo é vermelha. Geralmente é combinado com o branco. A versão moderna usa a tonalidade brilhante e rica # E5141E.