A Apple é uma corporação de renome mundial dedicada à produção de computadores, tablets, telefones celulares, reprodutores de áudio e software. Ele é um líder no desenvolvimento de PCs e sistemas operacionais modernos. Criado por Steve Jobs, Steve Wozniak, Ronald Wayne. Existe desde abril de 1976.
Significado e História
O logotipo da empresa americana apareceu imediatamente no ano de sua fundação. Os inspiradores ideológicos são Steve Jobs e Ronald Wayne, que chamaram a atenção para uma citação de Wordsworth. Portanto, o emblema consistia em uma cena em que Isaac Newton fica embaixo de uma árvore, e uma maçã paira sobre ela, que, segundo a lenda, cairá sobre sua cabeça e, em seguida, uma idéia brilhante visitará o cientista.
Sem se preocupar com o trabalho, Ronald Wayne claramente combinou dois conceitos: maçã e desenvolvimento. Ele simplesmente retratou Newton, no qual uma fruta madura estava prestes a cair na forma de “iluminação inesperada”. O desenho foi aceito e aprovado como marca, mas continha muitos detalhes desnecessários que distraíam a atenção do elemento central. Portanto, várias outras opções foram propostas posteriormente.
1976 – 1977
O emblema desse período se parece com uma imagem de arte na forma de um retângulo alongado. Retrata um homem com um livro nas mãos. Ele senta-se sob uma coroa ramificada e uma grande maçã paira sobre ela. Na parte superior e inferior do logotipo monocromático há uma fita larga com pontas bifurcadas. Nela está a inscrição “APPLE COMPUTER CO.”, Que envolve o logotipo.
1977 – 1998
Depois de uma versão em preto e branco com muitos detalhes, a empresa possui uma versão colorida e concisa. Seu autor é o então popular artista Rob Janov. Depois de conversar com os donos da empresa de computadores, ele foi à loja e comprou um pacote inteiro de maçãs. Em casa, ele experimentou muito, cortando frutas para obter a melhor visualização.
Como resultado, uma semana depois, o designer introduziu um novo logotipo. Parece muito brilhante, como se coletado em camadas de diferentes variedades de maçãs. O lado mordido é um símbolo da aplicação prática de uma idéia brilhante que veio à mente após a queda do feto. A paleta de cores é arco-íris, suculenta. Jobs insistiu nisso, porque naquela época a empresa estava dominando a produção de displays coloridos.
1998 – presente
Em 1998, o fundador da empresa decidiu mudar para uma nova versão do logotipo – dark. Isso é feito para que a gama atraente não desvie a atenção do conceito principal. Mas há outro motivo: um retorno à versão original, porque Rob Janov fez o logotipo exatamente monocromático.
Fonte e cores do logotipo
Todos os produtos da empresa americana, incluindo iPad e iPhone, são decorados com o famoso emblema da maçã. Esta é uma marca lendária que tornou o fabricante famoso e tornou seus produtos reconhecíveis em diferentes partes do mundo. A fruta mordida é sinônimo de maçã e principal elemento de sua identidade visual. É por isso que permanece inalterado desde 1977, exceto por uma ligeira modificação na paleta.
Não há inscrições no logotipo moderno – elas estavam presentes apenas na antiga marca, que foi usada em 1976-1977. A fonte era semelhante a Caslon com pequenos desvios das formas de letras aceitas.
Quanto à paleta, na versão original a maçã é totalmente preta e assenta sobre um fundo branco e vazio. Até 1998, era brilhante e colorido. O fruto consistia em seis listras (de cima para baixo): verde claro, amarelo, laranja, vermelho carmesim, roxo e azul.