Todo mundo sabe há muito tempo que os logotipos são o rosto das marcas. Na medida em que o logotipo é reconhecível, fácil de lembrar e pode ser reproduzido na mente, as vendas das empresas também serão bem-sucedidas. Uma boa imagem visual torna-se familiar ao consumidor quando reflete facilmente os valores e especificidades do negócio.
Líderes mundiais em vendas, como a Nike, há muito entendem que você precisa abordar uma campanha publicitária de longe – o design de imagem certo ajudará a definir o terreno certo.
Não é à toa que na era da tecnologia sofisticada, o design simples atrai a atenção e encanta o público. E para estar sempre na moda e resistir às críticas, as empresas tentam acompanhar as tendências e entrar no coração do consumidor por meio de um design estético, conciso ou significativo.
Em 2015, foi realizado um estudo interessante, que mostrou que 6 em cada 10 pessoas preferem comprar um produto de uma marca familiar. Isso não surpreende, pois uma marca conhecida pode significar qualidade e inspirar confiança no público-alvo. O logotipo que você gosta pode se tornar um fator significativo na escolha dos produtos de uma determinada marca, porque você quer se envolver em algo bom, certo, caro ou autoritário. Essa é a psicologia dos consumidores que investem certas atitudes e aspirações subjetivas na compra.
1. Nike
Então:
A marca Nike acima mencionada, originalmente chamada Blue Ribbon Sports, foi fundada em 1964 por Bill Bowerman e Phil Knight, e renomeada Nike em 1971. O preço do logotipo da marca é de apenas US $ 35. Tanto pagou pelo desenvolvimento do design de Carolyn Davidson da Portland State University. Inicialmente, esta é uma inscrição em itálico, feita como se fosse uma caneta preta contra o fundo de uma marca de seleção de contorno suave.
Agora:
Depois de um tempo, o logotipo foi minimizado, e já é um carrapato liso lacônico totalmente preto, sem contorno e com cantos mais nítidos. Embora essa marca de seleção possa ser solitária, é uma das tags visuais mais reconhecidas do mundo.
2. Volkswagen
Então:
A Volkswagen, uma grande montadora, foi fundada em 1937 por uma organização trabalhista nazista para construir um carro. A mensagem do fabricante era simples – qualquer família alemã poderia ter um carro assim. O logotipo original tinha as características de uma suástica e, nas realidades atuais, seu uso seria ofensivo e ainda mais inadequado.
Agora:
Em 2000, eles desenvolveram um esquema de cores azul e branco para que todos os proprietários de carros tivessem sentimentos estéticos, um senso de autoridade e solidez. Não há desordem com listras circulares pretas, e o emblema branco parece amigável e elegante.
3. IBM
Então:
Três empresas independentes se fundiram em uma grande empresa em 1911. Assim começou a vida de uma grande marca da IBM, que recebeu seu nome atual em 1924 (anteriormente representada como Computing-Tabulating-Recording). Inicialmente, o logotipo queria mostrar globalização, cobertura de todo o mundo, confiança e perspectivas para o futuro. O esquema de cores preto e branco se adéqua bem o suficiente para a versão arredondada do logotipo.
Agora:
Posteriormente, o logotipo foi substituído por um novo desenhado por Paul Rand. O designer tornou a marca mais atraente para os compradores, tons de azul e branco expressam influência e experiência.
4. AT&T
Então:
A marca AT&T surgiu em 1877, teve o monopólio do setor de telecomunicações por muito tempo e, em 1984, Alexander Graham Bell (a) foi forçado a se separar devido a uma ação civil antitruste. O emblema-logo redondo foi feito em preto e branco, no centro do círculo destacava-se um sino com a inscrição “Bell System” no interior.
Agora:
Agora o logotipo parece uma esfera azul e branca com um nome de fonte preto, parece decente e harmonioso, pode-se dizer, acompanha os tempos.
5. Pepsi-Cola
Então:
Em 1893, Caleb Bradham surgiu com uma bebida que mais tarde se tornou incrivelmente popular e amada em todo o mundo – Pepsi-Cola. Sabe-se que a princípio o posicionamento e atitude em relação à bebida era como meio de melhorar o funcionamento do trato gastrointestinal, vendido em farmácias da Carolina do Norte. Um logotipo vermelho ornamentado e interessante com uma fonte característica deu ao produto uma qualidade misteriosa e mística. Foi bom para uma novidade que chega às prateleiras para o comprador.
Agora:
Mais tarde, o logotipo foi substituído por um formato simples, mas complexo em cores – vermelho-branco-azul. Aqui você pode ver uma onda, uma esfera, movimento. Existem vários significados. Houve muitas mudanças de logotipo nos 126 anos de biografia da marca, mas o que vemos nas lojas hoje foi apresentado ao público em 2014 e não mudou desde então.
6. Starbucks
Então:
Em 1971, a Starbucks apareceu no Seattle Pike Place Market. A ideia para o nome da marca não foi o personagem literário mais famoso – este é o primeiro imediato de Ahab chamado Starbuck do romance “Moby Dick”. O enredo para o logotipo foi a imagem escandinava de uma gravura com uma sereia, que acompanhava as festas do século XVI, quando nasceu a ideia de tirar tigelas.
Agora:
Agora a marca é fortemente promovida e enriquecida – de acordo com 2018 (e agora ainda mais!) Em 50 países, o escritório de representação da empresa com um grande número de lojas é de cerca de 30 mil. A sereia do logo já ganhou um ar mais casto, os cabelos cobrem o peito, o rosto mais aberto e expressa uma alegria tranquila, caudas bem cuidadas nos dois lados do corpo, tudo isso em uma borda verde com o nome da marca.
7. Fedex
Então:
Em 1965, o estudante Fred Smith da Universidade de Yale começou a pensar nos problemas do transporte de mercadorias. E chegou ao ponto em que ele primeiro escreveu um trabalho de conclusão de curso sobre transporte de mercadorias e, mais tarde, em 1971, fundou a Federal Express Corp. em Little Rock, Arkansas. O primeiro dia de operação da empresa marcou uma colossal reforma do setor de entregas, com 14 aeronaves enviando 186 pacotes durante a noite para 25 cidades nos Estados Unidos. O logotipo da Fedex era simples e despretensioso, exceto que a fonte se destacava de outras mais formais. Tonalidade lilás, letras brancas e vermelhas e uma sensação de futurismo foram lidos na fonte.
Agora:
Agora, uma cor roxa mais saturada é usada, o laranja substituiu o vermelho e, em geral, apareceu um destaque que não é imediatamente visível – uma seta branca no espaço entre as letras, significando movimento ou velocidade para frente.
8. Microsoft
Então:
Credenciais Paul Allen e Bill Gates criaram uma empresa incrível em 1975 que se tornou líder mundial em software da Microsoft. Com o tempo, surgiram produtos gigantes que tornaram o trabalho de uma pessoa mais fácil e eficiente, e a empresa mais bem-sucedida e mais rica. E tudo graças ao Windows (1983), Microsoft Office (1989) e Internet Explorer 1.0 (1995). Em 1987, o “logotipo Pacman” de Scott Baker foi reconhecido como o logotipo clássico da empresa.
Agora:
Em 2012, um novo logotipo foi revelado em Boston após 25 anos de identidade visual da empresa. Os quatro quadrados coloridos representam os diferentes produtos da empresa. As cores vermelho, verde, laranja suave e azul brilhante criam uma impressão positiva e inspiram confiança no usuário.
9. McDonald’s
Então:
Lar da mundialmente famosa marca de fast food, McDonald’s, a humilde San Bernardino. Foi lá que, em 1940, os irmãos Richard e Maurice McDonald começaram a vender sanduíches de carne com fritas por 35 centavos. A principal mensagem da empresa era esta: a rapidez, disponibilidade e facilidade de servir lanches despretensiosos para aumentar a força. Após a Segunda Guerra Mundial, os irmãos expandiram o cardápio, que prometia um aumento na popularidade dos hambúrgueres e cheeseburgers. Foi graças ao logotipo com um chef alegre e piscando que foi criada uma impressão positiva de que a comida era saborosa, fácil de preparar e servida rapidamente a um cliente faminto.
Agora:
A estreia do logotipo atual ocorreu em 1961, quando no lugar de um chef brincalhão, surgiu um arco dourado, feito com linhas suaves na forma da letra M. A cor foi especialmente escolhida de forma a conquistar, evocar apetite e associação com energia, harmonia e conforto. Talvez dessa forma, o logotipo tenha conseguido atrair mais novos consumidores, tanto que agora os restaurantes estão abertos em 101 países que atendem 69 milhões de pessoas diariamente.
10. Levi’s
Então:
Levi Strauss montou um negócio de retrosaria por atacado no início de sua carreira e depois mudou seu foco para têxteis, especificamente jeans. Seu logotipo parecia pretensioso e simples ao mesmo tempo: afirmando a resistência do tecido e a alta qualidade geral do material, os jeans retratados não rasgam, mesmo que sejam puxados em direções diferentes por fazendeiros com cavalos.
Agora:
Então, outra jogada de marketing entrou em ação e, em 1967, um novo logotipo foi introduzido – Walter Landor and Associates criou um design que se tornou para sempre parte de um bolso de jeans. Esta é a asa de morcego vermelha que o nome de Levi inclui. Assim, eles enfatizaram a abordagem jovem e a natureza atemporal do jeans como produto.
11. Visa
Então:
A disseminação dos cartões de crédito pelo mundo é muito grande e não é mais única. Todo contemporâneo tem pelo menos um cartão e está na carteira. Outra coisa é que agora está na moda se interessar por tecnologias digitais e criptomoedas, mas os bons e velhos cartões de crédito, por exemplo, da Visa, são um clássico do gênero que não sai de moda. Este gigante financeiro emitiu seu primeiro cartão em 1958 e fez sucesso entre a população. O então Bank of America emitiu seu cartão chamado BankAmericard, que tinha um limite de uso de US$ 300 (uma soma que não significa quase nada hoje em dia). Após 18 anos, o BankAmericard foi renomeado e ficou conhecido como Visa, a fim de fortalecer seu relacionamento com clientes em todo o mundo, e foi fácil para falantes de diferentes idiomas nomear o nome. O logotipo é baseado em apenas duas cores – azul como símbolo do céu e dourado como a personificação do terreno montanhoso da Califórnia, berço do banco americano.
Agora:
O tempo passou e a marca atualizou seu design. Escolhemos um logotipo de fonte azul. Tinha tons diferentes no gradiente – do tom mais escuro ao mais claro. De longe, a diferença nas cores das letras não é visível, mas está lá. A característica distintiva mais importante é a ausência de um tom dourado ou amarelo no logotipo. Só porque a ideia de design de associar dinheiro com ouro já caiu no esquecimento.
12. Canon
Então:
A então chamada empresa de fotografia Kwanon lançou seu primeiro modelo de câmera em 1934, um ano após sua fundação. O nome da empresa faz referência à deusa budista da misericórdia, embora não tenha uma referência direta à técnica produzida. É lógico supor que uma figura tão significativa na religião budista deveria ter sido um símbolo da empresa, que teria sido exibido no logotipo. E assim apareceu a imagem da deusa multi-armada, cercada por chamas.
Agora:
Já em 1956, ocorreu um rebranding, que marcou o aparecimento do logotipo inalterado que conhecemos hoje – é apenas o nome da empresa, destacado em vermelho para expressar a mensagem principal – as tecnologias avançadas deveriam ter um padrão global.
13. Audi
Então:
A Audi é hoje uma das mais vendidas no mundo e é famosa por seus carros de luxo. Embora tenha sido criado há muito tempo – em 1910. O logotipo era simples, preto e branco. A ênfase está no número 1, na parte inferior do triângulo estava o nome da empresa. Queríamos estabelecer superioridade na indústria automotiva com isso e mostrar que essa empresa em particular merece o amor e a atenção dos motoristas.
Agora:
Agora todo o design é reduzido a formas redondas harmoniosas, que lembram as rodas do emblema e letras vermelhas em uma fonte simples. Por que ser inteligente, se você pode indicar vários significados no logotipo de uma só vez – a qualidade das máquinas produzidas, velocidade e elegância?
Por outro lado, fontes confiáveis dizem que depois que os concorrentes da Audi se fundiram com a empresa e formaram a aliança Auto Union em 1932, para aumentar o respeito mútuo, reconhecer esforços iguais e representar os diferentes destinos das empresas, decidiu-se para mostrar quatro anéis entrelaçados juntos.
14. Firefox
Então:
O aplicativo Mozilla Firefox surgiu em 2002 e era usado para visualizar páginas da web na Internet. O navegador era originalmente uma espécie de encarnação do pássaro fênix, e foi chamado, respectivamente, de Phoenix. Devido a uma disputa de marca, tive que ceder e mudar o nome. O logotipo era um pássaro vermelho brilhante em chamas com um bico amarelo. Parecia um pouco estranho e infantil, mas logo o rebranding aconteceu e a imagem caiu no esquecimento para sempre.
Agora:
Em 2003, um novo conceito foi implementado, pois o nome anterior não pôde ser mantido devido a litígios. Então havia um emblema com uma laranja brilhante, ou melhor, uma raposa de fogo, que envolve uma bola azul com todo o corpo. Este logotipo mostrava a natureza global da empresa e a crescente popularidade dos produtos entre os usuários.
15. Playboy
Então:
A razão pela qual a popular revista masculina Playboy surgiu é cômica e simples – em 1951, um redator da revista Esquire chamado Hugh Hefner foi recusado por um aumento de US$ 5. Depois de um tempo, esse homem ficou famoso em todo o mundo e se tornou uma pessoa reconhecível em diferentes círculos. E tudo porque sua própria revista foi um sucesso incrível, ele vendeu um milhão de cópias e se tornou uma grande marca, cobrindo boates, programas de televisão e até acessórios e roupas. O logotipo que representava a revista do homem ambicioso parecia uma ilustração completa e detalhada de um coelho de smoking e charuto contra uma mesa de álcool, um busto de mulher, livros, uma taça e uma lareira. Este coelho tornou-se o epítome da ficção erótica amadora média, por assim dizer.
Agora:
Embora o proprietário da revista tenha gostado da versão inicial do logotipo, eles tiveram que reformulá-lo e criar uma nova versão simplificada. Na segunda edição da revista, apareceu uma imagem mais simples de um coelho – sua cabeça virada para a esquerda com uma borboleta no pescoço. Projetado por Art Paul em 1953.
16. Amazon
Então:
Em 1995, ninguém poderia imaginar que em uma simples garagem, que Jeff Bezos escolheu para implementar sua ideia de negócio, nascia um conceito de marca que traria lucros multimilionários ao seu proprietário. O conceito era vender livros que tivessem uma imagem simbólica do rio no logotipo. A mensagem foi interessante e inusitada – os varejistas foram apresentados como “os maiores fluxos da Terra”.
Agora:
Expandindo os negócios, contamos com a comodidade de entregar mercadorias de diferentes categorias, por isso o novo logotipo da fonte significa que você pode encontrar tudo de A a Z no site, receber rapidamente as mercadorias e não se preocupar com o bem-estar da compra .
17. LEGO
Então:
O nome da marca mundial para a produção de brinquedos vem da fusão de duas palavras dinamarquesas – “good” e “play”. Em 1932, a empresa havia acabado de entrar no mercado oferecendo brinquedos de madeira e, em 1958, lançou seu lendário conjunto de brinquedos cúbicos. Na verdade, no início havia um logotipo de fonte serif simples, que de forma alguma revelava a essência da empresa.
Agora:
Em 1973, a produção se expandiu e apareceu no território dos Estados Unidos da América, o que deu uma nova rodada ao desenvolvimento da empresa e, ao mesmo tempo, trouxe o rebranding. O logotipo tipográfico vermelho-amarelo-branco fez com que o comprador se sentisse à vontade, fazendo-o pensar em se divertir cavando brinquedos entre amigos. Isso se tornou um formato de logotipo clássico que não mudou até hoje.
18. Verizon
Então:
A história da Verizon começou no ano 200 como resultado da fusão da Bell Atlantic Corp. e GTE Corp., rapidamente começou a crescer e se tornar a líder tecnológica do mercado. Agora é uma grande operadora móvel com uma cobertura de 35% do mercado. Inicialmente, o logotipo era um conjunto de letras do tipo preto com um Z vermelho destacado e uma marca de seleção fina acima das letras, mas depois foi alterado.
Agora:
Em 2015 surgiu um logotipo mais moderno, diferente na fonte, e a marca de verificação ficou menor e localizada próxima à letra N. Esse alinhamento ficou nas mãos da empresa, pois o rebranding e a determinação de um novo status no mercado ajudaram a conquistar um grande público de usuários.
19. Shell
Então:
Em 1833, a Shell tinha uma orientação antiga e oriental, e agora é uma grande empresa de energia que estabeleceu seus suprimentos graças a um sistema de importação e exportação que funciona bem. A imagem realista da concha tornou-se a marca registrada da empresa.
Agora:
Depois de um tempo, ficou claro que a empresa encerrou suas atividades em um determinado nicho e passou para um patamar tecnológico superior. Portanto, em 2015, com o advento dos primeiros postos de gasolina, apareceu um novo logotipo – uma concha de desenho animado brilhante, feita em amarelo e vermelho. Para mostrar a estreita cooperação entre a Califórnia e a Espanha, esses tons de cor foram escolhidos.
20. Yahoo!
Então:
Em 1994, Jerry Yang e David Filo ainda eram estudantes da Universidade de Stanford quando fundaram o projeto Yahoo! como hobby, que mais tarde se tornou uma grande marca. Esta é uma empresa de Internet, cuja fortuna foi estimada em 125 bilhões de dólares. Como resultado da pressão competitiva, a Verizon teve que vendê-lo por 5 bilhões. O logotipo original parecia uma bola azul com um homem amarelo – uma estilização da letra Y – com os braços estendidos. E abaixo você pode ver uma inscrição lilás com o nome do projeto.
Agora:
Em 2013, quando ainda não se falava em vender a empresa, foi realizado um rebranding, durante o qual se procurou recuperar a sua posição e reforçar o seu estatuto no mercado. Eles mantiveram a cor roxa para o logotipo da fonte, mas, infelizmente, a atualização da imagem visual não levou a resultados positivos, o que acabou em declínio e aquisição por outra empresa.
21. Delta
Então:
Inicialmente, fundada em 1924, a companhia aérea americana Delta Airlines se posicionou como uma empresa agrícola comercial. No entanto, desde 1929, foram feitos os primeiros voos de passageiros. A identidade visual do período era uma grande letra grega “delta” com asas estendidas. Foi colocado em um amplo anel, contra o qual o nome da empresa foi colocado acima e abaixo da letra. Tons nacionais foram usados como paleta de cores, o que acrescentou um toque de patriotismo.
Agora:
A versão atual do logotipo também é feita na forma de uma letra estilizada. No entanto, também tem uma associação com um avião decolando da pista. Assim, a marca reflete plenamente o seu ramo de atividade, sugerindo a seriedade da abordagem no cumprimento das obrigações para com os clientes. À direita do emblema está a palavra “Delta”, feita em estilo lacônico, que agrega rigor e conservadorismo à imagem.
22. Apple
Então:
Steve Jobs em 1976, juntamente com seu amigo Steve Wozniak, fundou uma pequena empresa na época, a Apple, envolvida no desenvolvimento de tecnologia de computadores. E em 1978, o primeiro PC revolucionário, o Apple II, foi lançado no mercado. Eles apresentaram seu logotipo original na forma de uma imagem desenhada a tinta, contra a qual, sob a famosa macieira, antes da descoberta das leis da gravidade, Isaac Newton estava pensando. A imagem é entrelaçada com uma fita com o nome da empresa, que reforça o desejo dos criadores de se tornarem pioneiros em seu campo de atuação.
Agora:
O antigo modelo de identidade visual foi substituído por uma imagem lacônica e memorável de uma maçã mordida, que ainda hoje é utilizada. As alterações posteriores da marca implicaram apenas um jogo de cores, que, posteriormente, incidiu no prestígio e na qualidade dos produtos. A paleta adquiriu tons monocromáticos, o que indica a seriedade da empresa e o crescimento de sua imagem.
23. GE
Então:
A General Electric Company é a maior empresa de energia do mundo. Foi fundada por Thomas Edison em 1890. No entanto, dois anos depois, foi decidido fundir-se com uma produção concorrente para expandir suas capacidades e desenvolvimento adicional. O logotipo eram as letras “G” e “E” do nome, em caligrafia manuscrita cursiva em uma paleta preta monocromática.
Agora:
A versão moderna da identidade visual da empresa passou por grandes mudanças. Uma das razões para isso foi a globalização da empresa. A imagem do monograma adquiriu maior concisão e simbolismo de unidade. Foi colocado no fundo de um círculo de tonalidade azul, implicando a prestação de seus serviços em todo o mundo. Além disso, devido ao anel branco ao redor da inscrição com pequenos processos, é criada uma aparência de um parafuso de turbina em funcionamento, que está diretamente associado à direção da energia.
24. Adidas
Então:
A empresa alemã Adidas foi fundada em 1925 por Adolf Dassler. Durante seu apogeu, o logotipo da empresa era uma imagem de calçados esportivos cravejados, acima do qual o nome do criador era colocado em um arco e, abaixo, o nome da marca. A fonte foi usada sem nenhum recurso exclusivo. O único acréscimo à individualidade da imagem foi o alongamento das linhas das letras “d”, que podem ser associadas a um obstáculo esportivo. A paleta de cores incluía apenas preto monocromático.
Agora:
No período em que a empresa expandiu sua produção e passou a produzir elementos de vestuário, decidiu-se mudar a identidade visual. Um elemento memorável do logotipo foram três listras inclinadas em 30 graus, que se assemelhavam a uma montanha, que em essência era um símbolo de desenvolvimento e crescimento. Desde 2005, houve uma simplificação da marca, onde as três listras são colocadas horizontalmente umas sobre as outras, e à direita delas está o nome em estilo individual com letras arredondadas.
25. NASA
Então:
A NASA foi fundada em 1958 como resposta ao primeiro lançamento do satélite da URSS em 1957. Com o apoio de um representante do centro de pesquisa, foi criado um logotipo exclusivo que reflete plenamente as atividades do empreendimento. Era um círculo de um tom azul com uma borda dourada, no fundo do qual havia uma imagem de um planeta, um satélite, estrelas e uma nave espacial voando em órbita. Ao redor da composição ao longo do contorno externo, o nome completo da agência, também em contorno dourado, tomou seu lugar.
Agora:
No período subsequente, foram feitas alterações na identidade visual relacionadas à simplificação da própria imagem. Agora o logotipo consiste em um círculo azul, no centro do qual está a abreviatura “NASA”, e ao redor dele a trajetória orbital é desenhada e há uma dispersão de estrelas. Ao mesmo tempo, uma esteira aerodinâmica a jato foi retratada em um tom vermelho, indo diagonalmente para a direita por toda a área do círculo. Isso implica em diferentes áreas de atuação.
26. Burger King
Então:
A primeira filial do Burger King abriu em 1953 na Flórida. Ele suportou uma série de dificuldades que o levaram à ruína. No entanto, em 1961 o restaurante foi comprado e após uma longa reconstrução foi reaberto em todos os EUA. O logotipo era conciso e imediatamente chamou a atenção. Foi estilizado como um sol nascente, que lembra igualmente a vista do hambúrguer de cima. Assim, concretizaram-se os rumos da atividade e o surgimento da rede de restauração pública. Abaixo da imagem estava o nome da marca em negrito simples.
Agora:
A identidade visual atual recebeu um novo esquema de cores e passou por mudanças dramáticas. A estilização do sol começou a se assemelhar a duas metades de um pão dourado, e entre elas, em duas fileiras, havia um “Burger King”, em vermelho, como um recheio. O texto é feito em negrito com bordas arredondadas, o que expressa boa vontade e capacidade de resposta. Ao redor deste emblema há um segmento do anel, que se torna mais fino em direção à borda superior.
27. Adobe
Então:
Charles Geschke fez parceria com Jhon Warnock para formar o Adobe System em 1982. Em cinco anos, eles puderam apresentar sua nova criação Adobe Illustrator, que lhes trouxe fama e direito a mais desenvolvimento. A primeira identidade visual foi um fundo horizontal retangular com preenchimento cinza escuro. Continha o nome da empresa, cuja palavra principal foi destacada em uma fonte exclusiva separada, criando uma figura trapezoidal.
Agora:
O logotipo foi atualizado em 1990, o que resultou em uma série de mudanças. O fundo foi transformado em um quadrado de tonalidade vermelha, contra o qual foi colocada a letra “A” em branco, que manteve o desenho original. Abaixo da imagem, o texto “Adobe” foi colocado em uma fonte regular, que foi levemente reduzida à largura da visualização principal. Isso significou a simplicidade e clareza da interface, o que não causará dificuldade de domínio por novos usuários.
28. United Airlines
Então:
A empresa de viagens aéreas conseguiu fazer seu primeiro voo de passageiros em 1926. O logotipo foi introduzido em 1973, na forma de um retângulo azul escuro colocado horizontalmente. Uma faixa branca passava pelo seu centro, na qual o nome do empreendimento estava aplicado em ambos os lados da imagem central. O sinal da marca implica um círculo branco com um anel de menor diâmetro no mesmo esquema de cores do próprio fundo. E dentro do ringue está a silhueta dos territórios dos EUA, onde de uma cidade duas setas indicam um voo para outros dois lugares.
Agora:
Apesar de sua popularidade, a United Airlines passou por uma fusão com a Continental Airlines United após o fim de sua carreira. A identidade visual também foi alterada. Sua atuação segue as tendências do presente, o que indica a concisão da atuação e o aumento da memorização. Assim, foi enfatizada a fusão das duas empresas. Agora o logotipo é um quadrado azul escuro contra o qual uma imagem estruturada da terra é colocada.
29. 3M
Então:
A 3M foi fundada em 1902. A atividade principal está ligada à indústria química e bens de uso diário. O logotipo foi apresentado na forma de um anel branco com borda interna e externa preta. O nome do empreendimento foi colocado ao longo de seu perímetro, e no centro havia um losango horizontal, contra o qual o texto “3M Co” foi colocado na vertical e na horizontal, transversalmente.
Agora:
Ao longo de todo o período de existência da empresa, houve muitas variações do emblema. No entanto, a identidade visual final, introduzida em 1978, era uma imagem de tom vermelho vivo, composta por dois personagens, nomeadamente “3M”. A execução lacônica aumenta o nível de memorização, o que é extremamente importante para uma empresa que planeja uma maior expansão e desenvolvimento.
30. Target
Então:
A Target Department Store é uma ramificação da Dayton Dry Goods, fundada em 1902. O logotipo para ele era original e tinha uma personalidade que ajudava a aumentar a memorização entre os visitantes. Apresenta-se sob a forma de um alvo de anéis brancos e vermelhos. O nome da loja é colocado na área central. Assim, foi planejado para refletir o desejo da rede de fornecer os produtos mais populares.
Agora:
Em 1968, decidiu-se mudar a identidade visual, atualizando a marca de acordo com as tendências modernas. Além disso, isso também se deveu à expansão da rede de lojas de departamento em todo o país. Isso resultou em um emblema com uma paleta de cores mais rica e execução simples. O alvo ainda era o principal diferencial do logotipo, apenas o número de anéis foi reduzido para dois. O próprio texto foi decidido a ser removido.
31. Ford
Então:
A Ford Motor Company foi oficialmente registrada em 1903. Ela é especializada na criação de produtos automotivos. No entanto, no início de sua carreira ela não era tão famosa, o que mudou após o lançamento e venda do primeiro modelo. O primeiro logotipo foi apresentado na forma de um oval localizado horizontalmente, que trançava galhos ornamentados ao redor do perímetro. Dentro da figura, um anel oval de menor diâmetro encontrou seu lugar, assemelhando-se a uma pulseira devido às pérolas adicionadas a ele. A parte central foi atribuída ao nome e à cidade em que o empreendimento foi fundado. A marca exalava luxo e conservadorismo, o que distinguia os carros produzidos.
Agora:
A história da identidade visual é extensa, pois sofreu constantes mutações até chegar à sua variação atual. O texto caligráfico usado no emblema foi criado por Childe Harold Wills e colocado bem no centro. Um anel oval achatado está localizado ao redor dele, e tudo isso está localizado no fundo de uma figura oval em um preenchimento gradiente de tons de azul. Ao mesmo tempo, devido ao uso de sombras, a composição adquire volume. Ainda é um símbolo de produtos de alta qualidade e seguros até hoje.
32. WWF/E
Então:
O WWF/E foi fundado em 1963. No entanto, a federação adquiriu sua forma atual apenas em 1982. Ela uniu sob sua liderança muitos clubes profissionais de luta livre, o que levou à criação de uma liga nacional. O logotipo era minimalista, mas cheio de elegância. É apresentado na forma de dois lutadores que se uniram em uma luta no ringue. Assim, a atenção principal foi voltada para o tipo de atividade do WWF/E. À direita da imagem estava o nome completo da federação e a abreviatura colocada contra o fundo de um retângulo preto.
Agora:
Em 2014, os espectadores puderam ver uma nova identidade visual atualizada. Implica letras suaves “W” colocadas uma sobre a outra com pontas pontiagudas, o que enfatiza a gravidade e gravidade dos eventos. Atrás deles está um traço de vermelho, que traz um toque de agressividade e confronto à composição. John Lifteratos participou na criação deste logótipo.
33. WWF
Então:
A necessidade de proteger o meio ambiente em todo o mundo levou à fusão e criação do World Wildlife Fund em 1961. A imagem de um panda, que chegou ao zoológico de Londres na época, foi usada como logotipo. Um dos fundadores, Peter Scott, sob este pretexto, criou um esboço simples, que lançou as bases para um maior desenvolvimento da aparência da comunidade. Inicialmente, era um anel desenhado à mão no qual um panda se instalou, lançando lamentavelmente um olhar para quem olha para o emblema.
Agora:
Um quarto de século depois, a identidade visual foi transformada usando a tecnologia digital. O animal ficou mais gracioso e adquiriu clareza, embora também tivesse um olhar abatido. Detalhes arredondados deram suavidade na percepção. Assim, a associação afirmou diretamente que os animais também querem ter uma boa vida em nosso mundo. Abaixo da imagem, foi colocada a sigla “WWF”, executada em negrito com letras arredondadas.
34. Google
Então:
Até o momento, o Google é o recurso da Internet com o maior tráfego. No entanto, durante sua criação, que caiu em 1997, foi discreta e pouco conhecida. O escritório principal ficava em uma antiga garagem, mas depois de três anos a demanda cresceu exponencialmente e o site começou a ganhar popularidade. O primeiro logotipo foi utilizado apenas na fase da versão testada, representando as letras do nome, executadas em uma paleta de cores diferente e em diferentes ângulos. Ao mesmo tempo, eles adicionaram o efeito de uma imagem tridimensional. Era incomum e colorido, o que atraiu bem os novos usuários.
Agora:
Hoje, nada resta das formas da antiga identidade visual. Apenas a paleta de cores, composta por tons de azul, vermelho, amarelo e verde, permanece inalterada. O texto “Google” está em negrito tipo Muguet, que foi projetado especificamente para a empresa. Não há serifas e as letras são organizadas em um estilo estrito, o que enfatiza que a empresa já conquistou seu status na sociedade.
35. Coca-Cola
Então:
Dr. John Pemberton desenvolveu a mistura em 1886, que agora está em alta demanda, com mais de 1,9 bilhão de porções diárias em todo o mundo. Frank Robinson o ajudou a criar o nome e a marca da bebida, que propôs uma versão simples da “Coca-Cola”, que é usada até hoje. O primeiro logotipo era um nome escrito em letras simples em uma máquina de escrever, razão pela qual durou apenas um ano.
Agora:
Posteriormente, decidiu-se criar uma identidade visual mais clara, e Frank aplicou suas habilidades de caligrafia para isso. O resultado obtido foi tomado como base para o desenvolvimento do emblema. O esquema de cores e a abordagem ao desempenho mudaram, mas o estilo geral permaneceu inalterado. Assim, em 2003, com o uso de tecnologias digitais, a empresa apresentou sua versão final de um tom vermelho escuro, feito em itálico e com letras alongadas.
36. Warner Brothers
Então:
O amor pelos filmes levou ao fato de que a Warner Brother em 1903 decidiu estabelecer seu próprio estúdio de cinema. Por 15 anos eles passaram muito tempo aperfeiçoando suas habilidades. O resultado de seu trabalho foi o longa-metragem “Meu ano na Alemanha”. Com os lucros, eles compraram um quarto para si e continuaram a se desenvolver em pequenos passos. O logotipo é apresentado na forma de um retângulo preto, no centro do qual havia um escudo, contra o qual a imagem do mesmo estúdio, e abaixo dele a abreviatura da empresa.
Agora:
A variação atual da identidade visual foi criada em 1925. É executado em um estilo tridimensional, que cria o efeito da presença de elementos na frente do espectador. O escudo é apresentado como uma figura triangular com lados arredondados e degraus nos cantos superiores. As letras “WB” são colocadas alinhadas com ele em seu centro, executadas sob a forma de um escudo. Ao mesmo tempo, no recesso, atrás das letras, há um fundo em um preenchimento de gradiente com tons de azul. A própria visualização é cercada por um anel dourado, na superfície do qual está colocado o volumoso nome completo do estúdio. Simboliza a integridade e o desejo de cooperar com outras empresas.
37. Instagram
Então:
Em outubro de 2010, nasceu o Instagram – a criação de duas pessoas talentosas, Mike Krieger e Kevin Systrom. Era uma nova rede social que permitia compartilhar fotos online. Em menos de dois anos, a popularidade do aplicativo chegou a 27 milhões de usuários ativos. O logotipo era uma imagem de uma câmera Polaroid não original com uma faixa de arco-íris no centro. Com base no fato de que o recurso deveria ser exclusivamente para fotografias, decidiu-se dar-lhe um estilo retrô. A paleta de cores incluiu uma combinação de tons claros leitosos, cinza, preto, vermelho e outros. Assim foi possível alcançar uma atuação única, que permitiu que a marca se destacasse das demais.
Agora:
A identidade visual em uso hoje não agradou imediatamente a todos. No entanto, isso foi necessário devido às tendências modernas. O emblema é feito em estilo lacônico e é um quadrado com cantos arredondados com preenchimento degradê em tons de azul, vermelho e amarelo. Na parte central da figura, há um contorno da câmera, repetindo a forma do signo principal, no qual a lente é destacada. Em seu canto superior direito há um olho de flash.
38. American Airways Inc.
Então:
American Airways Inc. foi criada em 1930 pela fusão de pequenas empresas independentes em uma única estrutura. Em 1934, com base nisso, decidiu-se mudar o nome usado até hoje, ou seja, American Airlines. O logotipo foi feito em cores nacionais, e o elemento principal era uma imagem monocromática de uma águia abrindo suas asas e parada em um segmento da terra. Tudo isso é colocado em um fundo azul escuro. Nas laterais do animal há duas letras “A”, denotando o próprio empreendimento. Uma linha de tonalidade vermelha é representada diagonalmente atrás. Ao mesmo tempo, todo o emblema é cercado por dois anéis – branco e vermelho.
Agora:
Em 2013, o Grupo US Airways ingressou na empresa, aumentando sua capacidade de alcance, o que também exigiu um redesenho da marca. Assim, o novo logotipo, correspondente à modernidade, recebeu uma variação concisa e única. O emblema atual é apresentado na forma de uma pista inclinada a 30 graus, dividida em duas partes por um arco lançado sobre ela. É assim que se cria uma visualização simplificada da águia, que reflete plenamente a nacionalidade e o tipo de atividade da associação.
39. Mersedes-Benz
Então:
A empresa original consistia em duas estruturas independentes fundadas em 1886, uma liderada por Karl Benz e outra por Gottlieb Daimler. No entanto, em 1926, eles decidiram se fundir em uma empresa, chamada Mercedes-Benz. O logotipo principal era um oval achatado horizontalmente de preenchimento monocromático preto. Um anel oval de diâmetro um pouco menor passou ao longo de seu contorno. Ao mesmo tempo, o texto “Mersedes” está localizado no centro, feito em letras comuns de diferentes alturas. Isso implicou a integridade e independência da associação criada.
Agora:
A identidade visual atual é feita em forma de anel, no qual uma estrela de três pontas encontrou seu lugar. Toda a composição inclui uma paleta de cores de vários tons de cinza. É assim que se consegue o efeito de metalização e elementos volumétricos. Muitas pessoas chamam esse logotipo de “estrela de prata”, que reflete totalmente sua essência. Sob o letreiro é colocado o nome da empresa, feito em fonte serifada. Para um efeito tridimensional, decidiu-se adicionar uma sombra.
40. Airbnb
Então:
O Airbnb foi fundado em 2008 por três caras, Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia. É uma plataforma online que permite encontrar imóveis residenciais para aluguel de curto prazo. Eles apresentaram seu logotipo no mesmo ano, que incluía um componente de texto. A letra cursiva branca tinha uma borda azul grossa, que agregava simpatia e leveza à marca. A divisão em duas partes ocorre devido à fácil imposição da primeira palavra na sigla “bnb”, o que implica confiabilidade e confiança no profissionalismo dos colaboradores da empresa.
Agora:
Em 2014, foi introduzida uma variante revisada da identidade visual, que parece mais concisa. No entanto, a abstração colocada à esquerda do nome da marca tem muitos significados semânticos em seu arsenal. Pode ser uma seta que indica a direção, ou o telhado da casa que oferece proteção e muito mais. No entanto, o frescor da imagem permite atrair a devida atenção. O texto em si é feito em letras impressas simples com linhas retas, o que facilita ainda mais a logomarca de detalhes desnecessários.
41. Chevrolet
Então:
Em 1911, a empresa automobilística Chevrolet foi fundada, liderada por William Durant. Ele queria fazer um equipamento de tal forma que fosse apreciado pela população, o que foi a decisão certa para ele. O primeiro logotipo da empresa foi a assinatura do sócio financeiro e famoso piloto Louis Chevrolet. Foi feito em um estilo ousado e era de boa qualidade. A paleta de cores do componente da marca combinava apenas preto monocromático. Isso enfatizou o conservadorismo e a concisão que prevaleciam nos estágios iniciais da produção.
Agora:
A última mudança na identidade visual da Chevrolet é uma imagem menos estruturada, a chamada borboleta dourada, que significa poder e autoconfiança. A imagem adquiriu mais luxo e, devido à borda grossa em um brilho prateado, é criado um volume adicional, acrescentando dinamismo.
42. Heinz
Então:
Fundada em 1869, a empresa alemã Heinz hoje se dedica à produção em massa de ketchup de tomate e outros produtos alimentícios. O conceito do logotipo original da empresa consistia em uma inscrição vermelha em negrito colocada sobre um fundo branco. Todas as letras são feitas na versão maiúscula com arredondamento e sem serifas. A grande distância entre as letras indica o desejo de ocupar mais espaço, ampliando assim as possibilidades de sua produção. Além disso, foi alcançada a harmonia entre os dois aspectos da paleta de cores – seu poder e brilho, o que permitiu que o emblema fosse preservado por quase 50 anos.
Agora:
Em 1989, foi introduzido o redesenho da marca, que se distingue pela elegante execução da componente de texto com letra maiúscula. O preenchimento branco da palavra em um fundo vermelho escuro cria um efeito de contraste, focando assim a atenção de toda a composição como um todo. A figura na qual o texto é colocado tem linhas retas nas laterais e na parte inferior, e um arco suavemente curvo percorre a parte superior. Os cantos foram arredondados, mostrando assim a boa vontade da empresa e o amor por seus clientes.
43. SONY
Então:
Em 1946, a fundação da Sony foi anunciada sob a liderança de Akio Morita e Masaru Ibuka. Ela levou um ano para apresentar sua primeira ideia ao mercado na forma de um poderoso megafone. Posteriormente, a empresa iniciou sua rápida expansão, assumindo a posição de uma das maiores empresas na fabricação de equipamentos eletrônicos. O primeiro logotipo foi apresentado como um ícone redondo com fundo branco e contorno preto. Nele foi inscrita uma figura abstrata, composta por dois elementos – um trapézio, cuja base maior está no topo, e um losango colocado verticalmente. Parte do elemento em forma de diamante é sobreposta à parte trapezoidal. Assim, a máxima concisão foi alcançada juntamente com uma forma rigorosa e séria.
Agora:
Futuramente, a marca abandonou as imagens, deixando apenas a componente de texto, na qual eram feitas periodicamente alterações de fonte e qualidade. Em 1973, “SONY” foi introduzido em um tipo de letra como Clarendon Medium. É dominado por serifas retas, caracterizadas por maior clareza. Nos contornos, a precisão e a integridade são sentidas.
44. Xerox
Então:
Inicialmente, a empresa americana Xerox desde 1906 estava envolvida na produção de papel para a criação de fotografias e foi chamada de Haloid. No entanto, durante 40 anos a empresa continuou a entrar no campo da tecnologia da informação, o que levou à criação da primeira máquina capaz de copiar qualquer imagem ou texto. Na identidade visual, o design é apresentado como um retângulo preto com grandes cantos arredondados. No centro há uma grande letra amarela clara “X”, contra a qual a palavra “XeroX” é colocada em preenchimento branco. Desta forma, uma imagem poderosa, brilhante e séria foi alcançada, o que eliminou a necessidade de detalhes adicionais.
Agora:
O logotipo atual é uma versão lacônica do nome da empresa em vermelho escuro em negrito. As linhas têm um contorno suave e suave, que, em combinação com um fundo branco, contrasta mais fortemente. Há uma sensação de uma abordagem profissional para o design do emblema. Ele segue completamente as tendências atuais.
45. KFC
Então:
Em 1930, sob a liderança de Harland Sanders, o primeiro estabelecimento de restauração, agora conhecido como KFC, abriu as suas portas. A principal especialidade da rede de restaurantes é apresentada como pratos de frango. O primeiro logotipo foi desenvolvido apenas em 1952, que era o nome completo da instituição com as primeiras letras das palavras destacadas, o que desde o início significou uma maior simplificação da pronúncia. A fonte foi criada à mão, por isso acabou sendo bastante original e sem frescuras. No final da componente verbal do emblema, foi colocado um retrato do fundador. Bondade, humor alegre e confiança são sentidos por ele.
Agora:
A última mudança de logotipo ocorreu em 2018. Sua forma era um trapézio com um leve arredondamento nos cantos. Na parte superior da figura, duas linhas verticais de tonalidade vermelha estão localizadas ao longo das bordas, entre as quais um retrato lacônico, claro e modificado é apresentado sobre um fundo branco. Butterfly at Sanders é feita de tal forma que parece um corpo. E a direção dos “braços” e “pernas” junto com um sorriso adicionam hospitalidade e calor à imagem. A palavra “KFC” foi colocada sob o retrato em negrito e itálico.
46. Southwest
Então:
A Southwest Airlines fornece transporte aéreo de passageiros em uma base regional desde 1971. Demorou 27 anos para ocupar o quinto lugar no ranking das grandes empresas. O logotipo é apresentado na forma de três faixas verticais colocadas a 30 graus com inclinação para a esquerda. Os dois elementos extremos são feitos em tom laranja escuro, e a parte central é em tom vermelho. Horizontalmente, eles são divididos em partes iguais por um campo branco no qual é colocado o nome da companhia aérea. Ao mesmo tempo, se você olhar de perto, a partir do contorno branco dentro do emblema é criada uma imagem de uma aeronave voadora com uma asa vermelha, que enfatiza o tipo de atividade.
Agora:
O novo logotipo reflete os valores fundamentais da Southwest de simpatia, utilidade e qualidade de serviço. Apresenta-se em forma de coração, dividido diagonalmente em três partes. As linhas de divisão e o próprio contorno são preenchidos com um preenchimento gradiente de tons de cinza, como se as fontes de luz fossem direcionadas a eles. Os próprios campos têm em sua paleta de cores tons de azul, vermelho e laranja de baixo para cima, respectivamente.
47. Fiat
Então:
Em 1900, a Fiat foi fundada para produzir produtos automotivos em Turim, Itália. Sua identidade visual lembra em sua forma uma versão estilizada de um antigo rolo de casca de bétula. Contra seu fundo está o nome completo da empresa, onde as palavras são separadas por uma cruz católica. É assim que se manifesta o desejo de expandir muito além das fronteiras do próprio país. Uma abreviatura é colocada abaixo, todas com o mesmo sinal entre as letras, e um pouco ao lado está a letra “N” com um campo vazio ao lado. Este local foi reservado especificamente para indicar o número de série do carro produzido.
Agora:
Em 2006, o mundo viu uma versão atualizada do logotipo da Fiat, que é um símbolo das dificuldades vividas associadas às recessões financeiras. É ao mesmo tempo uma memória de maus momentos e uma celebração de tudo o que influenciou o desenvolvimento da empresa. Assim, a componente visual da marca adquiriu uma forma redonda, feita em tons de cinza escuro e claro, que consegue volume e estruturação complexa da figura. Contra seu fundo, é colocado um elemento que lembra um trapézio invertido com cantos arredondados e lados convexos. E nele o texto “FIAT” é destacado.
48. Nintendo
Então:
1889 foi marcado pela abertura da empresa japonesa Nintendo, que estava envolvida na implementação de cartas de baralho Hanafuda. Em um curto período, ela conseguiu conquistar o favor dos clientes, o que levou à expansão da gama, que incluiu outros produtos de jogos. Inicialmente, o logotipo lembrava a imagem do naipe de espadas, que refletia plenamente a atividade principal. Contra seu fundo, o mesmo traje foi colocado em um tamanho menor com uma cauda branca e raios triangulares ao redor do perímetro. No centro do emblema, dois anéis encontraram seus lugares, circundando um círculo branco com a letra “N” no estilo heráldico. Sob toda essa composição foi colocado o nome da empresa, onde as letras foram feitas com pontas arredondadas.
Agora:
A globalização da Nintendo fez com que em 1982 a identidade visual fosse redesenhada pensando na exportação. Nesta forma, é um circuito que se assemelha a uma pista de corrida. Ele contém o nome da empresa e tudo é feito em um tom vermelho escuro. O logotipo é apresentado em um estilo simples, que chama a atenção e evoca uma harmonia de sentimentos agradáveis.
49. Wendy’s
Então:
Sob a liderança de Dave Thomas, a Wendy’s abriu suas portas em 1969. Hoje é uma extensa cadeia de mais de 1.500 restaurantes em toda a América do Norte. O logotipo e o nome eram a imagem da filha do fundador, que muitos gostaram. O emblema é apresentado na forma de um pequeno oval, contra o qual é retratada uma garota ruiva com sardas, em um vestido listrado. Linhas ornamentadas, que lembram um produto forjado, guardam o nome da instituição, feito em letras altas esticadas em tom vermelho, a partir dele. Abaixo dele, em preto monocromático, está um texto que fala sobre as especificidades do restaurante.
Agora:
Em 2012, a identidade visual passou por uma mudança drástica, que se baseou em uma execução concisa. O texto “Wendy’s” parece ter sido escrito à mão com um marcador vermelho em negrito, o que aumenta o brilho. Acima dele em um anel preto está a mesma imagem de uma garota, apenas de forma simplificada e mais clara. Ao mesmo tempo, sua coroa e tranças rastejam para fora do campo circular, o que implica a perspectiva de uma maior expansão.
50. Nokia
Então:
A Nokia era a única fábrica de papel na época de sua fundação em 1865. No entanto, no início do século XX, a empresa mudou sua linha de negócios, abrindo a produção de sistemas de telecomunicações. A originalidade do logotipo foi alcançada através da imagem de um peixe da família do salmão, olhando para fora do círculo e adicionando volume à composição. A razão deste simbolismo reside no facto de implicar o rio Nokianvirta, onde se situavam as principais instalações. O nome da marca na língua nativa encontrou seu lugar ao longo do contorno do círculo. Além disso, a imagem teve uma execução concisa e clara, sendo o rosto da marca há 10 anos.
Agora:
A versão atual do logotipo é reconhecida por muitos no mundo moderno. É apresentado como um componente de texto que denota a empresa. Ela foi desenvolvida em 2006 e, cinco anos depois, decidiu-se fazer alterações em relação ao estilo da fonte. Foi criado com a ajuda do designer Dalton Maag e batizado de Nokia Pure. O brilho da tonalidade azul, juntamente com as linhas limpas e retas, cria um efeito amigável e aumenta a memorização.