A posse de um logotipo brilhante e memorável às vezes aumenta a eficiência das atividades e o sucesso comercial. Em primeiro lugar, o logotipo permite obter a primeira e muitas vezes fundamental ideia da atitude da empresa em relação ao seu próprio estilo corporativo. Com sua ajuda, forma-se a identificação do proprietário no ambiente competitivo do mercado, ajudando a criar uma imagem visual da marca antes mesmo de conhecer a oferta em si. Mas criar uma exibição visual verdadeiramente memorável e vívida é uma tarefa difícil, exigindo não apenas conhecimentos e habilidades relevantes, mas também uma abordagem criativa.
Considerando a história do desenvolvimento dessa direção, pode-se notar que, especialmente, as obras-primas da identificação visual surgiram como resultado de uma combinação aleatória de circunstâncias. Mas esse jogo de azar hoje pode ser usado para o bem estudando todas as razões anteriores para o aparecimento de logotipos tão bem-sucedidos, aplicando essas lições na abordagem criativa e profissional de novos designs. Isso confirma a lista das marcas mais reconhecidas hoje – donos de logotipos exclusivos e especialmente atraentes.
Adidas (1967)
O logotipo do mundialmente famoso fabricante de calçados esportivos – Adidas, foi cunhado por Edie Dassler – CEO da empresa em 1967. Mas pela primeira vez, as listras foram usadas em 1947, causando uma disputa com a finlandesa Karhu Sports. O problema foi resolvido por 1600 euros e 2 garrafas de whisky. Em 1971, um trevo foi adicionado ao logotipo e, em 1991, as listras ficaram inclinadas, formando a imagem de um pico de montanha. A versão moderna – um círculo cruzado por três listras curvas – apareceu no início dos anos 2000. As listras foram um reflexo das características de design da bota, proporcionando durabilidade ao sapato. O trevo simbolizava a diversidade e o foco internacional da marca, com cada uma das folhas simbolizando a parte em que a empresa vendia produtos – América do Norte, Europa e Ásia.
Apple (1976)
Um dos logotipos mais reconhecidos no mundo é o emblema do fabricante americano de computadores pessoais e tablets, software com interface gráfica, smartphones, players de áudio – Apple Corporation. Fundada em 1976 por Steve Wozniak, Ronald Wayne e Steve Jobs, imediatamente se apresentou com um logotipo original, feito em estilo minimalista, surpreendendo a todos com sua concisão. O sucesso do logotipo foi tão avassalador que esta maçã mordida e listrada com galho e folha permaneceu praticamente inalterada como emblema da marca até hoje. Recentemente, o logotipo só foi alinhado com as exigências dos tempos modernos e passou por processamento digital, ganhando clareza de linhas, a saturação de sua tinta preta, que preenchia todo o seu espaço ao invés de listras.
BMW (1913)
Hoje é difícil encontrar uma pessoa que não saiba como é o emblema da maior montadora do mundo, a marca alemã BMW (Bayerische Motoren Werke AG). Fundada em 1916 por Karl Friedrich Rapp, Gustav Otto em Munique, hoje lidera a lista das maiores empresas automobilísticas do mundo. Seu logotipo está diretamente relacionado à história da empresa, que começou como fabricante de motores de aeronaves. O emblema redondo possui um pequeno setor redondo como elemento central de sua composição, dividido em 4 segmentos idênticos, confeccionados nas cores branca e azul em desenho diagonal. As cores correspondem à bandeira da Baviera, onde começou a história da empresa, que se tornou uma homenagem à memória de sua história. Mas sua colocação é feita na ordem inversa. Acredita-se que a composição se assemelhe a uma hélice giratória, que também conecta a marca com seu passado histórico, destacando as raízes e a experiência. O círculo maior do logotipo contém a abreviação de texto do nome. A última atualização distingue-se pelo minimalismo de execução, pela transparência do espaço interno de um grande setor, que simboliza a mobilidade do futuro.
Coca Cola (1886)
A proposta de Frank Robinson, amigo do fundador da gigante americana de alimentos Coca-Cola, de criar uma marca e logotipo acabou sendo a mais bem-sucedida e viável. O tempo mostrou a correção da afirmação de que as duas letras C em sua performance atrairão perfeitamente a atenção. Por 130 anos, o emblema permaneceu praticamente inalterado. Fonte encaracolada Spencerian, popular no final do século 19 e início do século 20 na correspondência comercial americana, a pitoresca cauda inferior do primeiro C, a curva superior do segundo – todos esses são os elementos que garantiram a consistência do reconhecimento da marca. Desde 1958, as letras são feitas em branco sobre fundo vermelho brilhante. E a onda branca inferior adotada em 1969 retornará novamente e adquirirá sua forma inicial em 2007.
Google (1998)
A popularidade de outra multinacional americana – o Google, nem vale a pena falar. Fundada em 1998, ela e seu logotipo são agora conhecidos por todas as crianças que acabaram de aprender a encontrar desenhos animados na Internet. A atratividade e originalidade desta marca foram estabelecidas já durante a formação do nome – Google, que significa um com cem zeros. Mas o “O” perdido acidentalmente nunca foi devolvido, dando ao nome o som original. O primeiro logotipo foi criado por um dos fundadores – Sergey Brin. Sua interpretação moderna é uma versão colorida e multicolorida do tradicional módulo de texto – o nome da marca, em que as letras são feitas em cores corporativas brilhantes – azul, vermelho, verde e amarelo no poder da visualização do atual proprietário da marca – Alphabet Inc. desde 2015. O texto está em Product Sans.
McDonald’s (1962)
Maior rede de restaurantes do mundo, o McDonald’s foi fundado em 1940 por Dick e Mac McDonald em Oak Brook, Illinois, EUA. Hoje, provavelmente, não há uma única pessoa no mundo que não tenha experimentado os produtos desta marca pelo menos uma vez. O seu logótipo é conhecido em todo o mundo, mesmo onde ainda não existem restaurantes desta cadeia. O emblema da marca é uma letra M estilizada, confeccionada em ouro. Esta execução deu seu próprio nome ao logotipo – Arcos dourados. Para criar uma exibição clara e garantir o contraste, cada elemento do letreiro foi destacado com uma rica borda vermelha brilhante. Esta combinação de cores contribui para a formação de aumento do apetite. Abaixo do emblema está o nome completo da empresa em vermelho brilhante em um tipo de letra sans-serif redondo e grosso.
Mercedes Benz (1909)
Em 1926, Carl Benz, Gottlieb Daimler, Wilhelm Maybach fundaram a empresa automobilística alemã Mercedes-Benz em Stuttgart, que no futuro se tornará um dos principais fabricantes de carros modernos de alta tecnologia. Seu emblema será conhecido por todos. A empresa foi formada como resultado da fusão da Benz & Cie e da Daimler-Motoren-Gesellschaft. O primeiro emblema a apresentar uma estrela foi um desenho de Gottlieb Daimler de 1909. Após a atualização em 2011, o logotipo ganhou volume, e a cor passou a ser cinza aço com sombras imitando o brilho do metal. O emblema é um círculo que simboliza o volante, dentro do qual é colocada uma tradicional estrela de três pontas. Abaixo do emblema está o nome completo da marca, feito em uma linda fonte tipo Serif, levemente comprimida em sua largura. Letras clássicas finas fornecem alta definição de exibição, facilidade de leitura na execução tipográfica ou digital.
Nike (1971)
Em 1964, foi registrada a empresa Blue Ribbon Sports, que em 14 anos mudará seu nome para a mundialmente famosa marca de roupas esportivas Nike. Hoje é a marca esportiva mais cara que dispensa maiores apresentações, cujo emblema não é apenas reflexo de qualidade. O logotipo da empresa tornou-se um elemento de estilo e uma confirmação do alto status dos proprietários de tais roupas. O emblema mais famoso foi desenvolvido pela jovem designer Carolina Davidson, que recebeu US$ 37 por seu trabalho. A inspiração para a criação do emblema de Jeff Johnson foi a imagem da deusa Nike. Mas o “tick” conhecido por todos não foi o único projeto. Sua aparência foi resultado da insatisfação do estilista com suas opções para a marca, riscando-as com irritação. Este traço preto tornou-se famoso e um dos logotipos mais reconhecidos hoje.
Pacific (1958)
“Pé de pássaro”, “cruz da paz” ou Pacífico, criado em 1958 por Gerald Holtom tornou-se um emblema mundial de paz, desarmamento, movimento anti-guerra, incluindo o popular movimento hippie na América nos anos 60. Projetado para o movimento pelo desarmamento nuclear na Grã-Bretanha em 1958, o logotipo tornou-se um emblema internacional. Representa o contorno de um círculo, dentro do qual há linhas curtas, por sua disposição, que lembram o rastro de um pé de pombo – um pássaro que é símbolo de paz. A cor do logotipo é preta, o que garante a praticidade de sua execução e colocação em qualquer superfície, garantindo a legibilidade, inclusive nas versões tipográfica e digital.
Playboy (1953)
O fundador de outra marca americana reconhecível – a revista erótica Playboy em 1953 foi o editor Hugh Hefner. No mesmo ano, surgiu o mundialmente famoso emblema do coelho, desenhado pelo designer e artista Arthur Pohl. A silhueta monofônica da cabeça de um personagem preto de orelhas compridas com uma borboleta imponente ganhou a maior popularidade. A escolha pelo coelho personificava a jovialidade e a impudência característica da revista, à qual a gravata-borboleta acrescentava sofisticação. Ao mesmo tempo, este animal se distingue pela atividade sexual e vitalidade, que ilustram perfeitamente as características da revista. Butterfly falou da presença de inteligência.