Wuliangye é uma bebida alcoólica chinesa baijiu, próxima da vodka (de 35% a 60%), embora seja considerada um licor de sabor claro. É uma das dez marcas da Wuliangye Yibin Company Limited, especializada na produção de bebidas alcoólicas. Este produto ocupa quase a metade do mercado interno do país (45%), sendo o mais popular entre os concorrentes, pois sua receita veio das profundezas dos séculos e foi desenvolvida no período 1368-1644. A própria planta apareceu muito mais tarde – em 1998. Foi fundado pelo Estado. Sua sede está localizada na cidade de Yibin, província de Sichuan.
Significado e história
O que é Wuliangye?
Wuliangye é uma marca de vodka chinesa, chamada baijiu em sua terra natal. Sua força é de 35-60%, e a receita apareceu durante a Dinastia Ming. Wuliangye Yibin produz licor desde 1998. Agora ele é o álcool mais comum em seu país.
O álcool da marca Wuliangye tem raízes profundas e, segundo historiadores chineses, surgiu durante o reinado do Grande Ming, que governou de 1368 a 1644. Foi então que foi inventada a bebida forte baijiu – algo entre vodka (em termos de teor alcoólico) e licor (em termos de saturação de aromas). O nome real veio a ele também há muito tempo – em 1905.
Em 1959, a fórmula do álcool tradicional chinês foi padronizada e finalmente fixada na produção tecnológica. Desde então, não mudou e nesta composição é produzida pela planta Wuliangye Yibin. Em particular, é chamado de “Five Grains Liquid”, que na verdade inclui cinco tipos de grãos orgânicos: trigo, arroz de grãos longos, arroz glutinoso, milho e milheto. O volume anual de vendas de baijiu desta marca atinge uma média de 520 milhões de caixas de nove litros, o que supera a quantidade de vodka vendida no mundo no mesmo período.
Em 2011, a estratégia de marketing da destilaria chinesa ultrapassou as fronteiras de um estado e iniciou a expansão do continente americano. Foi então que a publicidade Wuliangye apareceu no coração dos Estados Unidos – na New York Times Square. No ano seguinte, os chineses nomearam um novo aeroporto construído na cidade de Yibin, onde é produzido, em homenagem a esta vodka. Em 2017, Wuliangye é oficialmente reconhecida como uma das marcas que mais crescem no mundo e incluída na lista das 500 melhores marcas do mundo.
A marca de identidade visual da marca é estável e tem a mesma aparência ao longo dos anos. Ou seja, não muda em nada, mantendo-se fiel à tradição e ao conceito nela estabelecido. O logotipo original é uma composição do nome do espírito em chinês e inglês, além de um ícone redondo.
O lugar central do emblema é dado a uma torre estilizada, composta por cinco linhas de mesmo comprimento – quatro curvas, divergentes para os lados, e uma reta, localizada verticalmente. Eles são cercados por um anel vermelho de largura semelhante. No meio há um círculo com preenchimento branco e o símbolo inglês “W”, também pintado de vermelho. Esta é a primeira letra do nome de uma bebida alcoólica.
Sob o ícone redondo há uma parte de texto organizada em duas linhas. A palavra na linha superior transmite o nome da vodka chinesa no dialeto do país onde é produzida. A inscrição na linha inferior reflete seu nome no idioma do estado em que é entregue, ou seja, em inglês. No primeiro caso, são hieróglifos, no segundo – antiqua.
Fonte e cores do logotipo
A marca chinesa está presente no logotipo da Wuliangye desde 1957. É em uma elegante escrita cursiva de estilo nacional e transmite a sofisticação, o equilíbrio e o glamour de um líquido claro extraído do Five Grains Liquid. O texto em inglês é definido em um tipo de letra clássico com linhas finas e serifas. A letra “W” no centro do anel redondo é impressa em negrito grotesco.
A paleta corporativa desta marca é uma combinação de vermelho e branco. O primeiro deles é usado para todos os elementos do logotipo, o segundo serve como plano de fundo. Juntos, eles transmitem a paixão e o calor do melhor baijiu chinês.