Uma característica do sucesso da mais antiga fabricante de cerveja foi o compromisso com os valores históricos, que se refletem em cada nova etapa de visualização. O logotipo reconhecível da Budweiser demonstra seu compromisso em acompanhar os tempos, levando em consideração as características atuais da modernidade.
A Budweiser é a primeira marca nacional de cerveja nos Estados Unidos. Surgiu em 1876 e era originalmente propriedade da cervejaria Anheuser-Busch. Desde 2008, sua controladora é uma divisão da Anheuser-Busch InBev SA / NV.
Significado e história
O que é Budweiser?
Budweiser é uma marca de lager norte-americana introduzida em 1876. É de propriedade da Anheuser-Busch Companies, LLC e criada por Carl Conrad & Co. A americana Budweiser não deve ser confundida com a marca tcheca de mesmo nome. Difere não apenas no país de produção, mas também em sua composição: além de malte de cevada e lúpulo, a cerveja dos EUA contém até 30% de arroz.
A marca tornou-se popular desde o século retrasado graças a uma agressiva campanha de marketing. Um dos fatores por trás de seu sucesso em publicidade foi um logotipo bem-sucedido e visualmente atraente que conquistou a confiança do consumidor. Ao longo dos anos, ele passou por pelo menos 15 alterações. Mas o design permaneceu consistente: cada opção sucessiva era um tanto semelhante à anterior. Isso possibilitou tornar a marca reconhecível, apesar das frequentes mudanças de marca.
1876 - 1942
O logotipo de estreia se assemelha a uma etiqueta de informações ou um folheto. Existem muitas inscrições e pequenos detalhes que são visualmente atraentes. Mas o texto é difícil de ler, porque foi feito à mão. A parte central se destaca melhor de todas – uma oval alongada em um diamante com três letras “C” em vermelho. Abaixo está um cartão de visita retangular com informações básicas sobre o fabricante. É emoldurado por um padrão floral.
1910 – 1945
Na verdade, a marca tem um novo cartão de visita, em vez de um logotipo independente. Ele contém um máximo de informações sobre o produto e seu fabricante. O texto, como antes, está em itálico, manuscrito, coerente, localizado em um fundo claro. Ao contrário da versão anterior, não possui moldura, apenas cantos ondulados à direita e à esquerda na parte inferior. Existem também letras maiúsculas: “Genuíno” e “Rei das cervejas”, que equilibram o texto. Acima dele há uma parte gráfica: uma fita com pontas afiadas, um círculo no meio, orelhas, folhas, grinaldas e a abreviatura “AB” (do nome “Anheuser-Busch”). O fundo é de cor vermelha.
1945 – 1987
Os designers expandiram o retângulo e o posicionaram verticalmente, não horizontalmente, para torná-lo menos parecido com um cartão de visita. Eles adicionaram informações sobre o produto e o local de sua fabricação à parte do texto. Em alguns lugares, os desenvolvedores mudaram o tipo de letra, então agora está em cinco sabores. Os autores mantiveram os elementos da zona superior iguais, tornando-os mais compactos e visualmente mais claros, graças ao qual se destaca a placa redonda corporativa com ornamentos e a abreviatura “AB” ao centro.
1952 – 1957
Em 1952, a Budweiser adotou um logotipo em forma de triângulo com bordas arredondadas e um amplo contorno preto. Dentro estava o nome da marca e o lema “King of Beers”. Eles foram complementados pelo símbolo da marca Anheuser-Busch: uma águia na letra “A”. A cor de fundo é vermelha com um gradiente branco.
1957 – 1961
Há onze anos, a empresa usa emblemas retangulares com moldura preta. Na versão de 1957, a figura apareceu pela primeira vez na forma de dois triângulos invertidos conectados na forma de uma gravata borboleta.
1961 – 1963
O formato da gravata borboleta também está presente na marca de 1961, mas desta vez os designers retiraram o slogan “King of Beers” e decoraram o fundo com cinco elipses pontiagudas.
1963 – 1968
Na versão de 1963 do emblema, o design é completamente diferente. Não existe uma “borboleta” famosa – existe apenas a palavra “Budweiser”. Cada letra tem uma cor diferente. A paleta inclui vermelho, azul e verde.
1968 – 1987
Em 1968, a marca deixou como marca registrada dois triângulos vermelhos invertidos, que se encontram nos logotipos de anos anteriores. Ao mesmo tempo, as atenções estavam voltadas para o nome da marca de cerveja. Uma pequena mudança ocorreu em 1987: a forma da figura geométrica foi alterada e a fonte passou a itálico.
1987 – 1994
Esta versão é uma estilização do logotipo de 1957. Os designers removeram todos os detalhes desnecessários, tornando o logotipo o mais simples possível. Ele mostra apenas uma figura geométrica vermelha na forma de dois triângulos conectados e uma inscrição branca sobre ela. Letras impressas, minúsculas, com leve inclinação. Do lado direito existe uma sombra em forma de uma fina faixa preta, colocada com um chanfro, que torna o logotipo tridimensional.
1994 – 1999
Os desenvolvedores reduziram a inclinação do logotipo e da palavra “Budweiser”, removeram a sombra, estenderam as letras e adicionaram a frase “Cerveja Biere”. A forma geométrica permanece a mesma.
1996 – 1999
O emblema representa uma figura multiestruturada de forma alongada, localizada horizontalmente. O nome da marca está escrito nele em branco. Abaixo está a frase “Classic American Lager”. Acima – um sinal corporativo na forma de um círculo com um ornamento e um talismã. O logotipo também apresenta algumas linhas coloridas e um efeito 3D.
1999 – 2011
A administração aprovou um emblema em forma de borboleta com um texto em itálico que ultrapassa os limites da figura geométrica. Há uma linha dupla fina ao longo das bordas do sinal e, acima dela, uma coroa de cinco pontas. A cor de fundo principal é vermelha com uma transição gradiente para preto (nos cantos).
2011 – 2016
O logotipo recebeu uma pequena propagação no avião, uma paleta pastel e uma linha de contorno adicional. Além disso, uma sombra apareceu à direita, tornando o emblema tridimensional novamente.
2016 – presente
Agora, a versão mais lacônica está em uso. Consiste apenas em uma forma de borboleta geométrica oblíqua e na palavra “Budweiser”.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo mudou aos trancos e barrancos: por vários anos consecutivos, era retangular, às vezes de configuração complexa, ou em forma de borboleta. No início, estava necessariamente presente com o sinal distintivo da cervejaria Anheuser-Busch – um crachá redondo com um ornamento multiestruturado e a sigla “AB”. Após o rebranding, o nome abreviado da matriz desapareceu – restou apenas o nome da variedade de cerveja, que passou a ser branding. Gradualmente, o emblema se transformou de complexo em simples e simplificado em uma borboleta vermelha com letras em itálico branco.
Michael Hagemann projetou especialmente o estilo de letras da Budweiser. Ele tomou a fonte Brewmaster como base. A palavra acabou sendo escrita à mão, coerente e ligeiramente inclinada. Em diversos momentos, a marca de cerveja também utilizou uma fonte picada em seu logotipo. A gama de cores é padrão. Agora ele consiste em vermelho e branco, antes também incluía ouro, azul, preto.
O que significa o símbolo da Budweiser?
As garrafas e latas da Budweiser levam o selo da Anheuser-Busch Company, proprietária da marca. Este elemento é tradicionalmente cercado por espigas de cevada e trigo. Juntos, eles representam antigas tradições cervejeiras. A inscrição King of Beers é uma alteração da frase The Beer of Kings, historicamente referindo-se à cerveja de Budweis. E as duas águias são uma homenagem ao patriotismo americano.
Qual é o formato do logotipo da Budweiser?
A base do logotipo da Budweiser tem o formato de uma gravata borboleta desproporcional. A figura consiste em dois triângulos assimétricos, que são conectados por lados afiados.
O logotipo da Budweiser é uma gravata borboleta?
O logotipo da Budweiser tem o formato de uma gravata borboleta. Esta é uma característica distintiva da marca, sua principal jogada de marketing. A primeira versão do símbolo apareceu no final da década de 1950. Apesar de os contornos gerais da figura geométrica terem mudado ao longo do tempo, o conceito em si não mudou.
Por que a Budweiser mudou seu logotipo?
O logotipo da Budweiser foi simplificado para se adequar ao minimalismo moderno. O objetivo perseguido pelos designers era tornar a marca mais limpa, compreensível e legível.
Quando a Budweiser mudou seu logotipo?
A marca de cerveja Budweiser mudou seu logotipo várias vezes. Isso aconteceu em 1910, 1945, 1952, 1957, 1961, 1963, 1968, 1987, 1994, 1996, 1999, 2011 e 2016.