Wonka é o nome das barras de chocolate originais que têm origem cinematográfica. Eles apareceram repetidamente no famoso romance de R. Dahl sobre um chocolateiro excêntrico e seu jovem assistente, que quer aprender a arte da confeitaria. A criação é conhecida como Charlie e a Fábrica de Chocolate.
Inspirada na versão cinematográfica do romance, a famosa empresa Quaker Oats decidiu tornar real a doçura ficcional. A confeitaria recebeu o design adequado. Era um design colorido brilhante com elementos que lembravam o filme lendário. O estilo mudou muitas vezes, mas cada nova versão não se desviou do conceito original.
Significado e história
Wonka Bar compara favoravelmente com outros doces. O principal motivo é a história especial da aparência, associada a personagens de contos de fadas. O bar tornou-se a encarnação real de um produto fictício que esteve no centro da trama de um emocionante romance infantil. Além disso, sua produção começou no mesmo período em que foi lançado um filme baseado na famosa criação.
Um novo tipo de chocolate rapidamente se tornou popular, então a empresa começou a produção em larga escala de iguarias com conotações mágicas. Ao longo de todo o período de existência, a barra foi produzida em diferentes embalagens. Quase todos eles tinham um esquema de cores brilhantes, fonte original associada à magia, além de elementos do filme. Tal produto pode ser imediatamente reconhecido na janela.
1971 – 1996
1980 – 1982
1982 – 1996
1996 – 1999
A apresentação de uma nova marca de doces ocorreu um mês antes do lançamento da versão filmada da novela. Wonka Bar foi introduzido no mercado na primavera de 1971 pela Quaker Oats, que trabalhou em conjunto com 2 fabricantes – Chocolate Factory e Willy Wonka. Um pouco mais tarde, o público teve a oportunidade de assistir a um filme interessante em que um delicioso bar aparecia repetidamente. Foi uma espécie de jogada de marketing que proporcionou um bom lucro à marca.
As primeiras barras tinham um design temático elegante. Os seguintes elementos podem ser vistos nos invólucros:
- grande inscrição Wonka Bar;
- fundo escuro;
- chapéu expressivo.
A última parte foi associada ao personagem principal do filme – o chocolateiro Willy Wonka. Uma característica deste estilo era a ênfase em um formato fabuloso. Isso foi confirmado pelo chapéu de um mágico, uma fonte incomum e um esquema de cores característico. As letras tinham curvas artísticas, e cada uma delas tinha um desempenho único.
Quanto às cores, os designers usaram tons de dourado e vermelho, além do branco básico. O chapéu e a palavra Bar tinham um brilho dourado, enquanto o branco era usado para decorar a palavra Wonka. O jogo de tais cores criou o efeito de contrastes e atraiu bem a atenção dos compradores.
1999 – 2008
Durante este período, a marca era propriedade de uma das maiores corporações do mundo – a Nestlé. Ela transformou a Wonka em uma marca guarda-chuva, como resultado da qual outros doces também foram vendidos com esse nome. Esta lista inclui Laffy Taffy, SweeTARTS e outros, neste sentido foi realizado um rebranding. O novo conceito visual foi significativamente diferente da versão original.
O invólucro mudou de cor, a fonte tornou-se mais complexa e a imagem geral foi complementada com novos elementos. Mas, ao mesmo tempo, o ícone do chapéu de mágico, tradicional da marca, foi preservado na embalagem atualizada. Foi feito em azul e movido para a parte central da letra W. As extremidades enroladas foram removidas da fonte, enquanto o estilo mágico geral foi preservado.A co
loração foi reabastecida com azul e marrom. O primeiro foi usado como pano de fundo e o segundo foi usado para projetar um novo elemento – gotas de chocolate. A palavra Bar mudou sua tonalidade dourada para um branco básico. O design atualizado foi uma confirmação de que a empresa está se esforçando para o desenvolvimento e está tentando melhorar constantemente seu produto. Além disso, o novo design tornou-se mais brilhante, mais positivo e compreensível para as crianças. E, eles foram o principal público-alvo.
Depois de algum tempo, a Nestlé decidiu lançar uma nova linha de barras Wonka Exceptionals. Mas, a empresa não parou por aí, e vários outros sabores apareceram no futuro. O conceito de identidade mudou novamente durante esse período. A gerência decidiu mudar a paleta de cores e o design em geral.
A versão que existia de 1996 a 2009 foi tomada como base. Uma luxuosa cor roxa apareceu na embalagem, que combinou harmoniosamente com tons dourados, brancos e vermelhos. A fonte tornou-se novamente mais simples e perdeu seus redemoinhos extravagantes.
2008 – presente
Fonte e cores do logotipo
A identidade corporativa da Wonka foi baseada em uma combinação de cores brilhantes que criaram um esquema de cores unificado. Evocava associações agradáveis com uma atmosfera fabulosamente calorosa, especialmente atraente para as crianças. No centro do logotipo estava a fascinante marca da palavra Wonka Bar. A primeira parte foi confeccionada na cor básica branca, simbolizando pureza e confiabilidade.
O segundo tinha uma cor azul e estava localizado em uma elegante fita vermelha, complementada por finas listras douradas. A fonte também é diferente. A palavra Wonka foi escrita em letras mais pesadas, que enfatizavam diretamente a marca, enquanto para a palavra Bar, foi escolhida uma fonte simples e menor. O ícone do chapéu, tradicional para quase todos os logotipos, ostentava ao fundo.