O Winnipeg Goldeyes, o principal time de beisebol da capital da província canadense de Manitoba, passou por uma reformulação completa de marca pela primeira vez desde seu início. A equipe fez seu nome em 1994 na competição da Liga do Norte. Com esse nome, a equipe demonstrou patriotismo em relação à região. O símbolo principal era o peixe de olhos dourados de água doce, encontrado no Lago Winnipeg e uma iguaria favorita não apenas para os residentes locais. Ultimamente, a equipe tem passado por muitas mudanças, causadas pela transferência para outra liga, e pelos sucessos alcançados em temporadas anteriores, e pela solidão causada pela pandemia. Hoje é a hora de seguir em frente e inovar – fazendo mudanças dramáticas em sua identidade visual.
A reforma foi baseada em conquistas anteriores e em toda a história da equipe. O abandono do personagem de desenho animado em forma de peixe em um boné de beisebol permitiu reduzir a carga visual do emblema e torná-lo legível em qualquer aplicação, mesmo quando reduzido em tamanho. A simplificação da imagem não é apenas uma homenagem à tendência moderna. A forma circular adoptada para a sua apresentação proporcionou uma melhor percepção visual do emblema, criando todas as condições para uma apresentação de elevada qualidade do logótipo nos vários suportes e nas tecnologias digitais. A colocação do nome da equipe ao redor do elemento central – a letra “G” no círculo interno do emblema garantiu a facilidade de leitura do texto e a devida ênfase na letra. Para potencializar o efeito de acentuação, este elemento foi feito em duas partes, complementando-se e garantindo a criação da forma pretendida. A metade inferior da letra é feita na forma de um “olho dourado” batendo com a cauda e tendo um olho dourado. O superior é a intersecção de duas fitas curvas que simbolizam os rios que se cruzam perto do estádio – “Red” e “Assiniboine”.
Neste projeto, o símbolo da letra pode ser associado à letra “G” apenas com um trecho. Ele se assemelha mais à silhueta do “C” devido à leve torção da ponta da cauda, projetada para desempenhar o papel da linha central G. No entanto, o emblema passou a transmitir com mais precisão não apenas o espírito do time de beisebol, mas também as características de toda a região.
A simbologia manteve a cor vermelha tradicional da equipe como fundo de preenchimento. Branco foi tomado como a cor dos elementos do logotipo – para a metade superior, e cinza, em que todas as partes da composição foram feitas no setor inferior do círculo. A combinação dessas tonalidades de cor criou o impacto visual necessário nos leques e o contraste que delineia claramente os elementos da composição uns dos outros.