O Whataburger está no topo dos maiores hambúrgueres dos EUA, embora seja inferior em termos de rentabilidade a gigantes do mercado como Burger King ou McDonald’s. É uma empresa familiar fundada em 1950 por Harmon Dobson e Paul Burton. Agora, sua rede cobre vários distritos dos EUA no sudoeste e sudeste. São mais de 800 pontos de fast food que servem diversos tipos de hambúrgueres, sanduíches, batatas fritas, tortas quentes, tiras de frango e sobremesas.
Significado e história
Para criar o Whataburger, Harmon Dobson teve que deixar o negócio de petróleo. Foi fácil de fazer, porque seu parceiro entrou em uma bebedeira e quase causou o confisco de vários milhares de dólares investidos na perfuração. O empresário, que já tinha experiência no cultivo de uma fazenda familiar, na construção de uma refinaria de petróleo, na revenda de carros usados e na mineração de diamantes, não esperou que seu novo negócio deixasse de ser lucrativo. Ele imediatamente tirou o dinheiro de lá e começou a financiar Paul Burton, um ávido fã de hambúrgueres. Juntos, eles abriram um restaurante e o chamaram de “Whataburger”, ecoando a exclamação dos clientes “Que hambúrguer!”. e prevendo o destino de sucesso da futura rede.
Dobson queria que sua hamburgueria fosse a melhor, então ele tentou o seu melhor para diferenciá-la da concorrência. Ainda nos primeiros anos de trabalho, ele decorou o frontão com uma letra “W” listrada em laranja e branco. Essa combinação e ordem de cores foram escolhidas de propósito. O dono do restaurante uma vez construiu mastros de rádio, e eles são principalmente pintados em listras brancas e laranja para facilitar a visão dos obstáculos pelos pilotos. Ele esperava que seu “W” fosse tão visível para os clientes quanto as torres de rádio são para os pilotos de aeronaves.
A letra depois ganhou asas e se tornou o principal elemento do logotipo, que é usado desde 1972. Mas menos de uma década depois, Whataburger percebeu que seu logotipo era muito parecido com o da personagem Mulher Maravilha criada pela DC Comics. A gerência do restaurante decidiu não levantar um escândalo, embora o hambúrguer Flying W tenha sido introduzido antes de um sinal visual semelhante de uma super-heroína, então sua diplomacia pode ser invejada. A semelhança dos dois logos só incomodou Whataburger em 2016, quando a DC Comics estava prestes a vender produtos alimentícios da marca Mulher Maravilha.
Fonte e cores do logotipo
O grande “W” foi escolhido por várias razões. Em primeiro lugar, esta é a primeira letra do nome da cadeia de restaurantes, o que facilita a identificação da marca. Em segundo lugar, tornou-se reconhecível devido à sua estrutura de várias partes: Flying W contém cinco linhas paralelas com extensões nas extremidades. Em terceiro lugar, os hambúrgueres nunca experimentaram o emblema, o que automaticamente o transformou em um cult.
Sob a letra estilizada com “asas” está a palavra “WHATABURGER”. Para seu design, os designers escolheram uma fonte sem serifa individual. Por causa das linhas irregulares em negrito, a inscrição parece ter sido desenhada: os traços lembram pinceladas. Com base nela, foi desenvolvida a fonte gratuita Whatafont Regular da Iconian Fonts.
Como Harmon Dobson queria que seu logotipo fosse tão proeminente quanto as torres de rádio, ele usou duas cores alternadas para o símbolo em forma de W: branco e laranja. O nome da rede de restaurantes também é laranja e tem um tom semelhante de #FF770F.