Wendys é a terceira maior rede franqueada de fast food dos Estados Unidos, perdendo apenas para seus concorrentes Burger King e McDonald’s. Ele apareceu no outono de 1969 em Columbus, Ohio, onde foi fundado por Dave Thomas, um empresário, filantropo e magnata. Ele fez hambúrgueres quadrados, sorvetes gelados, sanduíches de frango e salgadinhos fritos o principal destaque de seu negócio. Além disso, este representante da indústria de fast food foi o primeiro a oferecer um menu a um preço único: em 1988, foi entregue um cartão com 99 cêntimos por cada prato. No inverno de 2006, a sede da empresa foi transferida para Dublin. Agora sua estrutura inclui mais de 6.710 pontos.
Significado e história
Essa rede de fast food foi inspirada nas viagens do fundador aos Kewpee Hamburgers em Kalamazoo, Michigan (sua cidade natal). Eles vendiam grandes hambúrgueres quadrados e coquetéis de malte. Eles o impressionaram tanto que, quando ele abriu seu próprio estabelecimento, ele começou com um menu semelhante – um pão redondo com um pão achatado quadrado (não uma costeleta) feito de carne moída fresca. Era grande e seus cantos se projetavam das laterais do rolo, caindo de forma apetitosa. Isso dava a impressão de que aqui se servia muita carne boa.
Esse movimento de marketing deu uma boa razão para o desenvolvimento da rede e, no verão de 1972, o primeiro franqueado L.S. Hartzog assinou um contrato para abrir seu próprio outlet em Indianápolis, Indiana. Ao mesmo tempo, os primeiros comerciais de Wendy apareceram na televisão. Então, em 1976, um restaurante exclusivo foi criado no Canadá – em Hamilton (Ontário). No mesmo ano, foi lançado o 500º ponto de fast food (em Toronto), e dois anos depois – o milésimo (em Springfield, Tennessee). Em geral, a rede teve uma história muito turbulenta até agora, fundindo-se com a Triarc Companies Inc. em 2008. e a Arby’s, após a qual passou a ser conhecida como The Wendy’s Company.
Em particular, o nome dos restaurantes veio de Melinda Lou “Wendy” Thomas, o quarto filho de Dave Thomas. Sua imagem infantil tornou-se a base do emblema e ainda hoje é usada. No total, a rede contava com sete logotipos.
1969 – 1971
O primeiro emblema definiu o estilo para todos os outros, porque eles mudaram, embora com frequência, mas não drasticamente. A versão de estreia apresenta quatro elementos básicos que não só formam a imagem visual da cadeia de restaurantes, mas também transmitem o seu conceito.
O título é o principal, pois a palavra “Wendy’s” está escrita em letras grandes e vermelhas e está localizada na parte superior. Tem uma forma ligeiramente ondulada, pois no fundo existe um enfeite fino e sinuoso, que forma um círculo. Retrata a filha da proprietária, que está associada ao nome da marca: uma menina sorridente, de cabelos ruivos, look amistoso e duas marias-chiquinhas curtas trançadas com laços azuis. As listras do vestido são da mesma cor.
Na parte inferior está a frase “Hambúrgueres à moda antiga”, que se estende por duas linhas. A inscrição superior (Old Fashioned) é feita na escrita do inglês antigo com letras onduladas e nitidez dupla-face no meio das pernas. A palavra de baixo (Hambúrgueres) é escrita em Showguide Normal com serifas muito largas, uma reminiscência de plataformas massivas nas quais os personagens são impressos. A parte central das letras, ao contrário, é fina e alongada.
1971 – 1972
O próximo emblema apareceu após o lançamento do segundo restaurante, onde uma vitrine foi adicionada para atender os clientes nos carros. Todos os elementos do logotipo permanecem os mesmos. A única atualização tocou o círculo com Wendy: os designers colocaram o slogan “Qualidade é a nossa receita” na cabeça da garota em um semicírculo.
1972 – 1977
Pela primeira vez, o retrato da filha do fundador da empresa foi redesenhado com um estilo diferente. Os artistas removeram o clima infantil e a emocionalidade vívida, tornando a imagem mais formal. Listras azuis, como no vestido de Wendy, apareceram em sua gola. Os graciosos cachos se separaram do grande círculo com a garota. Os desenvolvedores mudaram o slogan e as palavras “Old Fashioned” deram uma nova fonte, reduzindo-a pela metade.
1977 – 1983
Desde 1977, o emblema foi dividido em duas zonas: vermelha e amarela. O primeiro (com cantos chanfrados) apresenta um retrato de Wendy contra um fundo branco em uma moldura preta redonda, cachos e um nome ondulado para a rede de restaurantes. A segunda parte (inferior) contém a frase “Hambúrgueres à moda antiga” em duas filas. Os desenvolvedores alinharam a frase “Old Fashioned” no centro.
1983 – 2013
Este logotipo foi usado por mais tempo, provavelmente devido à sua forma única com um retrato projetado para cima. A imagem da garota permaneceu a mesma – apenas os designers mudaram de local. Eles colocaram a palavra “Wendy’s” abaixo, tornando-a bem grande. Letras brancas em um fundo vermelho com finos cachos pretos parecem brilhantes e distintas. Os desenvolvedores mudaram a fonte do slogan “Hambúrgueres à moda antiga” novamente.
2007 – 2013
Nessa época, em paralelo ao emblema anterior, era utilizada sua versão simplificada. Não tem parte inferior – amarela, onde está o slogan.
2012 – presente
Como resultado do redesenho, a rede de fast food recebeu uma nova logomarca, cujo estilo é radicalmente diferente de todos os anteriores. A primeira apresentação da logomarca ocorreu em novembro de 2012 e a aprovação final em 2013.
Nesta versão, ainda existem duas partes principais – o retrato da ruiva com sardas e o nome da empresa. A diferença é que a coroa de Wendy e as tranças em arco azul agora se estendem além da fina borda preta. A parte do texto recebeu uma grafia livre – em itálico manuscrito descuidado com traços largos.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo de Wendy sempre foi associado ao retrato da filha do criador da franquia. Isso nunca mudou – mesmo após as reformulações. Ele sempre usava uma garota sardenta e sorridente, com duas marias-chiquinhas e uma gola listrada. Apenas o estilo de desenho foi atualizado. A versão mais recente é ainda mais amigável do que as outras, pois os detalhes envolventes desapareceram e todas as atenções se voltaram para um sorriso amigável. Há também uma criptografia especial no logotipo: a palavra “mãe”, escrita à mão, fica escondida entre os dentes da gola.
Para os primeiros emblemas, os designers escolheram uma fonte retro: a parte superior foi feita em letras do inglês antigo, a inferior – em fonte Showguide Normal com grandes serifas retangulares. Agora uma fonte personalizada é usada, uma reminiscência de texto manuscrito feito com traços largos.
A paleta de cores da rede de fast food é vermelha, azul, preto e branco. Eles criam um contraste atraente de uma forma original. Anteriormente, o amarelo também era usado. Como observam os representantes da empresa, são muito rigorosos quanto à observância do estilo e das cores em todos os pontos de venda da franquia.