Warka é uma cervejaria polonesa que produz uma bebida de mesmo nome com uma força de 5,2%. Juntamente com outras quatro marcas, faz parte do Grupo Żywiec, uma participação majoritária na qual pertence a empresa holandesa Heineken. A localização do empreendimento é a cidade de Warka (Polônia). Ano de fundação – 1478 (segundo sua própria declaração). A data oficial de lançamento da planta moderna é 1975, quando foi concluída e colocada em operação. No entanto, a própria marca apareceu um pouco antes – em 1968, com o início da construção de um local de produção ampliado.
Significado e história
O que é Warka?
Warka é uma cervejaria da Polônia, com o nome da cidade em que está localizada. Possui a marca de mesmo nome, sob a qual produz três tipos de cerveja light com 5,2% de teor alcoólico. A empresa faz parte do Grupo Żywiec e pertence à empresa Heineken. O ano histórico de sua aparição é 1478. A época do lançamento real da planta renovada é 1975.
Como observa Warka, suas raízes se aprofundam na história – no século XV. Então, em 1478, Bolesław V (Príncipe de Mazovian) nomeou a cervejaria como fornecedora exclusiva de cerveja para sua corte. Mas desde então, pouco se sabe sobre ela, pois a produção de uma bebida alcoólica caiu e a empresa não tem capacidade suficiente. De qualquer forma, em 1968 começou a construção de uma fábrica de perfis, que forneceria cerveja de alta qualidade à população, já que a cidade de Warka é famosa por sua produção.
O trabalho durou ao longo de 1973-1975, e a abertura oficial da nova cervejaria ocorreu apenas no final do período mencionado. A empresa começou a operar sob a liderança da Warsaw Brewing Industries (Zakłady Piwowarskie w Warszawie) e era na verdade sua unidade estrutural. Mas em 1976 a fábrica se separou da organização metropolitana e se tornou independente.
Em 1994, a cervejaria mudou de mãos e foi reorganizada sob o nome Browary Warka Sp. z o. o.”. Em seguida, os proprietários reequiparam o empreendimento, modernizaram-no e o transformaram no maior fornecedor de cerveja do país. Em seguida, tornou-se propriedade da empresa suíça Welinvest (em 1996), que vendeu a cervejaria para a empresa australiana Brewpole BV. Em 1999, foi comprada pela Heineken N.V. e incluído no grupo combinado de cinco fabricantes de bebidas alcoólicas.
Em 2004, a empresa polonesa passou por outra renovação, após a qual conseguiu produzir até 350 milhões de litros de cerveja por ano. Agora sua gama inclui três linhas: Warka Strong, Królewskie e Warka Classic. Garrafas e latas com uma bebida de marca distinguem-se por um design reconhecido, desenhado nas cores nacionais.
Velho
No centro do logotipo há um hexágono alongado com uma borda tripla composta por listras brancas, cinza-azuladas e azuis. No centro, sobre fundo vermelho, há a palavra “Warka” com serifas em miniatura em forma de saliências espinhosas. A inscrição está em caixa alta e é decorada com as mesmas linhas do hexágono, mas neste caso elas estão localizadas à direita e parecem sombras que dão volume às letras.
Acima do nome da marca de cerveja está um retrato de um famoso estadista, participante de muitos protestos políticos, um oficial do exército colonial dos EUA e um patriota polonês – Kazimierz Pułaski (em inglês – Casimir Pulaski). À direita está seu sobrenome, à esquerda está o título que ele detinha. Para contraste, o general é feito em azul escuro e os elementos ao seu redor são cinza claro. Abaixo estão os prêmios da marca recebidos pela alta qualidade do produto. Em uma delas, está marcado o ano estimado de formação da empresa – 1478. Ao lado estão pintadas folhas e cones de lúpulo.
Novo
No logotipo moderno, as mudanças tocaram em pequenos detalhes, enquanto os mais importantes foram mantidos. Incluindo um retrato de Casimir Pulaski em um círculo, inscrições polonesas “General” e “Pułaski”, uma marca arrojada com pequenas serifas em forma de saliências afiadas. Caso contrário, o emblema é iluminado: em vez de muitos componentes pequenos, são usadas linhas curtas e longas. Eles são encontrados ao redor do retrato, bem como na parte superior e inferior da palavra “Warka”. O fundo vermelho não se limita mais a um hexágono – é comum a todas as peças e tem o formato de um quadrado.
No processo de modernização do logotipo da marca de cerveja polonesa, os designers mantiveram os elementos-chave que enfatizam o grande significado da Polônia na história mundial. A paleta atualizada da empresa de álcool também é apresentada com conotações políticas – é projetada nas cores da bandeira nacional do país.
Fonte e cores do logotipo
A fonte é inspirada em grandes letras antigas usadas em letreiros de tavernas. Baseia-se numa serifa arrojada com traços curtos e perpendiculares fundindo-se harmoniosamente com as hastes das letras. Já a paleta corporativa da marca é composta pelas cores vermelho e branco, consideradas nacionais. Anteriormente, azul-escuro e azul-acinzentado também eram usados.