Velkopopovicky Kozel Logo

Velkopopovicky Kozel Logo

Velkopopovicky Kozel é o nome de uma cerveja tcheca de baixa fermentação produzida por Pivovar Velké Popovice. A fábrica está localizada a 25 km de Praga – na vila de Velké Popovice e faz parte do grupo Plzeňský Prazdroj. A bebida de assinatura também é produzida fora da República Tcheca: é produzida sob licença em países vizinhos, que incluem Eslováquia, Polônia, Hungria, Ucrânia, Moldávia, Cazaquistão e Rússia. O primeiro lote de lager com volume de 60 hectolitros foi fabricado em 1874 – um ano antes da abertura da fábrica. O fundador da marca é o empresário Franz von Ringhoffer II. A atual proprietária é a Asahi Breweries, que assumiu a marca de cerveja em 2016. Em 2020, a Brand Finance a classificou em 38º lugar.

Significado e história

Velkopopovicky Kozel Logo Historia

O que é Velkopopovicky Kozel?

Velkopopovicky Kozel é uma marca alcoólica checa que representa cerveja de baixa fermentação. É propriedade de Pivovar Velké Popovice, localizado nas proximidades de Praga. A marca surgiu em 1874 – um ano antes da abertura da fábrica. Tem o nome de uma cabra de um desenho de um artista francês que agradeceu à cervejaria pelo abrigo (na verdade, ele deu a ela um logotipo). O fundador da empresa é Franz von Ringhoffer II. O atual proprietário é o Grupo Asahi.

As origens da cervejaria remontam ao século XIV. Mas a forma em que existe agora, só adquiriu no século 19. Após anos de desentendimentos, problemas e declínio gradual, a cervejaria de Velké Popovice foi assumida pelo empresário mais bem-sucedido da região, František Ringhoffer, magnata industrial e prefeito de Smíchov. Em 1875, abriu uma fábrica restaurada, que foi totalmente reconstruída e remodelada. Sua capacidade de produção aumentou de 18.000 hectolitros por ano para 90.000.

A empresa sobreviveu a duas guerras e não fechou, embora tenha enfrentado dificuldades significativas. Após a Primeira Guerra Mundial, ela lançou a linha Bock, uma cerveja de 14 provas cujo nome se traduz do alemão como “cabra”. E no final da Segunda Guerra Mundial, a empresa sentiu uma aguda escassez de matérias-primas e mão de obra. Em 1965, a marca introduziu pela primeira vez chope em caminhões-tanque, marcando o início dos pubs-tanque móveis.

Velkopopovicky Kozel Simbolo

A história relacionada ao aparecimento de um nome incomum ocorreu em 1919, quando um artista francês equivocado acidentalmente entrou em Velké Popovice. Em agradecimento pela hospitalidade, abrigo, comida e bebida, ele desenhou um logotipo para a cervejaria, inspirado no que viu nas proximidades – uma cabra pastando. Desde então, a figura desse animal adorna o rótulo, sendo o mascote da empresa e o nome da cerveja.

Além disso, em 1930, a administração decidiu introduzir uma tradição e manter uma cabra no território da fábrica. Essa abordagem ajudou a empresa a fortalecer sua estratégia de marketing e se tornar amplamente conhecida. Desde a década de 1970, o animal é chamado de Olda. Esta tradição está associada a Oldrich Lenz, o trabalhador que cuidou deste animal de estimação. A cervejaria é agora o lar de Olda XV. Em 2009, o artista tcheco Jan Capek apresentou uma caneca de cerveja exclusiva com uma alça em forma de chifre de cabra.

Velho

Velkopopovicky Kozel Antigo Logo

O logotipo Velkopopovicky Kozel apresenta o mascote da cervejaria tcheca – uma cabra. O personagem cult está de perfil e olha para a esquerda. Ele segura uma grande caneca, acima da qual é visível uma tampa branca de bebida espumosa escorrendo. A cabra e a caneca são heterogêneas na paleta de cores: são pintadas em tons claros, claramente visíveis em um fundo preto. Entre eles estão vermelho, amarelo, azul esmeralda.

Acima do animal há um arco composto pela primeira parte do nome da marca – “Velkopopovicky” com um diacrítico sobre o “y”. Abaixo está a palavra “Kozel”, escrita em uma grande fonte branca com um contorno preto ao redor da borda e sombras largas em cada letra. A sílaba “zel” é sublinhada por uma faixa estreitando à direita. De todos os caracteres, apenas “K” é maiúsculo, o restante é minúsculo. Na parte inferior, é indicado o ano de formação da marca de cerveja – 1874. É pintado de vermelho e emoldurado em ambos os lados com uma curva.

Novo

Velkopopovicky Kozel Novo Logo

O emblema, que agora adorna garrafas e latas de cerveja tcheca, também apresenta uma cabra. Mas seu estilo é completamente diferente. Neste caso, sua imagem é monocromática, onde as cores predominantes são o marrom escuro e o branco. Graças a linhas curtas e longas sobre um fundo claro, a figura histórica que deu origem à marca de cerveja é claramente visível. Ele tem cabelos grossos, barba longa, olhar entusiasmado, orelhas caídas, chifres curvos e uma grande caneca de cerveja que ele segura entre os cascos.

Na versão inicial, a bebida é colorida em uma cor amarela natural, na versão posterior é incolor. Eles estão unidos apenas pela espuma branca, que sobe como um chapéu sobre a borda da caneca e desliza um pouco para baixo. Sob o mascote da marca Velkopopovicky Kozel, há um nome abreviado – mais precisamente, sua segunda parte. As letras são totalmente consistentes com o antigo estilo de escrita com “K” encaracolado em forma de chifres.

A imagem de uma cabra, doada por um artista francês perdido, ainda é usada hoje. Afinal, apesar da completa falta de conexão entre este artiodáctilo e a cerveja, ele ainda existe – no nível histórico de uma determinada localidade. Porque o viajante desenhou o que imediatamente chama a atenção na aldeia de Velké Popovice e o que a caracteriza. Ao combinar dois processos (cervejeira e pastoreio de gado pequeno), Velkopopovicky Kozel obteve uma identidade pessoal que agora é reconhecível em todo o mundo.

Fonte e cores do logotipo

Velkopopovicky Kozel Emblema

A inscrição no logotipo é feita em uma fonte individual, desenhada de acordo com a imagem do mascote. Isso pode ser visto claramente na letra “K”, cuja forma se assemelha a chifres de cabra afiados. Os demais caracteres são atarracados, mesmo, complementados por serifas. A paleta corporativa é contida, mais próxima do monocromático, exceto por uma caneca de cerveja amarela. Na versão inicial, vermelho, esmeralda, amarelo e preto também estão presentes.