Significado e história
O termo e o logotipo surgiram imediatamente com o lançamento do produto único de Vaselina. A sua produção começou na década de 70 do século passado e, naturalmente, até agora o emblema da marca sofreu várias alterações. Existem sete opções principais no arsenal.
1970 – 1972
No rótulo daqueles anos a palavra “vaselina” estava presente com um grande espaçamento entre letras. Os sinais eram finos e ligeiramente encaracolados – em particular, o “e” e o “s” com linhas curvas. O nome da marca foi escrito “Whit Petroleum Jelly”. Os símbolos eram claros e contra um fundo escuro.
1872 – 1928
O logotipo ganhou uma nova fonte – impressa, em caixa alta, com pequenas serifas. As letras ficaram escuras e foram colocadas sobre um substrato claro.
1928 – 1969
Os designers devolveram a versão original do emblema, mudando levemente a forma do “e”: a curva encaracolada desapareceu dele. Eles também removeram as serifas e colocaram a palavra “vaselina” em um fundo amarelo-oliva em um retângulo horizontal. Adicionado um círculo com uma borda fina.
1969 – 2004
Após expandir o sortimento, foi necessário um redesenho do logotipo para que não fosse visualmente associado a apenas um produto. Portanto, a gerência aprovou a versão serif com espaçamento apertado. Todos os letreiros são azuis, largos, de formato clássico.
2004 – 2006
Os símbolos são claros, suaves, cortados e o fundo é azul escuro.
2006 – 2018
Os designers substituíram o retângulo por um semi-oval com bordas não arredondadas. Eles também mudaram a fonte. O fundo foi feito em azul com um destaque claro na parte inferior e duas linhas de enquadramento em cinza.
2018 – presente
Os desenvolvedores melhoraram o semi-oval: eles adicionaram uma borda cinza ao redor de todo o perímetro e moveram o ponto de luz para o centro.
Fonte e cores do logotipo
Em todas as versões do logotipo, o elemento base é o nome da marca. Ele foi reproduzido em várias modificações. A maioria das mudanças dizia respeito às serifas: elas apareciam e desapareciam. Em 2007, foi aprovada uma placa com oval truncado.
Quase sempre a grafia da palavra “vaselina” era clássica: a primeira letra é maiúscula, o resto é minúsculo. A tipografia moderna envolve o uso de uma fonte grotesca da série Sans Serif. As cores exclusivas incluem branco, cinza e azul em vários tons.