Unus Annus é um projeto de Internet de um ano criado por dois YouTubers americanos Mark Edward Fischbach e Ethan Nestor-Darling. Eles afirmaram que ao longo do ano enviariam um vídeo exclusivo (não um vídeo de jogo) para a rede diariamente com vários conteúdos. Além disso, foi uma espécie de experimento sócio-filosófico para entender qual será o resultado no final. O programa começou em 13/12/2019 e terminou em 14/12/2020, ou seja, durou exatamente um ano, reunindo uma audiência multimilionária de assinantes e visitantes simultâneos para a transmissão final ao vivo.
Significado e história
O projeto surgiu como um conceito sobre burnout. Ambos os fundadores já haviam lidado com vídeos de jogos e estavam literalmente fartos deles, exaustos profissionalmente. Eles queriam encontrar algo mais criativo que pudesse abalar não só eles, mas também os usuários, lembrando-os da inevitabilidade do fim de qualquer empreendimento. Então eles decidiram formar uma união criativa chamada Unus Annus, onde Ethan desempenhou o papel de Unus, Mark – Annus.
Um dia antes do lançamento do canal, eles mudaram as fotos em seus perfis nas redes sociais para o mesmo tipo de fotos: a primeira é preta, a segunda é branca. Os dois então postaram um vídeo explicativo, This Will End in One Year, no qual anunciavam ao público com a mesma voz monótona que seu programa conjunto apareceria em breve no YouTube. Ao mesmo tempo, cada um dos apresentadores estava vestido com um terno correspondente à sua cor.
O objetivo do projeto é um experimento, uma tentativa de combinar a Internet e categorias filosóficas profundas, para mostrar que nem tudo é eterno e que a morte deve ser lembrada a cada momento. Além disso, vídeos com emoções, experiências pessoais e autoexpressão cotidiana foram utilizados como conteúdo básico. Com eles, os apresentadores queriam demonstrar que, de fato, o espaço digital é tão instável e inconstante quanto a vida real, que o que se perde nunca mais volta e que, ao apertar um botão, os usuários decidem o destino das pessoas reais. Daí o nome incomum do canal: Unus Annus é traduzido do latim como “um ano”. O vídeo começou com uma voz distorcida e subindo lentamente que falava o nome do projeto.
De fato, acabou sendo um programa completo com conteúdo conceitual, apesar de uma pausa devido à pandemia de coronavírus. Para enfatizar a atmosfera de conotações filosóficas e mostrar a importância de momentos únicos e fugazes para uma pessoa, Ethan e Mark usaram dois espectros de cores opostos. Eles os incorporaram em tudo – em imagens, roupas, um logotipo, uma imagem de fundo.
Para a identidade visual, os criadores escolheram uma ampulheta sobreposta em uma tela preta. Eles contaram o tempo restante para lembrar: nada dura para sempre, como um canal que vai fechar após um período de tempo destinado a ele. A máxima “memento mori” serviu de slogan adequado. O projeto influenciou tanto seus criadores que eles começaram a se associar aos personagens “mortos”, dividindo o mundo em duas metades – preto e branco.
Como o tema do Unus Annus se concentrava em conceitos radicalmente opostos, o logotipo era apropriado. Os apresentadores se concentraram em duas cores diferentes – preto e branco. E para enfatizar a ideia original do canal do YouTube, eles usaram a imagem de uma ampulheta. Dentro de cada cavidade fechada, um crânio foi retratado. O superior fluiu em finas correntes de areia para o inferior, continuando o ciclo. A divisão em duas partes de um único todo foi vista em quase todos os detalhes: no número de pernas de apoio ao longo das bordas da ampulheta, na decoração esculpida (duas de cada lado), nas caveiras.
Fonte e cores do logotipo
O emblema foi feito com pequenos traços pretos sobre uma superfície branca. Às vezes eram únicos, às vezes fundidos para enfatizar as sombras, a melancolia e a profundidade. Ao mesmo tempo, a imagem foi destacada com um contorno em negrito para não se fundir com o fundo do mesmo tipo, no qual o relógio está localizado.
O logotipo da Unus Annus carecia de qualquer informação verbal, pois o foco principal estava nas imagens visuais. A paleta oficial estava alinhada com a ideia original do canal e, portanto, consistia em uma combinação de preto e branco.