Tuborg é uma marca de cerveja de baixa fermentação com teor de 4,5% a 5,6%, produzida na fábrica de mesmo nome na Dinamarca. Faz parte das mais famosas marcas cervejeiras, e seus produtos são distribuídos em mais de 100 países e produzidos sob licença em quase 25 países da África, Ásia e Europa. A empresa foi fundada por quatro industriais que formaram uma aliança empresarial: Philip Heyman, Rudolph Puggaard, Gustav Brock e C. F. Tietgen. Hoje é propriedade do Grupo Carlsberg. A sede está localizada na cidade dinamarquesa de Fredericia. A época do aparecimento da marca de álcool é 1873. A primeira pilsner foi fabricada em 1880.
Significado e história
O que é Tuborg?
Tuborg é uma marca de cerveja dinamarquesa e o nome da empresa que a produz. Foi fundada por um grupo de empresários liderados por Philip Heyman, cujos descendentes estiveram à frente desta empresa durante muito tempo. A cervejaria foi inaugurada em 1873 nas proximidades de Copenhague – no porto de Hellerup. Ela preparou sua primeira pilsner em 1880 e, em seguida, introduziu várias variações no mercado. Desde 1970, a marca faz parte da corporação Carlsberg Group e fornece produtos para mais de uma centena de países ao redor do mundo.
As raízes deste empreendimento remontam à segunda metade do século XIX, quando uma cervejaria construída pelo empresário e financista dinamarquês Carl Frederik Tietgen surgiu em Copenhague. Para lançar a marca de cerveja, ele se uniu a três empresários liderados por Philip Heyman. Eles introduziram uma bebida alcoólica leve de baixa fermentação com um sabor discreto de lúpulo, chamando-a de Tuborg. Este nome está associado ao edifício local Thuesborg, que se traduz como “castelo de Thue”. Está localizado nas proximidades do hotel do século XVII e serviu de base para o nome da cervejaria. E ela, por sua vez, deu o nome de Tuborgvej de Copenhague.
A cerveja foi bem-sucedida e difundida não apenas por causa de seu sabor, mas também por causa das garrafas em que foi despejada. Em primeiro lugar, a Tuborg tornou-se a primeira empresa na Dinamarca a oferecer cerveja não em barris, mas em recipientes porcionados. Em segundo lugar, ficou mais fácil entregar produtos para todos os cantos do país e para o exterior, ampliando a área de sua distribuição. Além disso, três anos após sua fundação, a empresa iniciou imediatamente a produção de sua famosa linha Tuborg Green e cinco anos depois lançou a Tuborg Gold.
Em 1894, ocorreu um evento histórico: 11 cervejarias da cidade de Copenhague foram fundidas em um grupo, chamado The United Breweries. Sua principal tarefa era competir com a marca Carlsberg. No entanto, em 1903, Tuborg concordou com Carlsberg na divisão de suprimentos e receitas, delimitando o mercado de vendas pela metade. Em 1970, ambas as fábricas foram adquiridas pela Carlsberg A/S. Em seguida, a corporação BBH (Baltic Beverages Holding) assumiu a empresa de Copenhague. Mas alguns anos depois a situação mudou e ela mesma se mudou para Carlsberg e, com ela, respectivamente, a marca Tuborg.
Velho
O logotipo é claramente dividido em duas zonas: gráfico e texto. A primeira parte representa a imagem da coroa imperial. O atributo do poder monárquico é pintado na cor dourada, cravejado de pedras preciosas de corte redondo, rômbico e retangular. Grandes pérolas brancas são pintadas nas barras transversais. O lado do tecido é pintado de vermelho, e o todo é coroado com uma cruz figurada com pontas arredondadas de quatro dedos. A parte inferior da coroa é preta, assim como as linhas divisórias nela.
A parte verbal consiste na frase “Por nomeação para a corte real dinamarquesa”, que está sob o símbolo do poder monárquico. Abaixo está o nome da marca Tuborg Beer, feita de forma grotesca e pintada de cinza. Cada letra é delineada em ouro. Esta inscrição é a maior no rótulo da empresa, por isso atrai imediatamente a atenção dos fãs da bebida espumosa. Agora não é usado em todos os tipos de cerveja.
Novo
A variação atual do emblema é usada não apenas em garrafas e latas, mas também em tampas. Na verdade, representa exatamente a tampa: um elemento redondo com um anel na parte superior para abrir a cerveja. Em uma versão, a palavra “Tuborg” está no centro. É inclinado e quase atinge a vertical. As letras são pretas, com listras brancas à esquerda, expandindo-se do centro para as bordas. Nos lados direito e esquerdo do nome da marca há amplos arcos com inscrições de conteúdo informativo: tipo de cerveja, local de produção e ano de fabricação da primeira pilsner.
A versão principal do logotipo moderno é esboçada, mas também tem o formato de uma tampa com um anel para desarrolhar. Em torno dele há traços arqueados de diferentes comprimentos. O nome do produtor de cerveja está localizado horizontalmente e decorado com grandes serifas. Todos os elementos são pintados na cor verde claro e aplicados em um fundo branco.
A Tuborg prefere usar várias variantes de logotipos para rotular linhas individuais de cerveja. Eles estão unidos pelo nome que está presente em todos os rótulos. Alguns deles também são caracterizados por uma coroa colocada sob a parte do texto. Ela se tornou o principal elo entre a cerveja, seus fundadores e o local de origem.
Fonte e cores do logotipo
Uma associação importante que a marca de cerveja passou de geração em geração tem a ver com sua fonte imutável Stenskriften para letras maiúsculas e Cheltenham para letras minúsculas. A paleta de cores também é estável: vários tons de verde e branco neutro. Periodicamente, aparecem vermelho, dourado e preto, o que depende da designação do tipo de cerveja e do recipiente em que é colocado.