Tropicana é o nome dos sucos de frutas e da empresa que os fabrica. Surgiu em 1947 e foi inaugurado na cidade americana de Bradenton, Flórida. Seu fundador é o empresário Anthony T. Rossi. Por muito tempo a marca pertenceu à PepsiCo. Mas em 2021, ela a vendeu para a PAI Partners, uma empresa francesa de private equity, junto com outras marcas. O fabricante de bebidas está sediado em Chicago, Illinois.
Significado e história
O que é Tropicana?
Tropicana é uma marca americana de bebidas de frutas que foi lançada em 1947. Foi fundada em Bradenton, Flórida, por um empresário italiano, Anthony T. Rossi. Até recentemente, esta empresa era uma subsidiária da PepsiCo, mas em 2021 foi transferida para a estrutura da corporação francesa PAI Partners. A marca está sediada em Chicago, Illinois.
Quando Anthony T. Rossi era apenas um jovem que veio da Itália para os EUA, experimentou vários campos de atividade, estabelecendo-se na produção de caixas de presente de frutas frescas. Ele os moldou e os vendeu nas lojas Macy’s e Gimbels de Nova York. A maioria das caixas eram frutas cítricas, que compunham a grande maioria da renda agrícola da Flórida.
Tendo se mudado para a cidade de Palmetto, o empreendedor Rossi começou simultaneamente a produzir potes cheios de fatias de frutas para saladas doces. Este evento é datado de 1947. À medida que crescia nos negócios, mudou-se para uma comunidade maior e mudou o nome de sua empresa Manatee River Packing para Fruit Industries. Ao mesmo tempo, sucos concentrados recém-congelados apareceram em seu sortimento.
Para expandir a produção de bebidas cítricas, Anthony T. Rossi comprou a Grapefruit Canning em 1952. Ele então desistiu de fazer conjuntos de frutas porque o suco de laranja lhe trouxe muita renda. Dois anos depois, introduziu a tecnologia de pasteurização instantânea, que possibilitou preservar o sabor natural das frutas na bebida envasada. Ele chamou seu suco de Tropicana Pure Premium e fez dele sua linha principal.
Ao mesmo tempo, o empresário prestou muita atenção à identidade de sua empresa. Especialmente para suco de laranja fresco, ele pediu um rótulo com uma garota. Era uma nativa com frutas cítricas na cabeça e vestida como uma saia de folhas de palmeira. Ela recebeu o nome de Trópico-Ana. Mas gradualmente começou a ser impresso menos nas embalagens e, nos anos 80 do século passado, foi completamente interrompido.
Como o suco cítrico da Flórida da marca foi um sucesso entre os clientes, o proprietário decidiu renomear a empresa e dar-lhe um nome que soasse como a bebida principal. O resultado foi a Tropicana Products Corporation em 1957. Ela tem sete sinais básicos de identidade individual, e mais dois logotipos permanecem desconhecidos (os mais antigos).
1986 – 1992
O logotipo do suco fresco pasteurizado consistia em seu nome colocado em duas linhas. A parte superior foi ocupada pela palavra “Tropicana”. Suas letras eram maiúsculas, em negrito, grandes e sem serifa. A linha inferior continha a frase “Pure Premium” colocada em uma fita larga e curva e digitada em serifa fina. Os caracteres da primeira linha também estavam ligeiramente dobrados. A cor branca serviu de pano de fundo para eles: nela, os elementos verdes pareciam distintos e rígidos.
1992 – 1998
O principal ajuste no emblema da época estava associado a uma mudança de cor. Os designers repintaram as letras em laranja para lembrá-los das laranjas das quais o suco é feito. A folha ficou verde, tomando o lugar do ponto acima do “i”. Ele estava localizado na diagonal, o que, segundo os criadores, se assemelhava a um canudo (junto com o elemento reto inferior).
1998 – 2003
Este logotipo era verde claro. Ao lado de cada letra havia um traço fino da mesma cor, que fazia a inscrição parecer tridimensional. Os desenvolvedores trouxeram de volta a fita inferior, tendo-a emitido com extremidades bifurcadas. Apresentava a frase “Pure Premium” em letras brancas. Seu estilo foi preservado, assim como a folha de laranjeira.
2003 – 2007
Esta versão foi dominada por um gradiente verde escuro. Os traços laterais foram removidos do nome do produtor de suco, então a inscrição acabou sendo bidimensional. Além disso, os designers removeram a fita.
2007 – 2017
A inscrição no emblema Tropicana era arqueada e sublinhada com uma linha fina de cor dourada. Linhas semelhantes foram colocadas ao redor de cada letra (como uma moldura) e perto da folha (como uma alça). A cor foi mantida como na versão anterior, mas o gradiente desapareceu. A fonte recebeu arredondamentos, que ficaram claramente visíveis em “a”, “r” e “n”. Designers alinharam as pernas das letras.
2009 – 2010
Por algum tempo, a Tropicana usou um logotipo experimental: tinha uma cor e fonte diferentes. As letras verdes claras tinham um formato simples – uniforme, com o topo arredondado e sem serifas. Na parte inferior, em pequenos caracteres minúsculos, estava marcado: “pure premium”. Este projeto foi cancelado devido ao protesto de compradores que não aceitaram a nova versão e exigiram a devolução do emblema familiar.
2017 – presente
Nos tempos atuais, está em uso um logotipo com uma inscrição suave, dominada por acentos suaves, linhas harmoniosas e transições de luz na altura. Em particular, é uma versão melhorada do emblema de 2007-2017, mas não em forma de arco, mas de forma horizontal. Eles têm o mesmo estilo, exceto pela primeira letra: agora o elemento “T” superior parece uma curva que repete a forma da folha acima do “i”.
O período mais infeliz da história dos logotipos da Tropicana foi a controversa versão proposta pela agência Arnell Group em 2009. Em apenas alguns meses de uso, a fabricante de sucos perdeu 20% em suas vendas. Tão acirrados foram os protestos de compradores insatisfeitos com o redesenho. Eles queriam ver o estilo familiar. Posteriormente, a direção da empresa o devolveu, corrigindo-o para as tendências modernas, mas deixando-o bem reconhecível.
Fonte e cores do logotipo
Uma característica distintiva desta marca é uma fonte em negrito em que as letras são ligeiramente curvas. Linhas sans-serif curvas suaves indicam que este é o Hobo D. Ao mesmo tempo, eles se assemelham a dois outros tipos de fonte: Linotype Spitz Pro Black e Kandira Extra Black.
O esquema de cores é dominado por uma paleta verde-laranja que reflete o conceito da marca: suco de laranja natural retirado da própria natureza. Esta combinação inspira confiança no produto e uma sensação de confiabilidade.