Tostitos é o irmão gêmeo da marca Doritos, que fabrica tortilhas. Mas se Doritos é mais popular no Reino Unido, então Tostitos ficou famoso em sua terra natal, nos EUA. Surgiu 15 anos depois de seu principal concorrente – em 1979. Além disso, eles foram criados pela mesma empresa Frito-Lay, operando como uma divisão da PepsiCo. É especializado em uma variedade de lanches e molhos, incluindo os mundialmente famosos Cheetos e Lay’s.
Significado e história
Tostitos provou ser um dos produtos de maior sucesso comercial da Frito-Lay porque seus desenvolvedores desvendaram o segredo do verdadeiro sabor mexicano dos chips de fubá. Como se viu, a tecnologia de cozimento exigia um alto teor de hidróxido de cálcio, que era obtido fervendo o milho em cal apagada. Entrando em uma reação química com o óleo de fritura, essa substância tornava os petiscos muito saborosos.
A equipe de pesquisa foi liderada por Jack Liczkowski. Juntamente com outros especialistas, ele criou chips redondos para a Frito-Lay, que foram chamados de Tostitos. Os primeiros lotes chegaram às prateleiras em 1978. Com o tempo, novas versões do produto foram lançadas: com sabores de trigo, especiarias, queijo, pimenta e limão. Havia também lanches em forma de triângulos, tubos, tigelas e círculos achatados.
Apesar da grande variedade de Tostitos, todas as variedades estão unidas por um logotipo comum. Ele evoluiu visivelmente, passando por quatro reformulações de 1979 a 2012. O conceito geral não mudou: o foco sempre foi uma inscrição preta com um ponto vermelho acima do “i”. Mas os desenvolvedores decidiram experimentar, transformando o meio da palavra em uma pequena “festa”. Para fazer isso, eles retrataram dois “t” na forma de homens que mergulham batatas fritas na salsa. Um movimento tão interessante permitiu que a marca chamasse a atenção para seu principal produto, tornando-o a parte central do signo gráfico.
1979 – 1985
Em 1979, foi lançado o primeiro lote de Tostitos. Os pacotes de lanches foram decorados com um logotipo com uma inscrição preta. Os designers projetaram o nome da marca usando uma fonte em negrito e baixo contraste com serifas nítidas e longas. As bordas superiores dos “t’s” eram triangulares, enquanto os dois “o’s” eram ovais. O espaçamento entre letras era praticamente inexistente. A composição foi completada por um grande ponto vermelho acima do “i”, que parecia um sol nascente. E no canto inferior direito estava o elemento mais discreto – a palavra “MARCA”, escrita em um grotesco fino logo abaixo do último “s”.
1985 – 2003
A partir de meados dos anos 1980. até 2003, um logotipo de estilo grego foi usado. Seus criadores trabalharam na tipografia, removendo não apenas as serifas, mas também o elemento à direita do “t” minúsculo. Eles mudaram completamente a forma das letras, então o “o” ficou redondo e o “s” assumiu a aparência de ziguezagues com curvas suavizadas. Os triângulos no topo do “t” foram substituídos por trapézios. O “T” maiúsculo tem cortes laterais. Por falta de proporções, a palavra “MARCA” foi deslocada um pouco para a esquerda e ocorreu entre o último “o” e o “s”. O ponto vermelho acima do “i”, provavelmente representando o sol nascente, erguia-se um pouco mais alto e se separava da linha vertical preta. Ao mesmo tempo, os designers o tornaram mais brilhante e maior.
2003 – 2012
Em 2003, surgiu o logotipo mais famoso da Tostitos, que chamou a atenção do público graças a uma ilusão de ótica. Os artistas transformaram dois “t” minúsculos em pequenas pessoas. Listras horizontais mostravam os braços espalhados para os lados, e o traço curto superior de cada “t” se tornava uma cabeça. Para conseguir esse efeito visual, os designers fizeram as linhas laterais assimétricas e separaram os topos do corpo das letras.
Os homens improvisados estavam segurando uma grande lasca laranja de formato triangular como se estivessem prestes a dividi-la ao meio. Diretamente entre eles havia uma tigela de salsa – o mesmo ponto vermelho acima do “i” que apareceu em 1979. O restante das letras na inscrição também parecia novo: os traços do “T” maiúsculo se estreitaram e se expandiram desigualmente, e ambos os “s” se transformaram em fitas torcidas.
O pano de fundo não era menos interessante. Os criadores do logotipo inclinaram a palavra “Tostitos” para o lado direito e a colocaram em uma base multifacetada. O centro foi pintado de amarelo com um gradiente laranja e delineado com finas listras pretas. Contra um fundo claro, destacou-se a inscrição escura “BRAND TORTILLA CHIPS”, localizada sob o nome da marca. Ao redor das bordas da área amarelo-alaranjada havia uma borda vermelha encaracolada com contornos pretos.
2012 – presente
Em 2012, a PepsiCo introduziu um novo logotipo Tostitos, reunindo todos os logotipos anteriores. A antiga inscrição foi preservada nele, embora com pequenas modificações. Os desenvolvedores fizeram o oval “o”, como na versão de 1979, mas deixaram a fonte sem serifa, como na marca de 1985. Ao mesmo tempo, o nome da marca é alinhado horizontalmente e a imagem de fundo é removida.
As letras centrais, estilizadas como homens com fichas, tornaram-se simétricas: a metade direita da “teta” repete exatamente a esquerda, como uma imagem espelhada. Para melhorar a simetria do logotipo, os designers converteram a última letra “S” para maiúscula. Agora ele equilibra o primeiro “T” maiúsculo.
A última atualização da identidade visual foi acompanhada por uma mudança na aparência das embalagens. Como os raios coloridos apareciam nas embalagens, não havia necessidade de uma figura multicolorida por trás da inscrição. Ele teve que ser removido, assim como a frase “BRAND TORTILLA CIPS” na parte inferior. Mas o mais importante permanece – uma imagem velada de duas pessoas desfrutando de batatas fritas e molho. O logotipo apresenta os dois tipos de lanches, por isso é universalmente aplicável a todos os tipos de produtos Tostitos.
Duas figuras esboçadas refletem o conceito adotado em 2004. Em um comunicado à imprensa da época, os chips de fubá foram posicionados como um lanche que aproxima as pessoas. É por isso que as pessoas em forma de T seguram apenas um chip, como se o compartilhassem entre si.
Fonte e cores do logotipo
O emblema representa a Tostitos como marca de convívio e festa. Além disso, lanches desse tipo são servidos em restaurantes mexicanos como aperitivo que você pode oferecer aos amigos sentados ao seu lado. Os elementos simbólicos na inscrição transmitem uma sensação de união e autenticidade da culinária norte-americana.
As fontes no logotipo da marca mudavam com frequência. No início era uma antiqua com serifas finas e alongadas. Em seguida, foram usadas letras no design grego e, em 2003, tornaram-se “mexicanas”. Embora alguém possa dizer que é mais parecido com o estilo maia ou asteca. A palavra parece fora do padrão, porque as linhas estão distorcidas em direções diferentes. E devido à falta de serifas, adquiriu um aspecto informal. Não há fonte semelhante: a inscrição consiste em glifos individuais projetados especificamente para Tostitos.
Elementos de cores vivas acentuam o clima festivo mexicano, mas não são muitos: um pequeno chip amarelo em forma de triângulo e um oval vermelho representando uma tigela de molho. Todas as outras partes do logotipo são tradicionalmente pretas.