Tanqueray é um gin seco premium que é feito por dupla destilação de grãos com uma mistura de componentes vegetais (alcaçuz, angélica, coentro e zimbro). Uma receita mais precisa é estritamente protegida, pois é um segredo comercial. No entanto, sabe-se que para cada região é produzida uma bebida de teor diferente – de 40% a 47,3%. É especialmente popular nos EUA, onde está à frente de suas contrapartes em termos de vendas. Pela primeira vez, esse álcool apareceu na capital da Grã-Bretanha – na área londrina de Bloomsbury. Seu criador é Charles Tanqueray. Hora do lançamento – 1830. Agora é propriedade da Diageo plc e é fabricado na Escócia.
Significado e história
O que é Tanqueray?
Tanqueray é um gin britânico-escocês premium com um ABV de 40-47,3%. É produzido na Escócia, para onde a empresa se mudou do Reino Unido após o fim da Segunda Guerra Mundial. Foi inaugurado por Charles Tanqueray em 1830 em uma das áreas de Londres. Agora, a marca do gin mais famoso do mundo pertence à Diageo Corporation.
Tudo começou com o filho do padre, Charles Tanqueray, que em 1830 instalou em Londres a destilação da mais pura bebida espirituosa com sabor suave e equilibrado. Antes de abrir sua própria empresa, trabalhou com seu irmão na destilaria Curries, onde dominou os meandros da destilação de álcool. Na altura da criação da destilaria, Charles tinha várias receitas e foi pensada uma tecnologia individual para purificar álcoois. Além disso, foi o primeiro a abandonar o uso do açúcar e introduziu um sistema de destilação contínua (em 1832).
Isso permitiu que o empreendedor entrasse rapidamente no mercado e assumisse uma posição de liderança. Oito anos depois, os irmãos abriram a Edward & Charles Tanqueray & Co para vender gin no varejo. Em 1868, Charles Tanqueray faleceu e o negócio foi assumido por seu filho Charles Waugh Tanqueray. Para sobreviver em um ambiente altamente competitivo, ele assinou um acordo com Gordon, formando o sindicato Tanqueray Gordon & Company no final do século XIX. Com base nele, os produtos da marca Gordon seriam distribuídos no mercado britânico e Tanqueray no americano. Isso explica sua alta popularidade nos EUA.
Em 1941, o prédio da fábrica, localizado na área de Bloomsbury, em Londres, foi destruído durante um ataque aéreo. Não sobrou uma pedra do empreendimento: apenas o alambique Old Tom sobreviveu, que se tornou lendário. Posteriormente, foi transportado para Cameron Bridge (Escócia), onde se instalou a empresa vinícola. Aliás, ainda funciona, ajudando a aumentar o volume do álcool mais puro de destilação múltipla. Segundo dados de 2016, o gin Tanqueray foi o mais procurado no mundo: foram vendidos cerca de 3 milhões de caixas de 9 litros.
Para evitar falsificações, aumentar a popularidade e ganhar reconhecimento, em 1948 a empresa desenvolveu um design de garrafa exclusivo – redondo, afunilado para baixo e com uma nervura saliente no topo. Os recipientes da marca são pintados de verde claro e têm a forma de hidrantes que antes bombeavam água para a destilaria de Londres. Outra fonte afirma que o design original do recipiente replica a aparência de uma coqueteleira da década de 1920 projetada para misturar coquetéis alcoólicos.
Velho
O logotipo mais antigo da marca de bebidas alcoólicas tem seu nome. Está em texto manuscrito em itálico. A inscrição é caligráfica, semi-conectada, pois há uma lacuna entre “T” e “a”, bem como entre “r” e “a”. O resto dos sinais são conectados por linhas finas. Para “q” e “y” eles começam na zona inferior e sobem. O nome está escrito em letras brancas em negrito em um fundo preto.
Acima está o brasão da dinastia Tanqueray com a imagem de um abacaxi, atrás do qual são visíveis as lâminas de dois machados e duas lanças. São símbolos importantes para a família: uma fruta tropical representa uma homenagem ao luxo, hospitalidade e cordialidade vitorianas, e as armas afiadas testemunham a participação de representantes da dinastia na III Cruzada.
Novo
O logotipo moderno é a quintessência do chique britânico e a herança histórica da empresa. Possui um selo de cera vermelho escuro – a marca pessoal do fundador da marca e desenvolvedor de gin. No centro está a assinatura de Tanqueray Sr., um “T” encaracolado com três pergaminhos. Está rodeado por inscrições que indicam o nome completo e o apelido do fundador, bem como o local onde surgiu a planta.
Este design demonstra a atemporalidade de uma bebida premium, como se fosse testada e aprovada pelo seu criador agora mesmo. Na parte inferior está a palavra “Tanqueray”, herdada da identidade visual anterior. A única diferença entre eles está na cor. No logotipo antigo, a inscrição é branca, no atual é preto.
A marca Tanqueray se esforça muito para manter um alto nível de destilação seca de gin seco, portanto, enfatiza a conexão com suas raízes. Esta tendência reflecte-se em todos os elementos da identidade: na garrafa de vidro verde única, no logótipo com o selo da fundadora, no nome, que tenta não alterar. E ela consegue, porque seu produto é feito de acordo com uma receita antiga do mais alto padrão, portanto, os elementos visuais correspondem ao conteúdo premium.
Fonte e cores do logotipo
Para o logotipo, foi desenvolvida uma fonte individual com imitação de texto manuscrito. As letras são minúsculas (com exceção da primeira), itálicas, suaves, com linhas suaves e transições harmoniosas. As cores de base da marca Tanqueray são vermelho e verde, nas quais são pintados o selo com a assinatura pessoal do fundador e o frasco. Eles são complementados por preto, branco, dourado.