Taco Bell é uma rede de fast food dos EUA que serve cozinha predominantemente mexicana, incluindo tacos, nachos, quesadillas, burritos e muito mais. Ela está no mercado desde 1962 e está sediada em Downey, Califórnia. Seu fundador é o empresário Glen Bell. Agora é uma franquia muito comum com cerca de 7.072 locais e é propriedade da Yum! Brands, Inc. A sede da empresa está localizada em Irvine.
Significado e história
Uma das cadeias de restaurantes mais populares surgiu depois que Glen Bell assistiu a longas filas no Mitla Cafe de San Bernardino servindo tacos em bolos duros. Naquela época, ele já tinha seu próprio quiosque chamado Bell’s Drive-In e estava do outro lado da rua de um restaurante mexicano. Glen começou a experimentar receitas, mas não deu em nada. Isso continuou até que os proprietários de um estabelecimento próximo o deixaram assistir ao processo de preparação de tacos.
Então, em 1951, Glen abriu outro quiosque, para o nome do qual tentou várias opções – de Taco-Tia a El Taco, acabando por se decidir pela Taco Bell. Uma instituição com este nome apareceu pela primeira vez em 1962 na cidade de Downey, Califórnia. O primeiro ponto de franquia foi inaugurado em 1964, em Torrance, no mesmo estado. E em 1967, já havia cem restaurantes: o centésimo foi aberto em Anaheim.
Em 1978, um evento decisivo aconteceu: a PepsiCo (mais tarde renomeada Yum! Brands) adquiriu a Taco Bell. Ela desempenhou um papel importante na cadeia de fast food. Esta corporação possui todas as ideias pendentes que contribuíram para a promoção da subsidiária. Desde então, a marca vem se consolidando, se fundindo, formando empresas conjuntas, ampliando o cardápio e muito mais. E no outono de 2015, sua sede foi transferida de Downey para Irvine.
Cada evento teve seu próprio impacto na identidade, então o restaurante original, assim como a franquia, tinha vários emblemas refletindo o processo de desenvolvimento. Até o momento, existem seis opções.
1962 – 1985
O logotipo, que apareceu em 1962, é uma composição brilhante de oito retângulos verticais. Eles são inclinados em diferentes direções, que se assemelham a sinos em miniatura. Cada um contém uma letra do nome da rede de fast food. São caracteres maiúsculos brancos, largos e sem serifa colocados em planos de fundo laranja, amarelo, verde e vinho. Em teoria, eles transmitem a energia e a variedade de ingredientes encontrados em pratos exclusivos.
1972 – 1985
Vários estabelecimentos continuaram a usar o antigo logotipo com letras em retângulos multicoloridos, mas paralelamente a ele apareceu uma versão comercial. É feito em um estilo contido – tanto na forma quanto na cor. Não há mais gráficos nele – apenas grandes letras maiúsculas em marrom com serifas. O emblema com letras maiúsculas monocromáticas existe há mais de uma década. Sua principal característica são as linhas arrojadas alongadas com pontas nas pontas. “A”, “C” e “L” também têm cortes diagonais que formam um canto agudo.
1985 – 1994
Este é um logotipo amigável que foi usado em alguns pontos até 2010 inclusive. Os designers mudaram o estilo de escrita agressivo adicionando agilidade e suavidade às letras. Mesmo assim, eles complementaram os arredondamentos com saliências agudas e, para o “T” e o “B”, fizeram chapéus originais com um gancho no lado esquerdo. A barra em “A” é ligeiramente curvada para cima, assim como o traço do meio na letra “E”. Há um sino acima do nome da marca. É amarelo com uma linha vermelha e uma oval verde. A chamada é representada em um fundo vermelho com duas listras amarelas na parte inferior.
1992 – 1994
Com o advento do sino, os designers começaram a experimentá-lo, oferecendo-o em um estilo ou outro. Portanto, havia uma versão com um sino vermelho-roxo em um fundo roxo. Ele é posicionado diagonalmente para dar ao logotipo uma sensação dinâmica, como se o sino estivesse tocando em movimento. O corpo vermelho é contornado por uma faixa branca e tem um destaque vertical escuro. A inscrição está localizada em duas linhas: na parte superior – “Taco”, na parte inferior – “Bell”. A fonte permanece a mesma.
1994 – 2016
Em 1994, uma versão melhorada do emblema de 1985 e 1992 foi adotada. Ele está em uso há 22 anos. O autor da versão atualizada é o estúdio de design americano Lippincott. Ela mudou muito: estilo de desenho, cor, forma e fonte. Portanto, o sino tornou-se largo, rosa-avermelhado, com uma borda ao longo do fundo (na parte larga). A borda branca permanece, pois separa o corpo do sino do fundo roxo abobadado. A inscrição recebeu letras largas e achatadas.
2016 – presente
Para a inauguração de um novo restaurante em Las Vegas, a Taco Bell redesenhou o logotipo, lançando uma nova versão em novembro de 2016. A fonte antiga foi removida e substituída por uma fonte sem serifa. O título agora está escrito em preto. Os desenvolvedores removeram o amarelo e o vermelho do sino, concentrando-se em vários tons de roxo: a cor é mais escura na parte inferior, mais clara na parte superior. Além disso, o próprio sino é branco e é formado a partir do espaço negativo devido aos contornos da forma correspondente. Os desenvolvedores desta opção são Lippincott, juntamente com uma rede de restaurantes.
Fonte e cores do logotipo
Os primeiros logotipos usavam apenas texto. Os gráficos apareceram em 1985. Estava diretamente relacionado ao sobrenome dos fundadores e, consequentemente, ao nome da rede de restaurantes. O sino tem uma forma clássica – apenas mudou a sua localização. No início ele foi direcionado para baixo, depois os designers posicionaram-no na diagonal para criar o efeito como se estivesse tocando. Seu corpo agora está um pouco mais largo do que antes, e é desenhado do espaço negativo contra um fundo roxo.
Como o logotipo inicialmente continha apenas texto, as letras substituíram os gráficos. Para fazer isso, os designers os desenharam à mão, decorando-os com espinhos, pontas afiadas salientes e pernas alongadas. Eles os desenvolveram com base em fontes das famílias Sary Soft, Heebo e Amaranth. Os espinhos e os toques salientes foram necessários para transmitir o sabor picante dos pratos, pois a culinária mexicana usa muito temperos picantes. A versão mais recente do logotipo usa a fonte Gotham Bold.
O esquema de cores é variado e brilhante. Em vários momentos, consistia em verde, vermelho, amarelo, laranja, roxo, marrom, rosa, branco e preto