Sprite é um refrigerante sem álcool desenvolvido pela Coca-Cola para competir com o 7 Up da PepsiCo. Agora ocupa o primeiro lugar no mundo em termos de popularidade, ultrapassando seu concorrente mais próximo, a água com gás Schweppes. O primeiro lote foi criado na Alemanha Ocidental sob o nome Fanta Klare Zitrone em 1959, e o segundo apareceu sob o nome atual nos Estados Unidos em 1961. Agora, além do sabor cítrico clássico, esta bebida também vem em baunilha, chá, gengibre, uva, pepino, cereja, melancia e cranberry, dependendo do país de distribuição.
Significado e história
O que é Sprite?
Sprite é uma marca de bebida carbonatada feita com limão e lima. É uma subsidiária da Coca-Cola Company, que poucos anos após o lançamento da linha a tornou uma marca independente. A época de sua aparição é 1961.
A empresa Coca-Cola gradualmente encheu o mercado com sua novidade: primeiro, o refrigerante apareceu nas lojas de duas cidades do estado da Geórgia – Atlanta e Marietta. Depois de testá-lo em moradores locais, ela colocou a bebida em circulação comercial em oito cidades. Pouco tempo depois, a Sprite entrou em massa em lojas de varejo em quarenta estados em todo o país.
E para que o refrigerante seja instantaneamente reconhecível e atraia mais clientes, o fabricante começou a despejá-lo em recipientes especiais com saliências redondas na superfície, imitando bolhas de ar subindo do fundo. Além das garrafas king size, surgiram também slogans motivadores e rótulos inovadores. Desta forma, a empresa incutiu na sociedade toda uma filosofia associada à atividade vigorosa, à manifestação de si mesmo e ao movimento ininterrupto para a frente.
Ou seja, o papel decisivo na popularização do Sprite foi desempenhado não pela receita, mas pelo conceito de frescor de ideias, saciando a sede intelectual e o design original do recipiente. Com o tempo, a controladora adaptou completamente o refrigerante clássico para o grupo de adolescentes, transformando-o em um popular refrigerante de limão. Seu nome é conhecido há muito tempo nos Estados Unidos, pois vinte anos antes havia sido dado a um alegre elfo de cabelos grisalhos que anunciava a Coca-Cola e usava um boné com a marca na cabeça. Este personagem foi criado pelo artista Haddon Sandblom.
1961 – 1964
O logotipo de estreia consiste em uma inscrição – o nome da marca registrada, batido com letras verdes irregulares. Para demonstrar a dinâmica, os designers os fizeram pular. Cada signo é acompanhado por serifas afiadas de uma forma distinta. Eles são espinhosos, como o sabor do refrigerante de limão e limão. O ponto acima do “i” é substituído por uma estrela amarelo-esverdeada com oito raios de diferentes comprimentos, que ecoam os picos nos símbolos. O texto é cercado por uma borda fina e encaracolada.
1964 – 1974
Após o redesenho, o verde escuro se transformou em um verde claro-gramado, e metade das letras adquiriu um tom alaranjado. Eles se alternam em um, adicionando brilho ao logotipo. A estrela de oito pontas acima do “i” na palavra “Sprite” tornou-se muito maior e recolorida de laranja junto com a parte vertical do sinal.
1974 – 1984
Esse período é significativo, pois foi nele que apareceu um novo estilo de inscrição, usado em quase todos os emblemas subsequentes. As letras agora estão em negrito, grandes, arredondadas e suaves, com diferentes espessuras de linha e cantos suavizados. A única saliência triangular está em “p” – na junção das pernas com o topo. O nome da bebida carbonatada está localizado na diagonal e recolorido em verde escuro. A estrela de oito pontas acima do “i” foi substituída por um ponto laranja em negrito semelhante a uma laranja.
1984 – 1989
O design do rótulo foi transformado além do reconhecimento. Ela tem um novo tudo: fundo, fonte, cor, estilo. Por exemplo, apareceu um quadrado preto, no qual os desenvolvedores colocaram os elementos principais. Entre eles está o nome de uma bebida gaseificada com letras ligeiramente modificadas. A curva inferior do “t” desapareceu, o elemento vertical do “i” foi endireitado e o ponto foi substituído por um limão e lima sobrepostos um ao outro, e o arredondamento do chapéu foi removido do “r”. Para contraste, os designers pintaram a palavra “Sprite” em branco e as inscrições ao redor em amarelo.
1989 – 1994
O tema de um duplo limão e lima em vez de um ponto sobre o “i” é continuado e aprimorado. Para fazer isso, os desenvolvedores retrataram as frutas cítricas com mais clareza e, por expressividade, as circularam com uma fina linha preta que segue os contornos de duas frutas. Eles alinharam o texto horizontalmente, mas adicionaram itálico claro a ele. Os designers também devolveram serifas afiadas às letras, lembrando espinhos em miniatura.
1994 – 2006
Em 1994, o emblema Sprite recebeu um gráfico atualizado – nítido e frio, enfatizando o caráter gelado da bebida carbonatada. Cada letra agora é acompanhada por uma sombra cinza fantasmagórica, localizada sob os sinais à esquerda. Graças a esta técnica, a inscrição parece flutuar no ar: parece que é realmente tridimensional. Ao redor das frutas cítricas, o contorno preto desapareceu e a cor verde passou de um tom escuro para um claro.
2006 – 2008
Naquela época, os frascos e garrafas de Sprite eram decorados com um logotipo completamente diferente – não no estilo de antes. Desta vez, o emblema é feito de duas metades em ziguezague de uma lima e de um limão. Eles estão localizados como um signo yin-yang e não estão conectados entre si: uma faixa curva imitando a letra “S” corre no meio. Cada fatia de frutas cítricas é cercada por uma larga linha prateada. Na parte inferior está o nome da marca, composto por letras brancas em contornos azuis – claro (interno) e escuro (externo). A inscrição é cursiva.
2008 – 2019
Em 2008, a empresa decidiu reviver a identidade e mudou para um slogan mais dinâmico e um logotipo cativante. Para fazer isso, ela devolveu a moldura prateada encaracolada, como em 1961, e mudou a fonte para uma fluida. A retidão é observada apenas em “t” e “i”: eles têm pernas largas e uniformes que lembram pilares. Todos os caracteres têm elementos pontiagudos, que em “s” e “p” parecem serifas. A palavra “Sprite” é diagonal, branca, com um contorno azul se fundindo em um suporte encaracolado. Em vez de um ponto acima do “i” vertical, há um limão (superior) e um limão (metade inferior) empilhados juntos. Apenas uma faixa cinza os separa. O fundo é um quadrado com uma transição gradiente de azul para verde.
2019 – presente
No logotipo atual, a borda do contorno encaracolado que circunda o nome da bebida carbonatada foi redesenhada. Os cantos são alongados e pontiagudos. A diagonal da inscrição tornou-se menos pronunciada e está quase mais próxima da horizontal. Além disso, nesta versão, pela primeira vez, não há paleta de limão: não há amarelo – apenas o verde é usado. O ponto acima do “i” agora é padrão, sem a imagem de frutas cítricas.
A empresa-mãe da Coca-Cola dá muita atenção ao marketing, de modo que cada redesenho do logotipo de sua marca foi associado a uma mudança no slogan publicitário. Possui muitas opções de identidade visual, portanto, os rótulos das latas e garrafas destinadas a diferentes países podem ser diferentes. Mas eles têm uma coisa em comum – o desejo de um estilo moderno que seja atraente para um segmento potencial de jovens compradores.
Fonte e cores do logotipo
Os logotipos Sprite usam a fonte Verlag Black Italic, projetada pelo estúdio gráfico Hoefler & Co. As cores principais são o amarelo (representando o limão) e vários tons de verde (representando a paleta do limão). Alguns emblemas também apresentam laranja, preto e azul para refletir o tema da água.