Spaten é uma marca alemã de cerveja produzida na cidade de Munique, na região da Baviera, na fábrica da Spaten-Franziskaner-Bräu GmbH. A bebida tem uma força moderada e uma ampla gama de cores – do escuro profundo ao dourado claro. Tem um aroma discreto de flores do prado e um sabor picante-amargo com um leve toque de lúpulo. O início do trabalho da empresa é 1397. Seu fundador é Hans Welser. O nome atual foi dado a ela em 1622. Agora ela é a principal participante do festival anual Oktoberfest, realizado na Alemanha. A marca é propriedade da empresa internacional de cervejarias Anheuser-Busch InBev.
Significado e história
O que é Spaten?
Spaten é uma marca alemã de álcool que produz vários tipos de cerveja bávara de força moderada. Suas raízes remontam a 1379, quando o empresário Hans Welser abriu uma cervejaria na cidade de Munique. Por um longo tempo de existência a empresa mudou de vários proprietários. Agora esta marca faz parte da Anheuser-Busch InBev Corporation.
A longa história do famoso símbolo da Alemanha começou com uma pequena fábrica aberta pelo cervejeiro Hans Welser. Ele a localizou no centro da cidade de Munique, há muito associada à fabricação de cerveja, pois está localizada na lendária região da Baviera. Este evento significativo ocorreu no final do século XIV.
Antes de se tornar o maior empreendimento do país, a cervejaria mudou de dono. Mas ela sempre usou receitas antigas e tecnologias modernas de cada século subsequente. Isso permitiu que ela produzisse uma variedade de cervejas, entre as quais se destacam Helles, Premium Lager, Dunkel, Optimator Double Bock Beer e Oktoberfest. Apesar da variedade, todos os produtos Spaten são produzidos de acordo com a Lei da Pureza da Cerveja – Reinheitsgebot, aprovada em 1516.
Em 1622, a cervejaria de Munique tornou-se propriedade da família Spatt e mudou seu nome para Spaten, que significa “pá” em alemão. Ela misturou o malte na produção de uma bebida alcoólica. Foi um trabalho árduo, por isso foi imortalizado no emblema, em homenagem aos antigos cervejeiros. Desde então, o logotipo da famosa marca nunca mudou e não foi corrigido.
A dinastia Spatt dirigiu a empresa até 1704. Então, em 1807, a empresa foi comprada por Gabriel Sedlmayr, o principal cervejeiro da corte real da Baviera. Ele a desenvolveu, tornando em 1867 a maior fábrica de Munique, que pela primeira vez na história do estado alemão fabricava uma bebida de baixa fermentação e cerveja tipo Pilsen. Também passou nos primeiros testes de um motor a vapor (em 1821) e de uma unidade de refrigeração projetada pelo engenheiro Carl Linde.
No início do século 20, a empresa lançou o fornecimento de produtos fora da Alemanha. Em particular, a maior parte da cerveja foi exportada para a América do Norte e agora é encontrada em todos os países do mundo. Em 1922, Spaten formou uma aliança comercial com dois outros produtores de cerveja (Franziskaner e Lowenbrau). A sociedade anônima foi nomeada Spaten-Franziskaner-Bräu GmbH. Em 1977, a marca comemorou seu 600º aniversário. E desde 2004, está subordinada à corporação internacional Anheuser-Busch InBev.
O logotipo da icônica marca de cerveja foi criado pelo especialista em arte heráldica e renomado artista gráfico Otto Hupp. Ele foi um mestre notável do século 20 e representou uma dinastia criativa porque seu pai era um gravador de metal. O autor lidou com a ordem com tanto talento que fez um brasão genuíno de um emblema comum. Como base, ele tomou o nome da empresa Spaten, que foi assim chamada pelos antigos proprietários – representantes da família Spatt. O logotipo foi aprovado oficialmente apenas em 1884.
O elemento-chave do nome da marca é uma pá. Você pode vê-lo em cada garrafa. Nos tempos antigos, os cervejeiros misturavam malte com ele em cubas profundas, onde o mosto fermentava. Esse trabalho era demorado e difícil, então o artista codificou um duplo sentido no logotipo: o nome dos donos da marca de cerveja e a principal ferramenta de trabalho. Uma pá com cabo curto está presente em todas as versões dos rótulos, que possuem designs diferentes dependendo do tipo de cerveja e de sua composição. Acima do brasão está colocado o lema publicitário da marca em alemão: “Lass Dir raten, trinke Spaten!”.
A pá de malte está localizada no centro do brasão vermelho com fundo arredondado e borda tripla preta e branca. Na parte inferior estão várias inscrições feitas em diferentes estilos: manuscrito em inglês antigo e impresso clássico. À direita e à esquerda da alça estão as letras maiúsculas “G” e “S”. Eles são uma abreviação do nome e sobrenome de Gabriel Sedlmayr, um importante cervejeiro da corte real da Baviera. Anteriormente, ele também era o proprietário desta empresa, que comprou em 1807 e a elevou a um alto status.
Fonte e cores do logotipo
O nome da marca alcoólica Spaten é digitado em antiqua com serifas distintas. Acima, há uma inscrição em alfabeto inglês antigo. As letras são decoradas não apenas com pontas figuradas, mas também com cachos finos que lembram caules e folhas de lúpulo. O slogan da cervejaria é cursivo, manuscrito, semi-coerente (os caracteres iniciais são predominantemente separados do restante das palavras). A paleta de assinatura depende do tipo de cerveja e pode ser diferente. Em alguns rótulos é verde, amarelo e branco, em outros é apenas vermelho e preto.