Smirnoff é o nome de uma vodka com teor de 35% a 40%, que é produzida pela Diageo do Reino Unido. A marca foi iniciada por Pyotr Arsenievich Smirnov. No início da década de 1860, ele abriu uma destilaria de vodka em Moscou, que fornecia produtos para vários países do mundo. Após a Revolução de Outubro, a empresa foi nacionalizada e o filho do fundador emigrou da Rússia para o exterior. Hoje é a maior produtora de vodka clássica e aromatizada, conhecida em 130 países e uma das mais vendidas.
Significado e história
Em 1864, o empresário russo Pyotr Smirnov abriu uma destilaria, onde começou a produzir álcool sob uma marca individual. Ele foi o primeiro a usar filtros de carbono na prática de produção de vodka (em 1870) e foi o primeiro a lançar publicidade em jornais, cobrindo dois terços do mercado consumidor de Moscou em 1886.
Após a morte de um empresário, sua empresa passou para seu filho Vladimir. Sob ele, prosperou, liberando mais de 4 milhões de caixas de vodka todos os anos. O próprio novo líder desenvolveu uma das receitas da bebida alcoólica. Em 1904, o czar russo nacionalizou a indústria do álcool, então Smirnov vendeu a planta e a marca. Em 1917, toda a família foi para o exterior, estabelecendo uma nova empresa na cidade turca de Constantinopla (atual Istambul).
Após 4 anos, Vladimir mudou-se para Paris, onde voltou a lançar a produção de vodka e rebatizou-a de Smirnoff. Apesar das medidas tomadas, não vendeu tão bem na Europa como na Rússia. Em 1933, ele vendeu o direito de produzir e vender seu álcool para o emigrante russo Rudolph Kunett, cuja família costumava fornecer grãos. Ele montou uma fábrica em Bethel, Connecticut, mas seus negócios na América do Norte não decolaram. Como resultado, o proprietário da marca de vodka entrou em contato com o chefe da Heublein, John Martin. Em 1939, ele comprou os direitos da marca Smirnoff.
O que é Smirnoff?
Smirnoff é uma marca britânica de vodka de propriedade da Diageo. Surgiu em 1864 e foi fundada em Moscou (Rússia) pelo empresário Pyotr Arsenievich Smirnov. Após a Revolução de Outubro, seu filho Vladimir emigrou para o exterior, onde abriu uma nova fábrica de produção de vodka – primeiro na cidade turca de Istambul e depois na capital francesa Paris, mas não conseguiu estabelecer uma produção em larga escala, então vendeu a marca registrada.
O conselho de administração o considerou louco, porque não é razoável jogar fora muito dinheiro por algo que ninguém nos EUA viu. Afinal, a população consumia principalmente uísque e não conhecia um produto como a vodka. No início, a demanda era muito baixa, mas depois da publicidade aumentou significativamente. O fato é que o novo dono da bebida alcoólica a promoveu no mercado americano como “whiskey” branco – purificado, filtrado, inodoro e insípido. E então as vendas decolaram.
Mais tarde (em 1982) Heublein foi comprada pelo fabricante de tabaco RJ Reynolds Tobacco e vendeu a divisão de álcool para Grand Metropolitan 5 anos depois. Em 1997, ela se fundiu com a Guinness para formar a Diageo Corporation. Nos anos 90 do século passado, um dos descendentes de Pyotr Smirnov lançou a produção da vodka Smirnov na Rússia, garantindo que era “a única certa”. Mas a empresa genuína de Smirnoff a processou por esse direito e recuperou completamente a marca registrada.
1860 – 1940
O logotipo de estreia consistia em um grande número de pequenos detalhes, por isso era difícil de perceber. Apresentava um escudo branco com bordas duplas e linhas douradas. No topo, ele tinha um rico manto real vermelho, que pendia frouxamente no meio do distintivo. Também foram retratados quatro brasões pessoais e uma grande coroa de ouro. No centro estavam os nomes da vodka e de seu produtor.
1940 – 1978
Após uma série de transições de proprietário para proprietário, a empresa de vodka e seus produtos têm um logotipo minimalista. Os designers retiraram o brasão, manto, coroa, mantendo apenas a inscrição em arco com o nome da marca atualizado. A palavra “Smirnoff” foi melhorada: as letras brancas têm uma sombra preta na forma de linhas finas no lado direito. Graças a eles, a inscrição parecia impressionante e respeitável. O fundo era uma tela vermelha com uma larga borda dourada.
1978 – 2001
Em 1978, o conceito visual da marca de vodka foi alterado. A inovação mais importante da época foi a águia bicéfala com os atributos da monarquia. Ele tinha um cetro e um orbe em suas patas, e uma coroa acima de suas cabeças. O predador emplumado era um símbolo do Império Russo e personificava as raízes históricas da empresa, que se originou na Rússia czarista. O arco vermelho foi transformado em uma fita com pontas cortadas diagonalmente e uma borda dupla branca. A inscrição perdeu sua angularidade – tornou-se suave e elegante.
2001 – presente
Para refletir a alta força da vodka Smirnoff, os designers redesenharam o logotipo com ângulos agudos e linhas retas. Como resultado, apareceu uma águia estilizada de duas cabeças com contornos quase irreconhecíveis. Apenas as cabeças, coroa, asas e caudas são claramente visíveis. Pequenos detalhes são completamente removidos. Os desenvolvedores corrigiram a fita transversal e a inscrição adicionando um gradiente vermelho e destaques de luz. Eles repintaram a borda em prata, mantendo apenas o nome da vodka branco. As características nítidas da águia de fundo harmonizam-se maravilhosamente com as linhas suaves das letras.
Ao longo dos anos de evolução, o logotipo da marca Smirnoff foi aprimorado e o mais próximo possível do tema da Rússia czarista. Passando de mão em mão, ele adquiriu novos recursos – confiante, rigoroso, nobre. Especialmente importante foi o aparecimento de uma águia monárquica de duas cabeças com atributos reais, que aproximou a vodka de sua herança histórica. Ele tornou o licor compreensível para os consumidores estrangeiros e enfatizou seu status mais alto no mercado de bebidas alcoólicas.
Fonte e cores do logotipo
A inscrição no logotipo é feita em uma fonte personalizada baseada no grotesco humanista. Apesar da idade da aparência, ainda parece moderno e elegante, demonstrando a suavidade da vodka contra o pano de fundo de alto grau. Isso é evidenciado pelas linhas suaves das letras e pelos cantos afiados da águia de duas cabeças.
Agora, a paleta de assinatura de Smirnoff consiste em vermelho profundo e prata. O vermelho simboliza as raízes históricas da marca, sua força e experiência na luta pelo amplo reconhecimento em todo o mundo. A prata reflete a pureza cristalina da bebida alcoólica. No entanto, a empresa utiliza uma paleta diferente nos rótulos, dependendo da linha de vodka. Nas primeiras versões do emblema, as cores predominantes eram bordô e dourado.