Sierra Tequila é uma marca alemã de bebidas alcoólicas especializada na produção de tequila mexicana destilada de frutos de agave azul. A força da bebida original varia de acordo com a linha e pode chegar de 38% a 41,5%. Marca registrada de propriedade da Borco-Marken-Import Matthiesen GmbH & Co. da cidade de Hamburgo (Alemanha), onde está localizada a sede. E sua produção está concentrada em Guadalajara (México) – na planta Destilerías Sierra Unidas. O fundador da empresa é a família Matthiesen.
Significado e história
O que é Sierra Tequila?
Sierra Tequila é uma marca de tequila mexicana produzida pela empresa alemã Borco-Marken-Import Matthiesen GmbH & Co. A sede da marca está localizada em Hamburgo. Os locais de produção estão localizados nas proximidades de Guadalajara. A marca é propriedade da dinastia Matthiesen.
Tudo começou nos anos do pós-guerra na Alemanha, quando o país foi devastado pela guerra. Em 1948, representantes da família Matthiesen adquiriram para uso individual a casa comercial Borm & Co., que se dedicava à venda de álcool. Após a compra, ele recebeu imediatamente um nome diferente – Borco. Alguns anos depois, foi renomeado novamente: desta vez para Borco-Marken-Import Matthiesen GmbH & Co. Este evento ocorreu em 1972. Hoje é administrado pela terceira geração de fundadores.
Na década de 1980, começou um boom de tequila na Europa e, em seguida, a liderança da empresa alemã decidiu se apropriar da planta para sua produção. Depois de estudar cuidadosamente o assunto, descobriu que o álcool é feito a partir do agave azul, que cresce no México, e que as melhores frutas são cultivadas na região de Jalisco. Em seguida, os empresários compraram uma pequena unidade industrial nos arredores de Guadalajara e começaram a importar tequila para a Europa. O primeiro lote apareceu na Alemanha em 1982.
Ao contrário de outras variedades desta bebida alcoólica, a Sierra Tequila não é destilada de cones de agave assados, mas de cones crus e não tratados. Esta decisão foi tomada após um lote experimental oferecido pelos alemães. O álcool acabou por ser muito original, mas forte e interessante. O principal na tecnologia são os frutos maduros, colhidos no pico da liberação do suco da polpa.
Além disso, o nome da marca denota o local de cultivo de matérias-primas para a tequila: o agave azul cresce a uma altitude de 1,5 km acima do nível do mar – no solo fértil vulcânico das terras altas de Sierra Madre. E a própria destilaria se chama Destilerias Sierra Unidas. Garrafas com tequila de marca são claramente distinguíveis de outros tipos – por uma tampa exclusiva em forma de sombrero, que faz parte de uma cultura autêntica.
Alguns rótulos apresentam um chapéu mexicano de abas largas que enfatiza a verdadeira origem do álcool por baixo. Trata-se de uma espécie de cartão de visita da marca alemã, refletido na identidade. Mas não só: o sombrero também tem um significado prático. A borda alta forma um sulco profundo o suficiente para encher com sal e mergulhar a borda de um copo de cabeça para baixo antes de enchê-lo com tequila. Afinal, segundo a tradição, bebe-se assim. De qualquer forma, uma das versões do emblema ostenta um chapéu vermelho de abas largas, localizado em uma ligeira inclinação.
O logotipo principal usa o nome da marca de bebidas alcoólicas, feito no antigo estilo inglês. As letras na palavra “Sierra” são grandes, ousadas, decoradas com elementos encaracolados e serifas afiadas em miniatura. Eles se assemelham aos espinhos do agave azul, a planta da qual a tequila é destilada. A segunda parte do nome da marca é digitada em uma fonte clássica sem enfeites tipográficos. Todos os caracteres são uniformes, lisos, com serifas em forma de espiga semelhantes, como na primeira palavra.
A inscrição superior também é feita em antiqua, mas em caracteres pequenos. Entre “Jalisco” e “México” há um pequeno ícone com uma imagem monocromática de um agave. A planta é oval vertical com borda dupla e parece um medalhão. À direita e na parte inferior de cada caractere na palavra central há traços de sombra que dão um volume 3D.
Fonte e cores do logotipo
Para o texto do logotipo da Sierra Tequila, os designers escolheram a Antiqua, uma fonte suave com picos em miniatura nas extremidades das pernas. Assemelham-se a espinhos que aparecem ao longo das bordas das folhas de agave azul, destinadas à destilação alcoólica, seguida de envelhecimento em barris de carvalho.
A paleta no logotipo é restrita: não há elementos cativantes – apenas monocromático preto e branco. Uma exceção é a variante de sombrero vermelha usada em alguns rótulos de tequila.