A Siemens é um grande conglomerado alemão que atua nas áreas de equipamentos médicos, engenharia de iluminação, engenharia elétrica, eletrônica, engenharia mecânica e engenharia de energia. Além disso, oferece uma gama de serviços nas áreas da indústria, comunicações e transportes.
Significado e história
Os logotipos da Siemens refletem as principais mudanças na história da empresa.
1899 – 1973
A preocupação surgiu em 1847 e até 1903 era conhecida como Telegraphen-Bauanstalt Siemens & Halske. Isso se refletiu em seu primeiro emblema, que foi utilizado até 1899. Continha uma inscrição de três linhas indicando o nome completo da empresa e a localização da sede: “BERLIM”.
Em 1899, a empresa listou pela primeira vez suas ações na bolsa de valores. Para marcar a ocasião, seus proprietários mudaram seu logotipo. Foi assim que apareceu o símbolo em forma de monograma de letras “S” e “H” (Siemens & Halske) que se cruzam.
1925 – 1936
Na década de 1920. o chefe da empresa Carl Heinrich von Siemens decidiu formar a House of Siemens – uma grande holding composta por várias empresas. O monograma foi feito em um círculo, o que deveria ser um sinal de unidade.
Paralelamente, havia uma versão do emblema com duas letras “S” que se cruzavam. Ele era destinado à Siemens-Schuckertwerke, que apareceu em 1903 após o vorm de Elektrizitäts-Aktiengesellschaft. Schuckert & Co. tornou-se parte da Siemens & Halske.
1928 – 1936
Em 1928, os designers colocaram um círculo com monograma no centro de um hexágono em forma de diamante com um topo alongado. Eles também colocaram a inscrição “SIEMENS” lá. Era mais uma variação do logotipo sobre o tema da união de várias empresas sob o “teto” da Casa da Siemens.
1936 – 1973
Em 1935, a empresa adquiriu um departamento responsável pela publicidade. Foi chefiado por Hans Wilhelm Karl Gustav Domizlaff, que propôs usar a marca Siemens comum a todos os departamentos e desenvolveu um novo logotipo. Ele removeu o círculo e o hexágono, deixando apenas o monograma e as letras. Além disso, o profissional de marketing mudou a fonte para tornar as linhas mais finas e suaves.
1936 – 1991
Simultaneamente ao logotipo anterior, foi utilizada uma versão sem monograma.
1991 – presente
A marca comercial moderna difere da versão de 1936-1991. fonte e cor. Os traços são espessos desigualmente, com um canto cortado no centro do M. A palavra é colorida de azul esverdeado.
Emblema
Os logotipos da Siemens sempre foram os mesmos. Eles refletiam o nome da marca, que se tornou especialmente notável em 1936. Hans Wilhelm Karl Gustav Domizlaff desempenhou um papel importante na formação da identidade corporativa, abandonando o monograma clássico e se concentrando em letras minimalistas.
Fonte e cores
A fonte principal é uma reminiscência de Colaborate Bold e Frutiger Black. Para os slogans “Rede global de inovação” e “Ingenuidade para a vida”, que por vezes complementam a palavra “SIEMENS”, os designers utilizaram estilos de escrita diferentes. No primeiro caso é uma fonte sem serifa padrão, no segundo é uma imitação de texto manuscrito.
Já a paleta é representada em azul esverdeado. Mas também existem versões alternativas: com letras pretas ou cinza claro.