Royal Dutch Shell é uma empresa anglo-holandesa que se dedica à extração e processamento de gás e petróleo, bem como à produção de produtos químicos. Surgiu em 1907 como resultado da fusão da Royal Dutch Petroleum Company e da The Shell Transport and Trading Company Ltd.
Significado e história
O que é Shell?
A Shell é uma marca da empresa anglo-holandesa Royal Dutch Shell, especializada na extração de combustíveis fósseis, refino e produção de produtos químicos. Ela vende derivados de petróleo, enxofre, biocombustíveis, GLP, combustíveis de hidrogênio e eletricidade. O Instituto Central Holandês para Valores de Giro possui cerca de 40% das ações.
A organização herdou sua marca registrada e nome da The Shell Transport and Trading Company Ltd. O fato é que esta empresa na década de 1930. estava longe da indústria de petróleo e gás. Foi fundada pelo empresário Marcus Samuel, que se dedicava à venda de caixões decorados com conchas de moluscos do mar.
Todos os logotipos da Shell são incrivelmente semelhantes, exceto por pequenas diferenças de design. Eles representam uma grande concha – às vezes com uma assinatura, às vezes sem. Em 1900-1904. era uma concha de molusco bivalve oval, mas foi substituída por uma vieira redonda.
Até 1948, o desenho era em preto e branco. No futuro, os desenvolvedores da marca decidiram usar uma paleta vermelha e amarela para torná-la perceptível e atraente. Foi então que a palavra “SHELL” apareceu pela primeira vez no logotipo. Em 1955, mudou de cor para vermelho e em 1971 desapareceu. Esta opção foi proposta pelo designer Raymond Loewy. No mesmo ano, a concha foi novamente complementada com uma inscrição, mas colocada na parte inferior. Em 1995, a fonte da palavra mudou – as letras ficaram mais arredondadas.
1900 – 1904
O logotipo de estreia da Shell é uma única concha. Tem uma aparência clássica: oval, com o meio ligeiramente saliente. Graças ao jogo de preto e branco, os designers transmitiram uma textura áspera, retratando-a na forma de pontos desiguais. A concha também mostra claramente a alternância de listras de cores opostas, formando uma superfície nervurada. Há uma linha preta tracejada ao longo da borda.
1904 – 1909
Em 1904, os artistas removeram a concha oval e usaram outra – uma vieira. A faixa em forma de leque é retratada de maneira direta e realista. Nele, as nervuras são claramente visíveis, transmitidas pela alternância de linhas escuras e claras. Mas, neste caso, eles são estreitos, e não largos, como na primeira versão. Destacam-se também as listras transversais na concha em leque. No geral, o logotipo parece uma impressão de vieiras em uma superfície monocromática.
1909 – 1930
Após o redesenho, o emblema mudou ligeiramente de imagem: embora o monocromático tenha sido preservado, a concha tornou-se muito mais clara. Mais preto apareceu nele, e o elemento inferior começou a se destacar ainda mais claramente. Os artistas enfatizaram a forma em leque da válvula da vieira, estendendo-a em ambas as direções. Agora há muito menos branco no logotipo – ele é preservado apenas em listras verticais, repetindo a superfície nervurada. A borda da concha do molusco não é uniforme, mas apresenta uma leve ondulação.
1930 – 1948
Para equilibrar o monocromático, os designers adicionaram branco ao logotipo. Eles também reduziram a largura das listras pretas e as tornaram muito mais finas do que antes. Agora, as linhas escuras transmitem claramente não apenas as nervuras características da concha, mas também sua borda ondulada. Os desenvolvedores deixaram a zona inferior completamente branca, enfatizando a protuberância real.
1948 – 1955
Esse período é muito significativo na história do logotipo da Shell, porque nele apareceu a cor. Para isso, os artistas escolheram o amarelo e o vermelho. A primeira é a superfície principal da casca, a segunda são as bordas e a borda. Cores tão ricas transmitem perfeitamente as principais atividades da empresa relacionadas à extração e processamento de combustíveis, pois são, por natureza, os tons básicos do fogo. Eles expressam energia, luz, calor. Para fazer o nome da empresa caber no centro do emblema, os designers retiraram as costelas, deixando-as apenas nas bordas: na parte superior é maior e mais largo, na parte inferior é menor e mais fino.
1955 – 1971
Os autores decidiram afastar-se do estilo realista e propuseram um desenho esquemático, mas claro, da pia. Como resultado, as irregularidades desapareceram do logotipo – as listras retas permaneceram, formando uma aparência de um ornamento estruturado. Os artistas continuaram mantendo o meio sólido, mas o nome da refinaria foi repintado de vermelho (era branco).
1961 – 1971
Para enfatizar a conexão inflamável e chamar a atenção para o emblema, a administração aprovou uma nova versão com uma concha amarela em um retângulo vermelho. Ao mesmo tempo, o fundo se fundiu harmoniosamente com finas linhas vermelhas.
1971 – 1995
O retângulo vermelho não durou muito no logotipo: foi removido após 10 anos. Com isso, em 1971, começou a era do emblema com uma borda larga: a faixa cobre a concha por todos os lados. Finas linhas internas se espalham novamente, formando uma aparência de raios de sol. Em geral, o tema do corpo celeste pode ser visto claramente no design atualizado, pois é um símbolo de fogo, luz e calor. As listras afiladas são direcionadas da borda para dentro. O nome da empresa agora está na parte inferior.
1971 – presente
Após a revisão do emblema, os desenvolvedores aumentaram ligeiramente a largura da faixa de borda, mantendo a borda superior da concha plana, em forma de arco. Tiraram por completo a palavra “Shell”, focando a atenção dos consumidores na imagem gráfica, pois a essa altura a empresa já havia se tornado amplamente conhecida. Além disso, eles substituíram o amarelo-limão frio por um ensolarado e quente.
1995 – 1999
Este emblema usa o estilo de pintura 1971-1995, portanto, os logotipos são completamente os mesmos em gráficos, mas não em cores. Em uma versão modificada, ele é deslocado para uma paleta escura, de modo que o vermelho não seja escarlate, mas bordô. Outra característica distintiva desta versão é o nome da empresa petrolífera abaixo da concha.
Fonte e cores do logotipo
A empresa de petróleo e gás atualmente usa a marca comercial de 1971 desenvolvida por Raymond Loewy. Se nas primeiras versões (antes de 1948) os artistas tentavam transmitir realismo, agora a vieira é mostrada de forma esquemática. É um semicírculo com uma extensão retangular na parte inferior. É atravessado por sete raios, indo das bordas ao centro. Mais perto do meio, as linhas se estreitam. O contorno e as listras do padrão são vermelhos e o interior é amarelo.
Junto com este logotipo, existe ainda uma variante de 1995 com a inscrição “SHELL”. É verdade que não é tão popular – é usado apenas em postos de gasolina selecionados da Royal Dutch Shell.
Apesar de a imagem de uma concha não ter nenhuma relação com a produção de óleo e gás, ela é o principal símbolo da empresa. Esta é uma homenagem ao passado histórico da Shell Transport and Trading Company Ltd., que vendia caixas decoradas com conchas de amêijoas. Há rumores de que o primeiro desenho foi tirado do Sr. Graham., Um dos executivos da empresa.
Não há inscrições no logotipo atual. Mas, na história da Royal Dutch Shell, houve momentos em que os gráficos eram complementados pela palavra “Shell” em negrito sem serifa. Em 1948-1971. as letras foram maiúsculas, então todas, exceto a primeira, ficaram minúsculas. Em 1971, a fonte foi alterada. Se antes era retangular, agora os designers alisaram os cantos, tornando-os mais lisos. Em 1995, outra versão da fonte apareceu – com faias arredondadas.
Quanto à paleta, ela só ganhou brilho em 1948. Os primeiros emblemas lembravam antigas fotografias em preto e branco. Mas os designers decidiram retificar a situação e acrescentaram novas cores ao desenho. Desde então, o esquema de cores nunca foi atualizado: ele, como antes, é representado em amarelo e vermelho. Acredita-se que essa combinação corresponda à bandeira vermelha e amarela da Espanha, já que a Califórnia é o local dos primeiros postos de serviço da Royal Dutch Shell, e esta área foi anteriormente uma colônia espanhola.
O que o logotipo da Shell representa?
O logotipo da Royal Dutch Shell representa uma concha, e não uma concha comum, mas uma coroa estilizada. Esse formulário sugere que a empresa de óleo e gás é líder no setor de energia. A combinação de cores também é simbólica. A combinação do laranja com o vermelho lembra a bandeira da Espanha, pois os primeiros postos da Shell ficavam na Califórnia, que antes pertencia àquele país.
Por que o logotipo da Shell é uma Shell?
A casca da vieira está representada no logotipo da Shell por um motivo. O fato é que Marcus Samuel, que fundou a empresa de petróleo e gás, originalmente vendia antiguidades e caixas decoradas com conchas. Mais tarde, seus filhos expandiram o negócio e passaram a exportar petróleo, que aos poucos foi se transformando na extração de combustíveis fósseis. A empresa se desenvolveu, mas o antigo conceito de logotipo permaneceu.
Qual é a marca com o logotipo da Shell?
A pia é apresentada no logotipo do grupo global petroquímico e de energia Royal Dutch Shell, que remonta a 1907. O design mudou muitas vezes, evoluindo de estilos realistas para abstratos.
Quando a Shell mudou seu logotipo?
O logotipo da marca Shell muda com frequência. A primeira versão colorida apareceu em 1948, e a versão sem casca foi criada em 1971. Esta é a que está em uso hoje, embora a empresa tenha tentado fazer outra reformulação em 1995.